Olá. Estou no Algarve, concelho de Loulé. Como estão a fazer...
Olá. Estou no Algarve, concelho de Loulé. Como estão a fazer com a cobrança da taxa turística quando a estadia é superior a 5...
Boa noite! Pra quem puder e quiser me responder: Sou anfitrião de 1 apê pequeno (espaço inteiro) em P Alegre-RS. Recentemente tive um hóspede que ficou por 3 diárias, encerrando essas no domingo, 19-06, ontem. Esse hóspede fez o check-out ao meio dia e como eu não poderia estar presente, devido estar fora da cidade, recomendei que após a saída do prédio colocasse chaves do apê, na caixa de correio que está fora, na frente. Isso foi feito. Ocorreu que só hj, um dia após, as 12:00 que pude ir para verificar e fazer limpeza. Daí, ao entrar, me deparei com as janelas escancaradas e com o aparelho de Ar Condicionado ligado: um problema porque esse se manteve funcionando por, no mínimo, 24 horas mais e consumindo muita energia devido tudo aberto. Uma preocupação agora porque presumo que a próxima conta de luz será 3 vezes maior ou mais. Então, como sou anfitrião que pratica o benefício mútuo ao máximo (uma diária é cobrada em torno de R$ 65,00 incluindo taxas do Airbnb), tive um enorme prejuízo com esse hóspede. Assim, pergunto: há alguma maneira de obter ressarcimento desses custos numa conta que ainda virá ?
Respondido! Ir para Melhor Resposta
O que seria "uso irresponsável dos aparelhos de ar condicionado e chuveiros elétricos"?
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.
Olá @Milton150 !
A resposta para a sua pergunta é não, vc não tem como se ressarcir desse tipo de prejuízo, mas, vc pode cobrar a energia por fora, é uma forma de impor uma consciência energética ao hóspede gastão, como também, uma forma justa de cobrar pelo que o hóspede usou de energia efetivamente, com isso, não haverá mais desperdícios de energia e nem surpresas nas suas reservas.
Aqui na CC tem vários tópicos discutindo e mostrando as formas de cobrar a energia por fora, a @Laura pode facilitar e colocar alguns links dessa discussão por aqui.
Bons negócios.
Fabricio:)
Oi, Fabrício! já conversamos um pouco aqui na comunidade sobre esse tipo de cobrança, como você bem pontuou. Como você faz essa logística do pagamento pelo consumo? você procura os hóspedes após o check out e envia os valores junto com a forma de pagamento ?
No meu imóvel investi em aparelhos de ar condicionado econômicos e inteligentes (tenho como visualizar o consumo e quantas horas eles passam ligados e até hoje só um locatário "sem vergonha" deixava o aparelho ligado durante o dia enquanto estava ausente - mas ainda assim se manteve na média de consumo que calculo por diária.
Uma solução para inibir esse tipo de conduta é colocar no contrato de locação que o uso irresponsável dos aparelhos de ar condicionado e chuveiros elétricos acarretarão em cobrança e que faço a medição sempre antes e após check out.
O que seria "uso irresponsável dos aparelhos de ar condicionado e chuveiros elétricos"?
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.
Olha, a situação que relatei é quanto ao uso do ar condicionado. Apesar de aviso, no interior do apê para hóspedes desligarem todos os aparelhos antes de saírem, esse que referi, ao sair após o meio dia do último domingo, deixou o aparelho de Ar ligado e o pior; com as janelas escancaradas. Fez-se grande prejuízo porque só pude ir ao apê na segunda no começo da tarde e aí deparei-me com a situação, essa agravada porque atualmente fazem dias bem frios em Porto Alegre e ficou ligada a calefação por mais 24 horas e com janelas abertas. Então, isso não é uso irresponsável? Entendo que mais, que é intenção de prejudicar mesmo ou o hóspede é alguém incapaz de perceber o que é correto e recomendável. Nisso tudo o que mais me desanima é que creio praticar ao máximo a preconização de benefício mútuo, não tenho quase nada de lucro e os valores da hospedagens são apenas para manterem o apê, ou seja, cobrirem as despesas relativas a um imóvel de condomínio.
Oi @Milton150
Apesar de não ser o padrão do hóspede Airbnb, sempre deve-se antever todas as situações possíveis. Algumas são possíveis de prever, outras vão surgindo e a gente vai aprendendo a lidar com elas.
Existem fechaduras eletrônicas (senha e/ou tags) que funcionam conjuntamente com um "economizador de energia".
Não tenho meiores detalhes, mas a coisa funciona mais ou menos assim: O circuito de luzes e tomadas (ar condicionado, forno elétrico e o que mais vc decidir incluir no circuito), só funciona mediante o tag ou liberando a porta pra entrar, ou seja, o hóspede precisa estar dentro do imóvel. Uma vez que o hóspede saia do e trave a porta por fora, o sistema automaticamente desligará o circuito.
Pesquise, acho que seria uma boa pra vc.
Espero ter ajudado
Oi @Alyson48 !
Então, toda a sistemática de cobrança da energia por fora explico ao hóspede, quando perguntado, através do contato pelo chat, já tenho uma reposta salva na ferramenta RESPOSTA RÁPIDA, mas é de suma importância essa cobrança está clara e prevista no anúncio, coloco na descrição e nas regras da casa.
Segue a informação que dou ao hóspede quando da consulta me perguntam como se dá a cobrança e a média que se paga em um final de semana:
Sobre a energia elétrica, valor e medição do consumo:
A energia elétrica consumida será paga, em dinheiro ou via pix, ao final da hospedagem, ao preço de R$ 1,00 (um) real o KWh.
Uso esse critério como forma de cobrar uma diária mais em conta e como estímulo a um consumo racional e consciente da energia elétrica por parte do hóspede.
A verificação do consumo se dará da seguinte forma:
=> As partes vão ao contador de energia e fotografam ou anotam o que estiver marcando, ao final da hospedagem, voltam ao contador de energia e verificam a nova marcação, a diferença entre a marcação da chegada com a marcação da saída, resultará no consumo da energia feita pelo hóspede.
Exemplificando, se o contador estiver marcando 100 KWh no início e ao final estiver marcando 150 KWh, a diferença a ser paga é de 50 kWh, ou seja, 50 reais.
A média que pagam no consumo de um fds varia de 60 a 80 reais.
Olá @Milton150 e @Alyson48 ,
nesse tópico aqui os anfitriões discutiram sobre a cobrança de energia elétrica de acordo com o consumo, vou marcar o @Dilton3 pois ele tem um medidor interno e repassa esse valor ao hóspede, espero que ajude vocês!
Olá @Alyson48 e @Milton150 @Laura , uso os medidores internos nos meus aptos, esse é o monofasico https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692866072-medidor-consumo-de-energia-monofasico-110v-127v-65...
esse é o bifasico https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744664070-medidor-bifasico-110110220v-100a-hiking-2-fases-ne...
Toda a cobrança esta descrita nas regras da casa, e isso começõu por termos ar condicionado e ventiladores em todos os imóveis, então o hóspede escolhe o que vai usar e qual o custo que vai ter.
Mas acho que o problema do Milton é muito serio, você deveria envolver o setor de resoluções do AIRBNB para tentar reduzir seu prejuízo.
Qualquer coisa estou a disposição