Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Rodrigo12
Level 5
Campo Grande, Brazil

Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Olá a todos.

Infelizmente não posso fazer o check-in pessoalmente e não acho eficiente ficar pedindo para conscientizar o uso do ar condicionado.

 

Como alugo o apartamento inteiro também não posso ficar de sentinela olhando o consumo tal como aqueles que alugam somente 1 ou 2 quartos.

 

Não vejo nada de mal em cobrar pela energia pois quando eu fui a espanha me disseram que eu poderia gastar somente uma caixa dagua de 500l. Tb achei estranho mas tive que me adaptar pois eu estava visitando a casa de outros.


Acho que o airbnb poderia disponibilizar uma ferramenta para esse tipo de cobrança (energia) já que nosso governo fez o favor de colocar em alta inflação.

 

 

81 Respostas 81
Rose198
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil


PLACA CHAVEIRO ARGOLA SOLDADA


@Cátia12

Mandei aqui a imagem da minha chave (espero q apareça para você). Eu fui em uma loja de conserto de tv e pedi para "soldarem" a argola" e deixo somente ela presa a placa. Coloquei também um aviso (a própria empresa q vende o aparelho e fornece as placas faz essa arte inclusa no preço) .

Desde então, há mais de 2 anos uso assim e dá super certo. Ninguém "nem tenta" separar a chave da plaquinha, hehehe

Catia, por opção minha, além do cofre da Amazon, comprei um outro aqui mesmo, no *Mercado Livre e deixo 2 cofres junto a porta. Um que eles usam, normalmente (cada hóspede que chega peço uma senha 4 dígitos SEM repetir os números) e cadastro, assim, fico ELES sabem q a senha é única e o outro cofre, também junto a porta, deixo uma chave igual com a placa e solda, assim, se perderem a deles, quebrarem sem querer no bolso, etc, basta me ligar e dou a "Minha Senha" do outro cofrinho.

Não posso mandar o link dele aqui (o único que coube a chave e placa sem problema) e não sei como mandar, pois não tenho a opção de colocar em hiperlink.. Qualquer outra dúvida, fique a vontade para me perguntar. Tenho certeza q voce vai gostar muito dessa alternativa. Infelizmente os hóspedes não se importam com nossos gastos de energia e precisam ser "doutrinados"...rsrss

 

*O titulo do anúncio é esse e a vendedora se chama JANICE do Rio também: Cofre Guarda Chaves E Cartões P/ Imóveis Key Holder

 

 

Oi, aqui comprei um medidor bifásico no Mercado livre (260,00), que fica na caixa de energia dentro do imóvel. O hóspede mesmo tira a foto no check-in e no check-out, a gente calcula pelo kw da Cia. 

 

Nas regras da casa posso cobrar o que exceder, como era antes da pandemia, ou total como estou fazendo agora.

Olá @Erika771!

Gostei da sua alternativa e devo aplicá-la aos meus ap's. 

Mas uma dúvida: como vc faz a cobrança do valor da energia do hóspede? Vc recebe via pix ou há uma maneira de receber pelo app do AirBnb?

 

Oi Hernandes, normalmente eles preferem pagar por pix, mas posso solicitar também pela plataforma. Eu falo com eles, se demorar de responder, eu coloco na plataforma para ficar registrado. Você vai na reserva e embaixo depois do pagamento do hospede tem solicitar ou enviar dinheiro, lá eu explico o porque da cobrança, mas pra vc estar coberto, tem que está nas regras da casa.

Sonia1546
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Oi querida. Anuncio este imóvel no air bnb https://www.airbnb.com.br/rooms/12253878?preview_for_ml=true&source_impression_id=p3_1686758141_zYU%....

Gostaria de saber como colocar a cobrança adicional de luz nas regras da casa

Vinicius196
Level 2
State of Santa Catarina, Brazil

@Erika771 , é exatamente isso que estou buscando. Mas falo em AGO de 2023. Será que você ainda usa essa estratégia?   @Laura , o Airbnb tem algo a sugerir para isso?

Energia elétrica é algo que não dá para não cobrar à parte. 
Para começar a usar a platt, preciso definir apenas isso.

Espero que o @Airbnb me ajude a resolver isso e eu começar logo a usá-la.

Agradeço desde já. 😉

Avani3
Level 8
Buenos Aires, Argentina

Eu boto opcional ar condicionado.se o hóspede quer mando fazer a transferência no dia do check-in.sem poblema. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Vinicius196 , esse tema sobre cobrança de energia elétrica foi bem discutido aqui, inclusive tem uma conversa mais recente desse ano feita pelo @Leonardo798 sobre 'casas inteligentes' e implementação de sensores na casa justamente para ajudar e diminuir o consumo.

 

Deixo o link da conversa abaixo e o resultado da busca também para você poder dar uma olhada em outras conversas. Espero que ajude!!

👉Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado,... 

👉Cobrança energia elétrica

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi, @Vinicius196

 

RRealmente,  uma casa com vários ar condicionados e outros aparelhos de alto consumo, não dá pra deixar livre pra pessoa usar a vontade.. 

 

Eu instalei vários sensores para controlar o consumo e sou bem transparente com os hóspedes e tem funcionando. 

 

Na verdade, só de falar que há um limite (sugiro isso de dar um limite diário do que cobrar tudo) a pessoa já se conscientiza. 

 

Vou deixar uma foto de um sensor que instalei num apartamento e sempre menciono para as pessoas olharem, como ele tem visor, a pessoa checa em tempo real o consumo.

 

20230818_090712.jpg

Avani3
Level 8
Buenos Aires, Argentina

Vendo aqui a polêmica gastos de ar condicionado inventei de por um.mas sendo inverter o consumo és menos?o aparelho liga e desliga quando ambiente já está frio? também se pode alugar sem ar condicionado e deixar a opção do hóspede usar como um serviço extra aí mostra a fatura que vem de luz e a medição do contador.fica critério do hospede querer o não.es uma opinião que os parece?

Pedro1474
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Galera, para quem aluga quarto, e que gostaria de oferecer ar condicionado... Sugiro que deixe no anúncio a opção de "ar condicionado" desmarcada (como se não tivesse), e na "Regra da Casa" ou "Descrição do espaço", a informação de que há condicionado disponibilizado de forma opcional; e caso queira solicitar o uso, uma tarifa de R$10,00 por noite (considero um preço justo). A solicitação desta tarifa (caso o hóspede queira) pode ser feita na própria plataforma da Airbnb, através da opção "solicitar dinheiro" dentro da reserva. Só marcar a opção "serviços extras" ou "outros", e colocar na descrição "ar condicionado". Sugiro também que por padrão deixe o ar condicionado com cabo de força fora da tomada e lacrado (como por exemplo, envolto por uma fita isolante).

Pedro Johnson
Dilton3
Level 5
State of Bahia, Brazil

Boa tarde, hoje não me preocupo mais com a conta de energia que é do hospede, coloquei um medidor na quadro de energia e o próprio hospede bate a foto no check-in e no check-out, calculamos a diferença e o valor da cia elétrica. Meus apartamentos são equipados com ar condicionado e ventilador de teto, cada um paga pela sua escolha.WhatsApp Image 2022-01-02 at 11.28.51.jpeg

Sonia1546
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Ola Dilton, Poderia me mandar a foto completa com as suas observações? Farei igual. Tive uma consulta para um periodo de 6 meses. Quero que a pessoa se sinta a vontade para usar o ar quando quiser mas não quero ter prejuizo. Como você cobra a energia? Por fora ou dentro do Air BNB? Sonia - 21nove meia 6 cinco 7 5 sete doze. obrigada

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

 Oi @Sonia1546 , uma dica para que outros anfitriões saibam que você está enviando uma mensagem à eles: utilize o @ para marcar outros membros. Com isso, eles recebem uma notificação e sua mensagem tem mais chances de ser lida 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Dilton3 , por favor, me mande as especificações desse aparelho que vc usa, gostaria de instalar no interior da minha unidade para que os hóspedes acompanhassem seu consumo de energia …*  meu contato

 

[Dados pessoais removidos por motivos de segurança e de acordo com as Diretrizes da Comunidade] 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias