Hóspede usa de má-fé em "brecha" do sistema

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Hóspede usa de má-fé em "brecha" do sistema

Boa tarte!

É a primeira vez que faço uso deste espaço. Agradeço a oportunidade!
Me chamo Denise [Dados pessoais removidos por motivos de segurança e de acordo com as Diretrizes da Comunidade], anfitriã desde setembro de 2018, conquistando e mantendo o status de Superhost desde a primeira avaliação.
Esta semana passei por uma situação desagradável com uma hóspede que usou de má-fé para burlar o sistema, e venho aqui compartilhar o ocorrido com os demais anfitriões. 

Em 2 de dezembro último, recebi de Gabriela um pedido de reserva para 10 a 13 de janeiro, aceito por mim.
No dia seguinte, Gabriela envia mensagem solicitando alteração das datas da reserva para o período de 25 a 28 de março, alegando o motivo da previsão de chuvas.
Prontamente aceitei a alteração.
Eis que, algumas horas depois, Gabriela cancela a reserva, sem nenhum contado prévio ou explicação.
Foi então que me atentei à manobra que ela usou para escapar à política de cancelamento.
Devido à minha política de cancelamento RESTRITA, caso ela cancelasse na ocasião, seria reembolsada em 50% do valor da estadia.
Com a alteração, o período das novas datas ficou fora da política de cancelamento, e dessa forma ela pode cancelar recebendo reembolso integral.
Portanto fica claro que há uma "brecha" no sistema que, sendo utilizada com más intenções, é extremamente prejudicial aos anfitriões e à plataforma como um todo.

Enviei um feedback ao Airbnb na esperança de que possa ser criado algum mecanismo que impeça tal prática.
A sugestão que fiz foi a de que, em caso de alteração de datas da estadia, a polícia de cancelamento permanecesse atrelada às datas originais e não às novas datas, evitando-se manobras como essa.

Espero que o Airbnb faça uma análise criteriosa do acontecido e de minha sugestão.

Portanto colegas anfitriões, fiquem atentos a pedidos de alteração de datas. Gerenciem as novas datas com atenção aos prazos de sua política. 

Se a moda pega...
Que sirva de alerta!!!

6 Respostas 6
Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

@Denise583 ,

Passei por isso uma vez, depois disso, nunca mais aceitei alteração de reserva.

Concordo com vc que algo tem que mudar, ou que qualquer alteração de reserva , não importa a politica de cancelamento, passe a vigorar como a de longa duração : SEM REEMBOLSO.

abraço!

Beatriz
Marcelo6
Level 10
State of Minas Gerais, Brazil

@Denise583 Boa Noite Denise, tudo bem sou de Lavras mas meu espaço fica em Poços de Caldas, realmente é uma falha no sistema do airbnb que causa muita dor de cabeça já ouvi casos aqui que a pessoa reservou para baixa temporada pediu alteração para uma data intermediaria e depois para um alta temporada. Concordo @Beatriz98 deveria valer como se fosse por longa temporada onde não existe reembolso. Uso uma politica de rígida acho que com isso eu filtro muitos casos nesse sentido evitando hospedagem de um dia para o outro, cancelamento onde o hospede perde quase 80%. Apesar do airbn indicar para ser flexível não me sinto muito confortável com os risco nesse sentido, sendo voltados totalmente para o anfitrião. Se te ajude de alguma forma por favor deixe um like @Marcelo6 

Ajudar só fortalece a comunidade
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Boa noite Marcelo!

Também faço uso de uma política mais radical, uso a RESTRITA. Porém em qualquer que seja, um hóspede mal intencionado pode usar o mesmo subterfúgio usado pela minha hóspede.

O que precisa acontecer é a correção dessa falha. 

Vamos ver se o Airbnb corrige.

Grata pelo comentário 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Denise583 

Realmente alguns hóspedes fazem uso desta manobra para evitar a política de cancelamento.

Mas existe uma maneira simples e fácil de se evitar isso: não aceite a alteração da reserva.

Sempre que me encontra nesta situação - alteração de reserva, eu solicito ao hóspede que cancele  a reserva atual e faça novo pedido de reserva para a nova data. Assim que o hóspede cancelar, a minha política de cancelamento será aplicada.

Um ponto importante é deixar isso claro em suas Regras da Casa. Assim, ele não poderá alegar que não sabia posteriormente.

Esta estratégia evita também um outro problema: hóspede que reserva mais de um período seu espaço para depois decidir qual data ele irá ficar.

Mas não podemos evitar aquele hóspede que reserva com meses de antecedência para, na véspera de vigorar sua política de cancelamento, cancelar sem penalidades por que achou um espaço mais em conta. É justamente por este motivo que meus anúncios estão configurados para uma política "Rigorosa".

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Boa noite Ricardo. 

Estou vendo que terei que agir do mesmo modo. Pelo menos enquanto o Airbnb não fizer algo para corrigir essa falha.

Infelizmente não dá pra ser sempre "boazinha".

Qto à isso de um hóspede reservar várias datas para escolher uma, nunca me aconteceu, mas agora já ficarei alerta.

E em relação àqueles que cancelam às vésperas da aplicação da política, não causam maiores danos. Escolhi a política Restrita pois seu prazo me dá tempo de outros hóspedes reservarem nas datas canceladas.

Nunca fiquei descoberta nesse sentido. 

Grata pelas dicas. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Denise583 , uma dica para futuras interações: utilize o @ para marcar outros membros. Com isso, eles recebem uma notificação e sua mensagem tem mais chances de ser lida 🙂

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias