Comunicados

Sessão de Perguntas e Respostas sobre o Lançamento de Inverno com Christy Schrader do Airbnb

Lançamento de Inverno: Sessão de Perguntas e Respostas

Uma Boa Informação é Fundamental

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Uma Boa Informação é Fundamental

Acabei de Recusar um pedido de reserva por falta de Comunicação por parte da hóspede

lá no chat Airbnb.

 

Meus amigos e amigas aqui do Fórum, boa tarde! 

Eu não sei se vocês passam por esse tipo de situação

➡ o hóspede já te pede logo a reserva e não diz absolutamente NADA pra você. Ou se diz, fala MUITO POUCO.

 

Hj recebi uma mensagem assim:

" Dia 25."

E só rs...

 

Eu acho que o hóspede tem que ter em mente em primeiríssimo lugar que está indo pra casa de alguém. O que custa dizer alguma coisa informativa? Mostrar uma simpatia, né? 

Se vier acompanhado, dizer o nome do outro hóspede. Informar os horários pretendidos de fazer o check-in e o check-out...

Alguma informação básica que ajude o anfitrião a tomar uma boa decisão, baseada na confiança que o hóspede passe durante a Consulta.

 

Já recebi pedido de reserva "já estou indo pra aí"

Eu hein rs...indo pra casa dele ou da mãe dele? Né rs...

 

Outra coisa: 

falta de retorno das mensagens.

Eu perguntei sobre o horário e tal. Respondeu você? Assim respondeu ela. Aí recusei.

 

E falando em Boa Informação

quando eu aceito a reserva, já deixo uma mensagem programada desejando as boas vindas, informando dia, horário que vou receber o hóspede, endereço e meu zap.

 

No Whatsapp reforço como faz pra chegar. Inclusive baixei um app que se chama Vidma Recorder. Eu criei um vídeo mostrando o mapa e o street view da rua e do prédio, pra facilitar bem a chegada da pessoa. O prédio tem 2 entradas (frente e garagem)

aí o GPS  às vezes joga pra garagem, mas eu não tenho acesso.

Tá dando certo,

masss pra quem é inteligente rs...

 

Já observei que às vezes me deparo com uns atrapalhados,

sei lá...gente com déficit de atenção.

 

Quer ver um exemplo: eu informo o NÚMERO DO PORTÃO do prédio - até pq são 2 portões e com n° diferentes - quem tem probleminha de atenção bota pé firme que é o N° da rua🤦🏽.

 

Teve um mesmo que fez isso.  Levou horas pra chegar aqui.

E mesmo dps de eu explicar o certo DE NOVO, mostrando a placa no portão do prédio com o endereço daqui e tudo,

ele novamente errou

('EROOU' -  meme de Faustão).

Fez um pedido de Ifood, informou o endereço todo errado, resultado: não comeu

e ainda pagou a multa pro Ifood...ô🤷🏾.

 

Obs.: a rua que eu moro faz esquina com a orla da Barra, fácil fácil. 

 

Diz aí você.

Você se bate com hóspede que não tem boa comunicação no chat do Airbnb?

Quando acontece, vc aceita a reserva assim mesmo ou prefere recusar?

 

 

26 Respostas 26
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

@Ana23204 , acontece comigo, tem um monte que reserva direto e fala pouco ou quase nada, mas, já tenho a minha tática, mando logo o meu RESUMÃO, aquele que mostrei no outro post teu, daí aguardo até umas 23h, se não responder nesse prazo, recuso a reserva.

 

Como temos que dar uma "satisfação", o site pede isso, aí mando uma mensagem que já tenho pronta e salva, nos seguinte termos:

 

 

Bom dia ou Boa tarde!

 

Por absoluta falta de comunicação entre nós, pelo fato de sempre usar a plataforma para tratar da hospedagem e como não obtive resposta da minha mensagem, crendo que vc também perdeu o interesse pela reserva, estarei recusando a mesma, além do que, sem manifestação das partes, a reserva expira em 24h e falta pouco para este prazo acabar.

 

Obrigado e tudo de melhor para vc.

 

Ana, muitos, depois que envio essa mensagem, após eu recusar a reserva, pedem desculpas, diz que leu agora e perguntam se pode renovar a reserva, aí respondo que sim... rssss.

 

Tem que se comunicar e ficar entendido que leu o RESUMÃO, né não?😉

 

Fabrício:)

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

E aí @Fabricio50 blz👍🏾

Rapaz, eu nem espero tanto. Dou+- 2 horas. Se n disser nada, eu recuso. 

 

Pior são aqueles casos, Fabrício, da gente aceitar a reserva e o Airbnb nos informar "Aguardando Pagamento" , aí a pessoa não paga e tb não responde ôhhh🤦🏽faz isso não

Menino, o calendário da gente fica trancado. E qd é período de muita procura hein

 

Certa vez aconteceu esse lance, liguei pr Airbnb pra eles retirarem o pedido menos das 24 horas estipuladas,

pois não tinha esse Santo que fizesse o cara responder, pra muito menos pagar a reserva.

7 dias, Fabrício, pense!

Quando acontece isso, o Airbnb nem cobra resposta e nem o pagamento do hóspede porque tem que esperar 24 horas.

Eu acho isso um absurdo.

 

Aí o que eu fiz: como tenho outro anúncio do msm quarto, abri a disponibilidade no calendário pra ñ perder oportunidade. Poderia haver a tal da sobrerreserva, mas não teve nada disso não.

 

Sei que, dia seguinte, esgotou o tempo dele pagar, o calendário voltou a ficar livre, daqui a pouco óh ele de novo! Recusei. Ele insistiu, insistiu, mas... Eu fiquei desconfiada, não quis aceitar não. 

 

Kkkkk... é cada malassombro 😬👻que aparece nesse Airbnb, mas @Ana23204 , o Airbnb e suas dificuldades operacionais, ainda não consegue acompanhar as dinâmicas necessárias dos anfitriões. 

 

Tem esse lance mesmo de aguardar 24h pelo pagamento e nosso calendário bloqueado, na alta então, é triste...

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

E muito.

Eu tou sentindo falta de ter os encontros presenciais de anfitriões pra discutir  esses pontos. 

Cadê? Será que vai ter esse ano? Quando tinha, eu ia. Era muito bom. 

Onde tinha isso @Ana23204 ???

 

Por aqui em Recife, nunca teve não, seria ótimo,  creio, mas o lance da Pandemia gorou tudo, quem sabe agora com o controle maior da pandemia apareça esses encontros e tenha algum por aqui na minha cidade... 👍😉👍

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Um dos encontros foi aqui na Barra mesmo, não sei dizer se foi 2017 ou 2018.

Foi aos fundos do Pereira, um espaço pequeno, porém confortável.

Foi muito legal. Veio um rapaz de outra cidade pra cá fazer uma palestra, não lembro de qual cidade foi...ele deu vários conselhos de anfitrião para anfitriões, aí teve comes e bebes.

 

Enfim, eu não sei quem promove, quem organiza, nunca soube.

 

E agora a pandemia tá mais pra lá que pra cá, né? Quem sabe...

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ana23204 ,

Nunca aconteceu desse jeito não, apenas algumas mensagens mais "econômicas", por assim dizer, do tipo "Viagem de férias", "Eu e minha namorada estamos ansiosos" ... kkkk.

Eu aceito pois a informações necessárias já estão no detalhamento e como ofereço selfcheck-in apenas envio, posteriormente, mensagem pelo WhatsApp pedindo a gentileza de informar a hora estimada da chegada (só pra ciência mesmo).

Mas já tive minha cota de "atrapalhados" e com "déficit de atenção" no quesito endereço.

Uma das minhas estadias fica na zona rural, e pra quem conhece o que é roça sabe que não tem nome de bairro, de rua, quadra ou número, além do GPS não ter boa cobertura da área. Por isso elaborei um pequeno roteiro com fotos e descrição como guia para o caminho até aqui. Só que há alguns "espertos" que ainda insistem e buscam chegar aqui usando o GPS.

Não dá outra, se perdem "bonito" e numa área sem sinal de celular 🤷🏼‍♀️.

E como se não bastasse, tentam fazer o caminho de volta, se perdendo ainda mais 🤦🏼‍♀️.

E qdo conseguem algum sinal, me ligam. Mesmo me rasgando de rir por dentro, imbuída da empatia necessária, ouço o relato e faço a pergunta "chave":

Onde vcs estão?

(Misericórdia, vcs podem imaginar as respostas, né?)

- Estamos perdidos 

(Óbvio né)

Torno a perguntar: Onde?

- Estamos numa estrada de terra.

(Novamente óbvio. E lá vou eu tentando destrinchar a coisa)

Preciso de um ponto de referência pra ir buscar vcs. O que vcs veem como referência?

- Nada, aqui não tem nada.

(Respira... conta até 10)

Me descreve a paisagem que vc está vendo.

- Montanhas, vacas, plantação, mato, floresta...

(Mais uma vez, óbvio, estamos na roça de Minas).

(Vamos tentar uma outra abordagem).

Vc não vê nenhuma casa à vista, nenhum trabalhador?

- Ah, passamos por algumas...

(Opa, uma luz no fim do túnel). 

Tenta voltar a uma dessas casas e pede pra te ensinarem como ir até o Rêgo D'água.

E depois de muito custo conseguimos resgatar os perdidos.🙏

Num outro episódio os hóspedes conseguiram ajuda de outro veículo pra seguirem o caminho certo. 

Ou "se rendem" a consultar o roteiro e acertam o caminho.

Causos do Anfitrião kkkk

 

 

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Oi @Denise583 , tudo bem?

Kkkk rapaz é resenha viu

Mato é complicado mesmo,

mas nessas horas o cidadão tem que ajudar o outro a se ajudar. 

 

Oh viva minha gatinha Bilisco, viu? Ontem,  a gente fez uma experiência com ela. Eu e Flávio chegamos com ela da rua, aí qd entramos no prédio, deixamos ela solta pr ver se ela acertava a porta do apt°. Oxe menina, acertou de boa. Foi a 1° vez q a ela fez isso, a gente nem é de sair com ela. Uma gata acerta chegar aqui q é só um animal, já tem gente que misericórdia.

Mas tem pessoas q me surpreende positivamente. 

Lááá trás no começo do Airbnb em 2014, eu ainda morava no Pituaçu (meio de orla aq em Salvador, perto +- de Itapuã). Aí eu recebi um casal, ele da Ucrania e ela da Russia. Os 2 NÃO sabem português e nem espanhol. Mas acertaram chegar no endereço de boa. Foram de ônibus vindo do aeroporto, foram andando até a rua e de noite. E pra chegar lá era meio barril pq era entrando numa rua, saindo em outra, meio escondido, diferente do meu endereço atual. 

 

E no seu caso que é na roça, é bem desafiador, viu? Não no caso de você explicar, mas o principal é fazer a pessoa entender. 

 

E quanto ao seu selfcheck-in, acho massa. Eu não faço pq eu moro aqui. E apesar de já ter meus horários, nem sempre a pessoa quer seguir.

Um tempo atrás eu tava topando receber hóspede de madrugada, mas até por questão de segurança pessoal e por ser meio inconveniente, não tou recebendo ngm de madrugada mais.

Só das 14h até 22he pronto.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

E num é, @Ana23204 kkkkk???!!!

Sendo espaço compartilhado, os cuidados devem ser mesmo redobrados.

Meus espaços são independentes, tipo "espaço inteito". No da cidade tenho horário pro check-in apenas inicial, deixo flexível o horário final.

As hóspedes que estão lá, por ex, ficaram mais de 5h presas na Rodovia Fernão Dias, por conta de uma carreta que tombou.

Chegaram na estadia quase 5h da manhã!

Imagina eu ficar lá, plantada todo esse tempo esperando por elas?

Pra isso o selfcheck-in ajuda muito.

Já o da roça é tbm espaço inteiro, mas fica na propriedade onde moro e tem essa coisa da dificuldade de localização. Mesmo com o roteirinho, no escurão da noite o hóspede pode não reconhecer os locais das fotos.

Aí botei check-in até as 21h pois não quero correr o risco de ter que resgatar algum perdido durante a madrugada kkk.

E assim criamos estratégias pra nossa realidade.

Abraços!

 

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Abraços tb😉👍🏾

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Dia moçada @Fabricio50 , @Ana23204 , @Denise583 kkkkk

Eu morro de rir com as suas histórias dos hóspedes @Ana23204 , fiquei rindo agora sozinha do meme do Faustāo kkkkkk

Eu honestamente acho que alguns anfitriões tem que ir pro céu, porque tem gente que não lê MESMO ( e isso é um problema generacional, na minha humilde opinião). As pessoas não têm paciência de ler, pesquisar antes, já vão logo fazendo a reserva pra depois entender do que se trata....

 

Sobre os encontros, não tenho visto nada ao vivo há anos, eu queria fazer um online, a gerente da comunidade italiana faz e os anfitriões adoram! Se tiver coro eu posso organizar! Oque vocês acham?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Eu quero☝🏼

Se tu fizer @Laura pode botar meu nome lá

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Já coloquei o nome de vocês @Ana23204 , @Fabricio50 🥰

Se souberem de mais anfitriões que têm interesse, marquem aqui pra gente ter um número de interessados relativamente grande e eu convidar todo mundo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Muito obrigada 👍🏾💟

@Laura 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias