O Airbnb parou de me pagar

Vinicius137
Level 2
São Paulo, Brazil

O Airbnb parou de me pagar

Olá,

Gostarei de saber se alguém mais está tendo problemas para recebimento das diárias. Sou superhost há 5 anos e este mês de Novembro meus pagamentos foram interrompidos quando adicionei uma nova forma de pagamento. Estou conversando com eles há vários dias e ninguém me passa uma posição sobre o que está realmente acontecendo.

Estou bancando pagamentos de diaristas, lavanderia, manutenção.

Reclamo diariamente e eles dizem apenas para eu esperar para uma equipe técnica entrar em contato.

Nunca havia acontecido antes. Uma empresa de tecnologia devia resolver questões assim em horas.

 

25 Respostas 25
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Vinicius137 

Pelo que parece, tem a ver com a mudança da sua forma de recebimento.

Não sei quais protocolos envolvidos, mas a validação demora vários dias úteis, mesmo sendo um anfitrião antigo.

Isso não invalida a necessidade de um atendimento mais presente e eficaz, um dos tendões de Aquiles mais reclamados do Airbnb. 

Enquanto essa tal equpe não se pronuncia, te aconselho a entrar em contato com o Banco para confirmar se está tudo certinho com a conta e rever o cadastro no Airbnb pra confirmar se não foi algum dado incorreto. 

Espero que tudo se resolva o mais rápido possível. 

Olá, Denise

Sim, isso mesmo. Depois de muito reclamar e passar por vários atendentes, hoje veio a solução do problema e o pagamento foi efetuado.  Não sei exatamente o que houve, mas resolvi voltar para a forma anterior de pagamento para evitar novos problemas.

Obrigado pela sua mensagem. Grande abraço.

Oi @Vinicius137 

Que bom que foi tudo resolvido. 

Mas não acho que tivesse a ver com a forma de pagamento.  

Creio que foi mais pela mudança mesmo.

Não entendo porque, com toda a tecnologia hj envolvida, há necessidade de se demorar tanto numa validação. 

Mas é o que vejo o povo reclamar, pode levar até 1 mês.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Vinicius137 , obrigada por nos avisar que a questão do pagamento foi resolvida...

Em relação à validação da nova forma de pagamento @Denise583 , chega a demorar tanto tempo assim? Pelo oque vi isso ocorre só no primeiro mês, mas depois tende a ser mais rápido para adicionar uma nova forma de pagamento, não?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura

Na época qdo fiz meu cadastro, não demorava assim, mesmo sendo cadastro e anúncio novo e dali pra cá nunca mudei minha forma de pagamento. Mesmo qdo adicionei novos anúncios, o pagamento sempre foi em dia.

Portanto o que sei é de ouvir o povo falar.

Primeiramente passou a demorar qdo cadastro e anúncio novo, mas depois passou a demorar tbm qdo há troca de forma de pagamento, ou seja, uma nova forma de pagamento, ainda que cadastro e/ou anúncio seja antigo, como aconteceu com o colega @Vinicius137.

E na boa, quando o Airbnb vai sair do Tempo das Cavernas e aceitar outras formas de pagamento???!!!

Não dá mais pra ficar somente nessa de cartão de crédito e PayPal.

Outras plataformas de hospedagem já estão a anos luz à frente e "engolindo" o Airbnb.

Para uma empresa que se diz na Ponta da Tecnologia...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Quais outras formas de pagamento você acha que também poderiam ser aceitas @Denise583 ?

Imagino que isso tenha a ver com questões burocráticas e de legislação, porque talvez por eles já estaria liberados todos os tipos de pagamento, não? Oque eles perderiam com isso? 🤨

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura , só se forem questões BURROcráticas e tampouco é algo de legislação pois há muito o mercado já trabalha com várias opções de pagamento. 

Há o cartão de DÉBITO, cartão de crédito VIRTUAL, depósito em conta, boleto, PIX...só pra citar os mais usados.

E falo sobre pagamentos em geral, tanto para anfitriões qto para hóspedes.

OUTRAS PLATAFORMAS JÁ O FAZEM!!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pelo oque eu soube sobre o PIX @Denise583 ,o cartão de crédito tem um lastro financeiro e se der qualquer problema em ambos os lados (tanto do Airbnb quanto do hóspede), é mais prático no cartão de crédito pois é instantâneo, pois pelo boleto bancário, PIX fica muito complicado rastrear a compra no caso de agilidade financeira. Essa forma de pagamento pode ser muito mais complicado do que parece.... Lembra quando eles introduziram o pagamento por boleto e não durou muito tempo?

E com o anfitrião, é quase um PIX que eles recebem porque o pagamento é feito 24horas após o check in, então é praticamente instantâneo

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura , engano seu.

Todas as transações comerciais fazem uso de PIX e de várias outras opções

Se fosse tão instável e inseguro, não seria adotado pelo comércio em geral, inclusive por outras plataformas de aluguel por temporada. 

Nada é mais ágil que o PIX!!!

 

O cartão de crédito, sim, este gera inúmeros problemas. 

 

A saber 👇🏻 

 

O anfitrião recebe o valor 24 horas após o check-in, mas o desconto no cartão de crédito se dá muito antes, ainda no pedido e/ou no ato da reserva. 

 

Sabe o que acontece qdo um hóspede faz um simples PEDIDO de reserva?

Há um tipo de "confisco" do valor e, mesmo que o anfitrião RECUSE o pedido, esse valor só será devolvido ao hóspede em 5 a 7 dias ÚTEIS. 

 

Sabe o que acontece quando um anfitrião CANCELA uma reserva já fechada?

Esse valor pode levar até 2 ciclos do cartão para ser devolvido.

 

Em ambas as situações, isso pode inviabilizar outra reserva por parte do hóspede, pois ele fica sem dinheiro e sem limite para fazer outra.

 

Então PRA QUEM o cartão de crédito é mais ágil???!!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 Mas e no caso do hóspede causar algum dano ou o anfitrião adicionar hóspedes adicionais na reserva após o pagamento do mesmo? O hóspede terá que pagar um PIX adicional? Ou no caso de um reembolso para o hóspede? Como seria feito um PIX de volta para a mesma conta? 

O cartão de crédito ainda é a forma de pagamento mais certeira pois é só cancelar a compra do cartão de crédito e tem o reembolso pelo cartão, ou fazer qualquer alteração do valor da estadia...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura , toda forma de pagamento, mesmo o PIX, está vinculada a uma conta corrente.

Mesmo atualmente com o cartão de crédito, o hóspede tem que autorizar qqr pagamento extra através da Central de Resoluções.  

Eu não entendo de sistema financeiro, mas assim como o Airbnb envia um "comando" ao Banco para efetuar o débito, deve haver um mecanismo que possibilite enviar um comando de cobrança para o PIX, seja um código ou diretamente na chave, que já deverá estar previamente cadastrada.

Acredito que cadastrar uma chave PIX é o mesmo que cadatrar um Cartão de Crédito. 

 

Teria que ver como as outras plataformas atuam.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Esse é um ótimo ponto para ser pesquisado @Denise583 , porque até agora todos os pagamentos que eu fiz no geral online eu não precisei cadastrar nenhuma conta ou fazer cadastro prévio...

 

Como é um tipo de pagamento somente no Brasil acredito que tenha pouca informação sobre isso, mas agora olhando no site parece que cartões de débito e Apple Pay também são aceitos!

 

Isso parece ser recente!

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então @Laura 

Qdo vc simplesmente faz um pagamento, seja de um serviço ou compra, não há necessidade de cadastro da forma de pagamento porque é somente "uma via" (o consumidor pagando).

Porém o Airbnb o faz para o caso de haver a cobrança extra ou mesmo um reembolso.

Independente disso,  do mesmo modo que vc cadastra seu cartão, não vejo diferença em cadastrar sua chave PIX, por exemplo, que serviria para os reembolsos ao hóspede.

E para cobranças extras (reparação de danos ou multas), havendo a concordância do hóspede (pois como disse, se ele não concordar não há débito nem no cc), basta o Airbnb enviar o código PIX ao hóspede ou diretamente ao Banco (deve ter algum mecanismo para cobrança de PIX, remotamente). 

 

Qto à opção de cartão de débito, se não mudou, só era permitido "na função crédito".

 

Desconheço Apple pay,  mas acredito não ser acessível à maioria, né?

Afinal, estamos falando de acessibilidade e facilidade. 

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu não sei a fundo sobre cadastrar a chave PIX, mas isso é possível quando se existe a possibilidade de fazer um estorno ou outra cobrança, e existe algum lastro financeiro do pagamento que foi feito ou de qual conta isso veio?

Porque com o cartão de crédito cadastrado existe mais segurança da plataforma ter certeza de que o hóspede tem um bom histórico de pagamento, mas isso não acontece com o PIX, ou acontece? 

Vou marcar o @Fabricio50 que com certeza vai engrossar o caldo e saber explicar melhor essa funcionalidade e porque o Airbnb ainda não adotou isso...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias