Sempre tem a primeira vez...

Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

Sempre tem a primeira vez...

Bem pessoal, como dizem, sempre tem a primeira vez.

Sempre vi aqui relatos de hóspedes que dão trabalho, que quebram coisas, etc, etc. Até então nunca tinha tido maiores problemas.

Mas tive uma situação muito estranha com uns hóspedes essa semana. Na verdade, uma família (não alugo para grupos de jovens).

Primeiro, conseguiram danificar o ar condicionado, que, segundo o técnico, com certeza ficou mais de 24 horas direto sem ser desligado, com as janelas todas abertas. Quanto a isso, deixei passar, o ar condicionado já tem uns 5 anos e, apesar de serem feitas manutenções anuais, pode dar problemas.

PORÉM, a gota d´água foi quando o hóspede me envia a foto de uma porta, daquelas estilo "camarão",  retirada do lugar e encostada em uma parede dizendo que "a porta estava solta e tinha caído".

Só quem já viu como é colocada uma porta dessas sabe que ela não "cai" do nada, simplesmente, devido a todo sistema de encaixe e trilhos que possui.

E ainda quis alegar que a esposa dele tinha corrido perigo, que poderia ter caído nela.

Com isso, acionei o Airbnb imediatamente e exigi que o hóspedes se retirassem do apartamento pois era SURREAL uma coisa dessas e, se em menos de 30 horas já tinham quebrado 2 coisas (uma delas meio que sem explicação), vai saber o que iriam quebrar mais até o final da estadia.

A pessoa do atendimento do Airbnb de imediato entendeu o problema, depois de tudo que tinha sido conversado, solicitou prints das conversas e acionou imediatamente o hóspede para que se retirassem.

Agora irei ver quanto será o prejuízo e acionar o Aircover.

 

52 Respostas 52
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Puxa @Cristina1875 

Mais cedo ou mais tarde recebemos nosso "batismo de fogo", né?

Coisa normal, ainda mais pra quem lida com público. 

Ô coisa difícil...

O importante é termos respaldo adequado para a resolução do problema, e fico contente em saber que o Airbnb interviu de forma eficiente e, mais importante ainda, a seu favor .

Nem tudo está perdido!!!🙏.

Espero que os danos não tenham sido demasiados e que o Airbnb lhe dê o mesmo suporte com o Aircover. 

Se atente tbm para a avaliação, pode vir bomba aí. 

O certo seria o hóspede nem ter direito a avaliar, mas nesse caso eu entraria em contato com o Airbnb pra ter certeza e já me adiantar à questão. 

 

Em relação ao ar condicionado, cogite em instalar aquelas "fechaduras inteligentes" ligadas a alguns curcuitos elétricos da casa.

Desse modo, sempre que a porta for fechada pelo lado de fora, ou seja, sempre que os hóspedes saírem, os circuitos que vc escolheu para estarem ligados à fechadura, serão automaticamente desligados.

Pesquise na Internet, e aqui mesmo na CC já tem alguns artigos falando sobre o assunto. 

Torcendo pra tuda dar certo 

Abraços!

@Denise583 Obrigada pela resposta. Nesse caso, particularmente, acredito que o Airbnb agiu rápido pois, quando enviei as fotos da porta (com os batentes quebrados) e a conversa que meu marido teve com ele (tensa...), ficou bem claro que o hóspede tinha "aprontado" alguma coisa...

 

Sobre o Aircover, estou aguardando todos os gastos para poder formular e enviar. Depois que me derem um parecer, posto aqui o que resultou.

Sobre a avaliação, eu já dei a minha em relação a ele, com direito a "textão" e tudo, e com nota 0 em todos os itens.

Sobre o ar condicionado, vou analisar sim em relação a essas "fechaduras inteligentes". Atualmente tem também aquelas "tomadas inteligentes" que também vou analisar.
É complicado deixarem o ar condicionado ligado das 09:30hs até as 16:00hs (horário que normalmente o pessoal vai para a praia) só para estar "geladinho" quando chegam.

Mais uma vez, obrigada pelo retorno. Vou informando o desenrolar..

isso, @Cristina1875, nos mantenha informados.

É sempre bom ficarmos por dentro dos trâmites para saber como agir, caso necessário. 

 

É exatamente o que fazem, deixam ligado pra estar "geladinho" qdo voltarem.

Enquanto vc não arruma isso,  pode passar a cobrar a conta de luz em separado. Sempre é alguma coisa e, como dói no bolso do hóspede, costuma funcionar. 

O amigo @Fabricio50 e muitos outros já fazem assim.

Abraços!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Poxa @Cristina1875 , que chateação e dor de cabeça que deve ter te causado esses hóspedes....

Pelo menos fico feliz de saber da intervenção do suporte nesse caso e entenderem que uma porta simplesmente não cai assim " do nada".

 

Como a @Denise583 mesmo disse, aqui na CC tem várias conversas sobre essa questão de limitar o consumo de energia e que os aparelhos se desliguem automaticamente quando o hóspede fecha a porta. Eu achava que eram coisas complexas mas pelo oque parece é bem fácil de instalar. 

 

Não deixe de nos contar o desenrolar dessa história e boa sorte! Ficarei torcendo para não ter mais prejuízos e nos conte se eles fizeram a avaliação.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Então @Cristina1875 , como a @Denise583 falou, eu cobro o consumo de energia a parte, de forma muito simples a aferição, na chegada e na saída, conjuntamente, hóspede e anfitrião, vão no relógio de energia e registra o que está marcando, ao final da hospedagem, paga-se a diferença averiguada do consumo.

 

Cobro R$ 1,00 o KWh (consumo + impostos), com isso, não tenho problemas de desperdícios de energia, todos são "conscientes ", por livre e espontânea PRESSÃO...

 

Meu pai já me dizia um adágio popular: atirar com pólvora alheia, ninguém mira alvo...

@Fabricio50 Obrigada pela dica Fabricio, e por já ter passado como calcular e fazer. Vou verificar sim para implementar isso.

O meu apartamento fica de esquina, com muitas janelas, andar alto ou seja: é bem ventilado. Não tem sentido a pessoa deixar o ar condicionado ligado para só utilizar horas e horas depois.

Sobre o que seu pai dizia, é incrível como em algum momento da vida, o que nossos pais falavam se encaixam em alguma situação.

 

Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Laura @Denise583 @Fabricio50 Ainda sobre esse assunto, eu abri uma reclamação na Centro do Aircover, enviei todas as evidências e no dia 22/01/2023 recebi um email dizendo que estava em analise.

Após isso, não recebi mais nada.

 

Vocês saberiam me dizer, em média, quanto tempo demora essa analise? Obrigada

Xiii @Cristina1875 

Eles falam em até 2 semanas, mas pelo que tenho lido, a coisa demooooora viu?

E ainda podem ocorrer novas solicitações e exigências de documentação e provas ao longo da tratativa. 

As atualizações de Novembro trouxeram mudanças nesse quesito, prometendo maior agilidade. 

É esperar pra ver.

Vamos acompanhando...

  

@Denise583 É Denise, está dando para perceber isso mesmo pois nem o email que recebi eles respondem.

Grande problema é demorarem e ainda ficarem enrolando solicitando coisas que já foram enviadas..

Complicado isso...

Não desejo isso a você @Cristina1875 , mas caso aconteça dessa forma, pelo menos teremos uma experiência em primeira mão pra @Laura enviar ao "time superior".

Boa sorte!

 

@Denise583 @Laura @Fabricio50 Bem Denise, infelizmente aconteceu. Veja a resposta do Airbnb:

 

A proteção contra danos ao anfitrião oferece reembolso por danos físicos diretos ou perdas em sua acomodação causadas por seu hóspede.

Mas com base na documentação disponível, é visível a ferrugem onde a porta deveria ser fixada (porta velha com muita ferrugem, não em boas condições) portanto, o desgaste se aplica aqui e não é coberto pela Proteção contra danos ao host, portanto não considerado para compensação.

Se quiser saber mais, você pode revisar os Termos de proteção contra danos ao host em:

airbnb.com/help/article/2869

 

 

O "porta velha com muita ferrugem" foi a gota d´água, sinceramente.

O cidadão arrebenta com o batente da porta, desmonta tudo e claro, em um apartamento a beira mar, alguma coisa estará enferrujada lá dentro.

 

Irei hospedar somente a próxima hóspede que será na semana que vem e irei cancelar as próximas hospedagens.

Não há motivo do hóspede pagar uma fortuna para o Airbnb sendo que, no momento que precisamos, simplesmente "lavarem as mãos".

 

E detalhe: só responderam hoje pois fiquei insistindo no Ajuda, senão sabe-se lá QUANDO iriam responder essa "RESPOSTA PADRÃO"

 

Eita lasqueira @Cristina1875!!!

Mas isso procede ou se aproveitaram de um vestígio de ferrugem pra sair pela tangente?

@Denise583 De forma alguma. "Porta velha com ferrugem": A porta é DE MADEIRA.
A tal "ferrugem" que eles dizem é daquela mola que essas portas estilo "camarão" possuem, que são usadas para uma folha não encostar na outra.

TODAS as outras portas lá do apartamento, seguindo essa lógica deles, estão então "velhas e enferrujadas e sem condições de uso".

Ou seja: para se alugar um apartamento no Airbnb, somente se tiver acabado de ser construído. E os móveis, terem sido comprados na loja em menos de 30 dias.

Sem condições. Palhaçada isso sem tamanho.

Então @Cristina1875 

Esse seu relato só corrobora o que já está "na boca do povo", que "o Airbnb só é bom até você ter um problema e precisar dele". Na verdade já nem está tão bom assim, os mais antigos sabem o tanto que o Airbnb decaiu e só tá ladeira abaixo.

Alardeiam um Aircover com cobertura de até 3 milhões e por conta disso tiraram o seguro caução, mas se esquivam qdo é necessário. 

Ainda tô pra ver quem tenha tido uma cobertura do Aircover de forma integral e decente. Não li nenhum relato assim, ainda.

 

Mas se for lhe servir de alguma forma, te aconselho a não cancelar as próximas reservas. 

Tente consertar a tempo ou encontrar uma forma de substituição, mesmo que provisória.

Se assim for, entre em contato com os próximos hóspedes e explique a situação. Trnho certeza que a maioria entenderá. 

Tive um problema parecido qdo a geladeira da Casa do Canto apresentou um problema em que não desligava nos intervalos, fazendo com que tudo dentro, congelasse. Foi um defeito dela mesma e ocorreu no meio de uma estadia cujo hóspede me avisou. Sem tempo hábil de consertar até os próximos, entrei em contato explicando a situação, que eles teriam que deixar a geladeira ligada durante o dia e desligá-la durante a noite. Eles aceitaram de boa, a estratégia funcionou e teceram altos elogios na avaliação.

 

Não sei se achará uma outra plataforma tão melhor aí fora. Infelizmente vivemos uma era de pouca decência e quase nenhum caráter, principalmente dos fornecedores ou prestadores de serviço. 

Talvez com pequenos ajustes, vc consiga driblar essa ineficiência da plataforma e tentar se respaldar de outra forma. 

Ajustes de valores ou mesmo a adoção de "taxa para hóspede adicional" a partir de 2 (que é como a maioria faz), a aceitação de reservas somente de hóspedes bem avaliados e por aí vai...

Há de haver algum meio de não ficarmos tão vulneráveis.

Acho mesmo que a relação futura com o Airbnb deverá ser diferente, aquela coisa de "dar o nosso jeito" e tentar sair dessa dependência da plataforma, ficando apenas no mínimo essencial.

Vejo que a relação de "parceria" já tá ficando meio abusiva, tóxica mesmo, né? E pior que não vejo o menor interesse do Airbnb em mudar as coisas.

Todos já sentimos no volume das reservas, principalmente aqueles que também trabalham com outras plataformas e veem, em primeira mão, que a queda nas reservas se dá somente no Airbnb. 

Sinto realmente por você e me coloco à disposição pra tentar pensarmos juntas, num modo pra vc se respaldar um pouco mais. 

Abraços!

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias