Você está por dentro das medidas de segurança contra monóxido de carbono?

Airbnb
Official Account

Você está por dentro das medidas de segurança contra monóxido de carbono?

Stephanie_0-1648575784697.png

 

Segurança e proteção são essenciais em todas as estadias. Pensando nisso, queremos garantir que todos os anfitriões entendam como reduzir o risco de intoxicação por monóxido de carbono em seus espaços. O monóxido de carbono é um gás inodoro e tóxico que só pode ser detectado por um dispositivo específico para isso — por isso instalar um detector de monóxido de carbono é uma maneira rápida e fácil de ajudar a salvar vidas. 

 

O Airbnb recomenda que você instale pelo menos um detector e atualize seu anúncio para que os hóspedes saibam que você fez isso pela segurança deles. Os anfitriões que tiverem um anúncio ativo podem receber um detector gratuito do Airbnb. 

 

Você tem algum conselho para evitar os riscos relacionados ao monóxido de carbono ou incêndios? Você pensa em adicionar mais detectores além dos que já estão nos quartos? Compartilhe suas ideias conosco e acesse a Central de Recursos para saber mais.

12 Respostas 12
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Airbnb 

Há alguns anos recebi o detector de monóxido de carbono e o de fumaça através de uma promoção, tal qual esta aqui.

Instalei ambos num dos meus espaços onde tenho lareira à lenha e está devidamente descrito nas "Comodidades".

Acabei de me inscrever nesta aqui e este será instalado num espaço semelhante, também com lareira. 

O conselho que posso dar é prezar pelos itens que possam gerar monóxido de carbono. Cuidar da qualidade dos equipamentos, da ventilação adequada do ambiente e sua correta instalação para que não haja risco de vazamentos.

E o uso de detectores traz ainda mais segurança à vida de todos. 

Agradeço e Parabenizo o Airbnb pela preocupação e iniciativa de fornecer, a seus parceiros, este dispositivo. 

Uma atitude muito bacana.

Muito agradecida!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Denise583 ! Importante mencionar sobre o cuidado na qualidade dos equipamentos e também da revisão dos mesmos... você tem o costume de checar os aparelhos? De quanto em quanto tempo é o ideal?

Essa medida foi implementada muito pelos anfitriões brasileiros sabia?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Sério???!!! Não sabia @Laura!

Pensei ter sido devido ao incidente no Chile.

Na verdade, eu não tenho quase nenhum equipamento desse gênero, somente um fogão portátil de 2 bocas (sem forno) e uma lareira à lenha, mas ambos instalados 

numa pequena cabana. 

O que faço regularmente é checar a vedação e a integridade da mangueira e registro de gás e a regulagem dos queimadores. O botijão fica numa "casinha" do lado de fora da acomodação (isso evita muuuuuito problema).

A lareira tem chaminé, mas é muito importante que seja instalada de modo correto. Sua extremidade deve estar acima da cumeeira do telhado. Isso propicia uma boa corrente de ar, evitando o retorno da fumaça. De resto é olhar se está desobstruída.

E a maioria das construções no Brasil não tem o mesmo nível de calafetação que nos países frios, e uma cabana de construção rústica com janelas coletadas em lixào, tem inúmeras frestas por onde o ar circular kkkk.

Porém, sendo o monóxido um gás inodoro e altamente tóxico, todo cuidado é pouco,  por isso a importância do detector.

É isso...

 

 

Marcus447
Level 2
Federal District, Brazil

Recebi, mas estou com receio de instalar tanto o alarme de monóxidos de carbono, quanto o alarme de detector de fumaça, devido ao elevado numero de reclamações na internet, onde os proprietários, reclamam que os alarmes disparam sozinhos.

Marcus Silva
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Marcus447 ,

Não sabia dessas reclamações. 

Os que recebi do Airbnb me pareceram ser de ótima qualidade e nunca dispararam. 

Será que não foi caso de instalação incorreta?

Marcus447
Level 2
Federal District, Brazil

Sim existem, inúmeras pessoas alegando essa falha. Uns defendem que pode ser a bateria fraca, que vem dentro dos aparelhos, outros que ao tentar trocar a bateria desregula os aparelhos. Aí fiquei sem saber o que fazer.

Marcus Silva
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá CC!

 

Eu não confio nesses aparelhos não e nem acho que os hosts estão capacitados para a manutenção dos mesmos.

 

Li relatos de não funcionamento por falta de manutenção, por exemplo, troca de pilhas.

 

A pergunta que não quer calar: Quantos já fizeram testes nos seus aparelhos instalados para constatar se os mesmos estão funcionando perfeitamente?

 

Fica a pergunta e veja o link depois. 😉

 

https://www.indsci.com/pt/blog/bump-testing-gas-detectors-should-be-second-nature

 

Fabrício:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Marcus447 , eu tenho um alarme de monóxidos de carbono na minha casa e ele só começou a " disparar" quando a bateria estava fraca, e assim que foi trocada parou de apitar. 

Como o @Fabricio50 , muitos hosts não devem saber como fazer a manutenção (no meu caso eu informei o proprietário do apartamento e ele chamou alguém para avaliar).... nesse caso , alguém de confiança é mais adequado, mas a @Denise583 que é super independente faz a checagem por ela mesmo.... 

Como em muitos países é obrigatório ter o alarme para o anfitrião alugar o espaço @Denise583 , o Airbnb quis fornecer para incentivar os hosts que não têm essa exigência 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura , não é só a manutenção que falei, mais preocupante é o host não saber e não fazer testes nos aparelhos para verificação se os mesmos funcionam, vide link acima que postei. Isso é sério, imagina uma ocorrência com acidente com gases e verificado por uma perícia que o aparelho, que era para prevenir acidentes, não estava funcionando?

 

Como minha região é quente, sem necessidade de aquecimento a gás ou lareira, dispenso o aparelho de monóxido de carbono, uso um botijão de gás para o fogão, mas as casas são arejados, ventiladas e espaçosas, mesmo escapando gás, não afetariam quartos e nem acumulariam gás para ter um perigo de explosão, por exemplo, também troco as mangueiras de gás sempre na validade. 

 

A prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Concordo com você @Fabricio50 , a verificação tem que ser bem feita e de preferência por um profissional, mas se essa exigência não existe para alguns países de possuir o detector de monóxido de carbono, seria melhor não ter do que ele ser fornecido pelo Airbnb?

E no caso do aquecedor para o chuveiro?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim @Laura , acho melhor não ter, por tudo que já disse acima, além do que, não há uma exigência legal para utilização desses aparelhos. 

 

Todavia, no momento que vc coloca isso em sua casa e põe como uma comodidade/segurança, vc assume responsabilidades perante a lei, vc dá uma mensagem subliminar de que, se vc colocou, é porque há riscos no seu espaço que carece desses aparelhos. 

 

Em relação ao chuveiro, a mesma coisa, se for aquecido a gás, aí a pessoa vai verificar a necessidade de instalação do alarme, os meus e os da maioria da minha região, são elétricos, aquecidos por resistência elétrica. 

 

Bom, cada um que pense e pese as suas responsabilidades, na manutenção ou instalações dos alarmes/detectores.

 

Fabrício:)

Marcio181
Level 2
Crato, Brazil

Estou entrando um pouco atrasado discussão. Na verdade ainda estou aprendendo a participar da comunidade. E estou gostando muito, aprendendo bastante.

Quanto ao sensor de monóxido de carbono, nunca achei que fosse necessário no meu espaço. O botijão de gás fica fora da casa e o espaço é bem arejado. Mas agora que o Airbnb está disponibilizando um, já fiz meu pedido e já começo a ver utilidades para ele.

Lembro de um hóspede que quando foi embora tinha um cheiro muito estranho na casa toda. Parecia experiência com produtos químicos. Não sei o que as meninas estavam aprontando.

Embora o botijão seja externo, alguém pode deixar a boca do fogão aberto.

Embora considere que meu espaço não apresenta riscos, estou ansioso para aprender mais sobre esse dispositivo na prática.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias