Oi Pessoal, tudo bem? Alguem tem ideia de como proceder na m...
Última resposta
Oi Pessoal, tudo bem? Alguem tem ideia de como proceder na minha situação, meu prédio nao possui portaria, nem porteiro, seu ...
Última resposta
Olá, meu nome é Bianca, sou Brasileira, tenho 42 anos e trabalho com hospitalidade há quase 25 anos. Para que entenda o que é hospitalidade para mim, você precisa ouvir um pouquinho da minha vida. Provavelmente, quando você era criança, deve ter escutado alguém te perguntar - “O que você quer ser quando crescer?”.
Desde sempre, eu sabia que queria trabalhar em Hotéis! Eu achava o máximo, e sempre que saímos de férias, ficava observando toda a rotina, os sons, o vai e vem de gente feliz, todos os funcionários uniformizados. Parecia uma dança. Mas quem, há mais de 25 anos atrás queria ser hoteleiro? No Brasil não existia nem faculdade de Hotelaria, e a maioria das profissões em hotéis, nem mesmo eram reconhecidas. Por isso, quando meu pai me perguntou o que eu queria fazer depois que terminasse o colegial, eu tinha certeza que queria viajar para outro país para estudar HOTELARIA.
E então em 1998, viajei para a Inglaterra, na época nem internet existia, fui com a cara e a coragem para um país totalmente diferente para seguir a minha paixão. Desde esse momento, meu mundo não teve mais fronteiras. Voltei para o Brasil, terminei meus estudos, dessa vez em uma escola de hotelaria e logo já me vi embarcando em navios de cruzeiro, viajando pelo mundo e vivendo minha paixão. Fui trabalhar em restaurantes e fiz minha carreira em uma única empresa onde fiquei por 13 anos. Nos navios de cruzeiro eu aprendi, o que realmente era hospitalidade. O compromisso que firmavamos como tripulantes era de exceder as expectativas, de antecipar as necessidades, o receber e servir sem ver a quem, livre de preconceitos ou discriminação. Minha missão pessoal era fazer parte de momentos especiais na vida dos meus hospedes.
Aprendi também, a conviver com todos com igualdade e respeito infiderente de cultura, religião, raça ou classe social. Trabalhando em navios de cruzeiro eu aprendi a importância do momentos de férias das pessoas. Muitas pessoas ao redor do mundo, têm poucos dias de férias e eles querem viver ao máximo esse momento, então tínhamos que ser tudo, naquele curto espaço de tempo. Foi lá também, que eu soube a importância do dividir, pois vivia com estranhos por meses, dentro de uma cabine de 4 metros quadrados, por meses seguidos.
Dividir a vida, o espaço, as conquistas e derrotas, estando longe de casa, aquele companheiro de cabine era tudo e o mais próximo que tinha do que se podia considerar família. Eu acredito que seja dessa experiência, o meu senso de acolhimento com os meus hóspedes no meu Airbnb. A preocupação de me fazer presente, em pequenos gestos ou somente em simpatia, para que tenham um ponto de apoio longe de seus lares e alguém com que genuinamente possam contar.
Depois de todos esses anos nos navios e uma carreira cheia de conquistas, cheguei em uma fase pessoal que eu sentia que faltava algo, eu queria mais, eu queria gerenciar hotéis. Me despedi da minha vida de embarcada e voltei para o Brasil, para gerenciar a hotelaria em plataformas de petróleo. Foram dois anos de sofrimento, eu era a pessoa certa, no lugar errado. Não fazia mais parte dos momentos felizes, e sim dos momentos de sofrimento de todos que trabalham em longas escalas, por muitos dias longe de tudo que amam. Eu precisava viver a felicidade novamente, e alimentar a alma.
Foi então, que consegui voltar a embarcar em cruzeiros, isso já era 2017 e até então eu não conhecia o Airbnb! Além de ser pouco difundido no Brasil, minha rotina, na maioria das vezes sem internet, me restringia a muita informação e atualidades. Foi somente em meados de 2017, que alguma amiga me falou -: “Você conhece esse app, onde você pode alugar um apartamento inteiro, todo mobiliado, e sem número mínimo de dias para se hospedar?”. Não! Mas, era tudo o que eu queria! Nas minhas férias de volta ao Brasil, aluguel um Airbnb, me hospedei. Naquele momento, eu sabia que era aquilo que eu queria. E o Universo conspirou para que eu realizasse o meu sonho.
Voltei para os cruzeiros por mais um contrato. A intenção era esperar um ano, me capitalizar, pedir meu apartamento de volta para a minha inquilina e montar o meu “pequeno hotel”. Em menos de 3 meses, minha inquilina, sem eu pedir, me entregou o meu apartamento, eu voltei para o Brasil, com o dinheiro que tinha do contrato e montei o meu apartamento aos moldes de tudo o que aprendi com os anfitriões que estudei pelo mundo. Enquanto meu apartamento estava reformando, eu assistia dia e noite vídeos de anfitriões, pelo mundo. Assim que inaugurei meu Airbnb eu sabia exatamente o que fazer.
Me tornei Superhost em 1 mês. Eu queria muito! Eu queria ser como os grandes, meu objetivo era prover dentro do meu espaço, o que as pessoas não tem em um hotel. O aconchego, a certeza de que meu hóspede estava dentro de um lugar que seria a casa dele, fora da casa dele. E assim, hóspede por hóspede, fui construindo o meu sonho de ser anfitriã.
Hoje, mais do que nunca, eu hospedo amigos. Desde o início da comunicação com meu hóspede, eu tento me fazer disponível, obviamente com o limite que o hóspede permite, sem ser invasiva. Entender a necessidade, faz parte da hospitalidade. Se fazer presente, sem estar presente. São pequenos detalhes, uma mensagem, uma indicação de um restaurante que é a cara do hóspede.
Já hospedei muitas histórias lindas. Já organizei um pedido de casamento. E recebi o mesmo casal um ano depois para a comemoração de bodas. Recebi um jovem casal, que tempos depois retornaram com seu bebe, e para isso eu até comprei um berço. Atualmente minha melhor amiga, foi umas das minhas hóspedes e provavelmente uma das histórias mais lindas que tenho.
A Karina veio para Campinas de mudança, com o marido e na época, o filho de 8 anos. Ela precisava de um local para ficar até encontrar uma casa e sua mudança chegar. Para mim foi amizade a primeira vista. Era uma das minhas primeiras hospedagens e a primeira da Karina. Ela me convidou para jantar no meu próprio apartamento, bebemos vinho e ali começamos uma amizade que hoje já tem 4 anos. O airbnb me possibilitou uma hospede, que virou uma irmã e hoje, tenho três sobrinhos postiços. Depois que ela se mudou, teve mais duas bebês e hoje convivo com a família dela como se fosse minha. Em qual negócio temos esse privilégio, a intenção e amizade proporcionada na troca de serviço?
( Eu, Karina, o marido Ale, um dos meus primeiros hospedes - 4 anos depois no aniversário de um ano da Lara, última filha que nasceu em Campinas)
De tempos em tempos, eu me hospedo no meu espaço, vou como hóspede, e faço uma auto avaliação. Me pergunto sempre, o que está faltando, como posso fazer diferente?
Hospitalidade é acolhimento. Meu espaço precisa refletir esse acolhimento. Hospitalidade é dividir e receber com afeto. Para mim, ser anfitriã nunca foi somente sobre hospedar e ganhar por isso, é saber que os momentos que os meus hóspedes passaram no meu espaço, foi memorável para eles e eu fiz parte dessas pequenas felicidades. Para mim, isso é o espírito do Airbnb. Me sinto realizada e hoje mais ainda, ingressando o time de Embaixadores Superhost, sou parte de uma grande família de apaixonados por Hospitalidade.
(1o Enconcontro dos Embaixadores Superhost América Latina - Rio de Janeiro 2022)
Parabéns @Bianca156 , bela história de conquistas, perseveranças e sonhos realizados e se realizando.
Hospedar não é fácil, acolher não é fácil, precisa de preparo e um certo dom, sua história mostra isso.
Bons negócios e boas hospedagens.
Obrigada Fabrício!
Que legal @Bianca156!
Adorei conhecer mais da sua trajetória! Excelente texto e participação!
bjs
@Beatriz98 obrigada! Gratidão também por você fazer parte desse novo ciclo e ser super parceira ❣️
Eu adorei conhecer um pouco mais da sua história @Bianca156 , fico feliz que tenha topado participar do Festival e mais ainda por dividir com a gente a sua trajetória e o que te fez chegar onde você está agora, colhendo os frutos de tantos anos de dedicação e trabalho....
Você só tem um caminho ainda cheio de conquistas e acertos pela frente, espero ter mais um pouquinho da sua presença por aqui, dividindo com a gente todo esse potencial que você tem!
Obrigada mais uma vez de coração 🥰
Foi uma prazer relembrar sobre a trajetória, sou grata por poder fazer parte desse grupo. Pode continuar contando comigo @Laura
@Bianca156 muito legal a narrativa sobre sua conquista,e perseverança, e todo o sucesso,
parabéns abraço
Loni