disponibilizar bicicletas

Respondido!
Pedro1962
Level 2
Lisbon, Portugal

disponibilizar bicicletas

Na zona onde estou, a disponibilizção de bicicletas é bastante procurado.

A minha dúvida é se devo elaborar algum tipo de contrato de aluguer (mesmo que seja por um valor simbólico) e se devo ter algum seguro associado, dado que, numa eventualidade de o inquilino sofrer um acidente, que não me sejam imputadas responsabilidades.

Obrigado

Pedro

1 Melhor Resposta

Olá Laura,

a ideia é muito simples: as pessoas podiam alugar uma bicicleta por uma valor simbólico (por exemplo, 1 €/dia/bicicleta)

o que me preocupa são os temas de eventual sinistro:

 deve existir uma seguro obrigatório? 

 deve existir um contrato de aluguer?

 deve existir uma caução? 

 

se as respostas às perguntas colocadas forem sim, como incluir no anúncio a disponibilidade de bicicletas e respectivas condições?

 

Pessoalmente creio que a disponibilização de bicicletas deve ter por base um contrato, um seguro e uma caução.

 

Em resumo, apenas pretendo disponibilizar um meio de transporte para que possam ir até à praia, supermercado, uma volta pela cidade.

 

Mas se é para ter problemas, não vale a pena. 

 

Espero ter ajudado

Exibir Melhor Resposta no post original

6 Respostas 6
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Pedro1962 

Penso que se é algo que te deixará mais confortável, faça. 

Mas saiba que terá que informar previamente ao hóspede, através do anúncio 

E acho que seria um complicômetro pra algo que poderia ser tratado de forma mais leve. Muitos já vão torcer o nariz, de cara!

Afinal nada mais é que uma comodidade a mais que vc estará usando como estratégia para atrair mais hóspedes.

É o mesmo com cadeiras de praia, cooler e guarda-sol que muitos anfitriões disponibilizam. Ali um hóspede pode prender um dedo no mecanismo de ajuste da cadeira, ou numa rajada de vento o arame do guarda-sol machucar um olho.

Sei não... teria que avaliar muito bem.

Eu, particularmente, não faria. Apenas adicionaria algumas regras sobrevivência o uso da bicicleta: cuidados, onde e como guardar, se deverá entregar limpa e etc.

 

Minha opinião.. ..

Olá @Denise583, obrigado pela partilha. 

Pedro

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Pedro1962 , acho esse tema super interessante de ser debatido aqui na Comunidade....como você está pensando em oferecer esse serviço?

 

Isso me me lembrou um tópico relativamente antigo sobre essa questão de 'upsell' algum serviço, dá uma olhada e diz oque você acha: 

 

Você faz um upsell de algum serviço extra? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá Laura,

a ideia é muito simples: as pessoas podiam alugar uma bicicleta por uma valor simbólico (por exemplo, 1 €/dia/bicicleta)

o que me preocupa são os temas de eventual sinistro:

 deve existir uma seguro obrigatório? 

 deve existir um contrato de aluguer?

 deve existir uma caução? 

 

se as respostas às perguntas colocadas forem sim, como incluir no anúncio a disponibilidade de bicicletas e respectivas condições?

 

Pessoalmente creio que a disponibilização de bicicletas deve ter por base um contrato, um seguro e uma caução.

 

Em resumo, apenas pretendo disponibilizar um meio de transporte para que possam ir até à praia, supermercado, uma volta pela cidade.

 

Mas se é para ter problemas, não vale a pena. 

 

Espero ter ajudado

Oi @Pedro1962 

O que sei é que, através da plataforma, não há como fazer. Será sempre uma negociação "por fora" entre vc e o hóspede, sem amparo algum do Airbnb. 

Como disse na resposta anterior, vc pode faze-lo, mas deve incluir a negociação (valor e/ou contrato), já na descrição do anúncio. 

Tudo deverá ser informado previamente ao hóspede. 

 

Qto à sua preocupação sobre o "se deve", teria que se informar sobre as leis locais já que, provavelmente, são diferentes das daqui do Brasil. 

Abraços!

Reinaldo63
Level 9
São Paulo, Brazil

Olá @Pedro1962 

 

Eu considero um enorme diferencial disponibilizar bikes aos hóspedes.  Uma pena que comigo não deu certo. Eu tinha duas  bikes bem legais que oferecia aos hóspedes. Acontece eu pedia para andar somente nas ruas e bosques e  não na praia, por conta da areia e da água salgada. Eu já previa que eles não jogariam água do chuveirão antes de guardar no bicicletário.

Moral da história: as bikes eram guardadas cheias de areia da praia e por diversas vezes não trancavam com cadeado, como eu instruía que o fizessem. E se roubassem? Será que iriam pagar?

Resumo da história: sem bike! 

Caso você achar uma solução de modo que dê certo, me conte, por favor. 

Abs

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias