Gostaria de registrar minha insatisfação com uma situação de “ limpeza extra” . Eu tenho uma cobrança de limpeza extra, conforme detalhado no meu anúncio, para os casos em que o imóvel seja deixado em condições de limpeza inadequadas. No caso da hóspede, ao fazer o checkout, encontrei uma frigideira e uma panela completamente encrustadas com feijão e ovo, além da pia toda suja de ovo e restos de alimentos, como feijão, o que gerou um cheiro desagradável de feijão podre no apartamento, que é pequeno.
Diante dessa situação,conforme orientação pelo suporte, entrei com um pedido de reembolso através do AirCover, com as fotos, solicitando a cobrança de R$ 200,00, conforme as regras do meu anúncio. No entanto, a plataforma simplesmente negou minha solicitação, alegando que a limpeza se enquadra na categoria de “limpeza geral” e não “limpeza adicional”, conforme explicado no e-mail enviado. Abaixo, a mensagem recebida:
“ lamentamos informar que esta limpeza se enquadra na limpeza geral e não na limpeza adicional, conforme esclarecido em nosso e-mail anterior, descrevendo a distinção entre as duas categorias. […]””
Ou seja, as regras do meu anúncio, que deixam claro a cobrança de taxa extra de limpeza quando o imóvel é deixado em condições deploráveis , não têm validade perante a plataforma. Isso é extremamente decepcionante e frustrante. Parece que o Airbnb está mais interessado em apoiar hóspedes que deixam o imóvel em situações deploráveis de limpeza, simplesmente porque a taxa de limpeza já foi paga no ato da reserva , e não leva em consideração a integridade do espaço.
Gostaria de compartilhar essa experiência para que todos entendam como, muitas vezes, as políticas da plataforma não estão alinhadas com a realidade de quem cuida do imóvel e oferece uma experiência de hospedagem de qualidade. A plataforma não só desconsidera as regras do meu anúncio, mas também parece não se importar com o descaso dos hóspedes, o que prejudica a experiência como anfitrião.