Sua perspectiva mudou de alguma forma após se tornar anfitrião?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Sua perspectiva mudou de alguma forma após se tornar anfitrião?

Perspectiva como anfitriao - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

 

Olá pessoal 👋

 

Hospedar pode ser uma decisão capaz de mudar a vida e influenciar muitas facetas do nosso dia a dia, inclusive a maneira como viajamos, nossa atenção com os detalhes e nosso empenho em cuidar dos lugares que visitamos como se fossem nossa própria casa.


Uma comunicação clara é essencial depende tanto dos anfitriões quanto dos hóspedes. Como hóspede, faço questão de comunicar a minha satisfação com o que gosto no local ou quando ofereço feedback construtivo sobre detalhes que poderiam ser melhorados.

 

Estou curiosa para saber como a sua perspectiva sobre viagens e hospitalidade mudou após se tornar um anfitrião no Airbnb.

Você está adotando novas práticas quando viaja como hóspede? Ou está implementando novas abordagens em sua própria hospedagem?

 

Conta para gente o que mudou desde que você se tornou anfitriã/o 🔑

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

21 Respostas 21
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

Na verdade foi a minha faceta como dona da casa, mãe e avó, da experiência de receber familia e amigos como hóspedes "domésticos" na minha casa, que influenciava minha perspectiva como hóspede e passou tbm a influenciar a de anfitrião. 

Sempre me invomodava certos desleixos, falta de cuidado, limpeza superficial e aquela "economia porca" que por vezes me deparava nos espaços em que me hospedava. 

Sempre fui muito observadora e detalhista e, no meu "olhar caseiro", via muita coisa errada e mal feita. 

E quando me tornei anfitriã, esse mesmo olhar me guiou para o modo como deveria fazer nas minhas acomodações. 

Itens de qualidade no mesmo padrão que uso na minha casa, cuidado nos detalhes, um ambiente aconchegante e agradável ao olhos e a limpeza que deve ser nada menos que impecável, tanto no que se vê, quanto onde não se vê. 

Esse cuidado é corroborado por alguns dos comentários vindos de hóspedes. 

Aqui me permito relatar alguns.

Um hóspede cuja chave do carro rolou pra baixo da cama (que é feita de pallets) e seu espanto foi não ter encontrado, alí, um grão sequer de pó. 

Outro episódio onde um rapaz (talvez já acostumado à namorada exigente) foi lavar as taças de vinho antes de usar e a namorada disse que não precisava pois ela já havia feito uma "inspeção" minuciosa e estava tudo impecável. 

Que ele nunca se lembrava de não ter precisado lavar as taças antes do uso.

Daqueles hóspedes que têm o hábito de, ao check-out, deixar dobrada a roupa de cama e, com isso, observam o colchão sem manchas e o uso de capa, tanto nele qto nos travesseiros.  

Daí se vê a importância da dedicação e cuidado do anfitrião, daquela coisa mais caseira que o Airbnb nos trouxe como modelo.

Sei que agora há as acomodações profissionais, mas tenho certeza que o carro chefe do Airbnb, ainda é seu modelo original, as acomodações afetivas com jeito de casa da mãe. 

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Exatamente @Denise583 , esse toque 'caseiro' sempre vai ser a marca registrada da plataforma 🥰

 

Eu fiquei chocada com o hóspede que lava a taça de vinho toda vez que se hospeda 🤯 gente do céu é tão comum isso acontecer assim??

 

Estou indo à convite de uma amiga para um hotel, não vai ser Airbnb dessa vez, vou observar tudo mas nunca tem o mesmo toque do que um Airbnb....que saudades de ser hóspede!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi cumadi @Laura.

Tbm penso assim.

Vejo que foi um tiro certeiro ao inveredar por este caminho, mas tbm penso que ele anda se desvirtuando muito. 

Gradativamente está se tornando mais um entre muitos.

Vejo como urgente uma reformulação em busca das suas raizes.

 

Parece que na experiência do hóspede, sim.

Como disse, talvez pelo grau de exigência da namorada 🤷🏼‍♀️.

Mas é engraçado como a coisa foi marcante pra ele, a ponto de comentar conosco kkkk.

Bjcão 💋

@Denise583 Pelo seu relato fiquei com vontade de me hospedar no teu espaço!! Quem sabe? Vc é extremamente cuidadosa e preocupada pelo bem estar do hóspede, parabéns!! 😄

 

Oi @Geny81 

Será um prazer tê-la em qualquer dos meus espaços.

É só se achegar!!!

 

Vc tem um belíssimo espaço.

Dá pra ver o qto é criteriosa e detalhista, tudo muito bem pensado e há muito cuidado e carinho envolvido.

E isso fica bem evidente pelas avaliações e comentários 

Parabéns!!!

Reinaldo63
Level 9
São Paulo, Brazil

Colega @Laura 

Antes de ser anfitrião eu não entendia porque minha esposa deixava tudo tão limpo e arrumado ao sair de uma hospedagem. Não que eu seja bagunceiro ou coisa e tal, mas eu achava que ela caprichava demais. Hoje eu a entendo. 

Estes dias reservamos uma casa na cidade de Penedo. Ficamos extasiados com tantos mimos: ao menos 20 capsulas de Nespresso para uso, duas garrafas de água mineral em todos os quartos com copos e bandeja, toalhas de banho brancas e cheirosas, sabonete Dove, caixa de som de valor agregado da JBL e uma colaboradora para colocar a mesa do café da manhã (ela caprichava como se fosse mesa de hotel 5 estrelas), e ela ainda arrumava os quartos, banheiro e cozinha todos os dias. Tudo isso já embutido no valor da reserva que eu considerei muito em conta. Obvio que pessoas educadas dão uma gratificação para a colaboradora, eu espero.

Com isso, quero comentar que quando a gente acha que proporciona algo bom aos hóspedes, tem sempre alguém que nos supera. E com isso a gente melhora.  

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Nossa que serviço incrível @Reinaldo63 !! Pelo oque você comentou parece serviço mesmo de hotel 5 estrelas, fazia muito tempo que não ouvia nada desse tipo, ainda mais com o preço da reserva super justo como você comentou....

 

Você acha que o esforço da sua mulher para deixar tudo limpo ao sair da acomodação é como se fosse um sinal de respeito e valorização pelo esforço e serviço oferecido pelo anfitrião?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi @Laura 

 

O anfitrião não está  só alugando o espaço dele. Mas está abrindo a própria casa ou a casa que ele algum dia idealizou para ele e sua família. Precisamos sim valorizar isso.  E eu aprecio quando as pessoas consideram a mim e a minha família como sendo pessoas educadas e ordeiras. 

Minha esposa tem o hábito de alugar bons imóveis. E imóveis bem conservados merecem total cuidado e atenção dos hóspedes. 

Sobre a casa que alugamos em Penedo, eu sinceramente não sei como tem dado certo para a anfitriã. A dona da casa mora na França. E administra tudo de lá. Isso é a tal liberdade que eu estou tentando alcançar. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu também me impressiono com quem gerencia o imóvel de longe @Reinaldo63 , sempre ouvi falar que o boi só engorda quando o dono está olhando, e vi isso de perto nos dois negócios da família...

 

Mas a gente nunca sabe o outro lado da moeda, pode ser que seja de dois donos e um fique ali na cola olhando tudo não? 🧐

 

Como você ficou sabendo que a dona mora fora?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura fiquei sabendo através da caseira que mantém a casa e nos dá suporte durante a estadia. Além dela, há um piscineiro/jardineiro. Porém, a nora e o filho moram em uma cidade vizinha e esporadicamente dão uma passada por lá. Isso deve ajudar um pouco mesmo.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Com certeza ajuda @Reinaldo63 , mas realmente tem que ter um sistema bem redondinho para fazer tudo funcionar não é?

 

Sei por experiência própria porque meu pai teve fazenda por muitos anos e mesmo indo toda semana para lá, nos dias que ele não estava sempre tinha um pepino para resolver....

 

Como você faz na sua acomodação e com que frequência você dá uma geral nisso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eu trabalho no mesmo bairro onde fica o apartamento para locação @Laura. Então sempre me faço presente. Já a casa na Ilhabela, vou com pouca frequência. A última vez que fui até lá foi no dia 08/03. Amanhã pretendo ir até lá. Mas sinceramente, estou indo porque haverá reunião de condomínio... do contrário não iria neste momento. Mas sempre que vamos, há algo para se fazer. Nossa colaboradora já avisou que esta faltando um tanto de produtos de limpeza. Faz parte. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Imagino @Reinaldo63 , ainda mais sendo lugar de praia....

 

Você está tendo uma boa experiência com a colaboradora? Ela tem autonomia de decisão em algumas esferas da administração?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Como sempre @Laura as tuas perguntas são muito pertinentes e reflexivas!

Realmente nas próximas vezes em que eu viajar como hóspede no Airbnb irei observar os pontos positivos e negativos tb, para adotá-los ou para evitá-los!

Creio que a melhor marca da hospedagem pelo Airbnb é a experiência da hospedagem "afetiva", a sensação de ter liberdade com acolhimento personalizado e atencioso.

Pelo menos, é assim que procuro sempre tratar meus hóspedes.

 

Abraços

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias