Colegas, bom dia! Quero compartilhar uma experiência com voc...
Colegas, bom dia! Quero compartilhar uma experiência com vocês, que me trouxe muito preocupação. Recebi uma solicitação de re...
Tem sido cada vez mais frustrante pedir a ajuda do Airbnb na minha condição de anfitrião e é ainda mais surpreendente que essa ajuda seja negada a um anfitrião que já recebeu o selo superhost mais de 5 vezes mas que, na prática, não é valorizado.
Tenho recebido, de tempos em tempos, comentários mentirosos e retaliatórios de hóspedes desonestos que não compreendem o espírito da comunidade Airbnb.
Em ligação ao Airbnb, o atendente me falou, com todas as letras, que o hóspede pode mentir e que isso não viola as regras do Airbnb. Só violaria se o hóspede fosse um concorrente.
O atendente também falou que o comentário não é comprovadamente retaliatório se o hóspede não escrever: "vou escrever um comentário para te retaliar". Ou seja, mesmo que esteja óbvio que o comentário seja uma retaliação, o Airbnb exige uma confissão do hóspede, o que, obviamente, nunca vai acontecer.
É urgente que a diretoria do Airbnb entenda que depende dos seus anfitriões para que o Airbnb seja sustentável.
@Fábio116 @Denise583 @Thaiani0 @Laura A Denise é uma anfitriã que tem reclamado disso faz muito tempo.
Em vários grupos do Facebook, muitos anfitriões TAMBÉM reclamando disso.
E a coisa só piorando.. complicado..
Já conversamos sobre isso, mesmo! Eu e a Denise. Ficamos na mão de atendentes incompetentes que não resolvem nada. Extremamente frustrante!
Oi Cristina, vc tem alguns links desses grupos e dessas reclamações? Pensei em postar lá no perfil do Airbnb ou do CEO do Airbnb. Precisamos gritar por socorro nessa situação.
@Fábio116 Um grupo a nível Brasil teria no Facebook o Anfitriões Airbnb Brasil
Seria interessante procurar grupos na sua região pois as reclamações nesse sentido são muitas, acredite.
@Fábio116 isso realmente é muito grave.
Você formalizou uma reclamação no https://www.airbnb.com.br/help/feedback ?
Já fiz isso outras vezes, mas não adianta nada. O Airbnb não nos dá ouvidos.
Oi @Fábio116
Sem querer fazer troça.
Você só descobriu agora???!!!
Brincadeiras à parte...
Tô cansada de falar, escrever, reclamar, denunciar e o Airbnb se taz de surdo.
Entra ano sai ano vem com pífias "atualizações" que pouco valor agregam, e o importante que é corrigir os erros e disfuncionalidades criadas por ele mesmo, não está nem aí!!!
Já repeti à exaustão.
A ferramenta de Avaliação é uma armadilha pro anfitrião. 👇🏻
* O conceito de estrelas confunde pois o hóspede acha que é o mesmo de hotelaria.
* O Airbnb diz não fazer a apuração da veracidade das informações, então cai naquilo que vc falou, o hóspede tem "permissão" pra mentir.
* Diante da solicitação pra apagar uma avaliação, só analisa o que está no comentário, não as notas.
* Só apaga o que vai contra a Política de Avaliações que, baseada na Política de Conteúdo, nada ou quase nada protege o anfitrião, só a ela.
* O hóspede vê notas nos valores inteiros de 1 a 5, mas na verdade cada digito representa 100 centésimos (0,01). Qdo o hóspede nos rebaixa a nota em 1, 2 ou 3 pontos, está nos tirando 100, 200 ou 300 centésimos, que só retornam centésimo por centésimo. pode levar anos pra recuperar, isso qdo já não aniquila de vez retirando o título de Superhost.
Tive 4 na avaliação geral que rebaixou a nota de uma acomodação nova, ainda com poucas avaliações.
Passados 1 ano e já com 92 avaliações, ainda não recuperou sua nota.
Como a coisa vai centésimo por centésimo, isso só acontecerá quando virar 100 avaliações.
• Os critérios usados na avaliação são confusos e induzem a erro.
E ainda existe o espaço "outro" onde o hóspede pode colocar ali qqr abobrinha que tá tudo bem. Afinal, diante da solicitação para apagar uma avaliação, o Airbnb só vai analisar o comentário mesmo.
• Coincidentemente, o prazo para um anfitrião denunciar um hóspede e/ou acionar o Aircover é de 14 dias, o mesmo prazo para deixar a avaliação.
Aí qdo vc denuncia, o hóspede tá dentro do prazo e te ferra na avaliação.
• Mesmo o hóspede que perdeu alguma demanda pode avaliar (não é difícil adivinhar como será essa avaliação, né?)
E o Airbnb ainda diz ser uma empresa baseada na Confiança.
Então é isso...
Injustiças são cometidas a torto e à direita
Viramos refém das idiossincrasias, ineficiência, disfuncionalidade e descaso daquele que, com a cara mais lavada, nos chama de "parceiros".
Não temos voz!!!
É isso.
Ps: Veja @Laura como a coisa só se agrava
Airbnb, até quando???!!!
Oi Denise, vc tem alguns links desses grupos e dessas reclamações? Pensei em postar lá no perfil do Airbnb ou do CEO do Airbnb. Precisamos gritar por socorro nessa situação.
Oi @Fábio116
Eu acho que não precisa ir tão longe.
Aqui na CC tem várias postagens e mensagens sobre isso.
Acredito que, sendo daqui, tem maior "peso" e poderá validar melhor.
E temos a @Laura que tem, como uma das funções, justamente levar tais assuntos e discussões ao "time superior"
Espero ter Ajudado
Oi @Fábio116 , como a @Denise583 bem disse, a Comunidade além de ser um fórum de troca de informações e conhecimento entre anfitriões, é um espaço para que o anfitrião seja ouvido.
De tempos em tempos surgem algumas conversas sobre as avaliações retaliatórias e eu sempre reporto os comentários dos anfitriões sobre isso para que com o tempo essas sugestões e feedback enviados pela comunidade de anfitriões possam surtir efeito.
Você teria como explicar um pouco mais à fundo oque tem acontecido com os seus hóspedes e sobre essas avaliações?
Pois é, Laura! Mas se não está surtindo efeito, vou ter que ir lá no IG do CEO incomodar um pouco. Já estou elaborando a msg. Sobre o ocorrido, as explicações estão todas aí, já. Um abraço!
Tem acontecido muito isso, hóspede que faz reserva para 4 e chegam com 5 pessoas e ficam chateados pela cobrança fazendo uma avaliação com notas baixas. Tenho tudo muitos e muitos problemas com manchas em roupas de cama e toalhas, quando cobro o valor do dano posso esperar mais notas baixas. Minha nota caiu de 5 para 4.93 injustamente. Deveriam rever urgentemente essa política de avaliação pois somos prejudicados em todos os sentidos.
Até hoje fiz 12 hospedagens, novo na plataforma. Entrego uma casa completa com todos os utensílios, impecavelmente limpa e organizada com um valor muito justo em pleno verão, mas sempre teve algo negativo em cada hospedagem, mesmo que bem curta. Em certas ocasiões até mimos eu deixava para recebê-los bem.
Acho que o Airbnb não insiste que o hóspede cumpra as regras para não ficar maçante, pois deles é que vem o din din, e aparentemente as regras só servem por formalidade, porque apenas 10% é cumprido. A plataforma só esquece que, sem o imóvel do terceiro, não existe hospedagem, e que a maioria dos hóspedes não viajam em família, justamente para fazer baderna entre vários amigos e agregados. Algo que um hotel não permitiria.
Meu anúncio sempre foi bem detalhado, sobre o bairro, e que é cidade turística do litoral, mas que não fica colado na praia, e sim em bairro comum e seguro há aproximadamente 5 min. de carro do centro e da praia. Na verdade nem tem casas muito próximas ao mar na cidade, só edifícios mesmo. Só imagino o valor que seria uma casa num local desses, caso tivesse.
Resultado, já recebi comentário com avaliação de 1 estrela sobre a localização, como: "é longe da praia, mas vale o custo-benefício", e nota máxima nos outros quesitos da hospedagem. Ou seja, a pessoa fica bem hospedada com garagem para a família toda e tudo disponível, pagando muito mais barato do que qualquer hotel simples de alta rotatividade do centro, que compartilha piscina com estranhos e que não fornece nada mais do que o quarto, além de não flexibilizar o horário. Portanto, reclamação injusta e consequente diminuição da nota.
Quanto a falta de civilidade, como deixar impregnado cheiro de cigarro em local fechado, preservativos e lixos jogados pelo chão, enfim.. nem dá para entrar nesse mérito para não se aborrecer, ainda mais quando nem taxa de limpeza é incluída para não darem tal pretexto, e mesmo assim acontece. É questão de não respeito a própria moral e falta de empatia, muita avacalhação.
Imagino que é bem comum os anfitriões passarem pano para as situações com receio de se prejudicar. Ou seja, sempre estamos transferindo a surpresinha ao próximo colega anfitrião.
Estou parando de hospedar, independentemente do histórico do hóspede. Na minha última hospedagem até uma porta foi arrombada, quebrada ao meio.
Enfim, vejo que o anfitrião sempre toma ferro.