Tributação portuguesa quando o imóvel se encontra no estrangeiro

Massimo242
Level 2
Bristol, United Kingdom

Tributação portuguesa quando o imóvel se encontra no estrangeiro

Olá, pretendo me mudar para Portugal e ter residência fiscal lá. Tenho um imóvel na Itália que alugo com AirBNB. Na Itália pago um imposto fixo de 21% (“cedolare secca”) sobre a receita bruta do AirBNB, mas se for tributado em Portugal com o imposto de renda normal, serei tributado em 40%. Existe alguma forma de pagar o imposto português de forma fixa ou considerar as despesas de funcionamento da casa?

2 Respostas 2
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Massimo242 , seja bem vindo aqui na Comunidade de anfitriões do Airbnb.

 

Como esse fórum em português é composto por majoritariamente anfitriões do Brasil e o seu caso é muito específico, acredito que dificilmente alguma anfitrião aqui terá uma resposta para a sua pergunta.

 

 

Você já pensou em fazer essa pergunta na comunidade italiana pra ver se você consegue ter mais informações sobre isso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Massimo242 

É como a cumadi @Laura, disse.

A msioria aqui são brasileiros. 

 

No entanto, de modo geral, posso afirmar que as cobranças de impostos que incidam especificamente ao imóvel, são relativas ao endereço da acomodação. 

Penso que vc morando, seja no Brasil, em Portugal, ou na própria Itália, os impostos que incidem serão sempre os de lá.

Já sobre o imposto relativo à sua renda, como seu endereço fiscal mudará, acredito que indicirá o do país para onde está mudando.

Certeza mesmo vc terá ligando para o suporte do Airbnb.

Entre em contato e depois nos conte o que lhe orientaram.

Isso ajuda a esclarecer as dúvidas de outros. 

Abraços!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias