[Celebração] Plantas que purificam o ar: As melhores opções para a sua casa ou hospedagem

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

[Celebração] Plantas que purificam o ar: As melhores opções para a sua casa ou hospedagem

Mria20_0-1702663056910.png

 

Oi pessoal, 

 

Existem várias plantas que são conhecidas por suas propriedades purificadoras de ar. Algumas das mais populares incluem a Espada de São Jorge, Lírio da Paz, Ficus, Jiboia e Hera. Essas plantas são relativamente fáceis de cuidar e podem ser encontradas em muitos centros de jardinagem e floriculturas.

 

O mais importante a ser considerado , antes de escolher plantas para purificar o ar de sua casa ou hospedagem, é o tamanho do ambiente , a quantidade de luz natural e a umidade. Algumas plantas precisam de mais luz e umidade do que outras, então é importante escolher uma planta que se adapte às condições da sua casa ou hospedagem .

Com algumas plantas bem escolhidas, você pode melhorar a qualidade do ar e criar um ambiente mais saudável e relaxante em sua casa. As plantas são capazes de absorver toxinas e gases nocivos, e liberar oxigênio, melhorando a qualidade do ar que você respira.

 

Além disso, ter plantas em casa pode ter um efeito calmante e relaxante, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.Elas purificam o ar através do processo de fotossíntese, que envolve a absorção de dióxido de carbono e a liberação de oxigênio. Além disso, algumas plantas são capazes de absorver dióxido de carbono e outras substâncias tóxicas do ar através de suas folhas e raízes.

 

No entanto, é importante notar que as plantas não são capazes de remover todos os poluentes do ar. Não devemos esquecer que, as plantas precisam de luz solar e água para sobreviver, o que pode ser difícil em ambientes fechados ou com pouca luz natural, mas há plantas de meia sombra e sombra que sobrevivem bem em ambientes fechados , com pouca luminosidade e baixa umidade. 🪴🌱

Algumas dicas  de  plantas purificadoras mais eficazes que você pode ter em sua casa ou hospedagem : 

  • Espada-de-São-Jorge: Essa planta é conhecida por sua capacidade de remover toxinas do ar, incluindo benzeno, formaldeído e tricloroetileno.
  • Hera: A hera é uma planta fácil de cuidar e é eficaz na remoção de benzeno, formaldeído e outros poluentes do ar.
  • Jiboia: A jiboia é uma planta de baixa manutenção que pode ajudar a remover formaldeído, monóxido de carbono e benzeno do ar.
  • Lírio da paz: Esta planta é conhecida por sua capacidade de remover amônia, formaldeído, tricloroetileno e outros poluentes do ar.
  • Aloe vera: A aloe vera é conhecida por suas propriedades curativas, mas também pode ajudar a remover formaldeído do ar.
  • Clorofito: O clorofito é uma planta fácil de cuidar que pode ajudar a remover formaldeído, monóxido de carbono e outros poluentes do ar.
  • Gérbera: A gérbera é uma planta bonita que pode ajudar a remover tricloroetileno, benzeno e outros poluentes do ar.
  • Babosa: A babosa é outra planta conhecida por suas propriedades curativas, mas também pode ajudar a remover formaldeído do ar.
  • Figueira: A figueira é uma planta bonita que pode ajudar a remover formaldeído, benzeno e outros poluentes do ar.

Quais os Benefícios das plantas Para A Saúde?

As plantas que purificam o ar não só ajudam a melhorar a qualidade do ar que nós  respiramos , mas também podem trazer benefícios para a nossa saúde e bem-estar em geral. Aqui estão alguns dos benefícios que  podemos  obter ao ter essas plantas em nossa casa , escritório ou hospedagem: 

 

  • Redução do estresse: Estudos mostram que estar perto de plantas pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade. As plantas ajudam a criar um ambiente mais relaxante e agradável, o que pode ajudar a melhorar o seu humor e bem-estar geral.
  • Melhora da qualidade do ar: As plantas são conhecidas por remover toxinas e poluentes do ar, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do ar que você respira. Isso pode ajudar a reduzir o risco de problemas respiratórios e outros problemas de saúde relacionados à qualidade do ar.
  • Propriedades anti-inflamatórias: Algumas plantas têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação em seu corpo. Isso pode ser particularmente benéfico se você sofre de condições inflamatórias crônicas, como artrite.
  • Desintoxicantes naturais: Algumas plantas são conhecidas por ter propriedades desintoxicantes naturais que podem ajudar a remover toxinas do seu corpo. Isso pode ajudar a melhorar a saúde do seu fígado e outros órgãos importantes,

Como as plantas ajudam a combater odores desagradáveis? 

 

Plantas  purificadoras de ar, através do processo de fotossíntese, que envolve a absorção de dióxido de carbono e a liberação de oxigênio, elimina odores desagradáveis e a presença de plantas como a lavanda e o alecrim, que têm propriedades aromáticas, podem , ainda mais , ajudar a reduzir odores desagradáveis em sua casa , escritório ou hospedagem ,deixando um leve aroma no ar , reduzindo odores  de fumaça, de comida, de  animais de estimação e outras fontes.

As plantas  ajudam a Aumentar a umidade do ar de seu ambiente. 

Plantas como a samambaia e o Lírio da paz , podem ajudar a aumentar a umidade do ar em sua casa, escritório ou hospedagem. Isso pode ser especialmente benéfico durante os meses de inverno, quando o ar pode ficar muito seco devido ao aquecimento central.

 

As plantas melhoram a estética do ambiente

Ao incorporar plantas purificadoras de ar em sua casa ou hospedagem , você pode melhorar significativamente a qualidade do ar que você respira e desfrutar de muitos outros benefícios para a sua saúde e bem-estar. Certifique-se de escolher as plantas certas para cada ambiente de sua casa ou hospedagem e de cuidar bem delas, regando-as regularmente e garantindo que elas tenham a quantidade certa de luz solar e solo adequado.Além de seus benefícios para a saúde, elas melhoram a estética de sua casa, escritório ou hospedagem. Elas podem adicionar cor, textura e vida a qualquer ambiente, tornando-o mais agradável e acolhedor. 

 

Se você quiser investir em  plantas que purificam o ar com um toque de humor, o pau d’água é uma ótima opção. Com suas folhas em forma de guarda-chuva, essa planta adiciona um toque divertido e descontraído à decoração da sua casa ou hospedagem. 

 

Para uma opção mais elegante, a jibóia é uma escolha clássica. Com suas folhas em forma de coração e sua capacidade de se adaptar a diferentes condições de luz, essa planta pode ser facilmente incorporada a qualquer estilo de decoração e não requer muitos cuidados . 

Se você está procurando uma planta que purifica o ar e também é fácil de cuidar, a hedera helix é uma boa opção. Com suas folhas variegadas e sua capacidade de crescer em ambientes com pouca luz, essa planta é perfeita para aqueles que estão começando a cultivar plantas em casa ou hospedagem. 

 

Como é que eu faço uso das plantas em minha hospedaria? 

 

Eu amo plantas e aonde vou, levo-as comigo , não importa se o espaço é pequeno ou grande , já é algo que está comigo desde criança , já vem de uma educação pela integração com a natureza  e suas relações com a minha vida. Quando comecei, há 7 meses no Airbnb, a primeira coisa que fiz foi instalar uma tela de proteção num janelão de 1.52x1.54 m2 e colocar plantas , inicialmente , uma trepadeira e uma espada de São Jorge, aos poucos fui incrementando com flores , como Lírio da paz,  e o maravilhoso e resistente Clorofito.

 

Iniciei , há pouco tempo,  com as   variações da espada de São Jorge , que suporta apenas 1 rega por semana,em dias quentes e 1 rega a cada duas semanas em temperaturas mais amenas ou fria . Hoje tenho muitas mudas das variações da espada de São Jorge, e iniciei uma plantação de Aloe vera , já estou com 6 mudas , fora as que doei para familiares . Já vou implementar no flat , veremos como ela vai se comportar no local . Estou levando,  também, uma Jiboia de folhas grandes ou hera-do-diabo , como é conhecida em algumas regiões , para colocar no Janelão, e fazer uma cerca viva , pois percebi que a umidade  da área interna e  o calor que emana de lá, forma um efeito estufa e que vai ser uma luva para a Jiboia crescer.

 

Bom, para mim , não é cansativo , repetir todo o processo , quando encontro a planta em sofrimento , gosto de vê-la ressurgir , aos poucos com muito carinho e dedicação. Deixo aqui uma pequena amostra das espadas de São Jorge e de mini Cactos que costumo fazer decoração . Faço , também , arranjos ,com plantas vivas , mas atualmente  estou com um hóspede de longa estadia , então deixei  apenas a espada de São Jorge , para purificar  o  ambiente . 

 

 

Mria20_1-1702663070147.png Mria20_2-1702663050030.png

 

 

Mria20_3-1702663082621.png

 

Mria20_4-1702663039277.png Mria20_5-1702663073922.png

 

Mria20_6-1702663083369.png

 

Fontes: https://projardimstihl.eadbox.com.br/ng/student/courses/modulo-1-jardinagem-da-teoria-a-pratica/lect...

 

https://blog.cicloorganico.com.br/sem-categoria/plantas-que-purificam-o-ar/

 

 

11 Respostas 11
Mario316
Level 3
São Paulo, Brazil

Que artigo legal @Mária20 ! Adorei... aproveitando, qual planta eu posso ter em praia e que aguente o calorzão? Será que tem alguma que aguenta ficar um período grande sem água (sem ser cactos) =)...

 

obrigado pela atenção! Grande Abraço

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Mario316 , já deve ter percebido que amo plantas e flores… Então , vou sugerir algumas plantas com florações que suportam calor e sol , vou colocar na ordem de minha preferência : Hibisco , é pouco  exigente, e tem um flor linda e medicamentosa e  pode trazer um aspecto mais colorido entre as plantas resistentes ao sol pleno  para o jardim.Tenho em meu jardim , a única exigência ,no início do plantio , requer um solo bastante úmido, pelo menos até se estabelecer, depois cresce muito e floresce , de forma encantadora . A  outra que , também , tenho , é a rosa do deserto, uma alternativa capaz de viver tranquilamente em lugares bem ensolarados. Os únicos cuidados que necessitam de mais atenção para essa espécie dizem respeito à polinização (que precisa ser manual) e a terra, que não pode estar encharcada.Ama sol e solo arenoso, sua flor é de uma beleza extremamente deslumbrante. Vale o

investimento. A Bulbine , essa é uma espécie de suculenta com folhas cilíndricas que chegam até 30 centímetros de altura. Também é uma opção para quem está sentindo falta de cores em um jardim preparado para a incidência de constante iluminação: durante quase o ano inteiro, ela produz flores amarelinhas ou alaranjadas resistentes ao sol pleno. E por fim a Murta , para garantir aquele colorido encantador , a quem quer plantas resistentes ao sol para o jardim. Na primavera, ela dá flores brancas e muito perfumadas. É uma ótima sugestão, também, para executar podas ornamentais ou produzir uma cerca viva. Espero que as minhas sugestões , leve você a investir em plantas que dê flores , que suportam sol e calorzão e cria um ambiente agradável e aconchegante. Abraços. 

incrível @Mária20 ... hibisco vou plantar já... e dá pra fazer chá ou colocar no gin 😃

muito obrigado!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Adorei a ideia de colocar no gin @Mario316 !

 

Os sabores combinam?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mario316
Level 3
São Paulo, Brazil

busca por Red Collins - é muito bom!

 

obs: tentei colocar a receita qui, mas bloqueou

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Adorei a ideia do drink @Mario316 , já anotei porque adoro um Gin 😉

 

Que estranho que não conseguiu colocar a receita....você está tentando passar o link aqui?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mario316
Level 3
São Paulo, Brazil

nao tinha link

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Sim, @Mario316 e @Laura, chás , água de flores ( usar água mineral sem gás ), tintura e por aí vai .É um novo universo que vocês podem explorar e vir a amar . Sucesso aí . Muitas vibrações de alegria e paz para vocês .Dou água de flores até para meus cães ;). Abraços 🫂 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que legal @Mária20 , já pensei logo nas minhas duas pituquinhas com a água de flores 🌺 

 

Qual que você prepara para eles? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi, querida @Laura, que bom ter você de volta ! Bem-vinda!🤗 

Eu sou amante de água de flores , eu costumo preparar de flores e frutos , mas para eles , faço de capim limão , erva doce , camomila, lavanda, cravo , canela , mas observo a reação de cada um . Por exemplo , o Lulu da Pomerania , bebe qualquer uma , mas evito dar água de flores que o deixe mais elétrico , do que já é 😉 , já os yorkshires , dou de erva doce , de mimilus , capim limão , laranja doce , é uma raça mais exigente 😆. Mas só dou no verão, onde o metabolismo está mais ativo . Abraços 🫂 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que loucura @Mária20 , adorei!!

 

Você é uma alquimista hein amiga? É tanta coisa pra aprender....

 

Ontem veio uma massagista aqui em casa e as cachorrinhas ficam louca nos óleos de coco e essencial que ela traz, é uma gracinha de ver elas cheirando e lambendo tudo gente....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias