Em breve: seguro de viagem para hóspedes no Airbnb

Airbnb
Official Account

Em breve: seguro de viagem para hóspedes no Airbnb

Travel.jpg

 

 

Às vezes surgem emergências e interrupções inesperadas durante a viagem — e ter que recusar o pedido de reembolso de um hóspede pode ser difícil.

 

Como anfitrião, você quer ter empatia, mas também precisa se sustentar e evitar avaliações ruins.

 

Para dar mais apoio a você e aos hóspedes, incluímos os seguros de viagem na plataforma. Queremos dar aos hóspedes a oportunidade de adquirir seguros para determinados eventos que não se enquadram na política de cancelamento do anfitrião. A partir das próximas semanas, os hóspedes nos EUA*, Reino Unido**, Alemanha, Espanha, Itália, Irlanda, Países Baixos,Áustria e Portugal*** poderão adquirir um seguro de viagem ao reservar uma acomodação no Airbnb.

 

Esperamos que isso torne menos provável que os hóspedes solicitem um reembolso por fora da política de cancelamento aos anfitriões quando adquirirem um seguro de viagem e tiverem que cancelar por um motivo coberto pela política pela apólice. Confira mais informações na Central de Recursos

 

Algum dos seus hóspedes já cancelou de última hora? Conte para nós como você lidou com isso.

 

*Para hóspedes nos EUA, o plano de seguro de viagem é oferecido pela Airbnb Insurance Agency LLC e subscrito pela Generali US Branch. 

**Para hóspedes no Reino Unido, o seguro de viagem é subscrito pela Europ Assistance S.A., que está autorizada e regulamentada pelo Ministère de l'Économie et des Finances, Direction du Trésor, Service des Affaires, França. Considerado autorizado pela Prudential Regulation Authority do Reino Unido. Sujeito à regulamentação pela Financial Conduct Authority e regulamentação limitada pela Prudential Regulation Authority no Reino Unido. A natureza e a extensão das proteções dos consumidores podem diferir daquelas para empresas sediadas no Reino Unido. Detalhes do regime de permissões temporárias para que empresas sediadas no EEE operem no Reino Unido por um período limitado enquanto buscam autorização total, estão disponíveis no site da Financial Conduct Authority. O seguro de viagem é providenciado pelo Airbnb UK Services Limited. O Airbnb UK Services Limited é um representante nomeado da Aon UK Limited, que é autorizada e regulamentada pela Financial Conduct Authority (FCA). O número de registro da Aon UK Limited na FCA é 310451. Você pode verificar isso acessando o Registro de Serviços Financeiros ou ligando para 0800 111 6768. O seguro de viagem está disponível para hóspedes de 18 anos ou mais. Termos e condições se aplicam. FP.AFF.320.LC.

***Para os hóspedes na UE, o seguro de viagem é subscrito pela Europ Assistance S.A., que atua através da sua sucursal Irlandesa. A Europ Assistance S.A. está autorizada pela Autorité de Contrôle Prudentiel et de Résolution (ACPR) em França e está regulamentada pelo Banco Central da Irlanda para as regras de conduta comerciais. O seguro de viagem é oferecido pelo mediador de seguros Aon Iberia Correduria de Seguros y Reaseguros S.A.U., assistido pela Airbnb Marketing Services S.L.U., que atua como colaborador externo. A sede social da Aon está localizada na C/ Rosario Pino, nº 14-16, C.P. 28020 em Madrid, Espanha. A Aon está registada na Conservatória do Registo Comercial de Madrid na Folha M-19857, Volume 1577, Página 122, número de identificação fiscal A-28109247 e está registada no Registo dos Distribuidores de Seguros e Resseguros da Direção-Geral dos Fundos de Seguros e Pensões, sob o número J-0107. A Aon tem a capacidade financeira e o seguro de responsabilidade civil estipulados no Decreto-Lei Real Espanhol 3/2020. Os benefícios e serviços da apólice de seguro são descritos de forma geral e estão sujeitos a certas condições e exclusões.

9 Respostas 9
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Airbnb 

Por que o Brasil não está contemplado? 

Por acaso as emergências afetam menos os anfitriões brasileiros???!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 , eu imaginei que você não iria gostar dessa notícia, quando eu li também perguntei de cara porque o Brasil não estava incluído, e a resposta foi de que as coberturas variam devido a diferenças regulatórias nos países onde o seguro está disponível e adquirido, então provavelmente é uma questão de legislação e leis locais.

Vou marcar o @Fabricio50 para ver se ele tem algum conhecimento regulatório sobre isso que possa nos ajudar. 

Talvez esse produto possa ser introduzido mais tarde ( espero!) no país.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi @Laura e @Denise583 !

 

Não tem nada na legislação brasileira que proíba esse tipo de tratativa, aliás, tem uma coisa no direito que diz: se não é proibido, é permitido.

 

Nesse raciocínio, temos o Princípio da Legalidade, "Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” (art. 5º, II da CF).

 

Portanto, qualquer seguro pode ser proposto para ser comercializado no Brasil, dentro daquele princípio, evidente.

 

No Brasil tem uma autarquia do ministério da economia que trata dos seguros, é a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

 

Esse seguro oferecido pelo Airbnb, penso que está sendo ofertado como um projeto piloto, daí ofertado para alguns países, veja que não são todos os países da Europa, por exemplo, se der certo, seria oferecido globalmente. 

 

 

Queremos dar aos hóspedes a oportunidade de adquirir seguros para determinados eventos que não se enquadram na política de cancelamento do anfitrião.

 

Porém, pelo texto do post transcrito acima e confirmado pelo Link para acessar a Central de Recursos, o seguro será PAGO/VENDIDO, será um serviço ofertado pela plataforma aos HÓSPEDES que quiserem, será uma opção, posto que já temos o AirCover para o anfitrião e o hóspede, que já cobre certos imprevistos na hospedagem para ambas as partes, esse seguro de viagem seria um PLUS, para o hóspede que queira pagar por mais garantias na viagem/hospedagem que não são cobertas pelo AirCover, por exemplo. 

 

Todavia, se esse seguro de viagem for ofertado por aqui, será mais um, é que o mercado, há muito tempo, já oferece esse tipo de seguro viagem, a verdade é que não é muito da cultura brasileira fazê-los, às vezes caímos no senso comum de achar que as coisas só acontecem com os outros e não com a gente, daí relaxamos e não fazemos os seguros, seja de viagem, de saúde, de vida, de sepultamento, etc.

 

Lembrando que, mesmo o hóspede tendo o seguro viagem, no eventual sinistro, vai haver a burocracia de sempre, com provas, atendimentos e esperas, passado por isso, ainda vai ver se os fatos/ocorrências se enquadram nas garantias da apólice.

 

Vide texto:

 

...quando adquirirem um seguro de viagem e tiverem que cancelar por um motivo coberto pela política pela apólice.

 

Fabricio:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Sabia que você iria dar uma aula aqui pra gente @Fabricio50 !

 

Eu também acho que o processo está em fase de teste, em todos os países mencionados o seguro funciona por um representante do Airbnb, então esse serviço é terceirizado, o que significa que em cada país um novo contrato deve ser estipulado entre as partes. 

 

Parece ser um produto que vai começar pequeno, em algumas regiões e depois ir se expandindo aos poucos.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Então @Laura , é um serviço opcional, que poderá ser ofertado pela plataforma, vejo como único diferencial a facilidade de no momento que o hóspede fizer uma reserva ter uma opção de acrescentar um seguro viagem, tudo no mesmo lugar e, espero, com um preço acrescentado com a reserva bem atrativo.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Também acho que é um bom diferencial na hora do hóspede fazer a reserva @Fabricio50 , eu busquei mais informações sobre esse produto e parece que o Airbnb ainda não encontrou uma empresa para realizar esse serviço ainda @Denise583 , mas imagino que seja questão de tempo para ser lançado no Brasil!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Então @Laura , penso que estão analisando o mercado, porque é amplo e interessante, gradativamente estão aumentando o seu portfólio e, consequentemente, obtendo mais opções de lucrar e ofertar serviços que agregam a hospedagem...

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura e @Fabricio50 

Seria muito bom mesmo.

Penso que funcionaria como um complemento para o Aircover, né?

E aí teria que deixar bem claro o que seria coberto por um e pelo outro.

Mas tudo que venha a acrescentar, sempre é uma boa pedida.

Abraços!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Também acho que esse produto vá ser muito bem aceitos pelos brasileiros e vai aliviar o anfitrião de alguns custos que vão ser cobertos pelo seguro @Fabricio50 , @Denise583 .

Assim que eu souber mais sobre isso eu vou colocar aqui na CC porque o mercado brasileiro é muito grande, e o Airbnb sabe de potencial.

Eu até vou procurar para saber como tem funcionado nos outros países e se tem sido recebido bem pelos hóspedes 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias