Cancelamentos e cancelamentos

Leilane2
Level 2
São Paulo, Brazil

Cancelamentos e cancelamentos

Recentemente em abril um cliente cancelou uma estadia de 2 meses porque a internet estava lenta. Pedi um dia para aumentar a velocidade, mas ele foi irredutível e cancelou os 2 meses de estadia pedindo ao airbnb que interviesse. O airbnb me procurou me intimidando a devolver a ele pelo menos 50% de reembolso, devolvi, mas me arrependi depois. De qualquer forma, o airbnb pedia a minha autorização. Esse foi o primeiro caso de cancelamento. No caso 2, uma hóspede alugou meu apartamento por 11 dias também em abril e do nada, sem alegar problemas, quis cancelar os últimos 3 dias. O airbnb não me procurou como da primeira vez e, para a minha surpresa, sem a minha autorização aceitou o cancelamento da hóspede dando o reembolso a ela, então final da história, esses 2 hóspedes me fizeram perder tempo e dinheiro. Vocês sabem qual é o critério para cancelamento? Pois eu sabia que depois de feito o checkin eu não era obrigada a dar reembolso, mas o que fazer no caso dessa hóspede que cancelou, mas o site nem entrou em contato comigo? Por último, existem regras diversas (que os faz obter ou não reembolso) com base no tempo de estadia para cancelar?

11 Respostas 11
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Leilane2 ,

Esta é uma das principais queixas que vêm se repetindo contra o Airbnb. 

A falta de Suporte, atendimentos falhos e superficiais.

O que me parece é que vence quem denuncia primeiro.

Para ser justo e imparcial, é de suma importância que sejam ouvidas ambas as partes porém, segundo os relatos, isso não é feito.

O que posso te aconselhar é corra atrás dos seus direitos, defenda sua verdade.

Entre em contato com a Central de Ajuda, exija saber quais provas os l

evaram a ouvir e aceitar apenas a versão do hóspede e relate a sua versão dos acontecimentos. 

É o que eu faria...

E se me permite uma dica, na medida do possível evite estadias de longa duração. Se vc pegar um mau hóspede, ficará com ele por muito tempo. 

Aceite, no máximo, 15 dias. Com isso seus hóspedes serão turistas, turistas não moram, vêm pra passear, curtir... dificilmente dão problema. 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o resultado.

Boa sorte!

Olá, @Denise583! Antes de tudo muito obrigada pelas suas respostas!

 

Se entendi bem para o Airbnb a hóspede inventou uma "causa de força maior" porque pelo que sei depois do check in uma pessoa não pode cancelar do nada. Corrija-me se estou equivocada.

Tive problemas com uma estadia de 2 meses, pois os preços baixaram e o hóspede usou a velocidade da internet como desculpa para ir para a casa de um amigo e economizar dinheiro, é o que parece pelo menos. E a outra, foi uma estadia de 11 dias, relativamente curta, então não sei mais. 

Também prefiro estadias curtas, pois pagam melhor e tendem a criar menos problemas. Vou continuar conversando com o Airbnb ou tomar outras providências, mas não vou me calar com esse prejuízo não. 

No caso dessa última hóspede ninguém do Airbnb me consultou e agora dizem só que hóspede pode cancelar quando quiser depois do check-in e obter reembolso . Em outras ocasiões não era assim, era só por motivo sério e o anfitrião tinha que concordar com o reembolso, como foi com o hóspede anterior. 

Novamente, muito obrigada! Suas observações foram muito úteis.

Até mais.

@Leilane2 ,

O hóspede até pode cancelar qdo quiser, mas em relação ao reembolso, existem critérios a seguir.

Se o cancelamento for antes do check-in, será aplicada a política de cancelamento, salvo questões previstas na "Política de Causas de Força Maior", que precisa ser comprovada, não dá pra "inventar".

Se for após o check-in, somente mediante alguma denúncia, que tbm precisa ser comprovada, ou causa de força maior.

O problema reside no fato de que, havendo denúncia, o anfitrião deveria ser contactado para apresentar sua versão e, mediante provas, se chegar a uma resolução. 

Porém, o que costuma ocorrer, é o anfitrião nem saber que uma denúncia contra ele foi feita. Um belo dia recebe uma mensagem do Airbnb informando da denúncia e já com a resolução da mesma, seguida de um "puxão de orelha" advertindo-o de que, caso episódio semelhante se repita, penalidades mais severas, como o banimento, poderão ocorrer.  E o mesmo tipo de mensagem é enviada, ainda que tenham dado ganho de causa a vc. 

Por isso disse que "vence quem primeiro fizer a denúncia" (ou pelo menos é o que tem  mais chance) porque o que parece é que, simplesmente, acatam o que primeiro chegar a eles.

Outra coisa que pude observar é que, qdo a causa de força maior tem a ver com o Covid, por questões de sigilo médico essa informação não é repassada ao anfitrião.

Portando, diante do que foi passado a vc, pode ser este o caso.

Só que 2 vezes?

Meio difícil, né???!!!

 

@Denise583 muito obrigada novamente pela presteza e precisão da resposta. Infelizmente continuo sem uma resposta, pois pelo chat o Airbnb continua a afirmar que me pagou, mas não pagou esse valor.

Já enviei imagens do meu extrato bancário e também print do histórico de transações do Airbnb e está bem claro que esse valor não me foi pago, mas a empresa continua insistindo dizendo que pagou, o que não aconteceu.

Quando peço um comprovante de pagamento não me enviam, só tergiversam. Dizem para eu olhar o histórico de transações (mas lá não consta depósito nesse valor) ou falar com o meu banco, quando é eles que têm que me provar que me pagaram ou falar com o banco deles que eu não recebi. 

Não tem cabimento eu perguntar de um depósito que não foi feito na minha conta.

Quem está me mandando mensagens é uma pessoa completamente despreparada que já assumiu que o erro foi do Airbnb, depois diz que eu já fui paga e nada do dinheiro aparecer. O jeito vai ser buscar outras providências.

Muito obrigada pelas dicas. Qualquer novidade, avisarei.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leilane2 , vou entrar em contato com o suporte para confirmar se você tem um ticket aberto para que eles possam dar uma olhada no seu caso. Você diz no caso do segundo cancelamento que cancelou os últimos 3 dias? Você não recebeu o valor total dessa reserva?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leilane2
Level 2
São Paulo, Brazil

Bom dia @Laura, já estou em contato com outra pessoa, dessa vez, aparentemente mais preparada. Perdi 3 dias deduzindo coisas, pois a pessoa que me atendeu sabe pouquíssimo como funciona o Airbnb e bancos. 

 

Sobre o problema, não, não recebi o valor total porque a hóspede cancelou e já estou vendo isso com o Airbnb. Quero entender porque o aplicativo me pergunta se quero ou não dar o reembolso se processa de qualquer forma.

 

Obrigada pela atenção,

@Leilane2 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Também fiquei com essa dúvida sobre o cancelamento @Leilane2 , depois nos conte aqui qual foi a resposta que eles deram para isso. 

 

Boa sorte e espero que você receba um resposta em breve!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leilane2
Level 2
São Paulo, Brazil

Bom dia @Laura já me responderam:

 

Como a política de cancelamento que eu escolhi era flexível (um erro, mas se não é assim não aluga) existem duas situações ali:

 

1) O primeiro hóspede tinha uma reserva de 2 meses, então como era acima de 28 dias (estadia longa segundo o Airbnb) eu poderia escolher se devolver 50% ou nada do reembolso pedido pelo hóspede. Isto só sobre o primeiro mês, porque ele cancelou logo no início. O segundo mês eu perdi de qualquer jeito. O Airbnb paga mês a mês. Para pedir o cancelamento o hóspede alegou que a internet estava lenta (mentira, pois fiquei 2 meses no apartamento antes de ele entrar, trabalhei, fiz ZOOM e mesmo assim eu pedi um dia para fazer um upgrade da velocidade para ele), mas ele chamou o Airbnb e cancelou mesmo assim.

 

2) No segundo caso a hóspede quis sair sem reclamar de nada, inclusive elogiou o apartamento. Mas era uma reserva de 11 dias, então de acordo com a tal da política flexível na estadia curta (menor que 28 dias) o hóspede pode cancelar quando quiser que ele tem os dias não usados reembolsados - 1. Esse um dia descontam do hóspede para me dar para "me acontentar". Só que a hóspede me deixou o espaço com 3 dias e eu não faço nada com isso, perdi dinheiro.

 

O problema é que quando ela pediu reembolso o aplicativo me perguntou se eu queria fazer ou não o reembolso, então fiquei tranquila, mas agora a pessoa do atendimento me explicou que isso se refere só àquele dia a mais que me dão para "me acontentar", mas na hora ali o aplicativo não diz nada, te faz entender que é o reembolso de todos os dias que a hóspede está pedindo e que, supostamente, eu poderia negar. Mas não era assim.

 

Sistema duvidoso esse do Airbnb, resolvi bloquear por hora depois das próximas reservas, pois peguei muitas pessoas problemáticas.

 

Obrigada novamente pelo tempo e atenção de vocês todas! Abraço!

Oi @Leilane2

Agora ficou mais claro o que aconteceu.

Se me permite um conselho, desative a reserva instantânea. 

Não compensa.  

Melhor ter um controle sobre quem aceitar como hóspede, poder ler as avaliações anteriore e etc.

E use de outras estratégias para atrair hóspedes. 

Melhore a descrição, renove fotos, mude a decoração, deixe alguns mimos (nada dispendioso), crie um guia sobre a cidade para orientar os turistas sobre os atrativos, enfim, vale tudo!!! 

Não desista de ser uma anfitriã do Airbnb;  eu, @Fabricio50 , @Loni56 , @Beatriz98 , @Ricardo85  e tantos outros são a prova de que, mesmo com itens a melhorar, é possível.

Leia os diversos tutoriais que o Airbnb disponibiliza sobre os assuntos e tenho certeza que as reservas virão.

Espero ter ajudado 

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Leilane2 !

 

E só complementando no que a amiga @Denise583 vem te orientando, além de fazer coro para vc continuar reservando via Airbnb, te diria que participe mais constantemente na CC, porque vc vai encontrar por aqui, ao menos, solidariedade, empatia e incentivo, além de caminhos para soluções que às vezes não nos ocorre.

 

Outra coisa Leilane, não pense que vc usando uma política flexível para cancelamento de reserva lhe possibilita MAIORES chances de reservar seu espaço, eu e as pessoas que a Denise citou, não usamos tal política e, no entanto, conseguimos reservar sem maiores problemas, creio que todas essas pessoas citadas, como eu, usam a política de cancelamento RIGOROSA, daí, penso eu, se vc praticasse essa política, talvez o que aconteceu com vc, poderia ter sido evitado, pela seleção natural dos hóspedes que a política rigorosa de cancelamento de uma reserva faz, porque, quando o hóspede faz a reserva com essa política, dificilmente faz um cancelamento de uma reserva no decorrer da mesma.

 

Boa sorte, bons negócios e não desanime, estamos juntos...👍😁👍🌹

 

Fabrício:)

Bem colocado amigo @Fabricio50 .

Eu pratico a política RÍGIDA, é praticamente igual à Rigorosa, somente um tiquinho de nada mais leniente.

 

E @Leilane2 , faço aqui uma correção de parte do que escrevi que somente vi agora com a resposta do Fabrício.

Qdo me referi à reserva instantânea, queria dizer "Política de Cancelamento Flexível".

Mas fica valendo o conselho, caso faça uso da reserva instantânea 

Abraços!!!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias