Sua acomodação é um LAR?

Carlos4005
Level 2
Sao Jose dos Campos, Brazil

Sua acomodação é um LAR?

Olá Pessoal,

 

Quero trazer uma reflexão que há tempos vinha me importunando, e me trouxe percepções valiosas para entregar BEM ESTAR e experiências AUTÊNTICAS durante as estadias. Bora prosear. 

 

Veja o significado da palavra [CASA] segundo o dicionário SARAIVA..... "1. Local onde se mora; habitação; residência; lar."Nos remete

a uma imóvel para fins de moradia, construído para satisfazer as necessidades básicas de abrigo e proteção, soa como um espaço funcional e operante. Não vemos nenhum tipo de comoção popular quanto a este significado, certo?

 

Agora veja o significado da palavra [LAR] pelo mesmo dicionário," 1. Casa que se vive; habitação". Curiosamente, diferente do significado primário que é sinônimo de casa, o sentido figurado carrega uma carga sentimental bem mais atraente, passível de diversas interpretações como: vinculo familiar, habitação preenchida por acolhimento, aconchego, rotina, memórias, laços. Bem mais fraternal, não é? Veja essa interpretação poética retirada de um texto da Abigail Guimarães: "Lar é o espaço que existe para a gente viver, desfrutar e construir a energia que vai gerar a nossa vida." Percebam o cunho imaterial.

 

Com a prática da minha profissão de arquiteto, vivenciando as dinâmicas familiares nos projetos realizados, também encontrei um significado para palavra LAR.

Penso que LAR é a extensão habitável daquilo que somos. Uma CASA pode nos abrigar, trazer segurança, e

às vezes até nos limitar, mas um LAR sempre irá nos impulsionar, aprimorar, e evidenciar nossa essência. Explico:
 
Sou um exímio leitor, um lar deve lapidar um leitor melhor. Seja com uma poltrona reclinável e ergonômica, uma luminária com luz indireta;
Sou sociável, um lar deve criar conexões. Prover aconchego em todos os ambientes de permanência, para um bom e leve papo com amigos e familiares;
Sou ativo e gosto de atividades físicas, um lar deve incitar uma vida saudável. Facilitar uma rotina de exercícios com alguns equipamentos de ginástica.
 
São as experiências modeladoras que nos definem, e essas só podem ser vivenciadas em um LAR. Pode ser que o seu futuro hóspede, more em uma CASA, e encontre um LAR em sua acomodação, já pensou? 
 
Amigos anfitriões, que práticas vocês oferecem para que sua acomodação seja um LAR durante as estadias?🍃
 
Abraços, 
Carlos
 
pexels-askar-abayev-5637689 (1).jpg
4 Respostas 4
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que reflexão incrível @Carlos4005 , um lar é realmente a extensão daquilo que somos 🥰

 

Como você acha que a acomodação pode se tornar um lar para os hóspedes? Imagino que existem muitos estudos para tornar o ambiente aconchegante e intimista, assim como práticas como o Feng Shui. Na sua opinião, oque todos os anfitriões devem saber logo ao iniciar essa jornada na plataforma? 

 

Adoraria conhecer um pouco mais sobre isso com o seu viés de urbanista e arquiteto!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Carlos4005
Level 2
Sao Jose dos Campos, Brazil

Obrigado pelo espaço e pela contribuição Laura, 🤗
 
Uma dica crucial para trazer a sensação de LAR às acomodações é, tirar os porta-retratos com fotos dos anfitriões e parentes, haha...
 
Brincadeiras a parte. Primeiramente entenda o perfil/arquétipo de viajantes que sua acomodação busca acomodar, e proponha soluções na arquitetura e hospitalidade que permitam os hóspedes terem a respeitosa liberdade de exercer sua identidade.
Só existe LAR se nos sentirmos a vontade, confortáveis e amparados. 
 
Uma acomodação que vai além da CASA funcional(pernoite, alimentação e higiene), oferece espaços de identificação e potencialização, que com certeza trarão mais valor agregado e subirá o nível da experiência.
 
Em termos práticos, ofereça bem estar através do contato com a natureza, seja por um jardim, paisagismo interno, tapete de ioga, poltronas confortáveis direcionadas para o nascer/por do sol de uma simples janela; ou se recebe famílias, vá além da descrição em texto e filtros no anúncio. Permita que crianças sejam crianças, tenha espaços que incentive o brincar seguro com criatividade e aprendizagem...
 
Aí está uma reflexão de como design + experiências geram bons negócio💲, risos
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

E no caso das reservas de curta duração @Carlos4005 , como funciona essa experiência e identificação do hóspede com a casa quando esse tempo é bem mais curto? 

 

A sua descrição me lembro a linda cabana da @Claudia-Aparecida1 , é a coisa mais linda e tem esse aspecto de lar e integração com a natureza, igual a querida @Denise583 mencionou....

 

Fiquei curiosa para conhecer o seu espaço! Aqui na CC você está somente com o perfil de hóspede, então parece que não tem nenhum anúncio por aqui

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Muitíssimo interessante sua colocação, @Carlos4005.
Esse sempre foi um ingrediente na minha "receita" ao criar uma habitação. Como construí ambas as minhas, meu marco zero veio lá de trás, ainda na escolha dos materiais de construção, passando pelo "desenho", local, posição e uso da habitação.
Harmonizar o "frescor" da terra, a resistência da pedra, a transparência do vidro, o "calor" da madeira e a fluidez do ar...
Importante para mim é também incorporar os elementos da Natureza que a cerca, da serra que abraça, do verde que te quero ver-te...
Fiz largo uso da madeira, muitas em sua forma natural e orgânica, das enormes pedras encravadas no solo, do adobe, do tijolinho e dos painéis de vidro.
A Natureza lá fora tem trilhas na mata, "cantinho gostoso" com bica de nascente, poços no ribeirão e um mirantinho.
Mas ela também adentra a habitação através das amplas aberturas e transparência do vidro que traz o sol a cada amanhecer, a mata, a serra, o céu pintadinho de estrelas, o barulho do vento e o canto dos pássaros.
Animais silvestres são visitas constantes.
Tem a água que vem da nascente e o sol que a aquece, tem lareira e fogueira no quintal e uma vista que amplia o olhar.
Uma decoração funcional, porém simples e fluida, leve o suficiente pra não sufocar. O uso sustentável de materiais alternativos como bambu, pallets, caixotes, latas e etc. estão presentes nos móveis e itens de decoração feitos com nossas próprias mãos.
Roupa de cama e banho 100% algodão, com cheiro de sol.
Também há livros e uma poltrona para lê-los, jogos para entreter, redes na varanda para aquelas horas preguiçosas, banheira pra mergulhar o corpo e lavar a alma, e nada de TV.
Conexão? Somente com a natureza!
Fazer da CASA um organismo vivo, um LAR a pulsar... 
Eis a grande sacada.
E assim foi feito na Ypotyra e na Casa do Canto.

E qdo vc vê o sorriso no rosto, a alma leve e o olhar compriiiido do hóspede que se despede, mas quer ficar; é quando você se dá conta que está no caminho certo.
É isso...

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias