Baixa procura e reservas Rio de Janeiro

Viviane267
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Baixa procura e reservas Rio de Janeiro

Estou assustada com a baixa de procura pelo meu apartamento em Copacabana que vivia lotado.

 

Nao sei o que se passa, mas mesmo baixando o preço significativamente (desconto na diária de + de R$ 100) nao esta alugando.

 

Alem disso, as reviews nao esta em ordem cronológica o que causa uma grande confusão. Os estrangeiros que escrevem (raros sao os turistas estrangeiros no Rio) aparecem em ordem, mas os brasileiros aparecem por ultimo. Um anuncio que tem mais de 500 reviews, ninguém vai olhar a ultima pagina para ler as reviews de brasileiros. 

 

Ja liguei pra central em SF e eles disseram que as reviews agora nao aparecem na ordem cronológica, o que nao faz o menor sentido. Deveriam aparecer na ordem para que os futuros hospedes pudessem ler as experiencias de todos, nao somente a de estrangeiros.

 

Nao me deram suporte depois de 5 ligações. Escrevi um email dando esta sugestão mas estou quase criando um anuncio novo para o apartamento porque acredito que anuncios que tem muitas reviews sao prejudicados.

 

Alguma coisa mudou muito, e para pior.

 

 

13 Respostas 13
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Viviane267 

Qdo se fala em Rio, vem logo à mente praia, sol, calor, Carnaval, natureza e etc, elementos mais procurados no Verão.

Além disso vê-se também um receio geral com a política financeira do atual governo.

Isso, aliado às últimas atualizações e ingerência praticados nos últimos anos pelo Airbnb, temos esse quadro bastante preocupante que vem se agravando nos últimos anos em todo o Brasil, não é somente aí.

Uma sugestão que talvez possa ajudar é diminuir para 2 dias o mínimo de diárias. 

Sabemos que quem trabalha e/ou tem filhos pequenos, só te mesmo o fds, feriasos e férias. 

Assim vc abre seu leque de opções. 

 

Quanto às avaliações, fui no seu anúncio e elas estão sim em ordem cronológica.

o que ocorre é que o sistema organiza, por último, os de idioma diferente (não o contrário), e é isso que aparece para qualquer um que acesse o seu anúncio.

Se vc acessá-lo através de um "guia anônimo" poderá conferir isso.

 

No entanto, mesmo afirmando que "são raros os turistas estrangeiros", seu anúncio está em inglês e talvez seja isso que esteja alterando a ordem das avaliações, fazendo com que as de língua portuguesa (estranhas ao idioma utilizado), fiquem para o final.

Ou pode ser também que vc esteja com a configuração de tradução ativada, o que pode estar invertendo o posicionamento, segundo o idioma. 

Isso é o que pude pensar como motivos para, só pra vc, a visualização estar invertida.

São apenas suposições minhas, mas vai que...

Tente primeiro desativar a configuração prévia da tradução. Aí feche o aplicativo e abra novamente pra conferir se mudou.

 

De qqr fora, se nada der resultado, fuque tranquila qe, oara os usuários se anúncio aparece certinho.

 

E não te aconselho a fazer outro anúncio.

Nunca um anúncio novo terá maiores chances que um antigo.

 

Espero ter ajudado 

 

 

 

 

Viviane267
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Muito obrigada Denise, pelas suas sugestoes. Eu estou assustada porque quando comecei no Airbnb, em 2008, o apartamento tinha uma taxa de ocupacao enorme, o ano todo. Mesmo na baixa temporada, tinha turista estrangeiro. Agora os hospedes sao todos brasileiros (95%) e a coisa esta mesmo bem escassa.

 

Por isso meu anuncio estar em ingles com a tradução, porque o publico alvo era de turistas estrangeiros. Mas acehi que com a traducao automatica, isso nao fosse impedimento. Posso colocar tudo em portugues, ja que o alvo agora é o mercado brasileiro.

 

Eu morava fora e nao acompanhei a mudanca. Quando vc escreve "aliado às últimas atualizações e ingerência praticados nos últimos anos pelo Airbnb" a que vc se refere especificamente?

 

Eu cuidava de tudo ate 2013 e quando fui morar fora deixei o apto sendo cuidado por uma co-host e as reservas fluiam. Na pandemia fechei o imovel, renovei ele todo e reabri Dezembro passado e tive otimos meses ate Maio. De Maio pra ca tive que reduzir muito a tarifa e mesmo assim nao Ha ocupacao satisfatoria (50% ocupacao em media pra Maio e Junho, mas com a tarifa bem abaixo).

 

Eu nao acompanhei as mudancas sugeridas feitas pelo Airbnb e gostaria de saber o que houve, se vc nao se incomodar em compartilhar.

 

Entendo que ha uma crise economica mundial mas estou estranhando muito o pouco movimento. Nao recebo nem mensagem de gente interessada em alugar.

 

Obrigada mais uma vez!

Viviane

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Acredito que estamos vivendo uma saturação do mercado de aluguel por temporada nos moldes atuais. aqui onde moro, Porto de Galinhas, as construtoras já vendem os imóveis prontos para esse tipo de aluguel. Acho que sentimos mais a queda na baixa estação. A competição está muito alta ! com pessoas inexperientes jogando o preço cada vez mais para baixo... 

Alyson Lima

Então @Viviane267 

Já estamos na baixa temporada mesmo e reafirmo minha opinião sobre os demais possíveis motivos para o agravamento da situação. 

 

Tbm não sou a favor de se baixar os valores. Acaba-se comprometendo a qualidade de ambas as partes.

Tente minha sugestão sobre o mínimo de diárias.

 

As mudanças ocorridas não foram "sugeridas" e sim impostas. 

Atualizações mal pensadas trazendo ferramentas disfuncionais cujas consequências nefastas se somam e se multiplicam a cada nova atualização.

Temos a questão das Avaliações usadas por hóspedes inescrupulosos pra prejudicar os anfitriões, a criação das Categorias que nenhum benefício trouxe e até hoje ninguém entende como funciona, o painel de Busca que mistura acomodações de outras cidades induzindo o hóspede a erro, o IVA cobrado quando não temos este imposto no Brasil, a limitação da forma de pagamento onde não é aceito nada além de cartão de crédito e Paypal, o Aircover que não protege, bugs intermináveis na validação do documento de identidade ou do cadastro de conta corrente, anfitriões desonestos praticando "leilões" com os valores das diárias ou usando o Airbnb como chamariz pra fazer "por fora", acomodações imundas ou diferentes do anúncio e tbm hóspedes desonestos inventando problemas pra ter reembolso integral, quebrando as regras e deixando as acomodações sujas ou causando danos e ainda assim com permissão para fazer avaliação, Suporte totalmente engessado que pouco consegue ajudar...

Já há muita insegurança e falta de confiança entre hóspedes e anfitriões.  

São inúmeros problemas que o Airbnb finge não ver.

 

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Quanto a política financeira, os sinais nao poderiam ser mais positivos. Como o fim das taxas federais nas passagens aéreas, queda do dolar e tendência a queda dos juros em breve... Acho que não é isso...

Alyson Lima
Viviane267
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Mas os estrangeiros ainda nao estao vindo para o Brasil... Isso esta afetando ate os guias de turismo, ta bem parado mesmo!

Viviane267
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Mas as reviews em portugues, que foram a grande maioria desde Dezembro, so aparecem na ultima pagina. Como sao mais de 600 reviews, ninguém lê essas de brasileiros... voce consegue ler as reviews de brasileiros? Pra mim so parecem na primeira pagina as escritas em ingles.

 

 

Oi @Viviane267 

Pra qqr usuário que acesse seu anúncio no painel de Buscas como hóspede, vê os comentários em ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo, os de língua portuguesa em primeiro, estando os de língua estrangeira pro final (veja o print em anexo que acabei de tirar).

Está certinho.

 

Acho que ao contrário só aparece pra vc.

E ainda acho que tem a ver com suas configurações de tradução automática. 

Desabilite-a.

Por que meio vc está vendo?

Tente tbm o que sugeri anteriormente, acesse seu anúncio como um hóspede o faria, mas use uma aba anônima para não carregar suas configurações. 

Depois nos conte se deu certo.

 

Screenshot_20230622-094457_Airbnb~2.jpg

 

 

 

 

Viviane267
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Muito obrigada Denise! Eu estou acessando o anuncio do apto via o link dele: www.airbnb.com/h/cozyinrio

 

 

Como acessar anonimamente?

 

Eu tinha pensado em fazer anuncio novo porque o apto foi todo reformado no ano passado e embora eu ja tenha atualizado as fotos e avisado no anuncio da reforma total, eu ainda estou com nota antiga e baixa. Desde dez que so ganho 5 estrelas mas afeta pouco a nota geral, sabe? Precisa subir, acho que pode ser isso que dificulta reservas tb...

@Viviane267 

Se vc acha importante criar outro anúncio pelos motivos apresentados, faça. O anúncio é seu e vc tem total autonomia pra isso.

Mas se o motivo da sequência de apresentação das avaliações não for resolvido, vc continuará a vê-las na ordem contrária. 

 

Já desabilitou a tradução automática?

 

Não sei se vc está acessando por um computador ou aparelho móvel, mas no geral, ao abrir o navegador (pode ser o Crome) vá naqueles 3 pontinhos à direita da barra de navegação e clique em "nova guia anônima" ou algo semelhante a isso.

Aberta a guia, vc digita airbnb.com.br na barra de navegação. Para entrar no site será preciso validar seu acesso. Vão pedir seu telefone para onde enviarão um código de acesso.

Feito isso vc já estará no painel de buscas, aí é só completar as informações da cidade e outros filyros para chegar à sua acomodação. 

De modo geral, é isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Viviane267 , @Denise583 , acho que tem a ver com a tradução automática mesmo, porque no meu está em inglês e as primeiras avaliações também aparecem em inglês, segue o screenshot:

 

Screenshot 2023-06-29 at 14.26.04.png

 

PS: fui ver no seu perfil que você até já foi fotógrafa do Airbnb @Viviane267 ! Que legal deve ter sido essa experiência....por quanto tempo você ofereceu esse serviço? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leila415
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Bom dia, Viviane!

A oferta de imóveis aqui no Rio de Janeiro para aluguéis de temporada cresceu abruptamente.   O dinheiro está curto, e essa tem sido a oportunidade que várias pessoas têm encontrado para aumentar a sua renda, alugando o seu próprio imóvel.

O dinheiro está curto também para os turistas.  Vejo pelo número de visualizações sempre crescente versos o número de reservas efetivadas.  Penso que o hóspede  esteja estudando o melhor custo benefício para sim.

Boa sorte em seus negócios 

Viviane267
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Cresceu não abruptamente mas o Airbnb explodiu no Rio na copa e olimpíadas @Leila415 . Isso vem vindo desde sempre.

 

A economia nossa ficou ruim mas para os turistas estrangeiros isso seria vantajoso. O crime é a má imagem de falta de segurança lá fora contribuem para o pouco fluxo de turistas estrangeiros, que podem pagar mais. Isso nos força a baixar as tarifas para servir o mercado nacional. Eu estou tendo que abaixar as tarifas muito aquém e ainda assim não estou conseguindo reservas. 

O  turista brasileiro está na crise como nós e não tem viajado tanto. E quando viajam não pagam muito. 

Mas fico confusa quando hotéis dizem que suas ocupações estão elevadas. Seria porque os turistas estrangeiros podem pagar com a desvalorização do Real?

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias