Medo de Fraude

Respondido!
Yanne207
Level 3
Pernambuco, Brazil

Medo de Fraude

Olá pessoal. Vocês conferem CPF dos hóspedes quando fazem reserva? 

Eu fui conferir no SPC e os CPFS são inválidos. O que vocês acha? Eu tô com medo de cair em um golpe mesmo reservando pelo air bnb e recebendo o valor da hospedagem, mas oq aconteceria se eles furtassem minha casa?

A reserva não está concluída, estou bem receosa. 

Me ajudem, por favorrr!! 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Yanne207 

Seja bem-vinda!

 

Dados como identidade, cpf, nome civil, endereço e forma de pagamento são previamente validados pela plataforma. 

Não há reserva sem que isso aconteça.

No entanto nós, anfitriões, não temos acesso a isso, assim como acontece com os hóspedes em relação aos nossos dados.

O único dado compartilhado é o telefônico e, mesmo assim, somente após o fechamento da reserva. 

Portanto muito me estranha essa seu relato.

Como vc teve acesso aos cpfs dos hóspedes?

 

Evidente que nada é garantido 100%, mas os relatos de furtos e problemas relacionados, são extremamente raros.

Em relação a golpe no pagamento, isso vc não terá pois o Airbnb já debita o valor do hóspede, no ato da reserva.

No entanto isso só vale para as reservas de curta duração. 

Já para as de longa, só há o débito prévio do primeiro mês e, para os subsequentes, o Airbnb envia uma cobrança e assim fica-se sujeita a calotes.

Já em relação a furtos ou danos, existe o Aircover que, não é uma apólice de Seguro ampla e irrestrita, mas oferece algum apoio (sugiro vc ler o artigo sobre o tema).

O importante é o anfitrião fazer uso de meios para se proteger o melhor possível e há vários modos.

Desabilitar a Reserva Instantânea, dessa forma vc tem como ler a avaliação do hóspede e decidir se aceita ou não seu pedido.

Instalar câmeras na acomodação (importante tbm consultar as regras da plataforma qto a isso).

Na medida do possível, evitar equipar a acomodação com objetos valiosos. 

Um erro de muitos anfitriões é já deixar o contato telefônico na descrição do anúncio, assim como endereço completo ou mesmo uma imagem do Google Maps

Há tbm hóspedes que pedem uma visita prévia. 

Nunca permita!!!

Isso não faz parte da modalidade de aluguel da plataforma. Siga apenas o padrão que, dificilmente, terá problemas 

 

Já praqueles cuja acomodação necessita de apresentação de documentação para liberação de portarias, ela pode ser solicitada, desde que esteja devidamente informada na descrição do anúncio. 

Importante tbm conhecer a LGPD para não invadir direitos.

 

Espero ter ajudado. 

E qqr outra dúvida estamos por aqui.

 

Exibir Melhor Resposta no post original

23 Respostas 23
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Então a reserva não foi efetuada no final @Yanne207 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Yanne207
Level 3
Pernambuco, Brazil

Isso, não foi efetuada @Laura !!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ahh entendi @Yanne207 ....

 

Menos mal então.

 

Mas fica o aprendizado não é?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Yanne207
Level 3
Pernambuco, Brazil

Simm, e foi bom que conheci a comunidade, agora vou interagir mais aqui! 

Até a proxima. 

@Laura 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Fico muito feliz de saber que a Comunidade teve um papel essencial na sua jornada como anfitriã 🥰

 

Não deixe de contar conosco aqui e se precisar de ajuda ou conselhos ou quiser trocar ideias com outros anfitriões a casa é sua querida!

 

Um grande abraço e nos vemos por aqui @Yanne207 !

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Keli111
Level 2
São Paulo, Brazil

Laura, podemos solicitar o CPF de todos os hóspedes no momento  da reserva, como vocês costumam fazer essa conferência 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Keli111 , quer que eu marque os anfitriões aqui nessa conversa para que eles possam te ajudar com a sua pergunta?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Antonio479
Level 3
Caraguatatuba, Brazil

@Yanne207 

Eu não me preocupo com isso, pois toda a responsabilidade fica a cargo do site. Se algo acontecer, como um roubo de pertences da casa, vai dar um certo trabalho mas o site é quem deve se responsabilizar por esse fato.

Fora do site, ai sim, a sugestão é conferir se o CPF  é verdadeiro. E se isso ocorrer é só comunicar o fato ao interessado  que certamente irá dar um novo CPF. E se essa falha não for observada, deve se ter sempre alguém acompanhando os  hóspedes, tanto no check in como no check out.

boa sorte

att

antonio outeiro 

 

 

Olá @Antonio479 , eu geralmente confio no site, mas não sabia exatamente como funcionava em caso de furto ou algo do tipo. Foi bem mais um alerta de NUNCA fecha nada fora do aplicativo. 

Obrigada!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias