Como se previnir contra avaliações tendenciosas?

Respondido!
Guilherme329
Level 3
São Paulo, Brazil

Como se previnir contra avaliações tendenciosas?

Normalmente tenho obtido muito boa avaliação geral, porém, um hóspede que se irritou devido ao fato de eu o haver questionado sobre um acidente com o microondas, acabou por fazer uma retaliação através da sua avaliação. Ele acabou dando nota 1 em todos os quesitos, jogando minha avaliação muito abaixo, mesmo que durante a estadia houvesse manifestado satisfação em quase todos quesitos. Falei com o airbnb sobre o assunto, mas a política de proteção acaba respaldando esse tipo de coisa; então, como fazer para impedir uma retaliação injusta caso um hóspede quebre algo que deva ser cobrado? 

1 Melhor Resposta

Olá @Ana-Caroline9 , tudo bem? 
Sim, tanto o hóspedes como nós temos 14 dias para avaliar e recorrer ao aircover em caso de danos. Porém, no caso da avaliação, se uma das partes não avaliar dentro desse prazo aquele que avaliou tem sua avaliação publicada no perfil do outro mas fica sem avaliação da outra parte. Quer dizer, se eu como anfitrião faço a avaliação do meu hóspede e se passam os 14 dias e o mesmo não avaliar a minha avaliação ficará publicada no seu perfil, mas no meu não. 
já ocorreu comigo, é uma pena porque muitas vezes são hóspedes que ficaram muito satisfeitos 😒

Exibir Melhor Resposta no post original

7 Respostas 7
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Guilherme329 

 

Realmente não tem muito o que fazer. Apenas aprenda a lição e procure não repetir.

 

Mas lembre-se que você pode, e deve, fazer uma réplica a avaliação. Use este espaço com inteligência e explique a situação, sem ofensas ou qualquer outro motivo que possa dar motivo para remover sua réplica.

 

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Guilherme329 

Sei exatamente o que vc está passando, aconteceu o mesmo comigo.

Infelizmente o sistema de avaliações do Airbnb é muito falho, eles só apagam as avaliações e comentários que violam a Política de Avaliações que em nada, ou quase nada, protege os anfitriões, aqueles que chamam de "parceiros".

A premissa do Airbnb de não fazer a mediação de disputas sobre a veracidade das avaliações, abre uma brecha para os maus intencionados que usam o espaço para retaliações com graves consequências, principalmente para os Superhosts ou os que trabalham duro para conquistar o título.

E eles já estão cientes disso, mas pouco ou nada fazem.

Recentemente incluíram as festas como motivo para apagar as avaliações, mas foi somente isso.

Até em questões de denúncia por parte do hóspede, onde nada foi provado e já houve uma resolução favorável ao anfitrião, isso não serve para apagar as avaliações feitas por estes mesmos hóspedes. Foi o que aconteceu comigo.

Infelizmente, como disse o @Ricardo85 , o importante é usar o seu espaço de resposta para contar sua versão dos fatos e desmascarar esse hóspede. 

Mas ainda assim eu faria uma denúncia (a bandeirinha preta) e entraria em contato com a Central de Ajuda solicitando a retirada da avaliação e comentário.  Vai que...

Muito importante tbm é enviar feedbacks dessa e de todas as questões problemáticas. 

Espero ter ajudado. 

Boa sorte!

Depois nos conte se conseguiu resolver. 

Guilherme329
Level 3
São Paulo, Brazil

Olá colegas, primeiramente obrigado pelas respostas. 

Antes de escrever aqui já havia enviado um feedback ao airbnb e também falei  à respeito com o suporte airbnb, mas o que foi dito vai muito na linha do que respondeu o amigo @Ricardo85 , não há nada que se possa fazer. 
Infelizmente começo a entender que quando houver problema desse tipo devo esperar a avaliação do hóspede para depois cobrá-lo, a questão é que há alguns que não avaliam, ou seja, ao tentar sair de um problema podemos cair no outro, pois, há o risco de passarem os 14 dias de cobertura do aircover. Ou seja, nos cabe escolher o risco que queremos correr, uma situação um pouco chata.

Mas é isso amigos, bola pra frente, vou trabalhar para recuperar minha avaliação boa e tentar ser mais esperto numa próxima vez que ocorra algo do tipo, muito infelizmente existem pessoas má intencionadas e pelo visto temos que adotar um certo jogo de cintura com elas. 
Obrigado @Denise583 e @Ricardo85 . Que tenham um ótimo dia e uma excelente semana! 

Ana-Caroline9
Level 2
State of Rio Grande do Sul, Brazil

Guilherme, uma dúvida que fiquei ao ler seu comentário... se passar os 14 dias, o hóspede avaliou, mas eu não avaliei, a avaliação dele entra de qualquer forma? 

Olá @Ana-Caroline9 , tudo bem? 
Sim, tanto o hóspedes como nós temos 14 dias para avaliar e recorrer ao aircover em caso de danos. Porém, no caso da avaliação, se uma das partes não avaliar dentro desse prazo aquele que avaliou tem sua avaliação publicada no perfil do outro mas fica sem avaliação da outra parte. Quer dizer, se eu como anfitrião faço a avaliação do meu hóspede e se passam os 14 dias e o mesmo não avaliar a minha avaliação ficará publicada no seu perfil, mas no meu não. 
já ocorreu comigo, é uma pena porque muitas vezes são hóspedes que ficaram muito satisfeitos 😒

Oi @Guilherme329 

Muitos hóspedes não entendem como é importante para o anfitrião, as avaliações e comentários.  É é aquilo que vc disse, muitos são aqueles que mais ficaram satisfeitos. 

Eu faço uso de um  procedimento para lembrá-los. 

Faço minha avaliação e entro em contato com o hóspede agradecendo o cuidado que tiveram na acomodação e blá-blá-blá e digo que já fiz a avaliação deles. 

Normalmente isso é suficiente.

Caso não surta efeito, faltando uns 3 ou 4 dias envio outra mensagem lembrando que o prazo para avaliação está no fim e que as avaliações e comentários são uma ferramenta muito importante para nós, anfitriões, continuarmos a prestar um serviço de excelência. 

Raríssimas vezes dá "água" kkk

Tente e depois nos conte 

Francimar1
Level 1
Diadema, Brazil

Aconselho a todos aguardar fedeback e após cobrar os danos causados uma vez que o Airbnb, possue políticas de reembolso de danos, pois toda estadia possui seguro, e o cartão de crédito do locador fica presa ao Airbnb justamente por conta destes problemas que podem vir a ocorrer.

Mas os danos sempre estaremos sujeitos, já troquei diversos itens por danos assim como tv, microondas, geladeira aí vai.

Temos que cobrar sempre o preço justo por tudo que oferecemos ao nosso locador.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias