Vista aérea da casa com a instalação de 16 painéis solares
Este tópico faz parte do Festival de Sustentabilidade da Central da Comunidade, clique aqui para saber mais!
O conteúdo original foi publicado na Central da Comunidade de língua espanhola por @Daniel1651 , membro do Conselho Consultivo de Anfitriões, e nós o traduzimos abaixo.
______________________________________________________________
Em mais um ano, neste 22 de abril, celebramos o Dia Internacional da Terra, um movimento proposto pelo senador Gaylor Nelson em 1970 para incentivar os alunos a desenvolver projetos de conscientização para o cuidado do meio ambiente.
Em 1990, este dia foi transformado em uma celebração internacional que nos incentiva a nos conscientizarmos sobre a importância de cuidar do nosso planeta, trabalhar por sua sustentabilidade e respeitar o meio ambiente ao nosso redor.
A partir do nosso lugar de anfitriões comprometidos em reduzir o impacto ambiental no setor do turismo, proponho estratégias de curto, médio e longo prazo para darmos nossa contribuição. Vamos ao que interessa!
Em primeiro lugar, em curto prazo, vamos falar sobre pequenas ações ou mudanças de hábitos que nascem em nossas casas e podem ser facilmente compartilhadas com os hóspedes, como oferecer sacolas reutilizáveis para as compras e evitar sacolas de mercado de uso único.
Podemos também deixar um jarro de água da torneira (no meu caso, isso é possível, porque a água é de galeria, própria para consumo direto) para incentivar os hóspedes a evitar o consumo de água engarrafada.
Devemos convidar os hóspedes a adotar essas medidas e ser responsáveis no consumo de água potável e eletricidade, bem como evitar a substituição de toalhas ou lençóis diariamente, como o setor hoteleiro sugeria no passado. Desligar um interruptor ou fechar uma torneira a tempo já é uma grande ajuda!
E, claro, a sustentabilidade também está no incentivo à aquisição de produtos locais ou regionais, chamados de zero quilômetro. É por isso que eu sempre tenho as melhores recomendações de mercados de agricultores e pequenas lojas de produção própria.
Se tivermos a possibilidade de separar resíduos em nossa prefeitura ou município, um aviso que indique seu uso correto sempre será bem-vindo para os hóspedes. Lembre-se de dizer a eles o tipo de resíduos, os horários e a maneira de reciclar.
Como vocês podem ver, estes são pequenos exemplos que são fáceis de realizar e que podemos colocar em prática agora.
Em segundo lugar, como estratégia de médio prazo, temos que pensar em substituir aparelhos antigos por outros que sejam mais eficientes e tenham uma melhor classificação de consumo de energia, e em substituir as lâmpadas atuais por lâmpadas de menor consumo.
Instalar temporizadores para as lâmpadas ao ar livre, usar descargas de tanque de pulso parcial, bem como torneiras e chuveiros projetados para economizar consumo de água, também são medidas que podemos tomar com algum planejamento.
Por fim, um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade deve envolver a substituição do consumo tradicional de eletricidade por um sistema que nos ajude a gerar nossa própria energia. Este foi o desafio que me acompanhou desde que comecei a hospedar — e hoje é uma realidade.
Substituição de lâmpadas velhas por lâmpadas movidas a energia solar
Neste mês, celebramos o Dia da Terra em grande estilo: instalamos 16 painéis solares no telhado da casa de hóspedes, que vão gerar mais de 11 MWh de energia por ano e uma economia de quase três toneladas de CO2 — o que equivale a um total de 137 árvores plantadas. Viva o sol!
Detalhe dos painéis solares instalados
O próximo passo será oferecer aos nossos hóspedes um carregador de carro elétrico que também forneça energia a partir dessa fonte. Felizmente, aqui nas Ilhas Canárias, a renovação da frota de veículos nas locadoras está indo na direção certa: já começamos a ver hóspedes que dirigem carros de emissão zero. Não vejo a hora de incluir esse serviço no meu Airbnb.
Voltando ao início, e não para nos assustarmos pensando que a sustentabilidade começa no telhado, convido vocês a elaborar um roteiro de curto, médio e longo prazo pensando em quais medidas vocês podem tomar para contribuir para a sustentabilidade. Como dissemos, cada contribuição faz a diferença!
Vamos conversar sobre as suas estratégias, quais medidas você tomou ou planeja tomar e como seus hóspedes reagem. Tenho certeza de que há centenas de exemplos que podem ser compartilhados com a Comunidade!
Daniel