Quanto vale o seu serviço?

Reinaldo63
Level 9
São Paulo, Brazil

Quanto vale o seu serviço?

Caros colegas, vocês acrescentam no valor da diária o tempo de serviço de vocês? 

Tempo que vocês respondem no app, tempo que resolvem problema de hospedagem, tempo de faxina ( anfitriões que fazem a faxina), tempo que fazem compras para o imóvel (mat limpeza, lâmpada, móveis, etc).

Pergunto isso pois caso eu ou qualquer um de vocês resolver morar distante do imóvel ou até em outro país, precisam ter alguém de confiança para fazer este serviço, que certamente irá cobrar por isso, não?

2 Respostas 2
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Reinaldo63 

No meu caso, formalmente não. 

Mas, impiricamente acaba entrando no valor. 

Duas das minhas acomodações ficam a menos de 100m de onde moro e a outra a 10 km.

Eu e o maridão que fazemos tudo, desde a faxina, lavagem de roupas, arrumação e manutenção. 

Na real, o fator decisivo para calcular o valor foi mesmo a média aplicada aqui em Carrancas por acomodações semelhantes. 

A partir dela contabilizei os custos "formais" como IPTU e ITR, luz, gás, material de limpeza, alguma reposição de itens, diesel e etc e, decidindo pelo lucro mínimo que me atenderia, cheguei ao valor atual.

Como tenho baixíssimos custos, o meu "lucro" é mais que suficiente para cobri-los,  "pagar meu serviço" e cobrir quaisquer imprevistos, tendo uma margem considerável.

Ou seja, nunca fico no prejuízo. 

Posso deixar de ganhar, mas nunca perco.

É isso...

Abraços!

 

Olá amiga @Denise583 

 

Eu tenho feito algumas contas. E elas não batem. Eu não moro em nenhuma das duas cidades onde possuo imóvel. Embora em uma delas eu preciso estar periodicamente, pois trabalho lá.

Em nenhum dos dois imóveis eu coloco meu trabalho e o da minha esposa. E isso é um erro.  Acho inclusive injusto com as pousadas e hotéis, aja vista que fica ainda mais desleal a diferença  dos valores já que eles possuem funcionários e na outra ponta, nós não nos pagamos pelo serviço prestado. Mas claro, este é o livre mercado.

Nos dois imóveis que alugo, se desconfigura um controle de ar, se queima um chuveiro, se entope um sanitário, preciso acionar o zelador ou o ajudante geral para ir no local. E qualquer coisa tem custo. Por isso, acho de suma importância que se repense no valor da diária.

Meu contador por exemplo, tem um prédio onde está o escritório contábil dele. É enorme e fica na avenida principal da cidade. O imóvel é próprio. Mas veja, a empresa dele paga o aluguel para ele. Depois ele retira o pró labore. E a conta que ele faz é a seguinte: se o imóvel não fosse próprio, ele não teria que pagar aluguel? 

Como eu não tenho feito o valor real da diária (com todos os custos variáveis - os fixos eu coloco), eu imagino na minha cabeça que o negócio é viável. 

Um imóvel eu estou vendendo, justamente porque o preço dos meus concorrentes próximos estão muito abaixo do valor que eu acredito ser ideal. E daí ficar reduzindo o valor  não agrega em nada para mim. E eu não tenho mais tempo para usufruir da casa por estar distante de onde eu moro.  E quando vamos pra lá, a gente sempre arranja algo para arrumar e colocar em ordem. 

O outro imóvel que eu tenho para locação eu não posso vender ainda, pois ele tem valorizado bem. Principalmente da pandemia pra cá. 

 Minha esposa reclama do trabalho que as locações dão á ela. E com razão. (ela precisa sempre conferir a limpeza, pois a colaboradora não tem os olhos de águia que minha esposa tem, ela que compra louças e roupas de cama, ela que manda sofás e cadeiras para tapeçaria, ela é quem responde no Airbnb, pois ela sabe fechar locação melhor que eu. Quando o hóspede pede desconto ela não dá e mesmo assim consegue fechar a locação. Ela é quem faz contrato, quando alugamos para hóspedes conhecidos ou indicação. Eu fico com a parte chata. Durante a locação, o hóspede liga para mim, quando dá BO. 

Eu já tive ocasiões em que fomos viajar para fora enquanto estávamos com hóspede e tudo foi muito tranquilo. E tem vezes que estou jantando com amigos e preciso parar pois o hóspede me liga para resolver a falta de luz no bairro inteiro. Mesmo tendo luz de emergência , lanternas e velas. 

 

Eu acredito que precisa valer á pena mesmo. Do contrário, o dinheiro investido é a melhor opção. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias