Prejuízos, na minha primeira hospedagem.

Prejuízos, na minha primeira hospedagem.

E03DC022-47EC-4562-971E-FA4CC458B1B1.jpeg

08509C99-D04F-4FB4-BA31-E36FF6755288.jpeg

Sou nova no site, minha inexperiência tem causado angústias em como agir. Estou em uma ilha, sem receita em uma grande casa frente ao mar, com uma casa casa , duplex, frente ao mar, com total independência para rua, praia. Através de muito encorajamento entrei no Airbnb, investir o que não tinha, colocando boa internet , Tv, pintura, arrumei com muito amor e cuidados em todos detalhes. Recebi meu primeiro hóspede , um casal com reserva para 30 dias. Chegaram fim do dia, então deixei várias coisas diferentes, para que pudessem lanchar, ou merendar, ou jantar algo quente se assim preferissem. Deixei cadeiras de praia, sombreiros, mesas náuticas, deixei a casa linda , cheia de benefícios agregados.  Eles chegaram, foram direto para um bar alegando estarem cansados e queriam uma cerveja para relaxar. Solicitaram que eu fosse pega-los. Como era próximo e meus primeiros hóspedes, respondi “claro”, fui até eles. Quando cheguei, o motorista do ônibus que havia trazido eles até o lugarejo de pescadores, gritava dentro do ônibus para quem quisesse ouvir que eles não haviam pago as passagens dizendo não ter dinheiro, mas estavam sentados em um bar bebendo. Solicitei calma ao motorista , que nervoso não me ouvia, pedindo a ele a chave do PIX para que pudesse pagar a passagem deles é assim ele parasse de gritar e expor a todos por ali. Assim foi a chegada do casal. Entraram na casa e agradeceram felizes os mimos que deixei. A casa estava impecável, com flores, cheiros e extremamente limpa. Levei a pedido da hóspede no dia seguinte, a academia local e nesse momento pude apresentá-los a pessoas confiáveis. Dias se passaram, primeira semana , eles fizeram amigos local , suspeitos, fizeram encontros,eventos, madrugada disseram jogar dentro da casa frescobol e quebraram vidro da janela. Fui então até eles na casa de hóspedes e percebi que a casa estava fedendo a peixe, cheia de cigarros e comida pelo chão, comida por todo lado , tudo fedia. Como a casa de hóspede é um duplex , não entrei pra ver o primeiro andar, mas pelo feder e sujeira, da churrasqueira elétrica que deixei para eles, vi que precisavam de ajuda. Paguei por uma faxina e ofereci a eles gratuitamente. Ela ficou horrorizada com a porcaria e fotografou copos quebrados, comida podre por todos os lados, cadeiras quebradas, roupas de cama sujas e queimadas de cigarro,  muito nojento tudo. Então depois da segunda semana de uso da casa, avisei por escrito que eles precisariam repor na saída deles tudo que quebraram que não foram poucas coisas. Então , recebo um comunicado quase ao mesmo tempo , do site, avisando que eles alegaram problemas na casa e que eu não fazia parte do conceito básico pactuado com o Airbnb e que seria descontado das próximas hospedagens a restituição dos hóspedes. 
a outra comunicação foi dos hóspedes pelo WhatsApp, avisando onde haviam deixado as chaves, agradecendo todos os benefícios e carinhos recebidos . Fugiram deixando tudo quebrado, imundo e o pior, me difamaram com o site Airbnb . Não escrevi a recomendação dos hóspedes com medo que me difamem publicamente como anfitriã , expondo o comentário aos próximos hóspedes. Minha inexperiência fez com que eu me dedicasse emocionalmente a ter acertos e me sinto arrasada, frustrada, cheia de prejuízos econômicos e desmotivada a seguir com esse negócio . O que podem me aconselhar? Será de grande ajuda . Não sei agora como pagar os débitos deixado e estou na minha primeira hospedagem desmoralizada por “aproveitadores” e “golpistas”. 😔😭 

1 Resposta 1
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Puxa @Cynthia1009, lamento tudo pelo que vc passou
Mas vou repetir uma coisa que sempre digo, e é mais que certa qdo se trata de Airbnb.
"Começou errado, fatalmente vai terminar errado"!!!

Por que pagou as passagens do ônibus? Por que os levou de carro pra cima e pra baixo?
Vc não é pai, mãe, nem motorista deles, vc é a anfitriã e precisa agir como tal.

Se vc não se valorizar como anfitriã, quem mais o fará?
Sabe aquela antiga história que diz, "dá a mão, querem o braço"? E por ai.
Vc não impôs limites nem regras.
Qdo viu a casa imunda e quebrada, o que fez? Mandou a faxineira E AINDA PAGOU POR ELA!!!
Ou seja, passou pano pro que eles fizeram.
Onde já se viu jogar frescobol dentro de casa!!!
Tudo errado!!!
Já ali no início, naquela situação do ônibus, ali já soou o alarme, e um dis grandes!
Eu já teria, ali mesmo, ligado pro Airbnb pedindo o cancelamento por não estar me sentindo segura.
Nunca deixe uma situação desconfortável, pra dizer o mínimo, tomar proporções incontroláveis.
Entendo que vc quis ser simpática e solícita, mas vc foi solícita demais.
Vi seus anúncios e praticamente não há regras, só permissões (pode fumar, pode levar animais, pode levar visitas...).
Infelizmente não é assim que funciona.
E vc ainda diz "Entre e conheça a SUA casa!!!
NÃO, a casa não é do hóspede, É SUA!!!

E nunca se esqueça "minha casa, minhas regras", ainda mais que vc mora alí, na casa principal.
Se faz urgente que vc reveja sua postura como anfitriã e seus anúncios, adequando-os a um uso consciente e respeitoso.
Não seja tão permissiva, estipule regras e limites, descreva todo o comportamento que vc espera do hóspede, os lugares onde pode ir, o que pode fazer e, principalmente, onde não pode e o quê não pode.
E detectando qqr situação anormal ou desconfortável, denuncie imediatamente ao Airbnb, assim vc se antecipa a falsas denúncias, como a que ocorreu, e pode acionar o Aircover para o ressarcimento de danos e faxina pesada extra.
E NUNCA, nunca deixe de fazer uma avaliação honesta e detalhada. Somente assim, nós anfitriões, estaremos prevenidos, e esse tipo de comportamento poderá ser banido da plataforma.
E vai um conselho, não aceite hospedagens para mais de 15 dias, pelo menos agora no começo enquanto vc ainda não pegar o jeito.
Eu, mesmo sendo Superhost, não aceito estadias além de 15 dias. Se vc pegar um hóspede sem noção, ficará com ele por muito tempo.
Além disso prefiro ter contato mais amiúde com minhas acomodações, faxinas e manutenções mais frequentes conservam melhor o espaço.
E se vc tiver etivado a reserva instantânea, desative-a, assim vc tem maior controle em quem aceitar ou não.
Por enquanto esse é o básico que posso dividir contigo num primeiro momento.
Não se furte a vir aqui quantas vezes for preciso para pedir conselhos e ajuda.
E não se sinta mal pelo ocorrido, acontece nas melhores famílias. Cada anfitrião aqui  já teve um começo; tbm já cometemos erros.
Tente apenas tirar um lição disso e bola pra frente!!!
Abraços!

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias