SUGESTÃO DE SEGURANÇA

Alexandre-M0
Level 2
Vila Velha, Brazil

SUGESTÃO DE SEGURANÇA

Saudações a comunidade.

 

Nas minhas locações procuro não só a recíproca da educação, ca boa vontade e da transparência como pressuponho que "o combinado não sai caro", então não costumo como quando atendo ligações a dar informações a quem não se identifique mas sempre tendo o cuidado de me apresentar e explicar e vencer a barreira das apresentações.

 

Não obstante há varios perfis , muitos até antigos alguns mais a maioria novatos (com menos de um ano ) quase completamente "anônimos" que não tendo nenhuma verificação de segurança, apenas um pré nome, não tendo qualquer informação sobre localidade de residência e , muito menos,  algum comentário ou histórico que o balize fazem inúmeras perguntas, muitas das quais tentando um contato externo anti ético e perigoso (disfarçado de consulta para uma locação mensal de longo período que não poderiam fazer pois não atendem as garantias, fiadores, etc  de uma imobiliária) ou informações bobas ou outras até sensíveis (de localização que poderiam levar a arrombadores num período onde (pelo calendário disponível no AIRBNB) notassem que o imóvel esta vago. Estes perfis nunca se identificam, por mais que eu peça e ou explique a importância e o recíproco de confiança de uma relação ter que começar com isso...

 

Eu sugiro que o AIRBNB implememente uma funcionalidade para que nós , hosts e parceiros, nós que somos o AIRBNB em tempo integral e não o cliente eventual sejamos protegidos de golpes e respaldados, é uma sugestão simples de que nós possamos visualizar senão quantas denúncias um perfil já sofreu (pressuposto de onde há fumaça há fogo) senão o teor das mesmas.

 

Pois do jeito que está o AIRBNB não tem ajudado muito seus parceiros que são literalmente sua estrutura e ainda por cima nos penalizam ao recusar consultas de perfis mal intencionados assim, o que tem sido cada vez mais frequente na medida que a carestia  no país e no mundo , as necessidades das famílias que não podem mais pagar um aluguel e recorrem a todo e qualquer subterfúgio para sua própria sobrevivência assim como os golpistas de plantão veem conhecendo as vulnerabilidades da plataforma e a que a mesma "impõem" a seus hots.

 

Gostaria mesmo de ver um respaldo, pois estou e me sinto só nestas trincheiras, o atendimento telefonico do AIRBNB hj é risível perto do que era a 5 anos atrás, meramente protocolar , distante e difuncional.

 

Sugestões: 

 

1- Hosts poderem ver e consultar denúncias feitas a perfis de hóspedes, tanto o quantitativo como seria interessante o teor

 

2 - Recusa a hóspedes que muito perguntam e nada divulgam no chat (nem nome completo) não afetassem a pontuação ao status de super host nem qualquer outra penalidade em nosso rating

 

Cordialmente

Alexandre [Dados pessoais removidos por motivos de segurança e de acordo com as Diretrizes da Comunidade], host desde 2010.

 

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS
13 Respostas 13
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oque vocês acham dessas sugestões do @Alexandre-M0 , @Beatriz98 , @Denise583 , @Ayla316 , @Bianca156 ? Acham que existe alguma outra forma dos anfitriões se protegerem de hóspedes que possam trazer problemas?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Alexandre-M0 O Airbnb já adota alguns procedimentos de segurança, entre eles a não disponibilidade do contato telefônico, por isso muito me estranha seu relato qdo diz "quando atendo ligações telefônicas". Os contatos só são disponibilizados após o fechamento da reserva, antes disso toda a comunicação se faz através do chat, que tbm limita o envio de qqr outra informação pessoal como endereço da acomodação e foto de perfil, ficando apenas visíveis as avaliações, aliás, muito valiosas para que possamos fazer uma ideia com quem estamos lidando.

Perceba que até na CC, seus dados pessoais foram "apagados" para sua segurança. 
Mesmo, para nós, parecendo os perfis quase "anônimos", não são para o Airbnb que, no ato da reserva, já terá validado todas as informações minimas necessárias (identidade, e-mail, telefone e forma de pagamento), caso contrário a reserva permanecerá pendente e/ou não se efetuará.
Não obstante, há os "sem noção" que, ainda no chat, tentam obter informações antecipadas ou aliciando-nos em busca de transações antiéticas, como vc classificou.
Daí cabe ao anfitrião seguir o procedimento e não informar.
O chat existe justamente para isso, para que ambos possam fazer as verificações de segurança e demais informações, ainda numa consulta.
Diferente do que vc afirmou, o anfitrião não é penalizado por recusar consultas ou mesmo perdidos de reserva, as penalidades se fazem apenas ao se cancelar reservas já efetivadas.
Para que isso não aconteça há a opção de desabilitar a Reserva instantânea, assim o hóspede percisa enviar um pedido, que o anfitrião tem a prerrogativa de aceitar ou não.
Espero ter esclarecido todas as questões

Alexandre-M0
Level 2
Vila Velha, Brazil

Parece que vc não me leu né Laura, comparei mensagens (consultas anônimas de perfis sem verificação de segurança ) com telefonemas anônimos (trotes) que recebemos cotidianamente. Não me leu e gastou tempo para escrever tudo isso ai... Sinceramente que perda de tempo.

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS

Oi @Alexandre-M0 

Parece que vc é que não leu e nos está fazendo perder tempo, além de ser rude com quem se disponibilizou a responder-lhe.

Não existe, dentro da plataforma, consultas sem verificação de segurança.  Se a pessoa tem cadastro no Airbnb,  foram feitas verificação (ID, e-mail, contato telefônico e forma de pagamento).

Tampouco há telefonemas anônimos, uma vez que os contatos telefônicos só são disponibilizados após o fechamento da reserva.

Contudo nenhum sistema de segurança é infalível,  nem a NASA consegue 100% de proteção.

Se vc detectou algum perfil suspeito, tem a opção de denunciar para que ele seja removido.

E se está tão insatisfeito com o Airbnb,  procure outra plataforma que atenda aos seus padrões.

Quem sabe, encontre. 

Boa sorte!

Sinceramente Denise nao sei se vc é ingenua ou se ganha algo pra defender sem argumentos ou sem conhecimento...Sim não estou lendo mais... EXISTEM sim consultas sem verificação de segurança, quer que eu PRINTE as telas (nao sei se dá pra fazer isso aqui e nem o ponto de fazer isso mas só pra não me sentir menor ante suas afirmativas , vc é dona da verdade? Uma programadora do AIRBNB? ) Acha que plataforma é perfeita? Se fosse pra que o forum?

 

Já tive vários problems não só de política de segurança falha mas de bugs de TI.

 

Inclusive ja experimetei (fui vitima)  até de bloqueios antes da pessoa sequer enviar docs (um tipo de reserva instantanea em pendencia) foi um bug gerado e que abri incidente junto ao AIRBNB mas me deixou o calendário bloqueado na véspera de um feriado até expirar por falta do golpista prover os docs....

 

Talvez sua área de atuação (cidade) seja tão visada

 

Sinceramente  achei leviano e grosseiro seus textos e vc advoga pro AIRBNB , friso e repito se seus comentários fossem a verdade absoluta para que o fórum né? A plataforma é perfeita , pra que sugestões ou avisos de falhas e sugestões de melhoria.

 

Pra que?

 

 

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS

@Alexandre-M0 

Debater num fórum não é ser dona da verdade.

Vc que foi rude e grosseiro com a @Laura , que está aqui tentando te ajudar.

Pensa o quê, que vc é o único que detectou problemas na plataforma? 

Seja gentil, "gentileza gera gentileza"

Nunca falei que a plataforma é perfeita, muito pelo contrário. Sim, há bugs, como há em qqr sistema operacional; sim, tbm há gente de má fé; sim, o Airbnb não disponibiliza telefones antes de uma reserva fechada (É FATO, NÃO OPINIÃO) e sim, o Airbnb faz verificação de todos os hóspedes (e tbm anfitriões) antes de fechada a primeira reserva (É FATO, NÃO OPINIÃO), mesmo que isso não seja suficiente pra impedir vigaristas e nem gente grosseria. 

Há muito o que melhorar, espero que um dia o Airbnb chegue nesse patamar de excelência.

Enquanto isso, mandemos feedbacks, qto mais melhor.

 

Alexandre-M0
Level 2
Vila Velha, Brazil

Perfis do AIRBNB sem verificação de segurança, forçando contato externo para aluguel atravessando a plataforma por não terem condições nem garantias nem pela plataforma nem por uma imobiliária é o que mais tem. Sem contar nas inúmeras tentativas destes perfis anônimos (de arrombadores e outros golpistas) de tentar informações para detectar o proximo "alvo" de arrombamento. Um perfil anônimo (sem verificações de segurança) sem histórico, mesmo se denunciado é rapidamente substituido (pela mesma pessoa) por outro perfil e o golpe continua. Mas tão ruim quanto é ver uma pessoa "ler" aqui e falar sem propósito ou compreensão. Muito desanimado...

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS
Alexandre-M0
Level 2
Vila Velha, Brazil

"...Airbnb adota procedimentos...." sim , pouco efetivos, atrasados ou diria letárgicos. Deveriam nos ouvir, nós que estamos nas trincheiras mas eles não preocupam com os "golpes" pois nós somos as vítimas e estes não seriam possíveis clientes, se apertarem a peneira nos protegem mas pegam alguns clientes "preguiçosos" também criando "burocracias" o que querem é  mais do "instântaneo" e menos do seguro, nós que provenhamos nossa própria segurança... Empresa com ações na bolsa é assim, filosofia mudou muito, e pra bem pior. Somos os empregado do "ano do Mc Donald'S" não nos veem como parceiros, talvez a filosofia mude mas não acredito muito.

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS
Alexandre-M0
Level 2
Vila Velha, Brazil

Hóspedes sem perfis com verificação de segurança , ID e outros não deveriam poder colocar consultas e pedidos de informações e nem "contruir" histórico fake de comentários para obter vantagens, como acontece muito a mesma pessoa tem duas contas e uma conta dela aluga dela mesma e vai construindo histórico para golpes...não obstante o pefil tá lá com histórico mas sem cidade de onde mora, sem nome completo, sem idade, sem NENHUMA verificação de segurança e através do histórico e reputação CONSTRUIDA de comentários aplicando seus golpes, ao ser denunciado (n vezes depois e do AIRBNB finalmente agir) simplesmente começa tudo de novo... a nós cabe o filtro, a dor de cabeça e a perda de tempo. E somos sim penalizados, sou de TI e tenho notado os algoritmos baseando me estatisticamente nas minhas necessidades de negar aos perfis fraudulentos , anônimos etc e dos meus hits de busca.

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Alexandre-M0 , esse feedback sobre a implementação de sistemas de segurança para anfitriões e a sua sugestão são tópicos bastante pertinentes, eu até tomei nota dos pontos que você levantou para que a segurança e mais funcionalidades possam ser introduzias na plataforma.

O intuito da Comunidade é para que seja um fórum para troca de experiências e ajuda entre anfitriões.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Alexandre-M0
Level 2
Vila Velha, Brazil

Reconfortante ouvir, me sinto carregando água com peneira.

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Alexandre-M0 , sinto muito ouvir isso.... o papel desse fórum é justamente para que anfitriões possam se munir e aprender e trocar ideias entre si, para se ajudar no caso de situações mais difíceis ou até para aprender sobre a plataforma. 

Você diz estar com dificuldade para receber consultas de bons hóspedes com verificação de perfil?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sergi
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Alexandre-M0 , meu nome é Sergi e sou o responsável por esta comunidade enquanto a @Laura  tirou uns dias de férias. O propósito do comentário da Laura foi de realizar um debate saudável e construtivo para discutir positivamente e coletar ideias com o intuito de remetê-las para o Airbnb, na intenção de melhorar a seção de segurança, questão que é de suma importância, e na qual o Airbnb, como a @Denise583  disse com razão, já tomou alguns procedimentos sobre. Mas, como tudo neste mundo, sempre há espaço para melhora e é por isso que a Laura quis abrir um debate aqui. Mas vejo que não foi esse o sentido que você inferiu, @Alexandre-M0 , e sinto muito, pois a intenção tanto da Laura quanto da Denise era de fomentar e promover seu tópico.

Acredito sinceramente que todos os pontos que você colocou criticando os produtos do Airbnb são legítimos, porque é o seu ponto de vista e porque seria insensato não ler o que você tem a dizer, já que esse é o objetivo desta comunidade. Mas o dessa conversa está indo para um lado que beira um ataque pessoal. Não há necessidade de se usar sarcasmo ou de rotular outros usuários, pois eles não os merecem e isso também desrespeita os demais membros desta comunidade. Além disso, eles são contra as diretrizes desta comunidade e não posso deixar que isso tome proporções maiores. Além do mais, o propósito deste tópico perdeu completamente, então por todas essas razões e na ausência desta conversa estar apenas servindo para criar mais animosidade, vou fechar este tópico.

-----


Por favor consulta las Normas de la comunidad

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias