🍃[Festival]🍃 Combatendo o desperdício de alimentos

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

🍃[Festival]🍃 Combatendo o desperdício de alimentos

Laura_2-1713956022287.jpeg Laura_1-1713956012552.jpeg

 

 

O dia 24 de abril marca o Dia de Combate ao Desperdício de Alimentos, servindo como um lembrete crucial da necessidade urgente de abordar questões de consumo excessivo e desperdício, além de implementar mudanças significativas.

 

Esse é  um grande problema hoje em dia,e desde indivíduos até governos estão tentando descobrir como lidar com isso. Não é apenas uma questão social ou humanitária, mas também uma questão ambiental.

 

Uma grande parte dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçada, e essa quantidade de desperdício de alimentos que acaba em um aterro sanitário pode contribuir para problemas para o nosso planeta. Grandes quantidades de alimentos se degradam naturalmente ao longo do tempo, contribuindo significativamente para o aquecimento global e a erosão da camada de ozônio devido à grande quantidade de gás metano que produz ao se decompor. Poderíamos fazer uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano se parássemos de desperdiçar tantos alimentos.

 

Uma simples pesquisa na internet oferece uma variedade de opções para quem procura reduzir o desperdício de alimentos, como por exemplo:

 

  • Verifique o armazenamento de alimentos para garantir que está mantendo seus alimentos o mais frescos possível.
  • Entenda quando os alimentos expiram
  • Seja até mesmo criativo com suas sobras para impedir que elas vão para o lixo.


Existem muitas maneiras pelas quais podemos fazer uma diferença positiva em nosso mundo, e estar ciente do desperdício de alimentos é apenas uma parte do quebra-cabeça. Você já pensou sobre o que pode fazer, ou já está fazendo, para reduzir o desperdício de alimentos? Quer você esteja apenas começando ou já esteja progredindo nesse sentido, adoraria ouvir sua experiência sobre esse tema. E se você tiver alguma pergunta ou sugestão sobre como podemos melhorar ainda mais,  fique à vontade para compartilhar também.

 

Laura_0-1713956003514.jpeg 

Laura_3-1713956031151.jpeg

 

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

14 Respostas 14
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu praticamente não jogo comida fora, mas também quase não saio de casa então ajuda 😅

 

E vocês queridas, tem alguma dica para reduzir o desperdício e alimentos?

@Maristela47 , @Vanessa1883 , @Muriel-E-Rony0 , @Fabricia11 , @Grasiela6 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eu sou adepta ao freezer para não perder comida, mas fui criada pela minha avó paterna que era vegana (quando isso nem era moda ainda) e me ensinou a aproveitar tudo desde a casca da laranja que jogamos fora para fazer chá, até a água do cozimento da beterraba rico em ferro para um "pudim"! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Mentira que você tinha uma vó vegana @Vanessa1883 ??? Que interessante! Nessa época não se falava mesmo disso....

 

Agora me explica essa do pudim com água de beterraba?

 

Eu também morro de dó de jogar fora água de cozimento de alimentos, sabe quando a água tem a cor do legume? Sempre penso que ali tem todo o sabor e nutriente do vegetal!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Minha avó aproveitava tudo! Antigamente beterraba e cenouras vinham com folhas, as da beterraba ela fazia refogada como couve (uma delícia) e as da cenoura fazia um tipo de tempurá! A água de cozimento de legumes ela usava para fazer sopa e até para cozinhar arroz. Raramente ela descascava os legumes. Cascas de frutas eram secas ao sol e guardadas para fazer chá, e a água da beterraba ela acrescentava açúcar e amido de milho para engrossar, levava à geladeira em forma de pudim, além de bonito ficava gostoso! 

Fabricia11
Level 3
Rolândia, Brazil

Olá! 

Acredito que cada família deve ter uma maneira diferente de evitar o desperdício de alimentos, afinal esse planejamento deve ser feito de acordo com a rotina de cada família, ou indivíduo, ou até empresas.

Eu costumo cozinhar em casa, não sou de comer fora ou sair muito de casa. Sendo assim faço as refeições em quantidades suficientes e sempre aproveito todas as sobras. Também procuro comprar frutas e verduras em pequenas quantidades e as que são possíveis de congelar já guardo em porções. Isso também garante economia de tempo. 

Para quem faz poucas refeições em casa acredito que seja muito eficiente congelar marmitas prontas escolher frutas e verduras que possam ser guardadas na geladeira e nunca comprar em quantidade maior que seu consumo.

Já empresas como restaurantes, supermercados precisavam de leis mais claras e que facilitasse as doações. A burocracia é tão grande que na maioria das vezes os alimentos vão para o lixo para evitar problemas e enquanto isso muitas famílias passam fome. É muito triste! Ainda precisamos evoluir muito nessa questão.

 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

É engraçado que seja preciso todo um aparato, um "movimento", palestras, ONGs e entidades para relembrar a esta geração que tanto "fala" (mais fala que age) em sustentabilidade, as ações e atitudes simples e corriqueiras há séculos adotadas pelas gerações antigas, infelizmente esquecidas e deixadas de lado.

Esqueceram do tutú de feijão, da rabanada, da "sopa de pão", do pudim de pão, do bolinho de arroz, do chouriço, da buchada de bode e do sarapatel, da rabada e do mocotó, da sopa de peixe que os antigos faziam com as cabeças e guelras, ou mesmo da boa e velha canja de galinha que, sim, era uma "sopa" pra aproveitar os miúdos e as partes mais ossudas daquela galinha que era comida inteira em toda sua glória, não apenas as "partes nobres" como peito, coxa e sobrecoxa.

Até mesmo a nossa típica feijoada perdeu suas raizes. Focinho, pé, orelha, rabinho, joelho e etc, foram renegados, vitimas da onda "gourmetizada".

Uma geração que joga no lixo o miolo ou a côdoa do pão, e também o pão dormido e duro, e depois sai pra comprar "farinha panko" pros seus empanados.

A mesma geração que não sabe o que fazer quando o leite azeda ou qdo a banana fica madura demais.

 

Bora resgatar a sapiência do antigos.

Muito das respostas que procuram, é lá que acharão. 

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu também acho que as vezes a melhor coisa é simplificar @Denise583@Fabricia11 !!

 

Eu sou a rainha de usar sobras de comida pra fazer a refeição do dia seguinte, de cozinhar uma quantidade grande pois eu sei que posso comer em casa todos os dias e assim gasto menos com gás, louça pra lavar e tempo de preparação de alimentos.....

 

E quando trabalhava fora também organizava minha quentinha sem problemas!!

 

Em relação ao pão, estou com esse problema porque não sei oque fazer com pão duro..... Vocês congelam ele ou colocam no forno com um pouco de água? 🧐 Eu não sei bem oque fazer e não queria fazer sobremesa com ele....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

Vc pode sim congelar o pão ainda fresco, antes de ficar duro.

Ao descongelar ele estará do mesmo jeito de qdo foi congelado. 

Isso serve tbm para bolos.

 

Ha várias receitas para aproveitamento do pão. 

Minha mãe fazia um recheio para peixe assado que ficava maravilhoso.

Coloque o pão de molho em água.

Enquanto isso faz um gostoso refogado com allho, cebola, tomate e pimentão.

Retire o pão da água, esprema pra tirar o excesso da água e adicione ao refogado mexendo bem em fogo baixo por alguns minutos até desprender do fundo.

Desligue o fogo, acrecente azeite, azeitonas, sal e pimenta a gosto, pimenta e cheiro verde. misturando tudo. 

Aí basta rechear a barriga do peixe e levar pra assar. 

Esse mesmo recheio serve pra frango (eu acrescento maçã verde picada) e tbm pra carne de porco (aí acrescento abacaxi picado).

 

Tem uma Torta salgada 

5 pães dormimos 

4 ovos

1 caixinha de creme de leite

4 colheres (sopa) de requeijão cremoso

1 latinha de milho

1 latinha de ervilha

cheiro-verde

1/2 xícara de leite

presunto picado

muzzarela ralada ou fatiada.

Tomate

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Sal, orégano e pimenta a gosto

 

Corte os pães em rodelas e forre o fundo de uma assadeira untada. Se os pães já estiverem duros, aumente a quantidade de leite da receita.

Bata no liquidificador os ovos, o creme de leite, o requeijão, os ovos, o leite, a farinha de trigo, a pimenta-do-reino e o sal.

Despeje sobre os pães 

Espalhe por cima os demais ingredientes, por último a muzzarela, finalizando com rodelas de tomate, azeitonas e orégano.

Leve ao forno até dourar.

Nesta vc pode fazer a variação de recheio que preferir. 

 

Se eu lembrar de mais alguma, te passo

Bjcão 💋

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

AAAii vou fazer essa receita do recheio de peixe e frango @Denise583 !!

 

Eu estava há meses sem comprar pão ai deu um saracutico e fiquei com vontade de comer pão com manteiga..... 🧈 

Ai que delicia!! Agora vou fazer esse refogado.... oque eu faço com pão é quando faço as almôndegas de adicionar o pão moído na mistura pra dar mais liga....fica uma delícia!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

A verdadeira almôndega italiana se faz assim mesmo, com pão pra dar liga.

O mesmo pra bolo ou rocambole de carne moída. 

Mas vale a pena fazer, vez ou outra, um pudim de pão com calda, tal qual o pudim de leite. Se adicionar, à massa, ameixa seca picada e coco ralado à calda no momento de espalhar na forma, fica simplesmente DIVINO.

Experimente...

Adoçar a vida tbm adoça a alma kkk

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pois é Dê, mas toda vez que tentei dar uma de mestre cuca em casa me entupi tanto de doce que preferi não ter 🥹

 

Moro só com uma pessoa, trabalho em casa e não tenho força de vontade....a tríplice perfeita pra cair de boca hahahah 😅

 

Quando eu estou com a minha família em casa ai acho que vale a pena, senão fico viciada meeesmo cumadi @Denise583 

 

Eu hoje em dia virei mestre em fazer comida rápido e saudável .... a gente tem que se virar em mil, se eu começar a cozinhar (coisa que amo mas não faço tanto) eu começo a comer as 9 da noite!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

🤦🏼‍♀️🤷🏼‍♀️🤣🤣🤣🤣

💋

Como a Denise falou, eu sei que o pão francês você pode congelar e umidificar para reaquecer, mas precisa comer em breve, lembro que minha avó fazia muito quando eu era criança torradas com as sobras de pão, puro ou com azeite e tempero, certamente é uma boa opção também.

Aqui é difícil algo ir fora, não temos o costume de cozinhar quantidade, nunca dura nada!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

KKKK 'nunca dura nada' é meu lema também @Muriel-E-Rony0 !!

 

Esse povo que fica com comida estragando na geladeira não faz sentido pra mim 🤯

 

Mas eu também raramente vou em restaurante, supermercado já está um luxo para mim, quanto mais comer fora gente 🥹

 

Vocês dois trabalham de casa? Como funciona o esquema de vocês?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias