Vocês acham justo o posicionamento do Airbnb quando um hóspede faz um furto no imóvel e ainda dá 1 de pontuação a quem é super hostes, porque reclamou que foi furtado??

Sovania0
Level 2
Natal, Brazil

Vocês acham justo o posicionamento do Airbnb quando um hóspede faz um furto no imóvel e ainda dá 1 de pontuação a quem é super hostes, porque reclamou que foi furtado??

Aí reclamei de um furto de um hóspede e além de não ter recebido o reembolso por parte do Airbnb  nem do hóspede, a hóspede quando viu minha reclamação ao site, colocou pontuação 1 para mim, que sempre tive pontuação alta em mais de 60 comentários. 

14 Respostas 14
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Sovania0 

 

Sua reclamação foi postada onde no site?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Sovania0 ,

Aí são duas situações diferentes, mesmo que ligadas.

Condeno expressamente a permissão dada ao hóspede que perdeu alguma disputa, a deixar uma avaliação.

É óbvio que essa pontuação não será honesta ou isenta.

Já para ressarcimento ou reparação de danos, existe o Aircover que deve ser acionado em até 14 dias após o check-out. Há uma série de procedimentos a seguir, incluindo preenchimento de formulários, envio de fotos, orçamentos, notas fiscais e etc.

Não basta uma simples "reclamação".

Vc seguiu os procedimentos?

Espero ter ajudado. 

 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Sovania0 , 

O que parece é que a hóspede viu que vc fez um pedido de reembolso e retaliou na avaliação , sempre achei e enviei no feedback que em caso de disputa, com provas documentadas , não deveria abrir a possibilidade de avaliação para o hóspede.  Só existe uma contradição, você utilizou muito bem o espaço de resposta para mostrar a sua versão do ocorrido no seu anúncio, e já que você só tem ótimos comentários, futuros hóspedes acreditarão em você, mas no comentário que você fez no perfil dela , consta «  ótima hóspede «  ?! Uma sugestão, quando  existir uma disputa, aguarde o desfecho para avaliar e comentar , porque até mesmo para o suporte fica confuso uma boa avaliação de sua parte com um pedido de revisão de avaliação. 

Beatriz
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Sovania0 !

 

Parece que essa avaliação relatada por vc foi feita há uns 4 meses, né?

 

Bom, vc faz vistoria com o hóspede no check-in e no check-out?

 

Porque para pedir um ressarcimento via plataforma vc teria que provar que os objetos foram furtados pela hóspede, bem como, que os objetos existiam na casa quando no período da reserva.

 

Seria interessante também, verificar no seu chat se vc tem conversas com a hóspede a cerca do furto e se em algum momento da conversa a hóspede se entrega, mesmo que indiretamente. Daí  com essa "confissão " vc teria mais respaldo para um ressarcimento via plataforma. 

 

Uma dica, sempre ponho nas regras da casa que faço vistoria com o hóspede no check-in e no check-out, tem funcionado. 

 

Boa sorte.

 

Fabrício:)

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

É o mesmo que acho @Beatriz98 ,

A um hospede que perdeu alguma disputa ou foi comprovado algum ato ilícito,  não deveria ser dado o direito de avaliar.

Considero uma grande falha.

 

@Fabricio50, desde que o Airbnb permite o selfcheck-in e até mesmo incentiva sua adoção, nenhuma comprovação "presencial" deveria ser exigida.

Se está listado tais itens no anúncio (Comodidades e etc),  o simples fato do hóspede não apontar a falta de algum, já deveria valer como "prova".

Aliado ao fato de não haver nenhuma outra queixa de qqr espécie contra o anfitrião, tbm atesta a honestidade do mesmo.

Minha opinião...

 

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Amiga @Denise583 , argumentos e presunções não faltam, mas, muito do que se disse até o momento, pode ser rebatido diante da nossa legislação.

 

Veja, o que eu vou dizer por aqui é com base no pouco que foi detalhado no post e também com base no pouco que sei de legislação:

 

1° - Todos são iguais perante a lei (princípio constitucional da isonomia), no caso específico, a tua palavra tem o mesmo valor que a minha;

 

2° - Todos são INOCENTES, até que se PROVE o contrário (princípio constitucional da presunção da inocência);

 

3° - Quem ACUSA, tem que PROVAR a acusação (base do direito civil e penal, ou seja, o ônus da prova é de quem alega o fato constitutivo do seu direito, então, fato alegado e não provado é o mesmo que fato inexistente perante a lei);

 

4° -  O Self check-in é uma OPÇÃO disponibilizada pela plataforma e não uma IMPOSIÇÃO ou OBRIGAÇÃO, porque existem outras opções para check-in ofertadas pelo site, portanto, o ônus e o bônus é de quem faz a escolha pelo tipo de check-in ofertado, não podemos simplesmente responsabilizar a plataforma por uma ESCOLHA nossa, todo o negócio envolve riscos e, a rigor, as responsabilidades devem ser apuradas e não PRESUMIDAS, dando a oportunidade da ampla defesa e do contraditório a quem está sendo acusado;

 

5° - O anúncio é o contrato que norteia a relação do anfitrião com o hóspede, inclusive, é o que o Termo de serviços do site diz lá no item 2.2, então, não se acanhe, ponha todas as diretrizes, obrigações, proibições, rol de objetos, tudo mesmo no seu anúncio (fotos com legendas, descrições, saúde e segurança, comodidades oferecidas, regras da casa, etc.), porque será a partir daí que vc poderá reivindicar algo, tanto para a plataforma, como ao judiciário. 

 

6° - Não vi no anúncio rol detalhado dos objetos furtados do imóvel (quantos talheres tinha, quais os tipos, marcas, etc., quantos lençóis tinham, tipo, cor, tecido, etc.), daí, como pedir uma intervenção de terceiros ao meu favor, quando eu não tenho elementos que comprovem o que eu alego?

 

7° - Em relação as avaliações positivas que a anfitriã tem, a hóspede também tem, aliás, todas as avaliações dela são positivas, inclusive, as que a própria anfitriã lesada deu a ela.

 

8° - No anúncio diz que há o Self check-in, mas lá também diz que o hóspede será recebido pelo anfitrião, como também, tem, nas regras da casa, que o hóspede deve entregar no check-in uma cópia de identidade e  cópia de comprovante de residência e assinar contrato de locação, logo, podemos entender que alguém recebe o hóspede com as formalidades citadas;

 

9° - Segue um link abaixo que pode ajudar, num futuro, a tentar evitar esse tipo de situação:

 

 https://stays.net/blog/como-evitar-furto-aluguel-de-temporada/

 

 

Fabrício:)

Amigo @Fabricio50 ,

Tanto na minha resposta à Beatriz, como a vc, fiz uma colocação em âmbito geral, não especificamente ao anúncio da colega (nem cheguei a ver). 
Como vc diz,  "O anúncio é o contrato que norteia a relação do anfitrião com o hóspede..."
E o Airbnb estabeleceu certas normativas para se criar um anúncio e lá não pede para fazer um inventário do que tem na acomodação; não impõe ou obriga o selfcheck-in, mas dá a opção e incentiva seu uso; e não mais aceita cobrança de "caução" (última atualização)
Portanto, tudo o que está descrito, comodidades, fotos, etc, elaborado segundo o formato criado pelo Airbnb, deverá ser aceito como "prova".
Se eu marco no anúncio que forneço roupa de cama e banho, talheres e secador de cabelo; se as fotos mostram cadeiras, abajur e tapete, isso tem poder de "inventário".
E se não houve alegação por parte do hóspede de algo faltando, resta acreditar em quem?

É a isso que me referi.
Até entendo e concordo (em parte) que inventário e vistoria podem evitar esse tipo de situação, o que não concordo é que seja condição sine qua non para servir de prova para o Airbnb, uma vez que tais exigências não fazem parte de seus Termos.
Digo "em parte" porque o fato de ter um rol detalhado de tudo o que na acomodação, não necessariamente prova que HAVIA, no período da reserva.
E o mesmo vale para a descrição do anúncio.

Complicado...
O lance é que as relações dentro do Airbnb deveriam ser baseadas na CONFIANÇA, aquela coisa de COMUNIDADE.
Sabemos o que deu errado...
Abraços!!!

Já passei por poucos casos de problemas que me deram o direito a reembolso e sempre obtive. 

Mas sigo uma tática que minha MENTORA de AIRBNB me ensinou e que tenho seguido a risca e tem funcionado. 

Sei que cada caso é um caso, mas quando possível vale a pena tentar.

Sabendo que o hospede tem 14 dias para nos avaliar e que nós anfitriões, temos 14 dias pra avaliar tbem (e temos os mesmos 14 dias para acionar o aircover), não reclamo e nem toco no assunto com o hóspede e fico esperando que ele avalie o imóvel. Caso ele não faça nos 7 primeiros dias, entro em contato e com bastante cordialidade peço que avalie se possível o imóvel com uma avaliação sincera,  blá-blá-blá ... 

Se o hóspede fizer a avaliação,  lindo ... aí entro em contato com ele e falo sobre o ocorrido e logo em seguida já faço a avaliação - se vou tocar no assunto ou não do ocorrido decido dependendo da resposta do hóspede ou da falta dela -  (claro que quem faz avaliação primeiro, tem direito a tréplica) mas ai, após ter avaliado e eu ter feito minha avaliação,  o hóspede não pode mais mudar a avaliação dele. 

Se ele não avaliar, uso a estratégia de avaliar no último dia e já entro com pedido no aircover, pois a probabilidade dele te avaliar, diminui. Pois estará mais preocupado em responder a solicitação e esclarecimento do aircover, que dá o prazo de 70h para resposta. Então é provável que ele nem avalie vc. 

Deu certo pra mim, já algumas vezes. 

Só peço pra que não divulguem naqueles grupos de Facebook, etc pois lá tem mais viajante que anfitrião e aí, já viu ... nossas táticas seriam conhecidas de muitos hóspedes.

Boa sorte e boas locações. 🍀 

 

 

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Oi Ayla! Adorei a dica! Teve agora um.problema como a locação. Deixaram o Apt mais sujo que o normal, além.de pratos sujos na pia e cinzas de cigarro depositadas em copos e utensilhos de cozinha (quebrando a regra que deixei nk anuncio quando ao fumo). Ah também deixaram a geladeira ABERTA! Só pude ver hoje, mais de 12h depois do check out. 

 

Pela sua lógica, quem faz a avaliação primeiro tem direito a réplica, certo? Então talvez seja melhor enviar a minha avaliação primeiro para que ele.nao faça nenhuma réplica carregada de rancor.   Então ainda não sei se solicito aircover para limpeza pesada, apenas pelo desgaste e pelo descaso da plataforma quanto à problemas semelhantes (Pelo que vi no forum)... Mas de certo vou deixar claro.no anúncio o comportamento deles como hóspedes. 

Alyson Lima
Elizabeth611
Level 8
Rio de Janeiro, Brazil

Excelente estratégia, @Ayla316 . Tenho aprendido bastante aí com vcs. nesse espaço. Já passei por várias situações ao longo desses anos em que alugo meu apartamento pelo Airbnb, inclusive furtos. A partir de agora irei ficar mais esperta, em minhas futuras avaliações, caso surja algum tipo de problema. Gratidão!!!!!

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Ayla316 e @Alyson48 !

 

Lembro a vcs que o hóspede tem o direito de réplica também, se vc fizer a avaliação e o hóspede fizer a dele, dentro do prazo dos 14 dias, o hóspede pode replicar.

 

Já fiz uma coisa parecida com o que a Ayla faz, para que haja o mínimo de risco de uma réplica do hóspede, eu monitoro os dias, se até o 14° dia o hóspede não avaliou, aí eu avalio na última hora, daí se o hóspede não fez avaliação até aquele momento, certamente não terá mais tempo para avaliar ou replicar, da mesma forma se o hóspede faz a avaliação dele primeiro, também faço como disse acima, na última hora avalio, deixando poucas chances de uma réplica, mas dando tempo para eu replicar a avaliação dele. Parece confuso, mas não é. Funciona muito. 

 

@Alyson48 , recentemente foi criado um Clube de Anfitriões Airbnb Recife, no Facebook, faço parte como moderador e líder do Clube, o mesmo é administrado pelo Airbnb, então, te convido a participar lá, já que vc é do trecho. 

 

Segue o link do Clube:

 

https://facebook.com/groups/clubeairbnbrecife/

 

Fabricio:)

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Obrigado pela resposta!  o hóspede já fez a avaliação e estou no aguardo doa 14 dia!

Alyson Lima
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você também vai esperar o 14 dia para acionar ao Aircover @Alyson48 ? Porque agora que o hóspede já fez a avaliação só depois do seu comentário que ele tem o direito de resposta...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Decidi não solicitar o Aircover. Só vou avaliar negativamente para a limpeza. 

Alyson Lima

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias