‌🍃‌[Festival de Sustentabilidade 2023]: Receita de sabão para roupas caseiro ‌🍃‌

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

‌🍃‌[Festival de Sustentabilidade 2023]: Receita de sabão para roupas caseiro ‌🍃‌

Zoé27.png

Este tópico faz parte do Festival de Sustentabilidade da Central da Comunidade, clique aqui para saber mais!

O tópico original foi postado na Central da Comunidade de língua francesa por @zoé27 e nós o traduzimos abaixo.

_____________________________________________________

 

Ao cuidar da roupa de cama do seu espaço, você gasta muito tempo lavando. A limpeza da roupa de cama é um fator essencial para a experiência dos hóspedes. No entanto, esse tipo de lavagem é uma atividade que tem um forte impacto ambiental: usamos energia, água, produtos ecotóxicos e liberamos microfibras, além de produtos tóxicos, no meio ambiente.

 

A ecotoxicidade de todos os detergentes já foi comprovada, independentemente do seu formato, e um estudo de 2006 do Instituto Nacional do Consumidor revela que nenhum deles é verdadeiramente biodegradável, incluindo os chamados detergentes "ecológicos".

 

Para aliviar nossa pegada ecológica, podemos adotar algumas ações simples:

 

-         Dê preferência a ciclos longos (o rápido aumento da temperatura de ciclos curtos consome mais energia do que um ciclo longo)

 

-         Use tecidos de fibra natural (para soltar menos microfibras sintéticas)

 

-         Dê preferência a roupas ecológicas (mesmo que poluam, é sempre "menos pior")

 

-         Dê preferência a roupas vendidas em uma embalagem reciclada e fabricadas na sua região do mundo (o transporte representa uma grande parte da pegada de carbono da lavagem de roupas)

 

 Há dois outros pontos que são muito importantes, mas mais complexos de implementar no contexto de aluguel de um imóvel:

 

-         Lavar com menos frequência (vemos isso em hotéis, onde as toalhas não são mais trocadas sistematicamente todos os dias)

 

-         O maior gasto de energia é, de longe, devido ao aquecimento da água. Lavar a frio ou a 30 °C, portanto, reduz significativamente o impacto ambiental (e, além de usar menos energia, preserva a roupa e as cores). No entanto, isso nem sempre é possível porque é necessário desinfectar a roupa de cama após cada aluguel, mas a temperatura só é eficaz nesse sentido a partir de 60 °C.

 

Você também pode optar por fazer seu próprio detergente para roupas.

Esta opção tem a vantagem de reduzir significativamente o custo da lavagem, mas também o seu impacto ecológico. Eu faço o meu próprio detergente há anos. Fiz vários testes, manchando pedaços de tecido em algodão branco (caneta, sangue, mostarda, molho de pimenta, molho de soja). No dia seguinte (para que as manchas tenham tempo de secar), lavei a 30 °C. 

 

Aqui eu compartilho com você a minha receita favorita, um detergente líquido do blog MerciRaoul, e uma versão em pó.

 

 Receita de detergente líquido:

  • 30g de sabão sem adição de glicerina (por exemplo, sabão de Marselha ou Aleppo. Caso contrário, a glicerina entupirá a sua máquina. O sabão naturalmente contém glicerina. No entanto, no processo de fabricação a quente, alguns fabricantes que adicionam mais glicerina para hidratar a pele. É isso que estamos tentando evitar)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, cristais ou percarbonato de sódio (tenha cuidado ao manusear, pois irrita a pele)
  • 1 litro e meio de água
  • Opcional: 20g de sal amargo e 20g de argila (branca) para amaciar a roupa. Não adianta usar amaciante.

Ferva a água, desligue o fogo, adicione o sabão e o bicarbonato. Deixe esfriar e misture se o detergente tiver se solidificado. Em seguida, transfira-o para o seu recipiente. 

Laura_0-1682066695639.png Laura_1-1682066695641.png

 

 

Na foto, à esquerda, temos o detergente antes de misturar. À direita, temos o resultado. Há muita espuma porque acabei de transferi-lo para a garrafa.

Uso : uma dose (tampa de dosagem), como nos detergentes comerciais.

 

Receita de detergente em pó:

Esta receita é do blog Banana Pancakes.

Receita:

  • 100g de sabão sem adição de glicerina (por exemplo, sabão de Marselha)
  • 50g de bicarbonato de sódio
  • 50g de cristais de sódio
  • Opcional: 50g de sal amargo e 50g de argila (branca) para amaciar a roupa. Não adianta usar amaciante.

Misture o sabão delicadamente (caso contrário, não se dissolverá bem em água). Em um frasco grande e hermético, coloque a mistura do sabão, o bicarbonato de sódio e os cristais. Feche o frasco e agite para misturar tudo. Deixe descansar um pouco antes de abrir para evitar a poeira dos cristais de sódio (a inalação deles é perigosa).

Uso: 1 colher de sopa diretamente no tambor

 

Tenha cuidado, pois na água fria, o detergente em pó é menos eficaz do que o líquido. Além disso, os ingredientes misturados têm diferentes tamanhos e densidades, o que significa que a mistura não é muito homogênea e as partículas se agrupam rapidamente (o bicarbonato vai para o fundo e o sabão sobe). É por isso que eu prefiro o detergente líquido.

 

Essas são as duas receitas mais eficientes que encontrei, mas, de acordo com meus testes, o detergente comercial ainda é mais eficaz contra manchas. Aqui estão os resultados do teste das duas receitas após a lavagem dos tecidos manchados:

 

Laura_2-1682066695649.png

 

1 = detergente industrial de marca (não de primeira linha) / 2 = lavagem a 30 °C sem produto / 3 = detergente líquido que eu prefiro / 4 = detergente em pó.

Testei vários outros produtos (incluindo detergente de hera), mas eles foram menos eficazes.

No final, o detergente comercial ainda é mais eficaz porque removeu todas as manchas. Porém, dado o baixo nível de sujeira das minhas roupas, a eficiência satisfatória do detergente caseiro e seu custo por lavagem (cerca de 1,3 centavos com detergente líquido contra 40 centavos do detergente comercial e 8 centavos para lavagem com detergente em pó), é ele que uso primeiro, mesmo que isso signifique ocasionalmente usar um removedor para manchas grandes, ou um detergente comercial. 

 

Para branquear as roupas:

Para as roupas brancas, se eu quiser adicionar percarbonato ou bicarbonato de sódio para clareá-las, elas devem ser lavadas a pelo menos 60 °C porque o produto não atua abaixo dessa temperatura. Além disso, eles não são usados para serem incorporados ao detergente líquido, porque são ativados após o contato com a água e, portanto, perdem efeito após um período de armazenamento. É melhor colocar diretamente no tambor da máquina com um programa a pelo menos 60 °C.

 

E para perfumar a roupa?

Para perfumar, eu testei os óleos essenciais. Eles não funcionam em tudo. As gotas de óleos essenciais não contribuem em nada, não misturam na água e são eliminadas com a água da lavagem. Elas não dão absolutamente nenhum cheiro às roupas (experimente, você vai ver). Além disso, eles não são recomendados por serem COVs (compostos orgânicos voláteis) e podem causar irritação.  Não encontrei nada para perfumar as roupas lavadas com produtos caseiros, não há cheiro.

 

E para amaciar a roupa?

O que se espera de um amaciante é ter uma roupa que seja macia, suave e, se possível, cheirosa. Experimentei muitas receitas caseiras de amaciantes (à base de vinagre, com ou sem glicerina, sal amargo etc.), mas nenhuma me convenceu. Para simplificar, aqui estão as analogias das minhas percepções táteis após meus testes:

 

ObjetivoObjetivo  ResultadoResultado

 

 A única coisa que funciona para atenuar a aspereza é adicionar um pouco de argila e/ou sal amargo na roupa (aliás, é um processo patenteado por alguns produtos) ou colocar amaciante industrial.

Para que minha roupa fique cheirosa e macia, adiciono um pouco de amaciante, especialmente nas toalhas, porque não encontrei um equivalente ecológico com eficiência suficiente para as roupas de cama do imóvel.

 

Atenção, uma ideia comumente encontrada na Internet diz que você pode adicionar vinagre à roupa para melhorar sua eficácia e suavizar a roupa: isso NÃO É VERDADE!

 

Se você adicionar vinagre à sua roupa, isso terá duas consequências indesejáveis: neutralizará o sódio e acidificará sua roupa e, portanto, não vai lavar as gorduras. De fato, as manchas gordurosas requerem um meio básico (alcalino) porque melhora a ação dos surfactantes, que são um dos principais componentes de um detergente e o responsável pela remoção de sujeira.  

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

9 Respostas 9
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Feeh0 , @AnaPaula35 , Vera-Lucia-Borghi-Nascimento0 , @Taise2 , @Teresa1808 , Alyson48 , @Wanderlan0 ,Andréa-E-Fernando0 : vi que vocês comentaram em algumas conversas aqui da Comunidade sobre manchas e roupas de cama em geral, estou marcando vocês aqui para darem uma olhada nesse tópico feito por uma anfitriã para o Festival da Sustentabilidade 😊

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Achei bacana incluir o assunto no Festival,

E @Zoé27, achei também muito interessante algumas das suas colocações, apesar da dificuldade de encontrar similaridade na tradução. 

Algumas informações ficaram meio sambadas, a começar por "detergente" pra lavar a roupa, onde no Brasil chamamos é de sabão mesmo kkk.

Mas vamos lá que esse é um assunto que gosto muito.  

Então Zoé, como você disse, roupas limpas são um fator essencial para a experiência do hóspede, e dá pra perceber que lavar roupa é uma tarefa que difere muito, dependendo da região, clima e etc.

Todas as roupas das minhas acomodações são brancas e 100% algodão e sou daquelas que gosto de roupa de cama e banho com "cheiro de sol".

Aqui no Brasil temos muito sol o ano inteiro, e o sol sempre foi um grande aliado na lavagem de roupa branca.

É tradição "quarar" a roupa (do "Kûara" que significa sol no Tupi-Guarani), que é estender ao sol a roupa molhada ou ensaboada para ser branqueada.

O simples hábito de secar a roupa branca ao sol, já mantém sua brancura.

Infelizmente as casas com quintais estão dando lugar a apartamentos,  e esse hábito vem desaparecendo. 

Por sorte moro num sítio, muito espaço e muito sol.

 

Sobre as receitas dos "detergentes" caseiros que você nos truxe, pude observar que nenhuma é verdadeiramente uma receita pra fazer sabão, mas apenas sabão diluido. E a adição de cristais, bicarbonato ou percarnonato de sódio (componentes de sabão) veio para compensar essa diluição. 

Por isso que o detergente líquido é mais eficaz.

 

Para roupas perfumadas, para mim nada se compara ao cheiro da roupa de algodão seca so sol (o tal do "cheiro de sol), mas há uma antiga tradição aqui do Brasil que é costurar uns "saquinhos" de algodão recheados de ervas ou flores como alecrim, erva-doce, lavanda ou rosas, por exemplo e pendurá-los dentro de guarda-roupas ou espalhá-los nas gavetas entre as roupas.

 

Outra coisa, o vinagre funciona sim para "amaciar" as roupas. O erro está em adicioná-lo no momento da lavagem pois, como você mesmo disse, vai neutralizar o sódio.

Da mesma forma que a alcalinidade do sódio "abre" as fibras da roupa permitindo que o sabão penetre, a acidez do vinagre "fecha" essas mesmas fibras, preservando sua integridade. 

Aquela sensação de dureza e aspereza vem, justamente, das fibras abertas e arrepiadas, tal qual o frizz dos cabelos.

Aliás... tanto limão como vinagre na água são receitas antiquíssimas para enxaguar os cabelos, fechando os poros, dando brilho e facilitando o desembaraço.

Então o segredo está em usar o vinagre na água de enxágue.

É tiro e queda, como se fala aqui. 

Outra dica é não usar muito sabão, o enxágue não consegue tirar o excesso, que permanece nas fibras. 

Toalhas também não devem ficar expostas ao sol muito quente. O ideal é que terminem de secar à sombra.

 

Agradeço compartilhar isso conosco.

Abraços!

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Sabia que você teria muito pra adicionar nesse tema @Denise583  😎

É verdade, sabão de roupa, em inglês é laundry detergent, talvez seja por isso a confusão com a palavra detergente, então vamos mudar 😉

 

Eu estão penando para manter minhas roupas de cama bonitas e branquinhas, eu lavo agora na máquina com 60 graus em uma das opções que eu acho que é para lavar algodão e ela fica umas 3 horas sem brincadeira lavando as roupas...minha conta de luz deve ter triplicado depois que eu comecei a fazer isso 😅

 

Mas mesmo assim não sinto a roupa de cama branquíssima e super limpinha Dê...será que eu adiciono o vinagre no final da lavagem como você disse?

Para secar eu coloco na frente de uma janela inclinada que pega bastante sol, mas não é ao ar livre...será que isso interfere?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi cumadi @Laura 

Não é o tempo de lavagem que determina a brancura da roupa. 

Esses ciclos longos só se aplicam pra roupa muito suja, tipo suja de barro, de graxa, aquele jeans que usamos durante uma semana inteira kkkk 🤭.

 

O algodão é uma fibra natural que não é branquissima, originalmente, tendendo mais pro creme e suas variações. 

O branco que conhecemos é fruto de um branqueamento artificial e, com o tempo, tende a amarelar mesmo.

O algodão aguenta muito bem agua quente, até fervendo; porém secadoras elétricas e ferro muito quente podem "queimar" as fibras e amarelá-las permanentemente.

Portanto evite-os ao máximo. 

 

Como disse, "quarar" ao sol é ainda o melhor, menos agressivo e mais barato método para manter o branco e mesmo resgatar aquele que já amarelou.

Para isso o ideal é a roupa estar bem molhada (com sabão é ainda melhor) e ser estendida na horizontal, na grama ou no chão mesmo (que pode ser forrado com um plástico), para que o sol bata em cheio. Vai-se molhando de tempos em tempos. 

O hábito de secar sempre ao sol também ajuda a manter o branco original, mas não resolve muito se o amarelado já se instalou.

Aí tem mesmo que quarar ou apelar pra boa e velha água sanitária (diluída em água) e deixar de molho por algumas horas. 

Depois proceder à lavagem normal com sabão + a água do molho. 

E praqueles que não têm espaço pra quarar, há aquele truque do sabão líquido diluído em parte igual de água e borrifar na roupa previamente úmida e pendurada (melhor se ao sol).

Cuidado, não use água sanitária ao sol, somente água e sabão.

 

O sol que chega através de uma janela já estará inclinado e/ou filtrado por uma vidraça, portanto está longe de ser aquele sol quentäo que bate em cheio.

Porém sempre um pouco de sol será melhor que nenhum, né?

 

O vinagre é pra ser adicionado no enxágue e serve pra "amaciar" as fibras, mas não faz muita diferença em se tratando de lençóis e outros que tem as fibras fechadas na urdidura e trama

Vc nota diferença em toalhas cujos felpos estão fora do tecido.

 

Ah, o uso regular do "anil" no enxágue também previne o amarelado. 

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Caramba @Denise583 , quanta informação relevante, vou até salvar essa conversa de tanta coisa pra anotar 😳

 

O problema é que eu sou da selva de pedra, moro num apertamento total, não tenho nem espaço para mim, quanto mais pra secar ....com a roupa bem molhada o chão vai ficar ensopado, morro de medo de causar algum dano e o dono do imóvel me dar uma multa daquelas....

 

Nesse caso como eu, que não tem esse luxo, oque fazer? Investi uma grana em dois jogos de cama brancos lindos (e caros! Coisa da vida adulta não é, gastar com roupa de cama e artigos de cozinha 😅) e quero mantê-los assim por muito tempo ainda!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Pois é, cumadi @Laura 

Aí temos que adaptar...

O que vc pode fazer é preparar um "molho" bem forte de água (quente é ainda melhor) e sabão numa bacia (não é balde, é bacia mesmo, algo pra roupa ficar o mais esparramada possível).

Sabe aquelas bacias de alumínio? Não sei se tem ai, mas seria o ideal. Mas na falta, vai de plástico mesmo.

Aí vc deixa esta bacia tomando sol direto, mexendo a roupa de vez em quando pro sol pegar em todas as partes.

Depois é só lavar normalmente usando parte dessa água (lembra que é um molho "forte" de sabão). O restante vc guarda pra lavar outras roupas.

Usar vez ou outra um molho com aquelas misturas de peróxido de hidrogênio (tipo Vanish) tbm ajuda, porém, do mesmo modo que a água sanitária, não pode ser usado sob o sol.

Aí vc faz esse molho direto na máquina mesmo. 

Se o jogo é novo, fica muito mais facil manter o branco, basta usar essas dicas de vez em quando, não precisa ser sempre não, viu?

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Vou testar @Denise583 , mas confesso que dá um trabalho hein.... Não sei nem se tem espaço para uma bacia aqui em casa, como não tem o costume de ter área de serviço, baldes e coisas assim para lavar a casa a gente guarda no banheiro acredita?

 

Oque eu faço às vezes é colocar um pouco de Vanish mesmo na máquina quando lavo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Pois é cumadi @Laura @, esse mesmo país que quer acabar com a frota de veículos a combustível fóssil por estar preocupado como meio ambiente se faz, cada vez mais necessário, o uso de produtos químicos 🤷🏼‍♀️ pra tudo, né?

 

O Vanish faz mais efeito num molho à parte (com menos água), antes da lavagem pois, na lavagem, fica mais diluído numa quantidade maior de água.

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Com certeza @Denise583 ! É muito greenwashing como eles chamam....compram frutas e verduras orgânicas mas que vem de outro continente (e pasmem!) viajam 10 mil km de avião para chegar no país....oque tem de sustentável nisso?

 

Ainda não achei uma forma e nem espaço de lavar a minha roupa de cama, meus xodós....é o que eu mais tenho gasto desde que virei adulta 😅

Minha cama virou um filho para mim....como dá trabalho sô!!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias