Aluguel mensal

Aluguel mensal

Olá sou de araruama.comecei a alugar minha casa recentemente para temporada, queria saber se vale a pena temporada ou alugar fixo. Gostaria de conversar com alguém que tem casa alugando

4 Respostas 4
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Neiva12 

São duas propostas que têm diferenças básicas.

Diferente do aluguel mensal, o de temporada como no Airbnb, sofre influência da sazonalidade e das características do local (se pra turismo ou trabalho, se cidade ou area rural, se praia ou campo).

Fazendo direitinho, com cuidado e dedicação, é a opção que, no geral, dá maiores rendimentos e, consequentemente, mais trabalho, responsabilidades e custos.

É vc que paga a água, luz, condomínio, internet e quaisquer taxas e impostos que incidam na acomodação. 

Precisa estar mobiliado, decorado e tudo deve funcionar perfeitamente.

A arrumação, limpeza e manutenção é por sua conta e deve ser feito a cada reserva.

Preferencialmente é indicado que se ofereça roupa de cama e banho (um ponto de muito atrativo), assim como alguns itens como sabonete, papel higiênico, sal, óleo e etc.

A plataforma estabelece algumas regras que deverão ser seguidas para que vc evolua e tenha maior visibilidade no seu anúncio. Vc poderá ser penalizada e até banida caso não siga as diretrizes e recomendações da plataforma.

Você e sua acomodação são avaliados por cada hóspede e a avaliação pode te levantar ou te derrubar.

Mais que, simplesmente alugar um espaço, vc será a anfitriã, se encarregará de receber e fazer com que seus hóspedes tenham a melhor das experiências. 

Dependendo da dinâmica, vc compartilhará com os hóspedes, toda ou parte da acomodação.

Há de se ter um certo nível de desprendimento e desapego, muita cordialidade e receptividade e bastants paciência e agilidade para resolver os BOs kkkk.

É um dom e exige muuta dedicação e comprometimento. 

 

Aí estão algumas das diferenças basicas em que vc deve pensar pra decidir qual escolher.

Sugiro que vc leia alguns dos diversos tutoriais aqui disponíveis sobre como receber, como arrumar a acomodação, e outros tantos que te darão um melhor visão sobre o assunto. 

Espero ter ajudado.

Aline473
Level 10
Belém, Brazil

@Denise583 Disse tudo! concordo e assino em baixo, mas vou deixar meu voto:

Eu prefiro reservar por temporada, pois gera mais lucro.

Depende da sua disposição, pois períodos menores lhe trarão mais trabalho.

Um abraço!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Neiva12 , vou marcar o @Alexandre1258 que alugava a sua casa com aluguel mensal e agora faz pelo Airbnb, acho que seria importante ele compartilhar o relato dele para que você possa decidir oque fazer no seu caso 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi Neiva, 

 

Então, minha experiênicia pra ver se você pode aproveitar algo:

 

Nossa casa foi construída pelo meu pai, construiu uma parte de cada vez, então ficaram duas casas no andar de baixo e a nossa no andar de cima. As de baixo sempre foram para locação anual.

 

Como não se pode mexer na casa alugada, nossa casa estava muito feia, cada inquilino trazia um monte de cacareco, furavam tudo, o quintal virava um depósito de móveis, e tinha ainda que tolerar barulho, cigarro, fumaça de churrasco embaixo da laje, cachorro e parentada no verão.

 

E sempre tem o receio de uma ação judicial de despejo, fora as situações embaraçosas que aconteciam (se quiser eu te conto).

 

Para mudarmos essa situação minha inteligentíssima esposa deu a ideia de arrumarmos a casa para locação pelo airbnb e foi o que fizemos.

 

Cada um pagou uma parte, meu pai coordenou e reformou as casas, minha mãe decorou e etc.

 

Eu não me arrependo, no primeiro ano não tirei o valor do aluguel anual, mas conhecemos pessoas muito legais, construímos canteiros, pintamos a casa e etc. Hoje ela está linda como nunca esteve.

 

Já esse ano, em julho, já bati o valor da locação anual.

 

Dá mais trabalho, mas é mais satisfatório, pois os vizinhos elogiam a casa bonita, os hóspedes deixam bons comentários, todo mundo tem sua função de manutenção, limpeza e administração.

 

Acabou que montamos uma empresa familiar.

 

E o melhor: Mesmo que o hóspede seja uma pessoa horrível, que não respeite as regras e etc. Segunda-feira ele vai embora. Se fosse anual teria que aguentar o ano inteiro e as vezes emfrentar um pedido de despejo.

 

Confesso que até hoje não peguei nenhum hospede que desrespeitou, que foi agressivo ou coisa parecida (ao contrário de alguns locatários anual que tivemos)

 

Nós aqui em casa não nos arrependemos uma vírgula de ter arrumado as casas e colocado na plataforma.

 

O mais legal é que, ao contrário de antigamente, sempre estamos vendo coisas pra melhorar na casa, canteiros, telhadinhos, eletrodomésticos, material de limpeza, minha mãe é a chefe desse departamento, já meu pai, além de construtor se mostrou um hoster e faxineiro de primeira linha.

 

Não é só o lucro que vale a pena,  as experiências que tivemos com as hóspedes também valem muito a pena.

 

Meu sonho mesmo é construir uma pousada, aquelas que dá pra servir café-da-manhã e comer junto com os hóspedes pra conversar e conhecer as histórios de cada um, sabe?

 

No final, tudo é uma aventura, pior mesmo é ficar na mesmice.

 

Abraços

 

 

 

 

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias