Redução de reservas pelo AirBnb

Redução de reservas pelo AirBnb

Bom dia! 

 

Inauguramos em setembro de 22 A Casa do Alto, em Jaguariúna. Dsde o começo me cadastrei no AirBnb e Booking para anunciar nossas unidades.

Tenho reparado uma redução relevante nas reservas da plataforma e não entendo o motivo.. Booking crescendo, AirBNb diminuindo.. 

Alguém já passou por isso? O que pode estar acontecendo?

Agradeço muito e desejo uma ótima semana!

44 Respostas 44
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Guido311 

Todos vêm observando isso, já tem cerca um ano que a coisa só rola ladeira abaixo.

Vários relatos iguais aos seus que só reforçam aquilo que venho dizendo há muito tempo.

O Airbnb vem tomando decisões equivocadas, lançando atualizações disfuncionais e deixando de corrigir os erros causados por esta mesma disfuncionalidade, ignorando relatos e feedbacks, lavando as mãos para injusticas e permitindo que, com isso, anfitriões e hóspedes honestos e comprometidos sejam prejudicados.

Também dizem que a cada trimeste ele tem mais lucro (duvido que essa estatística seja aqui no Brasil).

Então me parece aquilo, tá dando lucro, pra que mexer, né?

Confesso que nunca pensei que um dia diria isso, mas estou bastante inclinada a experimentar o Booking.

A fila anda!

Nada a estranhar...

Infelizmente 

 

Oi Denise.. sou tão "novo" no AirBnb que nem percebo todos esses detalhes e mudanças que vc menciona... aprendi a montar os anúncios na marra e sei que podem melhorar (tudo sempre pode melhorar...), mas, desde o primeiro dia está igual e antes, vinha com bom retorno, agora, fraco demais.. os comentários sempre positivos (fui brindado com o selo de SuperHost), mas, reservas que é bom, vejo definhando...

Espero que ao acompanhar a comunidade e a troca de experiências, eu possa aprender mais e ficar atento aos detalhes que podem estar fazendo a diferença..

Muito obrigado por seu tempo e atenção!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Guido311 , primeiramente, seja bem vindo na Comunidade!

 

Que pena saber disso sobre a queda nas reservas... tem alguma coisa que você acha que ocasionou isso?

 

@Denise583 não consigo (e nem quero imaginar) você saindo da plataforma, você é peça chave e para mim a representação do anfitrião do Brasil! 🇧🇷 

 

Acho que cada plataforma tem o seu público alvo e direcionamento, muito anfitriões comentam super felizes com o retorno financeiro que tiveram com o Airbnb, creio eu que isso vai de cada um, com a criação do anúncio e gerenciamento e configuração da plataforma.... 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi Laura... obrigado pelo retorno... honestamente não sei o que está ocasionando isso... inauguramos em setembro e AirBNb começou bem forte... optei em adotar o Booking também... com o passar do tempo, Booking disparou e AirBNb despencou... fico achando que estou com algo errado, mas, olhos os anúncios e não encontro o eventual erro... 

Pelo que li abaixo, isto acontece com outros... será algum tipo de configuração?

Enfim... não quero abrir mão do AirBNB, só quero recuperar e crescer com a plataforma...

Vamos ver se surgem mais sugestões..

Muito obrigado e ótima semana!

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então @Laura 

Gostaria imensamente que fosse verdade.

Mas tanto eu como vc sabemos que não. Entendo quão é difícil sua posição aqui, ficar "entre a cruz e a caldeirinha".

Mas não sou leviana e vc sabe que falo com propriedade.

Evidente que alguns realmente têm algum retorno. 

Eu tenho.

Mas caiu muito!

 

Pra quem tá chegando agora, qqr ganho é só alegria, mas pra quem tá nessa estrada faz anos...

Basta olhar os ganhos nos mesmos meses há uma ano. Janeiro/23 recebi metade do que Janeiro/23 por ex. E cada mês anterior foi nesse decrescente.

 

Mas não é esta a questão!

Sei o que o Airbnb era, vejo o que está se tornando.

Sei como tínhamos valor, vejo que isso acabou.

Nem qdo cometi alguns erros, lá no comecinho, fui tão penalizada e negligenciada qto no último ano, sem ter cometido nenhum erro apenas levando as rebordosas destas disfuncionalidades.

Via as atualizações gradativamente implantadas trazendo melhorias reais.

Agora...

O que se diz por aí é que o Airbnb só visa lucro, e a qqr preço.

Não sou leviana, falo com propriedade e vc sabe disso. 

Fica uma insegurança generalizada pois é cada vez mais evidente que somos um zero à esquerda pro Airbnb. 

O Airbnb nos chama de "parceiros", mas não nos respeita, não nos ouve. 

Lança atualizações com o argumento que "ouviram nossos feedbacks", mas é uma atualizações mais disfuncional que a outra, com consequências nefastas, e o Airbnb não tá nem ai para os prejuízos que causam. 

Veja o exemplo das Categorias (abril de 2022), um "divisor de águas".

Daí começou a grande derrocada. Tudo muito confuso, ninguém entendia nada, reservas sumindo...

Inúmeros feedbacks enviados, inúmeras postagens aqui tbm.

E o que faz o Airbnb?

Explica, ajusta, corrige???!!!

NÃO!!!!

Lançam mais "categorias"  em nov 2022, aumentando ainda mais o caos.

Certamente isso deve ter reverbado de forma tão negativa que, no finalzinho de 2002, informaram que no início de 2023, ainda em Janeiro, iriam esclarecer a coisa das "categorias" e lançar um mecanismo para que pudéssemos categorizar sem erro as nossas acomodações. 

Enfim, estamos em Fev.

Vc viu esse informe?

Eu não!!!

Acredito que o @Guido311 tbm não, nem a lindinha @Beatriz98, nem a querida @Loni56, nem o amigo @Fabricio50., só pra citar alguns.

Então cumadi, me desculpe, mas não dá pra passar pano.

E vc vê isso aqui. A CC é um ótimo termômetro.

E fácil ter uma estatística das postagens que trazem alguma queixa ou reclamação.

E nem vou falar das Avaliações e de tudo o mais, tão disfuncional qto.

Já falei demais, é chover no molhado.

 

 

Olha @Denise583 , o que aparece agora na configuração do anúncio da gente, printei o da casa2 para vc ver, isso se vc ainda não viu no seu.

 

Então amiga, lá na configuração do nosso anúncio estão aparecendo qual ou quais categorias o imóvel pode estar inserido e tem lá também, clicando no link  saiba mais, quais os requisitos para que o seu imóvel esteja categorizado.

 

Screenshot_20230225-101233_Airbnb.jpg

 

Screenshot_20230225-101307_Airbnb.jpg

Oi amigo @Fabricio50 

Fui lá conferir porque não havia percebido. 

Talvez tenha atualizado somente hj que estou no wifi da casinha.

 

Então...

 

A Ypotyra,  que é uma CABANA (segundo a orientação das categorias à época da elaboração do anúncio, as mesmas atualmente), está como MICROCASA.

 

Já a A Casa do Canto, que esta sim é uma MICROCASA (de acordo com a mesma orientação à época), não consta em nenhuma categoria.

Veja os prints

 

Se bem que a descrição da categoria MICROCASA é muita vaga.

"Uma acomodação independente que geralmente tem menos de 37m² "

 

Ora... qqr chalé, cabana, casa da árvore, casa triangular e etc pode ser "independente e ter menos de 37m²".

Mas ainda assim há critérios específicos dentro de cada uma dessas categorias que se encaixam melhor como é o caso de CABANA para a Ypotyra e etc.

 

Difíííííííícil!!!

 

Mas agradeço demais pela informação 🙏

 

 

 

Nenhuma categoria para A Casa do Canto.Nenhuma categoria para A Casa do Canto.A Ypotyra categorizada como MICROCASAA Ypotyra categorizada como MICROCASA

@Denise583 , estou deduzindo que o algoritmo está categorizando os anúncios levando em conta muito mais o que os hóspedes estão dizendo nas avaliações sobre o anúncio.

 

Vê só, a casa2, dos prints, foi incluída em 4 gategorias, inclusive surfe, só que eu nunca realcei e falei sobre surfe em meus anúncios, daí tal categorização só pode ter vindo das avaliações dos hóspedes, afirmo isso porque no caso somente a casa2 está nessa categoria, pois a casa1 e a casa3, não estão nessa categoria, embora estejam localizadas na mesma área, adjacências e praia.

 

A casa1 está na categoria piscinas incríveis, praia e tropical, mas não em surfe.

 

A casa3 está na categoria piscinas incríveis e praia, mas não em tropical e surfe.

 

Então, desconfio bastante que o peso maior que o algoritmo leva em conta para categorizar um anúncio são as avaliações dos hóspedes quando detalham ou realçam algo do anúncio...🤔

 

 

Amigo @Fabricio50 

Mas para ser isso deveria haver, nos comentários da Ypotyra por exemplo, alguma menção a que ela seja uma microcasa, mas não há, até mesmo porque o anúncio não a designa assim.

Não há um só comentários em que um hóspede a tenha chamado de microcasa, somente CABANA.

Então o que explica ela estar categorizada como MICROCASA???!!!

E de onde esse algoritmo deduziu que a Ypotyra tem "menos que 37m²" (uma das características de MICROCASA) se eu nunca preenchi aquele item sobre a metragem de nenhuma delas?

E o que explica tbm a Casa do Canto, que é mais antiga e tem mais comentários que a Ypotyra, não estar categorizada em nenhuma???!!

Não faz sentido...

Então @Denise583 , eu disse que a categorização vem mais das avaliações, mas não só delas, é o que eu acho, é só um pitaco, é só uma ilação, pois a entidade algoritmo tem vida e gosto próprios...hehehe...🤭🤭🤭... o que estou fazendo é conjecturando, verdade que não tenho nada conclusivo,  a não ser as pistas que a plataforma mesmo dá, ali em saiba mais sobre as categorizações...

 

Screenshot_20230226-091539_Airbnb.jpg

Lembro, não sei se vc lembra também, faz tempo isso, quando acessava a configuração do meu anúncio, às vezes via uma chamada dizendo que, mais ou menos assim, os hóspedes disseram que na sua casa tinha tal coisa, como se fosse um alerta para eu marcar essa coisa nas minhas comodidades, sei que quando os hóspedes antes faziam uma avaliação, vinha junto um tipo de pesquisa sobre o anúncio para que o hóspede confirmasse certas coisas anunciadas pelo anfitrião, mas isso não aparecia para os anfitriões, ou seja, éramos avaliados também para confirmar se o que dizíamos no anúncio era verdade, daí que, coisas que eu não marcava nas comodidades, mas eventualmente tinha na casa, os hóspedes diziam que tinha e a plataforma me alertava para eu colocar lá nas comodidades, portanto, mesmo certas coisas não aparecendo nas avaliações publicadas, pode ter sido através dessas pesquisas que o hóspede responde sem que a plataforma publique, aquelas pesquisas de confirmação de comodidades anunciadas...

Sei não, amigo @Fabricio50 

Nem as avaliações, nem o algoritmo explica categorizar a Ypotyra diferente do que é, ou não categorizar a Casa do Canto.

Nenhum hóspede chamaria a Ypotyra de microcasa, já na Casa do Canto, há várias menções à MICROCASA,  tanto na descrição, qto nas avaliações.

Muito doido!!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu tava pra te falar hoje mesmo @Denise583 que eu li sobre as categorias começarem a aparecem para os anfitriões como tinha sido prometido no fim do ano passado!

 

Essa questão da Casa do Canto não aparecer em nenhuma categoria é doido mesmo, como realmente não tem menção nenhuma nem na descrição nem nos comentários de Microcasa, não imagino que seja o caso, até porque cabem até 4 pessoas, na minha humilde opinião a Ypotyra para mim faz mais sentido estar nessa categoria, não? Ela é menorzinha que a Casa do Canto! Mas também não sei como eles chegarem à essa conclusão já que você nunca colocou as medidas da casa lá. 

Será que o termo " casinha" não confunde o algoritmo? 🧐

To eu e o amigo @Fabricio50 conjecturando aqui!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Como disse, a definição para MICROCASA é um tanto genérica:

"Uma casa independente que geralmente tem menos de 37m²."

 

Só que à epoca da criação do anúncio, antes dessa coisa de "Categorias", já defini (éramos nós que definíamos) a Casa do Canto como MICROCASA, pois achei ser a categoria mais adequada pelo seu layout semelhante às "tiny house" (sala e cozinha compartilhada, banheiro e a cama no mezzanino)

Veja que, no print do anúncio dela que enviei na resposta ao amigo @Fabricio50, logo abaixo de "Propriedade e hóspedes", está MICROCASA. 

No título diz casinha (e o que é uma casinha, que não uma MICROCASA, né?!).

E há sim menção em alguns comentários de hóspedes. 

Sendo assim, o que explica ela não estar em nenhuma categoria???!!!

 

Em contrapartida, discordo que faça sentido a Ypotyra como microcasa, visto que não tem sala e quarto em cômodos separados, como é nas microcasas/tiny houses.

É praticamente apenas um cômodo com uma cozinha num canto de parede e o banheiro. Até "Chalé" seria mais aceitável.

 

A criação do anúncio da Ypotyra tbm foi antes das "Categorias" e dentre as opções oferecidas, achei que "Cabana" definiria melhor.

Veja como o Airbnb define Cabana 👇🏻:

"Uma casa feita com materiais naturais, como madeira, em meio à natureza."

E a Ypotyra tem muita madeira (esteios, forros, divisórias e etc.), encaixe de pedras para o alicerce, tijolinhos rústicos e adobe. E fica em meio à natureza.

 

Olhe no print dela, tbm abaixo de "Propriedade e hóspedes", que está "Cabana".

E logo abaixo vemos MICROCASA nas Categorias. 

Tudo muito confuso!!!

 

Será que a lindinha @Beatriz98 poderia me dar alguma luz?

 

Gostaria muito da atenção, por parte do Airbnb, para a correção disso 🙏

 

 

 

 

@Denise583 , acho isso tudo uma doideira, onde foi que os caras foram buscar que categorizando os imóveis ou adjacências ou o que valha, iriam melhorar nas buscas, consequentemente,  nas reservas???

 

Acho que criaram uma confusão, uma página carregada e poluida de informações, uma tuia de coisas para o hóspede pesquisar um imóvel para ficar, este mesmo hóspede que nem lê o anúncio com suas regras... sei não, viu? 🤔

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias