‌🍃‌[Festival de Sustentabilidade 2023]: Minha jornada tornando meu Airbnb mais sustentável e mais rentável ‌🍃‌

Leonardo798
Level 8
Caldas Novas, Brazil

‌🍃‌[Festival de Sustentabilidade 2023]: Minha jornada tornando meu Airbnb mais sustentável e mais rentável ‌🍃‌

Screenshot 2023-04-24 at 11.39.12.png

 

O AirBnB é uma plataforma que me permitiu realizar vários sonhos mundo afora. E tão logo surgiu a oportunidade, cadastrei uma residência minha e me tornei anfitrião.

 

Nessa jornada descobri que o mercado é bem concorrido e eu precisava desenvolver algumas ideias para tornar meu negócio mais sustentável, tanto para eu poder deixar a minha contribuição, oferecer um ambiente mais agradável ao hóspede, quanto reduzir meu o custo de energia elétrica e água.

 

Tracei um plano em etapas, a primeira seria reduzir a vazão de água em todas as torneiras da casa e automatizar o ar condicionado para evitar do hóspede deixá-lo ligado desnecessariamente.

 

Para as torneiras, comprei um redutor de vazão e um bico que injetava ar na saída de água, assim, o volume de água era reduzido, mas passava a impressão de que tinha muita água. E com o ar condicionado, como ele é um modelo sem a função Wi-Fi, comprei um disjuntor da Tuya e o associei a alguns eventos para determinar quando desligar sozinho.

 

Inicialmente tive uma grande dificuldade em saber se de fato tem alguém na casa ou não, então optei por desligar caso ele ultrapasse 12h ligadas e, também, desligar sempre às 10am. E deixando um aviso ao lado dele que ele possui temporizador e, caso desligasse, bastasse apertar o botão e religá-lo sem problemas.

 

Por ser uma casa, diferente de quarto de hotel, não seria possível associar uma chave ou cartão à presença de alguém na casa, já que pode sair uma parte dos hóspedes e a outra ficar dentro da casa.

 

Só essas medidas do ar condicionado e das torneiras já consegui uma redução na conta de água em torno de 15% e de 20% na de energia elétrica, afinal, foram 7 torneiras e 2 ar condicionados.

 

Com o sucesso dessa primeira etapa, resolvi automatizar tudo que fosse possível na casa para deixar um ambiente mais sustentável, e foi onde comecei a investir na piscina por ser o meu maior custo na casa.

 

Minha piscina possui 4 bombas (hidromassagem, cascata, filtro e aquecimento), portanto, precisava de um sistema que gerenciasse o uso desses recursos a fim de minimizar seu uso, mas sem desagradar os hóspedes. Para tanto, instalei um controlador para melhorar a eficiência do aquecimento solar onde consigo adaptar a programação de acordo com a condição do tempo (céu claro, nublado, chuvoso, verão, inverno, etc), instalei um temporizador para as bombas de hidromassagem e cascata e também um sistema que consigo associar o sistema de filtragem ao controle de pH, cloro, volume, o qual posso gerenciar o melhor horário para encher a piscina e adicionar o cloro que minimize o desperdício e não incomode o hóspede.

 

Após concluir a etapa da piscina, comecei a investir em um sistema de irrigação automatizado que rega os mais de 30 vasos de planta espalhados pela casa além do jardim frontal e interno para que ocorra de madrugada afim de minimizar a evaporação.

E, a última etapa foi instalar sensores em todas as luzes externas permitindo ligar ou desligar pelo horário ou presença de alguém, e sensores que desligam alguns eletrodomésticos de consumo maior.

 

Esses sensores extras ajudam quando o hóspede encerra a estadia, assim consigo desligar o freezer, filtro, luzes, ventiladores e demais aparelhos tão logo eles saem, cortando o gasto elétrico dos mesmos e evitando que um funcionário se desloque até o local.

Somando todos esses investimentos, consegui uma redução de água e energia elétrica na faixa dos 30% a 40% mensalmente, o que, ao longo de 12 meses, será possível recuperar todo o gasto com a compra e instalação dos sensores, além de contribuir para uma estadia mais sustentável.

 

O próximo passo será investir em um sistema de geração própria de energia elétrica com placas fotovoltaicas já que minha residência localiza-se em uma região de intensa incidência solar grande parte do ano.

 

7 Respostas 7
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Leonardo798 , obrigada por compartilhar sua experiência aqui com a gente na Comunidade,  são muitas dicas e conhecimento relevantes que podem ser úteis para outros anfitriões reduzirem também as contas de energia elétrica e água.

 

Acabei colocando uma foto do seu anúncio porque não tinha nenhuma outra.... se tiver alguma pra adicionar coloca aqui e eu faço as alterações 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo798
Level 8
Caldas Novas, Brazil

Oi, , eu planejava ir até a minha residência semana passada e tiraria umas fotos melhores dos sensores, eles realmente não ficam muito visíveis e acabam não fazendo parte do anúncio, e eu não tinha fotos legais para adicionar. 

Então, separei algumas do app que uso para gerenciar tudo a distânica.

 

img_01

img_02img_03img_04img_05img_06img_07img_08img_09img_10

O mesmo sistema de controle para o ar condicionado, aqui foi uma forma temporária que coloquei no início até fazer uma caixinha mais bonitinha dentro da parede. Mas caso o hóspede saia e deixe ligado, consigo desligar a distância. Os ar condicionados mais modernos já têm esse recurso, mas o meu não tinha, então precisei adaptar.

Controlador de temperatura do painel solar da piscina, sistema de bomba de aquecimento e controle do nível de água da piscina

Controle de temperatura da piscina com o uso de placas solares

Consumo de energia de toda a casa em tempo real com a possibilidade de desligar tudo quando o hóspede vai embora e a minha funcionária não pode ir até lá no mesmo dia

Sistema para acompanhar o consumo do ar condicionado e possibilidade de desligar, criar temporizador entre outros recursos úteis.

Precisei colocar um detector de fumaça nos principais cômodos da casa para inibir hóspedes fumando nos ambientes, além de alertar em caso de fumaça

Sistema que gerencia a irrigação de todas as plantas da casa, consigo programar para que ocorra à noite e de madrugada, evitando molhar as plantas durante o dia onde o consumo de água seria maior

Controle de algumas variáveis da piscina, o mais importante é o pH, o que me ajuda a reduzir drasticamente o consumo de produtos químicos da piscina, e organizar a questão da limpeza de forma mais eficiente.

Possuo esse aparelho que controla a temperatura dentro do quarto e do lado de fora da casa, assim consigo programar o uso do ar condicionado para não ficar muito tempo no máximo (muitos hóspedes ligam no máximo e saem do ambiente por horas, assim evito disso ocorrer gastando energia elétrica de forma desnecessária)

@Laura

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leonardo798 , caramba, que casa inteligente!!

Você realmente controla TUDO de longe!!

Não sei porque as últimas fotos não baixaram, as primeiras sim, teria como colocar de novo elas aqui?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo798
Level 8
Caldas Novas, Brazil

@Laura na verdade, as fotos de baixo são as de cima, ficaram fora do lugar e sem os textos =/

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que estranho @Leonardo798 , você não consegue fazer o upload de novo?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Catherine-Powell
Ex Airbnb
Ex Airbnb
Malibu, CA

Olá @Leonardo798 ,

Obrigado por compartilhar sua abordagem inovadora e suas soluções para se tornar um anfitrião sustentável. Muitos anfitriões achariam estas medidas inspiradoras e podem acrescentar tais medidas sustentáveis nos seus anúncios.

Mais uma vez, obrigada,
Catherine.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leonardo798 ,a  Catherine Powell, diretora Diretora de Hospedagens Global do Airbnb, fez o seguinte comentário sobre a sua publicação e eu o traduzi para português 🙂

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias