
Olá, pessoal,
Todos nós sabemos que o preço é algo muito importante para todos os anfitriões, ainda mais na situação econômica atual.
Pedimos para o @Daniel1561, membro do Conselho Consultivo de Anfitriões e anfitrião do Airbnb há 10 anos, dar dicas sobre preços e como aproveitar ao máximo todas as oportunidades possíveis para maximizar seu potencial de ganhos. Esperamos que as dicas dele sejam úteis para vocês ao pensarem sobre suas estratégias de preços.
Apresente-se, por favor!
Sou Daniel Chamillard e moro em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Espanha! Sou anfitrião desde 16 de dezembro de 2012. Sou Superhost há 8 anos consecutivos, desde que o programa começou em 2014 até hoje, sou Superhost Embaixador há dois anos e acabei de começar meu segundo ano como membro do Conselho Consultivo de Anfitriões do Airbnb.
O que você queria ter sabido sobre os preços antes de começar a hospedar no Airbnb?
Quando comecei, não entendia bem os preços, mas, com tempo e experiência, aprendi gradualmente a aproveitar melhor meus anúncios. Dez anos atrás, não havia tantas opções disponíveis no sistema. Se eu fosse começar de novo, gostaria de saber quais são as ferramentas disponíveis e como posso usá-las para alcançar meus objetivos como anfitrião.
Você poderia compartilhar sua estratégia para definir seu preço?
Será um prazer, mas é bom ressaltar que as estratégias não funcionam da mesma forma para todos e que não há receitas mágicas (embora possa parecer óbvio).
Antes de definir os objetivos, o anfitrião precisa pensar no ambiente ao redor da acomodação. Existem fatores internos (motivações, necessidades e/ou expectativas) e externos (tipo de propriedade, sazonalidade, comportamento do mercado, etc.) que condicionarão nossa estratégia geral e, em particular, nossa estratégia de preços.
No meu caso, sou um anfitrião individual de quatro pequenas propriedades em uma ilha turística com alta demanda — por isso, ter um alto percentual de ocupação é fundamental para conseguir ter lucro a preços acessíveis em um mercado altamente competitivo.
Minha primeira tarefa é definir expectativas realistas, levando em conta as despesas que terei e os benefícios que espero conquistar.
Não tenho dúvida de que cada um aqui terá sua própria resposta: teremos aqueles que tiveram que criar seu próprio emprego e que esta é sua principal atividade e fonte de renda (como é meu caso); teremos os que esperam conseguir um dinheiro extra para pagar a hipoteca, manter ou renovar a casa ou enviar dinheiro para a família; ou mesmo aqueles que querem gerar o maior lucro possível em comparação com outras opções de mercado.
Em segundo lugar, estudo propriedades parecidas na região que são o que eu chamo de "a verdadeira concorrência". Isso me permite saber o preço de referência, a ocupação futura e o grau de satisfação dos hóspedes através das avaliações.
A partir desses três parâmetros, analiso o preço básico médio e projeto uma estimativa de ocupação mensal/anual, ao mesmo tempo em que obtenho informações sobre o grau de satisfação dos hóspedes. Com esses dados, finalmente estabeleço o preço com base nas características do meu anúncio e na qualidade e custo-benefício que ofereço como anfitrião, em comparação com as outras opções analisadas.
Quais ferramentas você usa para maximizar o potencial do seu anúncio?
Entre as ferramentas que uso diariamente, posso mencionar a definição de noites mínimas, os descontos semanais e mensais e as promoções.
Eu defino uma estadia mínima "alta" que garante pelo menos quatro reservas por mês. Em seguida, crio regras personalizadas para diminuir a estadia mínima e conseguir mais reservas entre duas que já foram confirmadas.
Consigo estadias mais longas oferecendo descontos semanais e mensais — assim, quando o hóspede acessa, meu anúncio, vê a seguinte mensagem: "Este anfitrião oferece um desconto semanal". Normalmente, os hóspedes acabam reservando por uma semana e isso é uma pequena vitória.
As promoções são uma das minhas ferramentas favoritas. Elas me permitem aumentar o preço em longo prazo, geralmente três meses adiante, e depois tenho a opção de oferecer um desconto se o interesse nesse período for baixo. Se a ocupação não for imediata, uso uma dessas opções para aumentar o número de visitas e melhorar a classificação no resultado de buscas: exibir o detalhamento do preço; mostrar o preço anterior riscado; mostrar uma mensagem especial ou incluir o anúncio em emails promocionais.
Acesso meu calendário diariamente e analiso os preços sugeridos pelo sistema. Em alguns casos, eles são semelhantes aos que ofereço, então eu simplesmente aceito a sugestão. Outras vezes, uso os preços sugeridos como uma referência para saber o grau de oferta e demanda e agir de acordo.
Que conselho você daria a um anfitrião preocupado com não conseguir reservas?
Todos nós nos preocupamos quando não temos reservas suficientes.
Diante disso, devemos nos mobilizar e fazer o necessário para posicionar nosso anúncio, tornando-o mais atraente e competitivo.
Assim como nossas casas precisam de manutenção quase diária, a mesma coisa acontece com um anúncio. Não adianta criar um anúncio e deixá-lo lá esperando por reservas. Você tem que gastar um tempo cuidando dele.
Recomendo entrar diariamente para analisar os calendários e mexer nos preços, detectar tendências de mercado, brincar com as promoções e o número mínimo de noites, bem como renovar as fotos e refazer as descrições. Devemos tratar nossos anúncios como uma verdadeira vitrine, porque é isso que eles são.
Por fim, compartilhe-o para atrair tráfego para ele.
Faça com que ele vá parar nos “favoritos” de todos que tiverem a oportunidade de acessá-lo e que querem ficar lá!
Obrigada,@Daniel1651 😎