Como lidar com problemas de última hora?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como lidar com problemas de última hora?

529005_GettyImages-912338074_ForYou.jpg

 

Olá a todos,


Muitos anfitriões querem estar preparados para qualquer tipo de eventualidades que possam surgir na acomodação para não serem pegos de surpresa.

Isso pode ser causado por um hóspede que fez o checkout e a acomodação precisa de uma faxina mais demorada e o check-in do próximo hóspede é no mesmo dia, ou a geladeira pifou e não há uma solução rápida e fácil.

 

Para os anfitriões experientes, lidar com estas questões pode ser muito mais fácil graças à experiências acumuladas ao longo dos anos, mas como um novo anfitrião, nem sempre é fácil saber o que fazer quando ocorre algum problema de ultima hora. 


Você tem uma lista de fornecedores designados para te dar apoio no caso de algo dar errado? 🚽🔨


E quais são suas principais dicas para evitar ou resolver os problemas mais freqüentes que possam surgir de última hora?


Compartilhe suas melhores histórias e qual solução você tomou para resolver algum problema que tenha surgido. 

 

Abraço, 

Laura 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

40 Respostas 40
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Como já mencionei aqui na CC, minhas acomodações são novas e bastante enxutas qto a eletroeletrônicos. Muito disso tbm foi pensando nas manutenções e possíveis quebras.
A ideia foi simplificar.
De eletroeletrônicos tenho apenas geladeira e/ou frigobar, liquidificador, secador de cabelo e chuveiro (flex) para apoio ao aquecimento solar nos dias sem sol.
No caso de algum item "dar pau", tenho um de cada, de reserva, e posso substituir no ato, me dando tempo para consertar ou repor o que quebrou.
Tenho tbm reserva do fogãozinho de 2 bocas e dos demais itens manuais como ralador, abridor de lata ou garrafa, taças de vinho, cortinas, almofadas, lâmpadas, torneiras ou fechaduras... tenho itens de reserva para praticamente tudo...
Que a mamãezinha aqui não dorme de boca aberta, né kkk
Morando numa cidade rural pequena não dá pra comprar "ali na esquina", tudo muito limitado, então o lance é ser prevenida.
Da mesma forma, temos os contatos de quem conserta ou vende peças e no caso de precisar comprar um equipamento novo, fazemos compra on line.
Para as demais situações, como são feitos verificações e manutenções regulares, não somos pegos de surpresa, mas caso aconteça, o maridão resolve kkk.
A única coisa que demandaria mais tempo para reposição seria quebra de vidro temperado do box, mas até para este caso, tenho guardadas cortinas de box novas que quebram um galhão e dão conta do recado até a reposição.
Sendo anfitriã desde 2018, nunca houve nenhuma emergência que necessitasse alguma intervenção maior.
Espero continuar assim 🙏

Para a situação da faxina, minhas acomodações são bem pequenininhas, não aceito animais e como não são adequadas para os pequenos, quase nunca recebo crianças, tampouco aceito estadias de longa duração.
Além do disposto nas regras, envio um "Guia da Casa" e tenho, estrategicamente, na entrada de cada acomodação, um tapetinho que diz
"Deixe ao calçado e tristeza aqui fora"
(Funciona viu!!!)
Dessa forma não tenho problemas com excesso de sujeira e nunca foi preciso fazer uso do Aircover para uma faxina pesada extra.

Então é assim que lido com possíveis imprevistos.

Mas uma vez a coisa ficou feia viu!!! Tive receio de não dar conta de aprontar tudo para o check-in no mesmo dia e compartilho a história aqui com vocês

 

Louvo a intenção do Airbnb de só disponibilizar a imagem de perfil após a confirmação da reserva, porém teve um dia em que essa diretriz me deu uma senhora lambada.

 

Segue o causo

Assasinaram o camarão 🦐
Na Casa do Canto, um espaço na cidade distante 10 km de onde moro, faço a opção pelo selfcheck-in. Não recebo pessoalmente os hóspedes e nem acompanho sua estadia de forma presencial.
Confirmado a reserva do casal, ao ter acesso à foto de perfil, confesso que fiquei cismada com a imagem do hóspede segurando duas garrafas de cerveja à frente do rosto.
Mulher tem sexto sentido mesmo!!!
Após o check-out, chegamos pra faxina e ao abrir a porta "cascai di susto" quando recebo aquela lufada de ranço de camarão frito e cerveja.
É impossível descrever, fidedignamente, o estado da casa.
Ela "BRILHAVA"🌟🌟🌟🌟, literalmente.
Tinha gordura de camarão frito em tudo qto era lugar!!!
Portas, janelas, redes, mantas, tapetinhos, mesa de trabalho, cortinas, cadeiras... Do mezzanino ao banheiro, da sala à varanda, do chão às paredes, era tudo CAMARÃO.
A pobre da cozinha então... estava literalmente untada.
Isso em apenas duas diárias.
Tivemos que comprar um desses produtos de limpeza pesada com amoníaco pra dar conta.
E bota limpeza pesada nisso!!! Foi precisar LAVAR a casa.
Por um bom tempo não quis nem chegar perto de camarão.

E olha que AMO camarão!!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu também AMO um camarão @Denise583 !

Deu até água na boca quando você falou rs..... apesar do trauma com a casa 😅

Mas gente, um camarãozinho inocente faz esse estrago todo? 

E como é que lava tudo? Até o teto deve ter ficado sujo de respingo de óleo com camarão....

Eu já to acostumada porque quando o meu marido frita um ovo já sei que vou tirar um tempinho para limpar a cozinha, agora imagina para preparar a janta? Eu olho a cozinha e quero chorar 🥹

Você tem exaustor nas casas? Agora fiquei pensando que eles poderiam ter feito o camarão na churrasqueira que fica uma delícia! Ou não tem na casa da cidade?

 

Agora com os eletrodomésticos extras, onde vocês conseguem guardar isso @Denise583 , @Beatriz98 ? Ar condicionado e impressora também são dois aparelhos que só param de funcionar quando a gente precisa.... eu tenho trauma dos dois! 

Dá para trocar a  resistência do chuveiro elétrico sozinha ou tem que ter alguém? Porque ai você pode aprender a trocar sem precisar de alguém para ir no final de semana @Beatriz98 , que é uma dor de cabeça ....

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

O camarãozinho até poderia ser "inocente", mas quem o preparou...

Misericórdia!!!😭

Não tenho exaustor em nenhuma das acomodações, e tbm não se faz muito necessário pois a maioria só faz preparos rápidos, muitos somente o café da manhã e um lanche à tarde, e deixam pra almoçar nos restaurantes da cidade.

Na época ainda não tinha a churrasqueirinha, mas não foi somente o preparo, foi tbm a comilança (só posso chamar assim). 

Tinha gordura de camarão em vários móveis e itens da casa como se eles tivessem comido em vários locais, sem o cuidado de usar um guardanapo ou algo parecido, inclusive na cama.

Tinha tbm ranço de cerveja, como se tivesse derramado no chão. 

Lavamos no modo tradicional mesmo, mangueira, vassoura e balde com a mistura do produto à base de amoníaco. Mete a vassoura de pelos no balde e mete bronca nas paredes, no chão vai vassoura comum de nylon mesmo. Depois enxágua na mangueira, passa rodo e pano pra terminar de secar.

A sala tem chão de cimento queimado e na cozinha é piso terracota, então dá pra lavar mesmo (tudo tbm pensado para este fim, ainda na construção) 

O teto da cozinha é de madeira pois é o assoalho do mezzanino.

Só no mezzanino é que não dá pra lavar, ali foi pano e esfregão mesmo.

Tive que trocar tudo de pano, inclusive cortinas. A cortina da sala, uma cortina enorme de voil (um dos poucos itens que não tenho reserva), lavei lá mesmo no tanque e deu tempo de secar e voltar pro lugar (voil seca rapidinho).

Depois acendemos vários incensos.

Isso tudo em 3 horas pois tínhamos check-in no mesmo dia kkkk.

Foi uma correria desabalada, mas deu tempo 🤦🏼‍♀️

 

Os itens de reserva ficam guardados parte na despensa e parte encaixotado em cima do armário onde guardo a roupa de cama, banho e demais itens de "roupa" das acomodações. Como não tenho muitos itens nas acomodações, as reservas tbm não são em grande número ou volumosas

 

Ar condicionado, Graças a Deus , o clima daqui não pede, mas tenho chuveiro elétrico (flex) para apoio ao aquecimento solar nos dias sem sol.

Tbm tenho resistências de reserva e é fácil trocar, a resistência em si é somente encaixe, mas precisa desligar a chave elétrica e desconectar os fios para abrir a carenagem do chuveiro.

O maridão faz, mas se for preciso,  eu tbm faço. 

E morando numa cidade pequena tbm há algumas vantagens pois há muitos que fazem de um tudo e todo mundo se conhece. Numa emergência tenho vários amigos que podem dar uma bola.

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu só imagino o cheiro da combinação de camarão com cerveja na casa, aquele 'futum' de gordura de peixe empregada nos móveis @Denise583 🤢

O bom de cidade pequena é isso, a mão de obra é mais fácil e rápida, todo mundo sabe fazer um pouco de tudo, já estão acostumados a consertar as coisas em casa, não é igual na cidade grande que o pessoal não sabe trocar uma lâmpada 😅 

Eu por exemplo não faço nem ideia de como trocar a resistência do chuveiro, não sei nem por onde começar.... que vergonha gente, espero que quando comprar a minha própria casa eu comece a aprender a fazer isso tudo, porque vai ser na base da necessidade mesmo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Laura 

Tenho uma lista de prestadores de serviço , mas como a @Denise583 , tenho tbm alguns eletrodomésticos na “ reserva “ de fácil reposição. A única parte chata disso é quando a resistência do chuveiro elétrico queima e nunca acontece em dias úteis em que é mais fácil realizar a troca ! Parece que os chuveiros escolhem domingos e feriados rsrsrs. 

Beatriz

Faço checklist de Limpeza e Higienização e mando um vídeo para o hóspede mostrando que está tudo funcionando como garantia pra mim e para o hóspede e tenho sempre material para reposição e pessoal de  manutenção que pode me atender de imediato mm de fds e feriados Para hospedar penso ser necessário ter estrutura para não ter problemas e mm assim podem scontecer

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Coraly2 ! Gostei dessa ideia de fazer o video mostrando pro hóspede como está a casa e que está tudo funcionando...você manda isso para todos os hóspedes por mensagem?

Acho muito importante também ter uma equipe de manutenção que possa te ajudar em caso de emergência, pra você não ficar na mão caso alguma coisa aconteça de ultima hora!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Coraly2
Level 2
São Paulo, Brazil

Vc me perguntou se mando o vídeo para todos os hóspedes , Sim Independente do tempo de duração da hospedagem e deixo claro no anúncio que no ato da reserva estarei adicionando no whatsapp para que possa mandar esse vídeo pois o Airbnb por hora não têm esse recurso o que é uma garantia pra mim e pro hóspede 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Achei essa ideia super útil até mesmo pra dar uma garantia pro hóspede do espaço que ele alugou para se hospedar @Coraly2 . 

E também já serve caso algo quebre ou esteja faltando, é quase uma forma de diário de como se encontra a acomodação!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Shelei1
Level 2
Uberlândia, Brazil

Boa noite @Beatriz98 chegando agora na comunidade e adorando todas as experiências. Sempre tenho contatos de prestadores de serviço que posso contar na hora que precisar e isso me ajuda muito na hora dos "perrengues"...rs

E vou te contar que isso aconteceu comigo, acredita? Há uns dias atrás tive que recusar um pedido de reserva porque a resistência do chuveiro queimou e a pessoa que ia fazer o serviço foi ao local, mas devido ao horário as lojas ja estavam fechadas e não consegui comprar no mesmo dia e o hospede me enviou o pedido quase na mesma hora avisando que iria chegar em breve. Imagina a situação...fiquei em uma "saia justa"...

Mas como receber meu hóspede com água gelada no chuveiro? Sem cogitação.

Fiquei triste por não poder recebê-los naquele momento, mas expliquei a situação e ele entendeu perfeitamente.

É um tipo de situação que pode acontecer e por isso precisamos estar preparados para resolver da melhor maneira possível😊💖

Shelei

 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Laura , 

Eu moro em uma casa, então tenho espaço para guardar alguns eletrodomésticos extras, enxoval…  quanto ao ar condicionado, tenho mais de um técnico que me atende, então para esse tipo de manutenção, somente indo no local. 
Chuveiro ( resistência ou a peça toda ) geralmente meu marido troca rapidamente, a questão é que “escolhem” parar de funcionar quando não estamos em Sp rsrsrs , nesses casos a gente fica na dependência de um técnico. 

Beatriz
Jairo14
Level 3
Atibaia, Brazil

Tenho um sobrado que possui  dispositivos de inteligência  e me informa por exemplo, temperatura  da piscina e do boiler.    Luzes  ligadas   etc.     Em emergências aciono uma pessoa  local  já  conhecida pra ajudar, pois resido  a 100km da casa.   Minha recomendação  é  ter back up dos itens problematicos.  ATIBAIA.   RECANTO AMARELLO

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Jairo14 , que mão na roda esse dispositivo de inteligência que te informa a temperatura da água e das luzes..... fiquei encantada! Você teria o nome para repassar aqui pra gente?

Como funciona no caso de algum aparelho pifar ou alguém responsável pela limpeza faltar, já que vvocê mora longe da acomodação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

António22
Level 2
Porto, Portugal

Para evitar problemas, o melhor é tentar antecipar que aconteçam e para isso a comunicação é muito importante, nomeadamente, informar e manter diálogo com o hóspede através da caixa de mensagens Airbnb e ter assistência técnica, quer para os equipamentos, quer para reparações elétricas ou outras. O fundamental é receber os hóspedes presencialmente e ficar atento (a) a tudo o que possa acontecer até o alojamento receber um novo hóspede. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias