Como você incentiva seus hóspedes a serem mais conscientes do consumo de energia?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você incentiva seus hóspedes a serem mais conscientes do consumo de energia?

Hóspedes mais conscientes do consumo de energia - Airbnb Central da comunidade.jpg

Olá a todos, feliz terça-feira!

Como anfitriões, um dos desafios constantes que vocês podem enfrentar frequentemente é garantir que os hóspedes sejam conscientes do consumo de energia durante a estadia.

Gerenciar viajantes que talvez não estejam cientes do impacto do desperdício de eletricidade ou aquecimento pode ser complicado, especialmente quando se trata de custos e preocupações ambientais. 🔌 ️🪫

Embora a comunicação clara sobre as regras da casa e as expectativas seja fundamental, também existem soluções práticas que vocês podem implementar para ajudar a minimizar o desperdício de energia. 🍃

Por exemplo, instalar termostatos programáveis pode ajudar a limitar o aquecimento ou resfriamento quando não for necessário. Dessa forma, os hóspedes podem desfrutar de um ambiente confortável sem o consumo excessivo de energia.

Outras soluções podem incluir o uso de eletrodomésticos eficientes em energia, fornecer lembretes para apagar as luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, ou até mesmo oferecer guias sobre como usar os sistemas de energia da casa de maneira eficiente. 📋

Tenho certeza de que existem muitas outras maneiras de melhorar esse aspecto e reduzir o desperdício de energia.

Vocês implementaram alguma estratégia ou solução eficaz para incentivar seus hóspedes a serem mais conscientes do consumo de energia? 💡

Adoraria saber as suas ideias e experiências lidando com isso!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

71 Respostas 71
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

Já começa que minhas acomodações são enxutas de eletrodomésticos, como vc sabe. 

Tirando algumas pouquíssimas lâmpadas Led de 9w num tom suave chamado "branco morno" e similares, nelas há apenas a geladeira, secador de cabelo, liquidificador e o chuveiro elétrico.

Esse último, importante ressaltar, é "Flex". Só liga qdo não detecta água quente vindo do aquecimento solar, que tbm tenho em todas.

Sendo assim, pouquíssimas vezes ele usa a energia elétrica 

Como estão inseridas numa área de preservação, mesmo a casinha da cidade que é bordeada por um arvoredo, já na descrição eu evidencio fortemente essa questão. 

Digo, por exemplo, que é uma cabana "pé de serra" na borda do Vale, aninhada na Serra das Bicas entre vales e montanhas...; que animais silvestres são visitas pontuais...; o voo do carcará e o canto das siriemas, cheiro de mato e de vida...

E por ai vai...

E deixo orientações mais específicas nas Regras da Casa e no GuiadaCasa. 👇🏻

Não traga nenhum eletrodomésticos de alta amperagem como microondas, fritadeira, sanduicheira e etc. A instalação elétrica não está dimensionada para isso....; sejam conscientes e usem o mínimo de luz, NADA DE LUZ ACESA A NOITE TODA, principalmente na parte externa pois isso desorienta pássaros e demais animais silvestres...;  LEMBREM QUE ESTARÃO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO...; estejam cientes da quantidade de água e energia que usam. O meio ambiente agradece!!! 

Te digo, 99,9% seguem as orientações. 

Muito pelo fato de que, aqueles que procuram acomodação "na roça", já têm essa vibe mais natural, uma conscientização mais forte e hábitos menos danosos.

É como diziam os antigos "Juntei a fome com a vontade de comer".

Bjcão cumadi 💋

Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Oi oi @Laura !

Cobro o consumo de energia elétrica da hospedagem à parte, portanto, o hóspede paga exatamente o que consumir, daí surge uma conscientização no consumo da energia de forma "natural". É aquele ditado: a parte mais sensível do ser humano é o bolso...

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Vdd amigo @Fabricio50 

Tem que doer no bolso kkkk

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Dizem que o coração fica no bolso não é amigo @Fabricio50 ? 🥹

É muito mais fácil pensar em conscientização quando existe uma conexão direta com a vida no cotidiano. 

Porém ainda vejo pessoas que se dizem desconectadas com essa consciência ambiental, uma pena....

E mesmo os que tentam ao máximo reduzir o consumo e pegada de carbono (me coloco nessa lista!) ainda se pegam nesses sistema e estilo de vida que torna as decisões de vida muito voltada para o benefício próprio....

Parece que é quase impossível ser sustentável e morar em grandes centros urbanos!!

Às vezes tenho vontade de morar em meio à natureza igual a cumadi @Denise583 , mas como você se descreveu uma vez e eu amei, sou uma naturalista cosmopolita 😂 (acho que foi essa a expressão que você usou amigo, ou então inventei essa agora 😅 )

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Boa noite. Como você conseguiu separar o consumo por hospedagem e cobrar a parte? 

Tem algum dispositivo para fazer isso? 

Tenho casa de praia com ar condicionado na suite. Fico morrendo de medo de a pessoa ir pra praia e deixar ligado... E cozinha toda equipada... Forno elétrico, Airfryer...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Vagner39 , vou marcar o @Fabricio50 para ele receber uma notificação para ler a sua mensagem 😉

-----

Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Olá @Vagner39 !

Minha cobrança é muito simples.

O relógio de marcação de energia elétrica fica na área externa da casa, no muro, daí o hóspede ao chegar tira uma foto do relógio com a marcação da chegada e manda pra mim pelo chat, na saída faz a mesma coisa.

Apuramos o consumo, diferença da entrada com a saída, daí paga-se o consumido.

Tudo isso é feito pelo chat da plataforma.

Angela4404
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Angela Rj,

Boa noite!

Tenho um problema sério de controle de energia , ref. ao ar refrigerado, pois o AR é split e meu relógio  não o suportaria, então ele foi  ligado a um processador só para ele, tem que ligar o disjuntor e depois ligar o Ar,.

Não cobro energia separado e nem sei como fazer, tive uma conta enorme agora em março com um hospede que esta hospedado a 40 dia a serviço pela empresa e ele não desligo o disjuntor, embora  eu tenha enviado várias solicitações para a empresa para ele, chamando a atenção para o fato.

Qdo fui trocar roupa de cama e banho  verifiquei que o disjuntor estava ligado,. então A

gradeço a ajuda.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Angela4404 , então o seu hóspede atual não está sendo consciente com o consumo de energia, é isso?

Para que o seu comentário tem mais chances de ser lido e respondido por outros anfitriões, te recomendo usar o símbolo @ para marcá-los na sua pergunta, assim eles vão receber uma notificação e responder a sua mensagem. Espero que te ajude!

-----

Também cobro a parte da diária os consumos de energia e água ao final do período. Deixo isso bastante claro no anuncio. O hóspede acompanha o registro dos medidores na entrada e na saída. Calculo o valor e apresento para pagamento. Nunca tive queixa. Em minha casa de praia podem se hospedar até 12 pessoas. São seis banheiros, ar condicionado, piscina e muitos eletrodomésticos. Muitas vezes se hospedam apenas 4 pessoas e o consumo é pequeno. Por outro lado, quando recebo 12 pessoas o consumo aumenta consideravelmente. Acredito ser a forma mais justa de cobrança. Que acham?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @José1669 , te recomendo marcar quem você quer se direcionar nos comentários assim a sua pergunta tem mais chances de ser respondida 🙂 

-----

Tiago1189
Level 1
Recife, Brazil

Minhas locações são a maioria das vezes mais curtas, então estou colocando a energia como custo da operação, mas acho interessante aprender como controlar esse custo.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Tiago1189 , quais opções você está pensando para controlar esse custo?

Até agora você teve alguma surpresa em relação à conta de energia elétrica?

-----

Alexandre1287
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Eu tenho avisos como lembrete para desligar o ar condicionado e as lâmpadas ao sair do cômodo da casa mais utilizado ou do apartamento.

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.