Olá a todos,
Este ano marca o nono aniversário da Centr...
Olá a todos,
Este ano marca o nono aniversário da Central da Comunidade, e estamos empolgados para celebrar com todos vo...
Oi pessoal! 💐
Em homenagem à Semana da Terra, vamos compartilhar dicas sobre como viver de forma mais sustentável! Aqui estão algumas coisas que podemos fazer com frequência para fazer a diferença vivendo no mundo moderno.
🌎 Usar menos plástico: tente reduzir o plástico de uso único diariamente. Procure lojas perto de você que vendam todos os produtos básicos, como grãos, açúcar e farinha, a granel. Leve suas próprias sacolas e recipientes para encher. Você também pode colher frutas e legumes em uma banca de produtos quando puder, para evitar comprá-los já embalados em uma sacola.
🌎 Moda sustentável: Visite brechós para comprar sapatos e roupas pouco usados. Isso evita que itens usados acabem em um aterro sanitário e economiza muito dinheiro todos os anos.
🌎 Apoio a empresas ecológicas: Explore lojas de alimentos saudáveis e mercados de produtores rurais para comprar itens e apoiar empresas ecologicamente corretas. Normalmente, você encontrará rótulos ecológicos que indicam que você está apoiando empresas que têm em mente a saúde do meio ambiente.
🌎 Alimentos à base de plantas: Você não precisa ser vegano para trocar pratos de carne por refeições à base de vegetais durante a semana, o que ajuda a reduzir nossa pegada de carbono.
Talvez nem sempre consigamos acertar, mas fazer o possível para sermos conscientes em nossas escolhas pode fazer a diferença.
👉🏽De quais pequenas mudanças ou atividades diárias você participa para ajudar a proteger e preservar nosso planeta?
Olá @Laura
O Clube de anfitriões de Ubatuba participou de uma ação de limpeza de praia com uma Ong Local no último sábado 27/4. O intuito foi comemorar o mês da Terra. Passamos pelas barracas distribuindo embalagem para recolherem o lixo e fomos recolhendo o que viamos pela frente .
Distribuimos sacos zero plástico , biodegradáveis . Doamos 500 sacos de ráfia para a Ong local .
Pedimos aos anfitriões do clube, que deixem na acomodação um lembrete , para que os hóspedes recolham o lixo que produzirem em passeios que realizam nas praias e trilhas.
No dia da ação , foi recolhido 58 kilos de lixo em um único passeio pela praia.
Estou chocada @Beatriz98 , 58 kilos em uma ronda na praia??
Isso é um absurdo de como as pessoas não tem essa consciência quando vão à praia....
Quais são esses sacos zero plástico? Eu estou na busca incessante de um saco de lixo para minha casa mais sustentável e não encontro nenhum!
Aqui no Brasil eu acho na rede Pão de Açúcar, está escrito na embalagem biodegradável/ zero plastico
Segue o que consta no rotulo
O Embalixo Zero Plástico é o único sem a presença de polietileno ou polipropileno em sua fórmula, é fabricado a partir de materiais renováveis e totalmente compostáveis , como os polímeros (macromoléculas) PLA, PBAT e amido.
Pode ser processado em composteira doméstica e industrial, onde se decompõe em até 6 meses , se transformando em material orgânico para ser usado como adubo. Também traz o diferencial de não possuir data de validade, podendo ser livremente armazenado.
Oque vocês acham desse saco de lixo @Mária20 , @Denise583 , @Geny81 , @Vanessa1883 ?
Eu sei que tem muito greenwashing por ai e confio no conhecimento de vocês 😉
Venho procurando também uma opção mais responsável, não sabia onde encontrar. Bom saber!
Oiê cumadi @Laura
Achei o máximo, se for realmente tudo o que promete.
Já reutilizo sacos e sacolas de mercado nas lixeirinhas do banheiro e da pia.
Também mantenho, nas cozinhas das acomodações, um "puxa saco" cheio de sacos reaproveitados.
A turma faz bom uso.
Porém deixo dois sacos de lixo de 30 kg, daqueles comuns de plástico, junto ao balde de lixo para o hóspede recolher o lixo ao final da estadia.
Seria interessante eu substituí-los por estes.
Vou pesquisar.
Certamente terei que comprar pela Internet. Não acharei aqui em Carrancas.
Brigadão @Beatriz98
Bjcão 💋
Olá @Laura e @Beatriz98
Também sou bastante preocupada com a questão dos residuos sólidos e o uso excessivo de embalagens plásticas. Sinceramente não sei o quanto é verdade o que a empresa afirma sobre o seu produto "Embalixo". Há anos lembro-me que fiquei bastante animada e comprei por algum tempo, e qual não foi a minha decepcão quando percebi que os sacos de lixo da "Embalixo" haviam se transformado em sacos plásticos comuns? Às vezes encontro os öriginais, mas custam muito, muito mais caro (entre 5 a 10 vezes o custo dos sacos comuns). Então, o que fazer?
Por enquanto, aliás, há anos(!) substituí os saquinhos de lixo da cozinha e dos banheiros por sacos de papel pardo. Aqui na minha cidade recebemos da prefeitura sacos verdes para o lixo reciclável e acredito que também sejam recicláveis. A maioria do lixo orgânico vai para a minha composteira, e o lixo residual é bem pouco e infelizmente utilizo sacos plásticos comuns. Não uso os sacos dos supermercados, levo e uso sacolas grandes reforçadas retornáveis, que utilizo há anos.
Bom dia @Geny81 , então a maioria do seu lixo é seco, por isso você usa o saco de papel pardo? Aqui na prefeitura nem separar o lixo eles separam, mas também já ouvi várias vezes que muitas vezes eles misturam tudo depois...
Uma cena que eu vi ontem na estação de trem aqui foi que existem quatro tipos de lixo com sacos diferentes, e no final do dia estavam os quatro abarrotados, já transbordando e com o lixo todo misturado....
Eu vejo isso muito na rua ainda!!
Por isso que mesmo sem reciclar o lixo, se pelo menos tivermos o saco plástico ser menos de plástico já ia ajudar! Podia ter uma lei para proibir sacos plásticos pretos como fizeram com os canudos não?
Vê se você consegue comprar esse pra Carrancas Dê @Denise583 !
Eu tenho até que comprar mais sacos de lixo, vou ver se faço isso hoje e compartilho aqui os que eu achei os compostos interessantes 💡💡
Olá @Laura , tudo bem?
Tenho pouco lixo orgânico para descartar pq a grande maioria vai para uma composteira para que as amiguinhas minhocas transformem em composto orgânico. Apenas descarto cebola, alho, frutas citricas e suas cascas que podem matar as coitadinhas...
O restante separo para reciclagem, infelizmente os produtos vem com muitas embalagens desnecessárias e algumas não recicláveis.
Abraços,
Querida @Laura e colegas do CC, existem dois tipos de sacos disponíveis no supermercado : biodegradáveis e outro oxi-biodegradáveis , ambos podem ser reutilizados , sendo o primeiro indicado para produtos não orgânicos e o segundo para produtos orgânicos , porque é compostável . O mais importante é a iniciativa de tentar reduzir o consumo de plásticos no ambiente , para evitar que os leitos dos rios e mares , sejam contaminados pelo micro plásticos resultante da decomposição das sacolas e produtos plásticos , lançados no meio ambiente sem a o cuidado da reciclagem . Eu ofereço a sacola oxi-biodegradável , para o flat , tanto para o banheiro quanto na pia , e deixo sacola reciclável para compras; mas encontro sacolas biodegradáveis no flat . Como eu reciclo quase tudo , retiro para a reciclagem do meu prédio e todos os materiais plásticos encontrado , também. O único que ainda não conseguir , no flat , foi colocar o lixo orgânico para reciclar , os hóspedes , descartam , mesmo pedindo para deixar no congelador . Mas sei que isso é um trabalho de formiguinha, tem que ser bem lentamente , para gerar frutos. O lixo orgânico , é mais trabalhoso , requer mais cuidado , para evitar odores no ambiente , e a saída que encontrei foi condicioná-lo em um pote e guardar no congelador . Em minha residência , tenho um balde que descarto as cascas , flores e plantas e tudo que for comida cozida de origem vegetal ou animal , são congelados , até a data de retirada pelo Ciclo Orgânico . Bem meninas , estamos nessa mesma linha de pensamento: sustentabilidade! Parabéns a todos que já iniciaram o processo . Abraços 🫂
Oi querida @Mária20 , muito pertinente essas informações, muita coisa eu não sabia e vou aplicar na minha vida pessoal, além de compartilhar isso com outras pessoas também!
Marcando as nossas colegas sustentáveis também caso elas não tenham visto o seu comentário 🌺