Consegue um desconto? AFF...

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Consegue um desconto? AFF...

Esse mês de Maio pra mim tá sendo o pior mês do ano, praticamente sem reservas. Consegui pouquíssimas até agora pra no máximo 2 dias. As contas pra pagar embolando, eu contando moeda, somando, multiplicando pra ver como pagar a quem eu devo. Até motorista de Uber eu me tornei, tem 2 semanas rodando por aí e daí somar os ganhos com Uber aos ganhos com Airbnb.

Pois bem, pra atrair hóspedes, pesquiso o preço e disponibilidade da concorrência. Vejo que por aqui tá todo mundo na mesma e seus preços baixos. Daí eu baixo o meu preço pra concorrer com meus colegas anfitriões, sendo que o meu fica 1 real mais baixo.

Aí vem a cidadã  na consulta me pedir desconto pra 1 dia e 2 hóspedes. Meu preço ta R$79, outros estavam na base de R$80 e alguma coisa. Sendo que, apesar de todos estarem na Barra e região, a área onde estou é mais favorável. Eu tou na parte bem próxima da orla, os outros mais lá pra dentro e em ruas mais isoladas, longe das coisas e que sobe ladeira. Quer dizer, na região, eu tou mais barata e pareando com preço dos demais pra não ficar baixa demais e melhor localizada. Mesmo assim tem gente cara de pau pedindo desconto. 

Bom, o que fazer nessas horas? É se jogar do pé de coentro de raiva? Não. 

Toda vez que alguém me pede desconto:

1 - Eu pergunto ao Pé - de - Rato ➡️ "Olá fulano de tal, tudo bem? Você sugere um desconto de quantos reais?";

2 - Se a pessoa me responde sobre qual valor deseja pagar, e se o chat for durante o dia, digo que tenho disponibilidade, mas o check-in somente de noite 😉;

Pra quê, Ana? Pera bora pra frente...

Como disse, o período tá ruim, né? E preciso fechar reserva, blz? Mas tenho que ter fé que vai aparecer um hóspede legal que vai pagar sem pestanejar o que meu quarto vale. Tenho o dia todo, né isso?

Aí se a pessoa ainda tiver procurando quarto e deu de noite e nada de reserva nem pra mim e nem pra pessoa, vou no chat "Fulano, o quarto tá vago ainda. Tem interesse?" Se sim, faço o tal do desconto pq daí não perco nada. Ganho pouco no fim do dia, mas ganho. Se ligou?

O lance é

NÃO já ir liberando quarto com desconto logo de cara não. Espera. Enqto isso, o quarto ficará disponível no seu preço normal pra alguém que vai te pagar melhor. É ter fé.

3 - Eu nunca discuto com a pessoa no chat que meu preço tá baixo, o da concorrência mais alto, e que subiu q desceu, pq é perda de tempo.

Eu jogo o jogo.

Saiba de uma coisa, aliás duas:

Quem lhe pede desconto tá jogando barro na parede pra ver se cola com vc.

Quem lhe pede desconto não é nenhum pobrezinho morador de rua e nem passa fome, pelo contrário, tá podendo viajar e você não, ou seja, tá melhor que vc.

Você pode até dar desconto, mas dê na hora certa. De noite, viu? E em tempos ruins.

16 Respostas 16
Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Eu tb sou assim, @Laura , tipo vc. Eu fico até com vergonha de pedir desconto pra alguém, principalmente qdo eu vejo a o valor tá justo.

E quando questionam preço da hospedagem isso pra já é pior. Ontem mesmo foi assim. 20h eu já quase dormindo, aí o celular tocou na notificação do Airbnb. Uma mensagem de um tal aí questionando meu preço do quarto de ar. Dizendo ele q era + caro, não sei se ele tava comparando com o outro quarto de ventilador ou se comparando com algum anúncio q ele viu...sei lá, fiquei sem entender. Bom, esse tipo de hóspede dispenso pq sei q é da turma dos problemáticos. Disse pra ele q tem mto anúncio no Airbnb, cada um monta seu preço como lhe convém e se ele achou meu quarto caro, q fosse num quarto barato em Salvador (R$70 e poucos pra dividir pra 2 pessoas é caro viu kkkk... Só rindo). 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu realmente não entendo quem questiona o preço @Ana23204 , de repente é como você disse, essa pessoa estava questionando porque um quarto tinha preço diferente de outro mas também não comunicou isso claramente, então é difícil saber o que a pessoa quer dizer com a mensagem 🤔

Mas pelo oque eu estou vendo pedir desconto está mais comum do que eu imaginava!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias