Dados e características dos anfitriões e hóspedes no Brasil

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Dados e características dos anfitriões e hóspedes no Brasil

1_-_CH_-_stock-photo-rio-de-janeiro-urca-by-gustavoterofotografo-144022669_HR1.jpg

Olá a todos, 

 

Imagino que algum vez você já deve ter tido curiosidade de saber quais são os tipos hospedes que se hospedam com você ou até informações mais especificas como a porcentagem de anfitriões com avaliações de 5 estrelas.

 

Resolvi trazer alguns dados que podem ser importantes ou até mesmo para matar a curiosidade e a pulga atrás da orelha de vocês ,com informações específicas tanto de anfitriões quanto de hospedes nos últimos três meses.

 

-De Dezembro de 2022 ate Fevereiro de 2023 a nacionalidade dos hóspedes mais comuns que se hospedaram com anfitriões brasileiros foram:

🇧🇷 Brasil: 91.4%

🇺🇸Estados Unidos: 2.3%

🇦🇷 Argentina: 2%

 

👥 Quase 35% desses hóspedes reservaram um espaço para duas pessoas e 72%  ficaram entre 2 e 6 noites na acomodação. 

💡Em relação à faixa etária, 34% deles está entre 30 e 39 anos, seguidos por mais de 21% entre 40 e 49 anos. 

 

Agora para o perfil dos anfitriões:

 

🏠 Mais de 24% dos anfitriões está entre 40 e 49 anos e 78% desses oferecem a acomodação inteira nos seus anúncios. 

️ Em relação  às avaliações, quase metade desses (47%) tiveram avaliações entre 4.81 e 5 estrelas.

 

E ai, isso condiz com o típico hóspede para você?

Nos deixe saber nos comentários se esperava esses resultados!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

12 Respostas 12
Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Laura Olá Laura..no meu caso:
-A nacionalidade 100% brasileiros;
-100% dos hóspedes estavam em 6 ou mais pessoas;

-Faixa etária até que bateu +- com o que passou

 

Acho que seria interessante separar as estatísticas por CATEGORIAS de acomodação

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Hmmm, vou ver se consigo separar por categoria @Cristina1875 , mas já adianto que pelo oque lembre não vi essa opção na plataforma 🧐

 

Você diz em relação às categorias como apartamento, microcasa, chalet....? 

Eu tenho também as estatísticas da porcentagem dessas reservas, você tem interesse em ver? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura @Denise583 Isso, separando por apartamento, microcasa, etc.. pois eu acho que mostraria melhor o perfil. Obrigada

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Interessante esta estatística @Laura.

Só não entendi porque um período tão curto. Poderiam ter feito de janeiro a dezembro de 2022, aí ano que vem faria-se de janeiro a dezembro de 2023.

Fica a sugestão...

 

A estatística brasileiros x estrangeiros bate bem próximo, mas só recebi alemães até agora.

Eles gostam muito de sol, de cachoeiras e natureza em geral.

 

Mais de 90% reservaram para duas pessoas, mesmo na acomodação que cabem 4.

100% ficaram entre 2 e 6 noites na acomodação. 

 

Em relação à faixa etária, mais de 90% está entre 30 e 39 anos e mesmo abaixo disso. Os de 40 a 49 anos ou mais representam os 10% restantes.

Como vc bem sabe, Carrancas é uma cidade rural que oferece turismo de natureza, tendo uma geografia bem rústica e desafiadora, e isto limita o acesso a pessoas de mais idade com a já esperada limitação física.

 

Em relação à avaliação tive 100% de 5* (neste periodo específico).

 

Contudo não poderia deixar de notar essa representatividade em relação às Avaliações. 

Se menos da metade (47%) tiveram avaliações entre 4.81 e 5 estrelas, é certo dizer que mais da metade (53%) teve avaliação abaixo de 4,81.

 

O que já soa um alarme dos grandes, sobre as Avaliações. 

 

Aquilo que vem sendo exaustivamente falado, agora está aqui, representado estatisticamente pra não deixar dúvidas.

 

E aí Airbnb???!!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Boa sugestão @Denise583 , vou pedir esses dados do ano passado para gente dar uma olhada também, fiquei curiosa agora 🧐

 

Acho lega também fazer essa separação por fases do ano porque essa época é bem onde caem as férias de fim de ano, a alta estação no Brasil e pode ser bem diferente do que em outras épocas... talvez um comparativo entre começo e meio do ano quem sabe?

 

Confesso que achei que seria mais comum a reserva para 4 do que para 2 pessoas sabia? Sempre achei que a plataforma seria mais popular para as famílias e grandes grupos, como o da @Cristina1875 .

 

Pelo oque eu vi, quase 20% dos hóspedes não fizeram nenhuma avaliação!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

É aquilo que costumo dizer qdo auxilio algum anfitrião no seu anúncio. 

Os hóspedes mais frequentes são mesmo o casal.

Organizar a disponibilidade de um grupo maior é bem difícil, ficando mais restritos a férias e feriados.

Por esta razão, oriento a fazerem uso da ferramenta "taxa para hóspede adicional".

Bjcão 💋

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Acho importante os anfitriões novos (e experientes também) analisarem esses dados até pra entender a demanda do mercado e como oferecer uma acomodação de acordo com oque é mais procurado e popular @Denise583 , porque na minha concepção sempre pensei no Airbnb para um aluguel de acomodação para famílias....

Acho que isso até influencia na configuração do anúncio também!

 

Vou marcar o @Evandro-Santos-De-Jesus0 porque ele estava nessa jornada de mudanças no anúncio dele!

 

Acho legal o querido @Fabricio50 também dar uma olhada pra ver se bate com oque oferece, mesmo a casa sendo para mais pessoas (ou até pra ver se a idade do anfitrião coincide 😅)

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Exatamente cumadi  @Laura 

Aquilo que nosso amigo @Fabricio50 fala muito, a importância de identificar seu público e oferecer aquilo que procura.

Ocorre que, na contramão do mundo, o Brasil voltou com o trabalho e aulas presenciais; infelizmente a ganância sobrepuja o bom senso.

E como digo sempre, qto maior o grupo, mais difícil é organizar a disponibilidade de todos para uma viagem conjunta.

Por isso defendo e oriento que, mesmo aquela acomodação ampla com capacidade para 6, 12, 16 pessoas, se estude a possibilidade de receber apenas um casal, usando a ferramenta "Taxa para hóspede adicional" e limitando o acesso aos demais quartos ou outras demências da acomodação. 

É isso...

Oi @Denise583 !

 

Como falei ali pra Laura, cada tipo de anúncio tem o seu público específico, sabendo disso e sabendo identificar qual é o seu público, vc irá montar o seu anúncio, com as comodidades necessárias para atender esse público conquistado ou a conquistar.

 

Vejo vc falar sempre na quantidade de hóspedes para uma hospedagem, que seria interessante oferecer o espaço para casais, ou 2 pessoas, seria até mais fácil para alugar, haja vista que espaços para muitas pessoas, seria complicado reuni-las para hospedagens, em vista de toda uma problemática para reunir grupos grandes.

 

Todavia, esse raciocínio ou prática não funciona ou funcionaria para os meus anúncios, porque os meus custos são os mesmos para uma ou para oito pesssos (máximo de quantidade de pessoas que recebo), não daria para eu baixar o valor da diária em relação a quantidade de pessoas pelos custos que tenho, pelo tamanho de minhas casas, pela infraestrutura oferecida, etc. 

 

Como o meu anúncio é casa na praia e uma praia fora da capital, as pessoas querem ir em grupos, em família, muitas consultas que tenho me perguntam se poderiam levar mais pessoas para a casa, veja então que, para o meu tipo de anúncio, funciona bem oferecer o espaço para uma quantidade além de um casal, funciona bem a proposta ofertada.

 

Agora, gostaria de ter espaços menores, flats de no máximo 38 m2, para casais, demandam menos de tudo, daí sim, teria um preço bem atrativo para casais ou para duas pessoas, acho que locaria com maior rotatividade, ganharia na rotatividade de reservas e poderia praticar preços menores para a reserva, porque teria custos bem menores de manutenção, por exemplo. 

 

Bom, escreveria mais coisas das possibilidades de ganhar com reservas para mais ou para menos pessoas, a partir da minha realidade dos meus anúncios, fica para a próxima...

Concordo amigo @Fabricio50 

Cada caso é um caso.

Eu costumo fazer essa orientação pois vejo que muitos desconhecem esta ferramenta e geralmente o faço em resposta a uma queixa ou pedido de ajuda, em face de poucas reservas.

Evidentemente cabe ao anfitrião avaliar se lhe serve ou não.

Assim como, a exemplo das suas, nas minhas tbm não há necessidade de ferro de passar roupas, máquina de lavar e outras benesses, por vezes tão essenciais em outras acomodações.

É aquela coisa "Cadum, cadum..." kkkkk

Bjcão 💋

Oi @Laura !

 

Achei essas métricas vagas, de quais números absolutos de hóspedes estamos falando nesse período de dezembro de 22 até fevereiro de 23?

 

Sei que 100% dos meus hóspedes são brasileiros e desses, 99% são pernambucanos. 

 

Mais de 90% das reservas foram para 6 ou até 8 pessoas, para uma média de 3 a 4 noites de hospedagem. 

 

A média da faixa etária dos meus hóspedes, confesso que não sei, não os recebo pessoalmente, meu contato é virtual, pelo chat e somente os vejo por foto. Por oportuno, acho que a plataforma deveria disponibilizar mais informações dos hóspedes, tipo endereço, documentos e qualificações. 

 

Quais os números de anfitriões que temos no Brasil?

 

Fala a pesquisa que 24% dos anfitriões são de pessoas entre 40 e 49 anos, sim, mas como está dividida a faixa etária dos 76% restantes dos outros anfitriões?

 

Como disse, faltam números absolutos nessa pesquisa para que possamos ter uma verdadeira ideia e/ou exatidão do que estamos falando.

 

Ofereço acomodações inteiras, ou seja, não compartilhadas e minhas avaliações giram em torno de 4.86 e 5*.

 

Tenho projetado meus anúncios para o meu público alvo, que são os hóspedes locais, do meu estado, famílias pequenas a médias ou grupos pequenos de amigos.

 

Percebo que cada tipo de anúncio tem um público específico, que vai exigir acomodações e comodidades específicas, o meu público são de pessoas que gostam das praias, piscinas, sol e mar, reservando quase sempre os finais de semana, duas noites.

 

Portanto, tais hóspedes, não me pedem ou precisam da comodidade de ferro de passar roupas, secador de cabelo, Tv à cabo ou streamings, máquina de lavar roupa, etc. Essas pessoas passam o dia inteiro de trajes de banho e não tem tempo para assistir tv, querem sol, mar, piscina, churrasco e bebidas, por exemplo. 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi amigo @Fabricio50 , realmente o seu perfil de estadia e de hóspedes é totalmente diferente do da @Denise583  por exemplo, como você disse sua casa é projetada para um grupo grande de pessoas e o custo seria o mesmo para 2 ou 8 pessoas. 

 

Esses números são uma base do perfil mais comum na plataforma, o tipo de hóspede que aluga a estadia, assim como o anfitrião que oferece, é claro que tem outros tipos que não foram mencionados mas que também fazem parte dos dados, e eu posso até colocar isso mais específico, que tal? 🧐

 

As métricas eu mesmo juntei de acordo com os dados que eu coletei, esses números são baseados nos últimos três meses até  dia 22 de fevereiro 2023, a @Denise583 mesmo deu a ideia de se analisar para o período do ano todo, oque vocês acham? 

Vai ser uma bateria de dados para olhar, mas adoro esse tipo de informação!

 

Foram analisados 295.085 anfitriões com anúncios ativos durante esse período!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias