Solicitação de Documentos

Jacqueline1294
Level 2
Natal, Brazil

Solicitação de Documentos

Olá! 
Sou anfitriã já há algum tempo e de uns dois anos pra cá estamos cobrando aos hóspedes que nos enviem cópia dos documentos de identidade, antes da realização do check-in.
Estamos cientes de que a pessoa que realiza a reserva fornece ao Airbnb todos os dados pessoais, porém, preocupa-nos que os demais hóspedes não sejam cadastrados e, portanto, não sabemos quem são essas pessoas que estamos hospedando. 
Entretanto, nos últimos tempos algumas pessoas vêm nos questionando acerca do tratamento dispensado a esses documentos, em face da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Dessa forma, questiono o @Airbnb se não seria aconselhável que a própria plataforma crie um mecanismo de cadastro obrigatório de hóspedes, antes da realização do check-in, a exemplo do que ocorre nos hotéis.  


1 Resposta 1
Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Jacqueline1294 Hospedo pelo Airbnb já faz uns 3-4 anos. No meu condomínio, SEMPRE foi necessário solicitar os dados COMPLETOS do hospede principal e, dos outros, Nome completo, RG e CPF, pois é necessário fazer um Termo de Autorização (são regras do condomínio).

Isso está escrito no meu anúncio, nas Regras da Casa e reforço ANTES de confirmar a reserva.

SE o hospede se recusar, não posso aceitar a reserva.

Sobre aguardar que o Airbnb faça isso e te repasse as informações, não perca tempo.

Já solicitei isso várias vezes no passado e nunca nem deram atenção.

 

E aconselho a você e a TODOS que alugam pelo Airbnb: SOLICITE SEMPRE OS DADOS, nem que seja somente do hospede principal. Já tive casos (relatados aqui na CC) de menor de idade estar alugando com os dados do pai, marido usando dados da esposa (e vice-versa).

Então, garantia de documentos do Airbnb é muito baixa.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias