🍃Festival de Sustentabilidade 2024 🍃

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

🍃Festival de Sustentabilidade 2024 🍃

Festival de Sustentabilidade 2024.jpg

 

Olá a todos! 

 

O 3º Festival de Sustentabilidade anual foi oficialmente lançado e estamos felizes por termos uma semana cheia de celebrações. Junte-se à comunidade entre 22 e 26 de abril para descobrir novas dicas de sustentabilidade e compartilhar sua jornada ecológica com a comunidade.

 

Você pode acessar facilmente todas as publicações aqui para não perder nenhum conteúdo. Convidamos você a retornar diariamente para se manter atualizado com as novas publicações. 

 

Mal podemos esperar para ouvir suas opiniões, ideias e perguntas, pois elas contribuem para discussões interessantes sobre o nosso planeta. Agradecemos seu apoio e sua participação no Festival de Sustentabilidade. 

 

Desejamos a todos vocês uma incrível jornada de conscientização ambiental.

Quais medidas você esta tomando este ano para tornar o seu estilo de vida mais sustentável? Nós adoraríamos saber dos seus empenhos! Compartilhe-os conosco abaixo!

 

Calendário de eventos

 

Terça-Feira, 24 de abril

Quarta-feira, 25 de abril  

Quinta-feira, 26 de abril  

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

22 Respostas 22
Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Então @Laura, o selo eco responsável , é um processo que é feito por empresas certificadoras , geralmente hotéis , pousadas e resort que pagam para  estabelecer as normas e adequações e receber o selo , que vai de 1 a 5 folhas em foco. Já em nosso caso, a plataforma deveria estabelecer os critérios de sustentabilidade, usado as mesmas normas para qualificar através das informações comprovadas , o recebimento do selo . A plataforma poderia fazer uma parceria com a Sebrae , cujo custo é mais acessível e quem se interessasse, poderia ir , aos poucos , normatizando o seu espaço ; para evitar gastos de uma só vez . Veja o selo abaixo , esse que vou colocar é para Pousada , mas o critério é o mesmo . Abraço 🫂 

IMG_6041.jpeg

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que bacana @Mária20 , você contratou esse serviço por fora? 

 

Acho super relevante colocar essa informação no anúncio e também a foto do selo nas fotos do anúncio, é isso que você vai fazer?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Não contratei @Laura ,  porque fica muito caro, mas na outra plataforma, eles tem um protocolo de sustentabilidade, que os anfitriões , podem ir se adequando e a medida que vão cumprindo as metas , recebem o selo de sustentabilidade, pela própria plataforma, mas como eu fui da qualidade , conheço bem as normas e procuro aplicá-las de forma eficaz e satisfatória. Normalmente, para contratar empresas certificadoras , é necessário , ter uma rede de hospedagem, porque o valor é bem salgado e eles , também , não se interessam, por pequenos negócios .No Post anterior indiquei um link da Sebrae , que estabelece , as 5(cinco) principais atividades de reciclagem ♻️ para configurar como uma empresa de serviço  sustentável. Vou deixar , novamente, logo abaixo. Nesta outra plataforma, sou duas folhas 🍃 🍃. No prédio onde eu tenho o apartamento, não recicla , absolutamente nada , tenho conversado com o síndico, mas isso não é prioridade, não passa na assembleia;( . Enfim … É um longo processo , tomar decisões e conscientizar sobre a reciclagem . Voilà querida ! Abraço 🫂 

 

https://issuu.com/abnt/docs/turismo

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu que o diga @Mária20 , na minha região também não se recicla nada, o lixo fica na rua acredita? Acho que passa um caminhão duas vezes por dia para pegar, mas como eu moro na rua principal acho que isso seria um problema....

 

 

Muito obrigada por compartilhar o link! 🥰

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

George1717
Level 4
Brasília, Brazil

Ola Laura, 

Eu tenho alterado minha rotina e hábitos para contribuir com o meio ambiente e reduzir minha pegada ecológica e , no caso, de minha operação no mercado de aluguel de curta temporada. No lado pessoal, tenho reduzido drasticamente o consumo de carnes, realizado coleta seletiva e utilizado os restos orgânicos para fazer compostagem. Além disto, sempre que possível, tenho optado por utilizar transporte público ao invés de utilizar carro próprio. Pretendo, em breve, trocar meu carro movido a gasolina por um elétrico. Outro aspecto tem a ver com a participação em um grupo de escambo onde coisas usadas são trocadas e isto diminui minhas compras de itens novos, dentro da lógica de reciclagem. Soma-se a isto a redução quase a zero de sacolas plásticas nas compras de supermercado pois comprei umas sacolas de algodão e as levo para colocar frutas e verduras e caixas de papelão para outros itens. No caso da limpeza, tenho trocado produtos com cloro ou que afetem a vida dos peixes por aqueles eco friendly. Tal prática tbm estou adotando em minha operação: shampoo, sabonete e condicionador ofertados aos hóspedes são 100% veganos, sem testes em animais, eco friendly e disponível em dispenser, reduzindo o consumo de plástico.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que ótimas as suas contribuições @George1717 !!

 

Eu fiquei pensando agora no meu próprio caso e estilo de vida, trabalhando de casa então não uso carro ou transporte público, cozinhando quase todos os dias e comprando quando posso produtos orgânicos...

Ainda posso melhorar muito, mas existe alguma forma de mensurar a nossa pegada de carbono de acordo com as nossas escolhas?

 

Outra coisa que também sempre fico em dúvida é sobre o carro elétrico...ele é mais sustentável mesmo? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Paula2712
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Olá Laura e comunidade!

Adoto a alguns anos a separação dos resíduos secos e orgânicos. Aqui na minha cidade temos a coleta seletiva.

Também adotei o uso de sacolas retornáveis para compras em supermercados e feiras, assim diminuindo o consumo de itens de plástico. 

 

No studio que alugo aqui na plataforma, também deixo sacolas retornáveis para que os hóspedes a usem e não precisem de sacolas plásticas em suas compras. 

 

Temos que cuidar do Planeta, pois é a casa mais importante que temos. 

 

🌏💚♻️

1000222478.jpg

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Paula2712 querida, que linda a sua foto!!!

Essa questão da separação dos resíduos secos e orgânicos é algo que vejo ainda muito pouco disseminado nas prefeituras......você faz esse serviço por 'fora' ou a sua prefeitura é responsável por recolher e descartar adequadamente esses resíduos?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias