Mudança na política de cancelamento pelo site sem meu conhecimento implicou em não reembolso

Adriana1275
Level 2
Morro de São Paulo, Brazil

Mudança na política de cancelamento pelo site sem meu conhecimento implicou em não reembolso

Olá, pessoal!

O Airbnb cancelou reserva de um hóspede dois dias antes do Check-in. Eu havia optado pela política de cancelamento RESTRITA e, para minha surpresa não havia reembolso para esse cancelamento de véspera. Fui checar meu anúncio e estava como se eu houvesse optado pela política flexível. Ou seja, aparentemente foi mudado sem meu conhecimento, pois tenho 100% de certeza de que a política que optei foi a restrita. Assim, fiquei sem o reembolso do cancelamento realizado pelo próprio Airbnb. 

Isso está correto? Alguém já passou por isso?

8 Respostas 8

@Adriana1275 Boa noite. 

Já aconteceu algo semelhante comigo  2 casos específicos, mas sem a alteração da minha política de cancelamento.

1 das vezes porque o hóspede comprovou COVID e a 2° porque a hóspede entrou em contato com airbnb alegando que eu teria pedido pra ela cancelar pois eu nao poderia recebe-la e que teria permitido que não cobrassem nada pelo cancelamento. Aí tive que entrar em contato com o airbnb e explicar e provar tudo o.que havia conversado com a hóspede, etc. Eles deram um prazo pra avaliar e recebi 100% menos a taxa de limpeza se não me engano. Já faz algum tempo ... 

Ligue para eles para que te expliquem o que houve. 

Mas já tive minha política de cancelamento alterada sem ter feito a mudança. 

Estou sempre averiguando depois do ocorrido.

Adriana1275
Level 2
Morro de São Paulo, Brazil

Oi, Ayla. 
Obrigada pelo seu relato. A hóspede alegou teste positivo para Covid, talvez por isso o não reembolso. Mas isso não justifica terem alterado a minha política no anúncio. Já enviei mensagem, se não resolverem eu ligo.

Valeu!

Oi @Adriana1275 

Se eu fosse vc iria investigar melhor. 

Covid já deixou de estar na "Política de Força Maior".

Foi enviado comunicado a respeito. 

No entanto há outras situações cobertaa por essa politica.

Volto a insistir que o Airbnb não faz alterações nas configurações dos anúncios. 

Se houve alguma mudança certamente foi um dedo que esbarrou, um esquecimento na hora de salvar ou mesmo uma desatenção do anfitrião.

Acontece nas melhores famílias. 

Contudo, mesmo estando marcado a política de cancelamento flexível, só é aplicada qdo é o hóspede que faz o cancelamento.

Como no seu caso foi o Airbnb que fez, eu te aconselho a correr atrás do prejuízo e entrar em contato com a Central de Ajuda cobrando responsabilidade deles.

É o que eu faria...

Boa sorte!

Adriana1275
Level 2
Morro de São Paulo, Brazil

Grata Denise.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Adriana1275 , você já teve resposta do suporte o cancelamento da reserva e a sua política de cancelamento?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Adriana1275
Level 2
Morro de São Paulo, Brazil

Olá Laura,

segundo o suporte, a hóspede provou o teste positivo para COVID, e a reserva foi feita ainda em abril, por isso teve ressarcimento total. Mas me

reembolsou uma diária por ter avisado de véspera. 
Quanto à mudança, o atendente também achou possível uma falha (bug) no sistema, e pediu alguma prova de minha escolha para acionar o setor de desenvolvimento. Mas, infelizmente, não tenho essa prova. Falei que deve haver um log de alterações que mostre quem é quando alterou. 
Mas a lição aprendida fica. Periodicamente, tirarei print de minha tela com todas as opções de configurações que fiz. Assim, posso provar em eventuais futuros problemas. 
Dessa vez, contei apenas coma a certeza de minha escolha, pois sou bastante cautelosa e com vivência em sistemas. 

Oi @Adriana1275 

Diante dessa resposta tbm vou fazer o mesmo.

Tirar print de todas as configurações. 

Com a sucessão de bugs ocorrendo a qqr tempo, melhor se precaver.

Abraços!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Adriana1275 , e obrigada por compartillhar com a gente aqui sobre o seu caso e o possível bug na política de cancelamento.

 

Fica esse alerta e até uma forma de checar regularmente às opções selecionadas para não ter surpresas no futuro. 

 

Que bom que pelo menos uma diária foi reembolsada!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias