[Entrevista] Anfitrião em Destaque: Markus214

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

[Entrevista] Anfitrião em Destaque: Markus214

Screen Shot 0002-01-29 at 11.24.52.png

Olá, pessoal,

 

Hoje temos mais uma entrevista para a série Anfitrião em Destaque!  O entrevistado da vez é o host alemão @Markus214, que compartilhou um pouco da sua experiência com a gente. O texto original em alemão pode ser lido aqui. Boa leitura!

Screenshot 2020-06-02 at 09.51.39 (1).png

  • Há quanto tempo você hospeda? Por que começou a hospedar?

Vamos começar pela parte mais complicada da pergunta, ou seja, por que comecei a hospedar aluguéis de curta duração e no Airbnb:

A propriedade em que os dois apartamentos do Airbnb estão localizados é um prédio residencial e comercial relativamente grande, com uma área total de aproximadamente 1.300 m². Em uma parte do primeiro andar, havia uma área que não era utilizada há 10 anos com cerca de 150 m², que originalmente era usada como escritório e espaço comercial. Alugá-la como espaço comercial e para escritórios não parecia promissor, pois a propriedade está localizada em uma zona destinada a pedestres, e temos apenas três vagas de estacionamento para inquilinos comerciais. Assim, o uso desse espaço seria limitado para inquilinos que recebem muitos clientes. A utilização do imóvel como apartamento para locação de longa duração não era possível porque, devido a uma falta de infraestrutura muito grande nesta parte do prédio, os custos de investimento eram tão elevados que não teriam compensado mesmo 20 anos depois. Na Áustria, a renda dos aluguéis residenciais em prédios antigos é limitada e não pode ser excedida.

 

Após pesquisar muito e considerar as alternativas, finalmente foi decidido que seriam criados dois apartamentos comerciais de alta qualidade totalmente equipados. Eles se destinariam a estadias profissionais de curta e média duração e seriam reservados diretamente por grandes empresas na região e em plataformas de aluguel. Como tenho mais de 12 anos de experiência no setor de aluguéis e trabalhei em outras áreas culturais por ainda mais tempo, me senti confiante de que seria capaz de gerenciar isso com sucesso. 

 

Para muitas pessoas, esta história e os motivos talvez não pareçam muito românticos. Nos nossos conceitos de locação, preciso me certificar de que, pelo menos a médio e longo prazo, as propriedades não só cubram os custos de construção e renovação, mas também contribuam para a manutenção e o desenvolvimento contínuo do prédio.

Outro aspecto muito importante desse conceito foi o fato de que também gosto de contato pessoal e interação com pessoas de diferentes origens culturais.

 

Após um período intenso de planejamento e implementação de pouco mais de um ano, incluindo os procedimentos oficiais de aprovação, ofereci o primeiro dos dois apartamentos pela primeira vez no Airbnb em maio de 2018. O segundo apartamento foi concluído em maio de 2019 e também é oferecido no Airbnb desde então.

 

  • Descreva sua acomodação.

Os dois apartamentos do Airbnb estão localizados no primeiro andar de um prédio residencial e comercial de três andares no centro de Dornbirn, a maior cidade de Vorarlberg, na Áustria Ocidental. Minha irmã Birgit e eu crescemos nesta casa, e somos proprietários. No entanto, nenhum de nós vive nela há mais de 30 anos.

 

Reformamos os dois apartamentos do Airbnb por completo pensando no aluguel de curta duração, e eles foram mobiliados com um padrão muito alto. Um dos apartamentos tem dois quartos e cerca de 57 m², e foi mobiliado com um estilo nórdico. O outro têm três quartos e cerca de 78 m², e seu estilo é alpino moderno.

 

Markus Spotlight.png

 

  • Desde quando você faz parte da Central da Comunidade? O que fez você decidir se juntar a ela?

Uns 10 meses antes de reservar pela primeira vez um Airbnb, comecei a pesquisar na Internet mais informações sobre o aluguel de apartamentos em plataformas. Esse era um terreno completamente novo para mim naquela época, pois eu não tinha experiência com aluguéis de curta duração. Não demorou muito para encontrar meu caminho até a Central da Comunidade do Airbnb, onde aprendi muito e descobri muitas dicas, o que influenciou o design e os móveis dos apartamentos.

No início, eu era apenas um leitor passivo. Só fiz minhas primeiras publicações depois que eu mesmo reservei um Airbnb.

Com todas as informações que descobri na própria Central da Comunidade, foi muito importante para mim poder repassar dicas da minha própria experiência para outras pessoas.


 

  • O que você mais gosta na Central da Comunidade? O que você acha que poderia melhorar? 

Considero o clima de discussão na Central da Comunidade muito agradável e produtivo. Os membros contribuem muito, o que é muito útil em tópicos ou perguntas especiais e para quem está chegando. Também acho muito inspirador termos diferentes opiniões sobre um problema ou tópico para formarmos nossa própria opinião ou desenvolver uma solução para um problema. 

Entendo a CC como um fórum para a troca de conhecimentos, opiniões, experiências e para discutir tópicos ou inovações no Airbnb.

Fazem várias sugestões muito boas e construtivas sobre a própria plataforma, mas ainda não consegui descobrir se e como essas sugestões vão da CC para o Airbnb. É possível que ainda haja margem para melhorias nesse quesito.

 

  • Quais são as coisas mais importantes que você aprendeu como anfitrião?

Cada hóspede é diferente, é importante ouvir com atenção, mostrar apreço pelos hóspedes e fazer todo o possível para que eles se sintam em casa, garantir ao hóspede que ele receberá ajuda e respostas rapidamente quando precisar. Portanto, eu sempre me esforço para responder em no máximo uma hora.*


É muito importante ter um contato positivo com os hóspedes durante a estadia. Eles gostam quando você dá uma dica ou pergunta brevemente se precisam de alguma coisa durante a estadia. 


Também damos muita importância em manter um alto padrão de limpeza nos apartamentos, então minha esposa Doris e eu fazemos a limpeza e manutenção de ambos os apartamentos nós mesmos.


Para mim não é suficiente receber uma avaliação que só diga: “O apartamento era exatamente como foi descrito”. Atender apenas as expectativas de um hóspede não é desafio suficiente para mim. Acho importante que as expectativas de um hóspede sejam excedidas durante a estadia e que eles fiquem empolgados com ela. Você não precisa de muito esforço para conseguir isso. Basta, por exemplo, uma cesta com alguns doces/lanches, duas ou três bebidas de cortesia, guarda-chuvas, produtos de higiene pessoal etc. 

 

Mas cada anfitrião precisa encontrar seu próprio estilo, e com certeza isso depende do perfil típico dos hóspedes. Recebo principalmente hóspedes que estão na região a negócios ou hóspedes visitando familiares ou amigos. Não recebo muitos turistas clássicos.

 

  • Você tem interesses especiais?

Sou um fotógrafo apaixonado e ambicioso, gosto de caminhar na natureza e de ler.

 

  • Se pudesse morar em outro lugar, onde moraria e por quê?

Bem, eu moraria na Austrália. Morei em Melbourne com minha família por dois anos e também trabalhei lá. Gosto do estilo de vida descontraído dos australianos. Eu e minha família nos sentimos muito confortáveis lá.

 

  • Onde seriam as férias dos seus sonhos?

Ah, eu tenho uma lista, mas me limitarei a 3 destinos: Coreia do Sul, Islândia e Canadá.

 

  • Se você pudesse almoçar com uma pessoa famosa (que está viva ou já faleceu), quem seria e por quê?

Albert Einstein, apenas porque ele foi um cientista brilhante e um gênio em seu tempo. Eu com certeza teria muitas perguntas para ele... 🙂

 

  • Qual é o seu livro ou filme favorito?

Adoro bons filmes e livros de ficção científica. Avatar em 3D é um filme épico que eu poderia assistir infinitas vezes.

 

  • Quer compartilhar mais alguma coisa com a comunidade?

Através da comunidade, eu amadureci e me tornei um bom anfitrião, graças às muitas contribuições, dicas e apoio. Por isso, gostaria de dizer aos membros ativos e administradores: muito obrigado!

 

----

 

Obrigada!

May

 

1 Resposta 1
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Ótima entrevista! Apartamentos lindos , fotografias maravilhosas!

Adorei o relógio de parede, e a idéia de instalar a lava e seca no banheiro.

Concordo com @Markus214, de que a troca de conhecimento e sugestões aqui na CC é muito importante, e também acho que a direção do Airbnb deveria aproveitar o que é citado aqui, realizando mudanças para melhorar.

Parabéns!! @Markus214

 

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias