Mais uma recém-chegada ao AIRBNB se apresentando! 8)

Mais uma recém-chegada ao AIRBNB se apresentando! 8)

Boa tarde a todos! Meu nome é Ana Cristina Camargo de São Pedro. Sou nova aqui no Airbnb. Acabo de anunciar o aluguel de um lugar muito especial de minha família e estou aguardando pela solicitação da primeira reserva.

Coloquei um valor que acho justo mas, por insegurança, acabei diminuindo um pouco. Gostaria de oferecer uma experiência especial oferecendo algumas comodidades mas tenho recebido conselhos para não fazer isso pois acabarei atraindo um público altamente exigente que reclama de tudo e não valoriza o que tem. 

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso e aprender com a experiência dessa comunidade!

Obrigada pela atenção!

Ana.

15 Respostas 15
Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

Bem vinda @Ana-São-Pedro0 

Seu anúncio está muito bom , mas na parte de comodidades, me parece incompleto . Acho interessante que reveja essa configuração e marque os itens que a casa oferece 

veja no link como adicionar

https://www.airbnb.com.br/help/article/586

Beatriz

Oi, Beatriz! Muito obrigada pela sua avaliação e orientações! Vou completar!

Um abraço!

Adilson58
Level 4
Paraíba, Brazil

Que Local massa, muito BOm! 🙂 @Ana-São-Pedro0 

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Ana-São-Pedro0 

Essa questão do retorno dos hóspedes é muito individual e difícil de generalizar. Na minha experiência, não sinto que as comodidades criam esse tipo de comportamento nos hóspedes, pelo contrário, penso que as melhorias são sempre necessárias e trazem, de um modo geral, um bom retorno quanto à satisfação. Se você avaliar que pode oferecer benefícios a mais, faça isso sem nenhum pré-julgamento e veja como será o feedback, acho que sempre podemos experimentar nesse negócio!

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

olá @Ana-São-Pedro0 

Analisei seu anúncio. O lugar me pareceu muito legal e a chácara bem cuidada.

Tenho várias observações:

As fotos são poucas para um alojamento tão grande e estão muito escuras e em geral tomadas com janelas fechadas e, parece, luzes apagadas ou pucas luzes.

As fotos nos anúncios airbnb precisam ser bem luminosas porque isso causa uma melhor impressão visual. O algoritmo da airbnb utiliza AI para analisar as fotos dos anúncios e acaba favorecendo os anúncios que tem fotos melhores colocando=os na frente no resultados das pesquisas.

Tomei a liberdade de baixar a foto da sala de jantar e processá-la para torná-la mais luminosa. Veja a diferença aqui abaixo. Se a janela estivesse aberta ficaria ainda melhor. 

CarlosAlberto64_2-1741090695192.png

Pense na possibilidade de contratar uma sessão de fotos profissionais via airbnb. Eles oferecem para anúncios novos a contrataçao de um fotógrafo profissional a um valor subsidiado que será depois descontado dos seus rendimentos de alugueis.

As fotos são enviadas diretamente para a airbnb que seleciona as melhores e publica no seu anúncio.

Apesar de não haver provas disso parece que o algoritmo favorece os anúncios que têm fotos tiradas por fotógrafos da airbnb... e faz sentido.

Em algumas fotos aparecem detalhes que eu acharia melhor não mostrar: carros, cachorro, pá de lixo, sacola de plástico para congelados.

Você permite fumar e animais. Dois erros, a meu ver.

Hoje em dia a maioria das pessoas não fuma e quem fuma está acostumado a que nos hoteis e pousadas, restaurantes, airbnbs, etc. não seja permitido fumar. 

Quem não fuma, como eu, detesta o cheiro.  Por mais que você consiga tirar o cheiro (o que é praticamente impossível) o hóspede não fumante não tem como saber com certeza e isso faz com que passe imediatamente para outro anúncio.  

Animais soltam pelos e, como você tem cão, deve bem saber que é muito difícil eliminá-los a 100%. Quem tem animais está acostumado e nãpo se incomoda (eu por exemplo) mas quem não tem pode não gostar de encontrar pelos e muitos são alérgicos. Ao ver que permite animais passam para outro anúncio.

Numa chácara como a sua é inevitável que o cão corra pra cima e pra baixo na terra etc. especialmente o cão que acha isso tudo uma novidade. E com donos sem juízo vai entrar correndo dentro da casa (e talvez tendo passado pela piscina), correr pela casa e talvez em cima de móveis e camas. Os seus, os meus, não fariam isso, mas como vai se assegurar que os cães dos hóspedes não o façam? Administrar os estragos normais que as pessoas causam já é uma dor de cabeça, imagina a dos animais.

A quantidade de hóspedes que viaja com cães tem aumentado no mundo inteiro mas no Brasil  ainda é pequena. Portanto a questão é uma escolha difícil entre agradar os gregos ou os troianos. Quando comecei na airbnb eu aceitava cães nos meus alojamentos. Depois de algumas experiencias desisti e não por causa dos cães e sim por causa dos donos dos animais que não respeitam as regras, não possuem sendo cívico e não impoém limites.

O que me leva ao cão de guarda sa chácara. 

"O cão de guarda da chácara não é amistoso com estranhos pois foi treinado para a proteção da propriedade." é um tanto assustador. Apesar de ser fundamental informar isso acredito que deveria acrescentar mais detalhes. Fica preso ou solto? Dia e noite? O que espera que o hóspede faça/saiba? E se o hópsede levar um cão (já que você permite)? E crianças?

Enfim, precisa de mais info.

Isso chamou minha atenção:

CarlosAlberto64_3-1741097076488.png

Com uma taxa de resposta de 67% significa que 1 em cada 3 consultas ficam sem resposta. Responder a 100%  das consultas é fundamental para ter uma boa reputação e não ser prejudicada pelo algoritmo de pesquisa. Com 67% nunca vai conseguir ser super-host.

E "algumas horas" é excessivo. Para competir no espaço airbnb precisa ser mais ágil em responder. O hóspede que pesquisa para reservar dificilmente espera "algumas horas" para saber onde vai alojar.

Você diz que baixou o preço "por insegurança". Mas vejo problemas.

A diária para 1 é a mesma que para 15!! Sério? Até acho que 990 para 15 é um bom preço, talvez baixo demais. Porém 990 para um casal é exagerado. Com a taxa de limpeza de 390 entãp, nem falar.

A capacidade é de 16. Pessoalmente acho exagerado mesmo sendo 5 quartos. 16 pessoas é um tour turístico ou um time de futebol! Quão comuns você acha que são grupos de 16, ou de 14, ou até de 10, querendo alugar na airbnb? Te asseguro que são raros. A vasta maioria das reservas na airbnb é feita por casais. Se você se posiciona e configura seus preços pensando em grupos desse tamanho acho que vai alugar muito raramente. E pense bem, qual seria o perfil de um grupo de 14 (nem vamos falar de 16!) que aluga uma chácara por uma semana? Famílias desse tamanho não existem mais. Casais adultos que se juntem nessa proporção muito raros. Pequenas empresas que alugam para um evento de familiarização raríssimos.

Tipicamente vão ser jovens, sem muita responsabilidade, sem muito critério, bagunceiros, pouco cuidadosos etc. etc. É isso que você quer na sua chácara?

Alugar para 1 ou 2 casais ou uma pequena família de 3 ou 4 é muito melhor que não alugar porque mesmo vazia a casa tem despesas fixas (o caseiro, a ração do cão, a manutenção da piscina, eletricidade para o funcionamento de base, desgaste natural, IPTU, etc. sendo algumas).

Menos pessoas sujam menos, usam menos, gastam menos, quebram menos. Você pode colocar fechaduras com senha nos quartos para liberar só os necessários em função do número de hóspedes.

E sim, pode acontecer de você perder uma reserva para 16 por já estar reservado para um casal....mas as chances disso acontecer são muito muito reduzidas.

Por ser um anúncio novo não tem avaliaçõe e isso te prejudica nas pesquisas. É crucial conseguir pelo ,menos 3 avaliações para poder ter uma classificação. Não pode ficar esperando pelas reservas dos times de futebol. Faça o que puder para alugar rapidamente várias vezes, depois você pode afinar o tiro. Na airbnb aluga mais quem aluga mais....

Por último, na lista de comodidades conta que não tem nem "básico" (roupa de cama e banho, papel higiênico, gel para o corpo) nem "água quente". Eu sei que na realidade tem tudo isso mas na lista estão tachados. O hóspede vê isso, não lê sua descrição ou fica em dúvida e...passa para outro anúncio.

Ufa! Espero que ajude.

Nos avise o que decidiu fazer

Abs.

Carlos

Oi, Carlos! Nossa! Muito obrigada pela sua súiper resposta! Me ajudou demais! Vou verificar suas sugestões com cuidado! Um abraço!

olá @Ana-São-Pedro0 

Que bom! Tenho certeza que com todas as dicas dos vários colegas vai ter sucesso. 

Eu estive pensando na observação que vi no seu anúncio mas não comentei ontem.

Você fala em aniversários/churrascos para 35 pessoas.

Não sei se o airbnb é o melhor canal para esse tipo de locação (eventos e comemorações). Acredito que haja outros canais mais apropriados, inclusive talvez um site próprio e certamente procedimentos legais e práticos mais apropriados.

Se mantiver essa disponibilidade no airbnb vai precisar definir regras bem claras para evitar maiores problemas, digo maiores porque problemas infelizmente terá, inclusive com a própria airbnb. 

A airbnb tem um seguro chamado aircover que (apesar de não ser perfeito) cobre danos causados ao alojamento pelos hóspedes registrados e danos causados aos hóspedes por eventuais acidentes. Mas eu duvido que cubra hóspedes dos hóspedes. Você tem piscina, cão bravo, etc. E se houver um acidente com um dos 35 não registrados na reserva? No mínimo vai precisar fazer um seguro de responsabilidade civil especificando o tipo de propriedade e o fato de alugar para eventos, porque uma apólice normal não cobrirá. Já é complicado fazer uma apólice quando a atividade é a locação normal via airbnb.

Quem se responsabiliza pelo que os hóspedes não registrados fazem, quebram, estragam ... ou roubam?

Quais os horários limite de entrada e saida de hóspedes que não vão pernoitar?

Quais as exigências de identificação de todos?

Como vai cobrar no caso de uma comemoração/evento? 

Imagine o seguinte. Um casal aluga pro fds (a um preço que você vai redefinir para ser razoável) e convida 33 pessoas para um churrasco. Como fica? Mesmo que mantenha o preço de 900 para um casal, isso te remunera se vierem mais 33?

Aliás, quem vai contar para saber se são 35 ou 45? E se forem 45, vai fazer o quê?

Como saber/impedir que uma dúzia deles resolva pernoitar sem ter reservado/pagado?

E suas despesa com água, luz, gás, papel higiênico, toalhas, etc.?

Se realmente for manter a disponibilidade para eventos para 35 vai precisar pensar nisso tudo e algo mais, e definir tudo bem claro nas regras da casa. Talvez até preparar um contrato que o hóspede responsável deverá assinar antes.

Ana minha amiga... eu não aconselho. Alugar para eventos para 35 requer uma preparação e atuação sua ou contratada muito diferente da necessária para pernoites de um ou alguns casais. 

Eu nem permitiria 15 pessoas para ser franco. São 5 quartos? 10 pessoas máximo, o que já é um número grande para administrar adequadamente.

Na configuração do seu anúncio (1 porque o segundo precisa deletar) você pode definir um preço base para um casal + uma taxa de pernoite por hóspede adicional acima de 2 + uma taxa adicional de roupa de C&B por hóspede acima de 2+ taxa adicional de limpeza.

Alugando dessa maneira o lucro por estadia vai ser menor do que seria se fossem 15 hóspedes (não contado os danos e estragos) porém vai alugar mais frequentemente.  Muitas vezes pouco pode dar mais que poucas vezes muito. E a dor de cabeça será infinitamente menor!

Se precisar de mais ajuda não hestite em nos contatar.

abs

Carlos

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Colega @Carlos-Alberto64 

Muitíssimo assertiva sua observação. 

E vou mais a fundo.

Desde 2020 o Airbnb não permite festas e eventos, globalmente!

@Ana-São-Pedro0 , entenda que o Airbnb é uma plataforma de aluguéis de temporada, não de espaços para Day use ou Eventos.

Uma denúncia poderá fazer com que vc seja banida, permanentemente.

Abraços!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ana-São-Pedro0  

Endosso tudo o que foi dito pelos colegas.

E faço tbm algumas observações minhas...

De cara já vi um problemão, vc fez 2 anúncios da mesma acomodação o que não é permitido prlo Airbnb. 

Está nos Termos de Serviço e o Airbnb pode aplicar penalidades, até o banimento da sua conta.

É urgente que deixe apenas 1. 

(Cumadi @Laura, o que acontece? Nnunca lembro de tantos anúncios duplicados.)

O conselho de limitar as comodidades não é de todo mau. 

Tem a ver com expectativa.

Portanto, antes de tudo é conhecer seu público e alinhar as expectativas. 

Sua acomodação é uma casa do campo localizada numa chácara, não um Flat no coração de Sampa, ou uma casa na Ilha da Gigoga, como a do colega @Carlos-Alberto64.

Quem opta por uma casa de campo no meio do mato, costuma ter uma vibe mais natural e "pé no chão". 

Então aproveite e ofereça aquilo que eles esperam. 

Não os "estrague".

E não pense que deixando de oferecer certas comodidades, vc não estará oferecendo uma "experiência especial".

Três das minhas acomodações são na área rural e elas "flertam" com o jeito simples da roça.

Pra vc ter uma ideia, nelas não há praticamente nada de eletrodomésticos.

Não tem microondas ou forninho elétrico, não tem cafeteira elétrica, não tem sanduicheira elétrica, não tem Airfrayer...

Mas tem bule de Ágata com coador de pano, sanduicheira de fogão, espremedor de frutas manual, churrasqueirinha a carvão, panelas, frigideira e demais utensílio...

Não tem televisão, mas tem livros, jogos, redes e fogueira pra esperar a lua.

De "elétricos" somente liquidificador, secador de cabelo, ventilador e o chuveiro elétrico como apoio ao aquecimento solar, para os dias sem sol.

E ninguém nunca reclamou, muito pelo contrário!!! Até se espantam como a coisa fica mais simples e fácil.

O que não pode faltar é uma limpeza impecável e um ambiente funcional, aconchegante e agradável aos olhos.

Arrume as camas naquele jeito convidativo que dá vontade de afundar. Travesseiros fofos, lençóis de qualidade de preferência brancos e 100% algodão, cobertor ou manta dobrada na metade inferior da cama, toalhas dobradas ou em rolinhos sobre a cama.

No campo é imprescindível mosquiteiros. Instale em todas as camas.

Cortinas deixam o ambiente mais acolhedor, além de trazerem privacidade. 

Para o modelo das suas janelas, basta cortinas leves de voil.

Confesso que não entendi 2 televisões no mesmo quarto.

Cuidado com o que as fotos mostram.

Antes de tirar fotos é necessário arrumar o "cenário".

Não tire fotos com o papel higiênico no fim ou a tampa do vaso levantada (mulher odeia isso). Retire os produtos de higiene pessoal (pode induzir o hóspede ao erro de achar que dividirá o espaço com vc).

Instale cortinas em todos os boxes e prefira lixeirinhas com tampa (ninguém merece ver os "vestígios" dos usos anteriores).

Num dos quartos vemos as camas desarrumadas como se acabassem de acordar, travesseiros jogados sobre uma das camas e uma pilha de colchões no chão. 

Vc está vendendo colchão?

Veja o paradoxo da situação... vc preocupada em "oferecer uma experiência especial" e recebe os hóspedes com uma pilha de colchões no chão???!!!

Pense nisso...

Edite o tanto de livros e objetos pessoais espalhados pela casa, principalmente no escritório. 

Junta muita poeira (lembre dos alérgicos, bebês e idosos) e dificulta a limpeza.

Tampouco  espere que a maioria terá o cuidado e respeito ao manuseá-los. 

Eu também não deixaria máquina de lavar.

Imagina 12 pessoas, ou mesmo 10, 8, 6 lavando suas roupas, tênis (não duvide).

Vc terá máquina por pouco tempo.

Precisa corrigir o anúncio. 

No Tour de fotos há comodidades trocadas nos cômodos (camas e colchões na Sala de Estar, por exemplo).

Horário de check-out está depois do check-in. Grande risco de overbooking. 

Há de se ter o cuidado de configurar um intervalo entre as reservas. 

Há outros tantos detalhes a revisar. 

O Airbnb disponibiliza ótimos tutoriais sobre fotos, como arrumar a casa, como criar cantinhos especiais, como melhorar o anúncio...

Na Central de Recursos há muito mais.

Muita coisa boa e instrutiva. 

Melhor seria que vc procurasse aplicar o máximo possível destas dicas e nos trouxesse o resultado. 

A partir daí faríamos algum refinamento e vc partiria para as fotos.

Aqui sobre fotos.

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/upgrade-your-listing-photos-46

Arrumar a acomodação

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/making-your-home-ready-for-guests-26

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/tips-from-airbnb-plus-hosts-how-to-add-thoughtfu...

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/t/delighting-guests-18

Para ajudar na descrição do espaço

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/how-to-write-a-great-description-of-your-place-3....

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-hom

Então aí vc já tem por onde começar. 

Qqr coisa estamos aqui.

Abraços    

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

adorei "sanduicheira de fogão"

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Carlos-Alberto64 

Pode apostar, faz o melhor sanduíche do mundo kkkk!!!

As minhas são de ferro fundido (anti-hóspede). As de alumínio são frágeis.

Dessas daqui. 👇🏻 Disponibilizo as duas.

Abraços!

sanduicheira_misteira_de_ferro_fundido_simples_para_fogao_1110_1_8173296e5481bf151e3f2caba19d2b41.jpg

Screenshot_20250305-010049_Mercado Libre.jpg

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Verdade cumadi @Denise583 , tem muitos casos de anúncios duplicados mesmo recentemente aqui na CC!! 

Será que tem alguma coisa na hora de fazer os anúncios que está levando ao erro?

Tem também a ferramenta de entrar em contato com o superhost embaixador antes da primeira reserva mas vejo que muito ainda não estão cientes disso.... será que a queridíssima @Beatriz98 sabe mais sobre isso do que a gente?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

Oi @Laura !

O iniciante que não teve a primeira reserva , ou que esteja com a primeira em andamento, pode se conectar a um embaixador superhost . É gratuito para o iniciantea , com dicas e tira dúvidas até que se conclua a primeira reserva 

Tocando em Anuncio Facil abaixo , o iniciante poderá ser conectado a um dos 40 embaixadores 

https://www.airbnb.com.br/host/homes

Beatriz
Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Laura @Denise583 @Beatriz98 

Tenho sérias dúvidas quanto à utilidade do superhost embaixador.

No meu caso apareceu quando eu já tinha 8 reservas e me disse que eu deveria fazer uma promoção para conseguir a primeira reserva. Se for para falar o óbvio simples não sei se precisa perder tempo.

abs

Carlos

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias