Vazamento inativo, hospede quer cancelar DUVIDA

Respondido!

Vazamento inativo, hospede quer cancelar DUVIDA

Boa tarde, tive uma consulta para hospedar por 1 mês e fiz um valor bastante abaixo do pedido em calendário, solicitando o pagamento da energia elétrica separadamente.

No 5° dia de hospedagem o hospede me chamou no whatsapp dizendo que havia um vazamento no teto do banheiro e me enviou uma foto, dizendo que a luz do teto não estava acendendo, mas a do espelho, estava funcionando normalmente.

Falei que iria contatar a moradora do imóvel de cima e o chefe da manutenção pra tentarmos sanar a situação e assim foi feito, não foi identificado nenhum vazamento no imóvel de cima e ao perguntar se ainda estava pingando o hóspede nunca respondia.

Nunca estava em casa no momento e me deixava sem resposta.

Eu disse que se estivesse pingando, teria que abrir o teto de gesso para ver o que estava acontecendo mas que mandaria além do técnico, uma pessoa pra limpar no mesmo momento.

Ele alegou que já havia morado em apartamento e que não gostaria de passar por esse reparo e que iria preferir cancelar a reserva.

Ai mais uma vez perguntei se ainda estava pingando e ele só foi me responder no dia seguinte e disse que sim e que tiraria as coisas deles naquela noite e que iria pedir o reembolso.

Eu aleguei que precisava conversar com a proprietária do imóvel, falei que havia feito o valor atual pra ele ficar pelos 30 dias e que se ele fosse cancelar e pedir o reembolso teríamos que pensar num valor justo, já que ele ficou apenas 11 noites.

Ele veio a trabalho, com a esposa e uma cachorrinha. Os pais da esposa moram aqui na cidade. Eles vieram e alugaram pra 1 mês para ter tempo pra encontrar 1 imóvel pra alugar com contrato tradicional de 30 meses.

Acho que devem estar ficando na sogra mais tempo que no apartamento que eu administro ou já encontraram algum lugar pra ficar e estão querendo cancelar e receber o reembolso dos dias.

MAS O MAIS ABSURDO é que a mancha realmente está lá, mas fui hoje lá e não tem nenhuma gota, nada molhado no chão e uma cara de que a mancha já está seca ou secando.

alguém já passou por isso, sabe como proceder?

Melhor Resposta
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ayla316 ,

Acredito que, ultimamente, uma boa parte dos anfitriões já passou por isso.

E sinto lhe informar que, uma grande parte, foi tentativa de golpe.

Penso que, o mais importante, é determinar se há um vazamento, mesmo que intermitente (que ocorre somente ao lavar o banheiro, por ex)

Fazer uma análise com laudo feito por encanador ou similar. 

Desta forma vc poderá agir no ressarcimento ao hóspede (no caso de haver vazamento) ou para se defender no caso de um golpe e o hóspede fazer queixa ao Airbnb. 

Espero ter ajudado. 

9 Respostas 9
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ayla316 ,

Acredito que, ultimamente, uma boa parte dos anfitriões já passou por isso.

E sinto lhe informar que, uma grande parte, foi tentativa de golpe.

Penso que, o mais importante, é determinar se há um vazamento, mesmo que intermitente (que ocorre somente ao lavar o banheiro, por ex)

Fazer uma análise com laudo feito por encanador ou similar. 

Desta forma vc poderá agir no ressarcimento ao hóspede (no caso de haver vazamento) ou para se defender no caso de um golpe e o hóspede fazer queixa ao Airbnb. 

Espero ter ajudado. 

Oi Pessoal, desculpe.a demora pra retornar sobre o que aconteceu, administro alguns imóveis e graças a Deus o mercado está aquecendo novamente e tenho trabalhado bastante. 

Realmente tivemos um pequeno vazamento (que não foi descoberto até hoje de que imóvel partiu-lembrando que estamos em um condomínio de 20 andares com 276 unidades) e o hóspede foi bem sincero em assumir que se aproveitou do ocorrido pra sugerir o cancelamento. 

Eu acabei aceitando, depois de muito pensar e de negociar com o hóspede o seguinte: 

Como a reserva foi feita para 1 mês ele acabou se beneficiando do desconto que disponibilizo para atrair esse tipo de hospedagem, mas como ficou apenas 12 dias cobrei o valor comum de calendário + taxa de limpeza + taxa pra pet que deu quase o equivalente ao valor do mês, ficando uma diferença de R$ 440,00 que fiz como alteração de reserva e pedi que ele aceitasse e esse valor a ser estornado no cartão dele e futuramente a ser descontado do valor das próximas locações feitas por esse imóvel.  Foi a forma mais justa para todos, mais fácil e sinceramente a forma mais rápida e sem brigas. 

O vazamento aconteceu, foi muito pequeno e apenas pingou 2x na luminária do wc e ele se aproveitou da situação para receber algum valor de volta já que veio pra cidade de mudança e já havia conseguido alugar um imóvel permanente pra ficar. Nós devolvemos o dinheiro mas em compensação ficamos com o imóvel livre para as datas futuras que inclusive alugamos no feriado e no fim das contas o imóvel rentabilizou muito mais que se tivesse ficado apenas com a locação dele de 1 mês.  

Isso foi ótimo pra ambos e ainda recebemos uma avaliação ótima e honesta do hóspede.  

Desculpe a demora pra responder sobre o fim do caso. 

Tardo mas não falho! 

Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Que bom que no final tudo deu certo para ambas as partes @Ayla316 ...👏👏👏👏

Bons negócios. 

Fabrício:)

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ayla316 

Entre mortos e feridos, salvaram-se todos kkk🤭

É muito bom qdo tá bom pra todos, né?

Fico feliz por ter dado certo pra ambos. 

Esse caso exemplificou alguns dos motivos do porquê não aceito reservas de longa duração. 

Prefiro ter acesso frequente à acomodação justamente para detectar ou mesmo programar qqr necessidade de manutenção ou reparo. 

O outro motivo é que a rentabilidade é bem maior nas reservas de curo período.

Grata por nos ter trazido notícias.

Abraços!

Sim, a rentabilidade é maior nos períodos menores, mas se tratando de investimento (como no caso desse imóvel) procuro entregar aquilo que o proprietário me pede e nos meses de baixa temporada, como aqui no litoral, agarrados as oportunidades que surgem. 

Digo sempre que diária de locação é produto perecível e se não vendemos, vão pro lixo.  Até que se for analisar foi um mês muito bom pra este imóvel pois 1 imóvel de apenas 1 dorm. (que em locação convencional receberia 2 mil reais de aluguel), o faturamento foi de 3500 só com o hóspede do vazamento + os feriados e outras locações. Tendo em vista que este imóvel é vazio e o filho do proprietário ainda conseguiu passar 3 noites no mês pois veio fazer 1 curso na cidade, acho que foi um bom mês, na baixa temporada.  Os créditos de fazer a mudança na reserva, foi odeia de 1 atendente do próprio AIRBNB e foi a melhor ideia que alguém me deu. Nada como anos de experiência... mas o hóspede tbem foi bacana em topar pagar o valor de calendário, etc .... vamos que vamos ... que os bons ventos das locações temporárias nos levem!!!! Beijão e obrigada pelas dicas ... 

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ayla316 , fiquei espantada com a sinceridade do hóspede, achei bem interessante que ele assumiu que tentou achar um defeito para cancelar a reserva, muito melhor do que se ele não admitir...

E dessa vez parece que deu tudo certo! O hóspede aceitou a alteração, você conseguiu reservar nos outros dias, incluindo o feriado e todo mundo ganhou com isso!

Estadia de longa duração tem os prós e contras, se você encontra um bom hóspede é muito menos dor de cabeça e trabalho entre o check in e check out! Como tudo, tem lados positivos e negativos em ambos os casos...

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim, @Laura ele admitiu e eu até poderia entrar num empasse com a mediação da plataforma. Mas a experiência do atendente me fez ver que o risco de eu sair perdendo caso a plataforma entendesse que ele tinha motivo válido pra cancelar e receber o reembolso total, era muito grande e que um acordo seria melhor, mais rápido e mais seguro. E segui o que me foi aconselhado .... deu certo ✔️  Graças a Deus e agora, vida que segue ...

Acabei de alugar agora de novo por 37 dias  esse mesmo imóvel. Espero que dessa vez dê tudo certo. Oremos 

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Acho que o que ajudou foi que o hóspede aceitou a alteração de reserva e deu tudo certo!

Boa sorte nessa próxima reserva de longo prazo e vai nos avisando @Ayla316  ☺️

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.