Reembolso

Fabiana336
Level 2
Blumenau, Brazil

Reembolso

Olá, preciso de ajuda

Sou de Blumenau terra da oktoberfest, sempre alugo meu espaço nessa época da festa, recebi uma reserva já em agosto para 4 pessoas, o checkin marcado para amanhã dia 12/10/23 até 15/10/23 que é a data mais procurada por conta do feriadão.... acontece que hj um dia antes da entrada o hóspede pede cancelamento, na vdd pediu uma exceção para troca da política de cancelamento que no meu caso é RESTRITA... A cidade passou por enchente na semana passada a festa foi adiada por 5 dias e retomada ontem quarta feira dia 10/10....e tem previsão de mais chuva para amanhã....mas são previsões, e a festa está confirmada....e o hóspede pediu o cancelamento alegando que viu as previsões de chuva e está preocupado, então justificou o cancelamento como CAUSA DE FORÇA MAIOR.....como proceder nesse caso? Já me reportei ao suporte do arbnb mas ainda não me responderam.... preciso resolver e não posso ficar no prejuízo....hoje dia lindo de sol, inclusive o desfile da festa irá acontecer hj as 19h.....dois meses de reserva, tudo pronto arrumado já tirei todos os meus pertences da casa, a moça já foi fez a limpeza , comprei cama nova, e agora o hóspede cancela um dia antes... é de chorar

16 Respostas 16
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Fabiana336 

Não tem o que fazer...

O Airbnb elegeu a situação instável das chuvas como "Causa de Força Maior", como determina sua Política. 

Seguro morreu de velho!!!

Oi @Denise583 ... já aceitei o cancelamento, por um lado até entendo, mas vou te dizer que receber um cancelamento na véspera do checkin é de cortar o coração, um dia antes tudo pronto, organizado, até cama nova fui comprar 😂😂 no meu caso é diferente pois eu moro no espaço com minha filha de 15 anos e só alugo em outubro nos dias da festa, então é de lascar viu.... Como foi a primeira vez que passei por essa situação, antes de aceitar o cancelamento eu mandei mensagem para a central de apoio do arbnb isso foi na quarta, ( ontem) e estou até agora esperando uma resposta, fiquei no vácuo, aí decidi fazer logo o aceite e boa.... complicado né....mas é isso aí.... obrigada por me responder.... ótimo dia pra vc....

Entendo @Fabiana336 

É frustante mesmo.

Mas vou te dizer uma coisa. Vc receber este hóspede e ele ter uma pessima experiência com chuvas, enchentes, bloqueios de estrada e etc e depois te detonar na avaliação, vc vai ver que o valor recebido nem compensará tamanho problema.

E assim como o tempo melhorou e a festa pode acontecer, poderia ter dado tudo errado, né?

Difícil jigar com probabilidades...

Mas cogite alugar mais vezes.

Natal, Ano Novo, Carnaval, feriados...

Vc pode inclusive alugar apenas 1 dos quartos, para apenas 1 casal, compartilhando total ou parcial o restante do ap, ou não compartilhar nada. 

Tente criar mais giro pra compensar o investimento.

Abraços!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Denise583 , não sei se foi confirmado que com as chuvas em SC já foi decretado como Causa de Força Maior não, porque como a @Fabiana336 disso, ela mesmo aceitou o cancelamento...ou será que foi?

 

Também concordo com o que a Denise falou Fabiana, tenta reservar o quarto em outras ocasiões e eventos durante o ano para fazer o investimento valer a pena 😊 Existe algum motivo específico para só reservar em outubro?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Eu entendi que o hóspede conseguiu o cancelamento junto ao Airbnb, baseado na Política de Causas de Força Maior.

Não foi a @Fabiana336 que cancelou.

Esta é justamente a queixa dela. 

Oi Denise, foi eu que aceitei o cancelamento, pois fiquei muito nervosa sem saber o que fazer,  tinha solicitado orientação para a equipe da plataforma no mesmo dia que o hospede solicitou cancelamento, e ninguem me respondia, fiquei muito apreensiva e cancelei, o arbnb me respondeu dois dias depois....fiquei muito chateada pq eu nunca havia passado por esta situação e para não fazer coisa errada, primeiramente procurei orientação da plataforma mas infelizmente não houve sucesso, tive que aprender na dor, piis hj eu sei que se eu não tivesse respondido, o site mesmo iria averiguar se caberia o motivo por força maior...que no meu caso não iria caracterizar, visto que não houve novas cheias e a festa está sendo uma maravilha, cidade cheia de turistas..     mas enfim,  aprendi na dor mesmo, da proxima nao respondo.....obrigada pela atençao...abraço

Oi @Fabiana336 ,

Agora entendi.

No entanto o que li é que o Airbnb aplicou sim, a Política de Força Maior aína região. No seu caso, como o cancelamento foi feito por vc, certamente recairá penalidades. 

Entre em contato com o Suporte e peça para eles mudarem o status do cancelamento para a Política de Força Maior, visto que vc só o fez por falta de retorno deles. Mostre sua mensagem e a falta de resposta.

Já aconteceu comigo na pandemia. A cidade fechou de um dia pro outro e tive eu mesma que fazer um cancelamento pois não obtive retorno do Suporte. 

E eles mudaram o status de "Cancelado pelo Anfitrião" por "Cancelado pelo Airbnb" o que retirou as penalidades sobre mim.

Depois nos conte se deu certo.

Oi @Denise583 ...acho que me expressei errado,  não foi eu quem solicitou o cancelamento, o hospede solicitou, então solicitei ajudar na plataforma, como não me responderem, eu "aceitei" o cancelamento.....deveria ter deixado sem resposta pois aí iria cair para a plataforma analisar se caracterizava causa de força maior ou não, entendeu?!  Só que quando a plataforma me respondeu eu já havia aceitado o pedido de cancelamento...aí já foi tarde demais...mas não serei penalizada não, pois não partiu de mim o pedido do cancelamento, eu só aceitei ....(infelizmente)....e como disse agora aprendi, na dor, mas aprendi.......obrigada pela atenção...beijocas

Oi @Fabiana336 

Ainda está um pouquinho confuso pra entender.

Não há um pedido para cancelamento, o hóspede que pretende cancelar, ele simplesmente cancela e será aplicada a Política de Cancelamento escolhida por vc.

É um procedimento automático. 

Caso o hóspede ache que tenha direito a algum tipo de reembolso além do que a Política de Cancelamento determina, ele é que deverá entrar em contato com o Suporte para resolver com eles.

 

Havendo situações extremas em que vc concorde com um reembolso além da sua Política, vc sempre pode ressarcir o hóspede em "Enviar dinheiro".

 

É isso...

Abraços!

 

 

 

 

 

 

Foi eu que cancelei 🙈.......só depois é que  a plataforma me orientou...aí já era tarde......😭

Oi Laura, é que eu moro no apto com minha filha, então só alugo mesmo em outubro que ´o mês que acontece a oktoberfest aqui na cidade... aí é uma correria, tirar nossas coisas pessoais, ajeitar o apto para hospedagem, e fiamos na casa de minha mae ao lado, então realmente é uma correria, por isso somente em outubro 😘   obrigada pela atenção....

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Entendi @Fabiana336 , deve ser uma logística mesmo ter que tirar tudo do lugar, se mudar temporariamente.... entendo que seja somente para essa determinada época do ano.....

 

Dá próxima vez que acontecer isso não esqueça que esse fórum é para isso mesmo, procure sempre pelo o auxílio de quem já passou por essa situação e possa te aconselhar, tenho certeza de que muitos anfitriões experimentes vão poder te dar uma mãozinha com a maioria das suas dúvidas e questionamentos.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Obrigada  @Laura , você é muito gentil....ótimo dia para você!

Vanessa506
Level 2
Florianópolis, Brazil

Olá @Fabiana336 ,

 

Meu questionamento é justamente essa qual o parâmetro do Airbnb para decretar cancelamento por motivo de força maior.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias