Um pouco mais sobre o Host Day Rio, que aconteceu em 30/10, no IED, bairro da Urca, no RJ

Priscilla---Gabriel0
Level 10
São Paulo, Brazil

Um pouco mais sobre o Host Day Rio, que aconteceu em 30/10, no IED, bairro da Urca, no RJ

host day rio - foto oficial - airbnb.jpg

Foto oficial do evento - Airbnb

 

 

 

 

Além do post da Bárbara, aproveito para contar um pouquinho mais do que rolou na última sexta, na cidade maravilhosa!

 

O Host Day já aconteceu em 14 lugares do mundo. A Nataly, community manager – aliás, funcionária número 001 do Airbnb Brasil –  abriu o evento agradecendo a presença de todos e por sermos anfitriões tão especiais. 🙂

 

Depois, contou um pouco da história do querido Nalin (que, aliás, conheço pessoalmente). E passou este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0iiTWsxsjRU. Falou um pouco do que hospedar significa pra cada um e contou um pouco da história dos três rapazes de San Francisco, Brian , Joe e Nathan (https://www.airbnb.com.br/about/founders). Sim, os fundadores do Airbnb.

 

Em seguida passou alguns dos dados impressionantes da plataforma. Como que já está presente em 191 países e 34 mil cidades. E, ano a ano, foi contando os marcos da empresa. A Nat disse que o crescimento do Airbnb no Brasil, somente no ano de 2012, foi de 1.180%; que em 2013 foram criados os ‘core values’; em 2014, ano do primeiro Airbnb Open, foi feito o novo logo, o Bélo. E, claro, falou da Copa do Mundo! Tivemos 100 mil hóspedes de 150 países. Ou seja, 20% dos gringos que vieram pra cá ficaram hospedados aonde? Em nossas casas!!

 

Já em 2015 foi o ano de assinar com o governo brasileiro que o Airbnb seria o fornecedor oficial de hospedagem alternativa. E aí contou a grande ideia de se fazer a coletiva de imprensa sobre o anúncio aonde, aonde??? Na casa de uma anfitriã. Mas, mesmo a casa dela sendo ampla, seria impossível caber a quantidade de jornalistas participantes lá. Então, remontaram a sala da casa dela, com os móveis reais, em outro local que abrigasse todo mundo.

 

E 2016? Tivemos as Olimpíadas! E, no Rio, a Casa Airbnb que, inclusive, recebeu uma média de 350 pessoas por dia! Bom, só eu fui duas vezes. A Nataly passou a palavra para a Manu, que é da área de public policy, que contou passou os seguintes dados olímpicos: mais de 85 mil hóspedes, sendo metade de brasileiros e metade de estrangeiros; a maioria dos estrangeiros veio dos Estados Unidos e da Argentina; o preço médio foi de 178 reais por diária; e o Rio estava com mais de 40 mil anúncios. Falou ainda de quanto gerou para os anfitriões (100 mi de reais) e para a cidade (325 mi). E que 73% das avaliações foram de 5 estrelas!! E os incidentes graves... zero!

 

A Manu falou ainda da parceria com a Pnuma, a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável e do lançamento do Clube dos Anfitriões (disponível apenas para o Rio, neste momento). Logo após, a dupla Glória e Gabi assumiu o microfone e falou do Clube dos Anfitriões, dos conceitos dele, e do poder da rede. Inclusive, já existem 90 clubes pelo mundo e o do Rio é o primeiro da América do Sul. Elas contaram sobre os planos de ampliação e do que mais tem rolado. Aliás, parabéns pro pessoal do Rio. Elas deram dados, falaram ainda do https://www.airbnbaction.com/, dos mais de 1.300 posts que temos mensalmente aqui na CC e muito mais!

 

Logo após, os cerca de 200 participantes puderam, conferir duas rodadas de workshops dados por anfitriões. No total, 16 workshops foram realizados e os 200 participantes puderam conferir apresentações dos mais variados temas: de falar da comunidade, passando por hospedar com crianças, design de interior, gerenciamento de propriedades e muito mais!

 

Na volta dos workshops, teve mais palestras, uma delas mostrou a incrível história do Leonardo e do Léo, dois rapazes bacanas que tiveram suas vidas transformadas por uma hóspede que ficou com eles. Aliás, a dupla já recebeu mais de 580 reviews (sim, isso mesmo!). Enfim, uma história emocionante! Depois, a Virgínia contou do trabalho que social que ela desenvolve e que só é possível graças ao Airbnb. Afinal, ela tira a renda dela dos alugueis dos espaços e, dessa forma, consegue desenvolver um trabalho voluntário bacanérrimo com crianças. Na sequência, teve a premiação do Hosting Hero, Meetup Champion e Online Community.

 

Ah, esqueci de  mencionar. Houve um pequeno almoço antes do início e coffee breaks especialíssimos nos intervalos! E até rolou jazz ao vivo, com um saxofonista bacana tocando pra gente! O evento foi no IED, no bairro da Urca. Um lugar lindo e histórico que já abrigou a antiga TV Tupi.  E também teve doação de alimentos dos anfitriões participantes, via a ONG Viva Rio.

 

Enfim, que o Host Day venha pra São Paulo e que role em muitas outras cidades do Brasil!

 

>> fiz um álbum com fotos do evento, confiram: https://www.flickr.com/gp/prix/158039

 







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
0 Respostas 0

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias