A Reserva Imediata é adequada para si?

Airbnb
Official Account

A Reserva Imediata é adequada para si?

Noções básicas sobre a Reserva Imediata

A Reserva Imediata é uma ferramenta poderosa que permite aos hóspedes poderem reservar a sua casa de imediato para as datas disponíveis; esta retira a necessidade de os anfitriões analisarem e aceitarem de modo individual cada pedido de reserva.

Muitos anfitriões informam que ganham mais dinheiro ao facilitar o processo de reserva aos hóspedes e que apreciam a conveniência que isto proporciona. Os anúncios com Reserva Imediata também tendem a posicionar-se melhor nos resultados de pesquisa da Airbnb. "Para nós, a funcionalidade de Reserva Imediata tem funcionado muito bem", refere o anfitrião Antonio de Goa, Índia. "Mantenho o calendário atualizado e muitos hóspedes reservam sem que eu intervenha."

 

É fundamental manter o calendário atualizado, para utilizar a Reserva Imediata com sucesso. Se não o fizer, pode ser surpreendido com reservas inesperadas, ou ter de cancelar uma reserva devido a um erro de agendamento, uma situação não aceitável por parte da Airbnb e que pode resultar numa taxa de cancelamento. Para garantir a atualização permanente do seu calendário Airbnb recomendamos que o sincronize com o calendário que utiliza habitualmente (iCal, Google, etc.). Veja aqui ao tutorial sobre como fazer.

 

 

Ferramentas para maior tranquilidade

Inicialmente, alguns anfitriões podem sentir-se hesitantes em utilizar a Reserva Imediata, pois receiam a escassez de informação sobre os potenciais hóspedes antes da reserva. Pode definir as suas preferências para apenas disponibilizar a Reserva Imediata aos hóspedes que tenham recebido comentários positivos de outros anfitriões e/ou hóspedes que tenham documentos de identificação oficiais. Também pode criar uma saudação personalizada e incluir perguntas importantes (por exemplo, "Quem são os outros hóspedes? Qual é o objetivo da sua viagem? Pode confirmar que leu as Regras da Casa?) que os hóspedes da Reserva Imediata visualizarão durante o processo de reserva. Após a confirmação da reserva, pode dar seguimento ao contacto inicial para fazer perguntas adicionais, se necessário. "Eu costumava exigir pedidos de reserva", afirma a anfitriã Kristine de São Francisco, "mas assim que percebi que o que procurava nos hóspedes (avaliações positivas) poderia ser tratado de modo automático pela Airbnb, na realidade, para mim passou a fazer mais sentido utilizar a Reserva Imediata, para obter os benefícios de mais visualizações e reservas, enquanto mantinha o mesmo nível de qualidade de hóspedes que usufruía ao analisar pessoalmente os pedidos."

 

 

Os motivos para ainda receber pedidos de reserva

Mesmo que tenha a Reserva Imediata ativa, existem casos em que pode receber pedidos de reserva dos hóspedes. Isto pode ocorrer se não atualiza o seu calendário há já algum tempo, ou se teve de cancelar uma reserva recentemente. Os hóspedes que não cumprirem os seus critérios de reserva imediata também podem enviar pedidos de reserva. Para quaisquer pedidos rececionados, terá de responder aos seus potenciais hóspedes se aceita ou recusa a reserva, ou enviando uma mensagem no prazo de 24 horas.

 

 

Os motivos para alguns anfitriões não utilizarem a Reserva Imediata

Apesar dos vários benefícios da Reserva Imediata, alguns anfitriões consideram que os pedidos de reserva funcionam melhor na sua situação. Annie, uma anfitriã em Sonoma, Califórnia, utiliza os pedidos de reserva porque só oferece estadias de longa duração, de 30 dias ou superiores, para cumprir os regulamentos de hospedagem da sua região. "Adoraria utilizar a Reserva Imediata, mas é necessário um planeamento logístico maior quando se hospeda alguém por um período tão grande", afirma. "É como ter um inquilino."

 

Nichola, uma anfitriã em Guelph, Canadá, tem uma sensibilidade ambiental que a obriga a manter o seu espaço livre de fragrâncias; por isso, ela utiliza os pedidos de reserva para garantir que os hóspedes estão dispostos a aceitar as suas regras da casa muito específicas. "Tenho enxaquecas com produtos perfumados; por isso, preciso de ter a certeza de que os meus hóspedes são pessoas que entendem as alergias a fragrâncias", afirma.

 

Outra razão para preferir os pedidos de reserva à Reserva Imediata pode ser porque o seu espaço possui qualidades específicas que necessita de garantir que os hóspedes as entendem antes da respetiva estadia. Os exemplos podem incluir um quarto privado no interior de uma casa onde habitam animais de estimação ou crianças, ou um espaço extremamente rústico que pode colocar dificuldades a determinados hóspedes. Os pedidos de reserva podem ser uma boa escolha para garantir que os hóspedes estão cientes de todos os aspetos singulares da sua casa antes de a visitarem.

 

 

A confiabilidade é fundamental para a utilização da Reserva Imediata

Seja qual for a sua decisão, tenha em mente de que a Airbnb possui políticas rigorosas relativas aos anfitriões que cancelam reservas, porque a fiabilidade é essencial para ser um excelente anfitrião. Dito isto, caso permita que os hóspedes reservem imediatamente e se se sentir desconfortável com uma reserva assim que for efetuada (por exemplo, porque os seus potenciais hóspedes estão a solicitar algo que infringe as suas regras da casa), pode cancelar uma reserva sem penalizações , através da ferramenta de cancelamento online, até três vezes por cada ano civil. Tenha presente que o cancelamento de uma reserva indica que, neste momento, a Reserva Imediata pode não ser uma boa opção para si; por isso, se o fizer, a Airbnb poderá, em vez desta, enviar pedidos de reserva para as suas próximas reservas.

 

Pretende atualizar as suas configurações para ativar ou desativar a Reserva Imediata? Veja como o fazer.

42 Respostas 42

Não me interesso em reserva imediata

Por que?

Porque no meu edificio ,é necessario o hospede ter uma autorização impressa para mostrar ao porteiro.

Obrigada

Cleo

Pelo que entendo, a reserva imediata nao significa check-in imediato. Eu ja aceite reservas imediatas para daqui dois meses. E' muito pratico reserva imediata. Economiza-se tempo (escrevendo emails etc). No meu edificio eh necessario uma autorizacao e preciso de tempo tambem para planejar a faxina etc...

Wal1
Level 2
Sao Paulo, Brazil

Também n me interesso por reserva automática.

Eu aceito super prático,  realmente os hóspedes querem agilidade,facilidade e  conveniência .

Rodolfo51
Level 1
Porto Alegre, Brazil

Não faço reserva automática. 

Quero conhecer as avaliações do hóspede e caso seja iniciante ou tenha dúvidas sobre ele, prefiro investigar fazendo algumas perguntas para ter confiança na aprovação.

Marcia155
Level 4
Florianópolis, Brazil

Posso saber que tipo de perguntas você costuma fazer?

desculpa, mas as avaiaçoes costumam enganar. os dois hospedes problematicos que tive tinham otimas avaliaçoes. para voce ter noção um deles mandou tirar tudo da casa e colocar na dependencia de empregada. eu sempre perguntava se estava tudo certo se precisavam de alguma coisa. Ele respondia com um sinal de joinha. na vespera de sair me falou que tinha tirado tudo e colocado no quarto de empregada. eu pedi que pelo menos ele colocasse no lugar antes de sair. ele nao colocou. e eram moveis mesas, poltronas e ainda deixou o apartamento um chiqueiro.nao confio mais nas avaliações.

 

Wanylde0
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Boa noite, acho muito bom, hospedes gostam de praticidade.

Não faço reserva automática porque alguns hóspedes não informam o número correto de pessoas, prefiro evitar transtornos esclarecendo as dúvidas primeiro.

Fabiane bom dia! Mesmo com reserva automática você pode alterar dados da reserva ou conversar com hóspede.

Eduardo706
Level 1
El Salvador

Também não gosto da reserva automática. Precisamos ter um mínimo de confiança na hora de alugar nosso imóvel.

Rosana118
Level 2
Brasília, Brazil

Fico com a reserva imediata, pois creio que o hóspede busca por praticidade e agilidade. E também tenho essa opção pela confiança na plataforma, ou seja, não creio que quem usa o Airbnb sabendo que poderá ser reconhecido e questionado diante de uma má conduta, vá deliberadamente se expor. Já enxergo aí um filtro. E minhas regras são claras e não são poucas. Do mais, riscos existem independe das circunstâncias. Meu espaço está situado dentro de um condomínio que exige cadastro de identificação na portaria, para isso já solicito por telefone(watsap) os dados, é preenchida a ficha, entregue e autorizado na portaria. Tudo numa dinâmica rápida. Tenho fechadura inteligente, aí é só o hóspede chegar, se identificar e entrar. Self checkin/Self checkout. Já tive hóspede que quebrou ou danificou algo (desde liquidificador a taça de vinho) porém,  quase todos me comunicaram antes da saída para combinar ressarcimento. Os que não avisaram, perguntei após a constatação e foi atendido o ressarcimento. Tem dado certo! 

Marcia155
Level 4
Florianópolis, Brazil

Aceito reserva automática, mas já comecei a ter restrições porque nas minhas regras está lá que não aceito animais de estimação porque no apartamento não comporta e sempre tem alguém pedindo para levar seu cachorro. Já tive caso de a pessoa querer levar três! Aí complica! 

Sergio838
Level 2
Porto Alegre, BR

Nao me interesso por reserva imediata.

Pelo simples fato de não poder analizar perfeitamente quem estou hospedando.

Os filtros da plataforma não são  suficientes para ações inesperadas . O sistema robô não tem a mesma leitura e troca de informações  como  uma boa conversa com o futuro  hóspede antes de autorizar a reserva.

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias