PROBLEMAS EM GERAR LOCAÇÕES PELO AIRBNB

Dayvson0
Level 2
Olinda, Brazil

PROBLEMAS EM GERAR LOCAÇÕES PELO AIRBNB

Olá! bom dia, tenho um flat num hotel fazenda  há três que faço locação por temporada, tanto aqui no airbnb e pelo booking, acontece que pelo booking tenho uma aceitação excelente em locação  com uma nota 9,4. Acontece que pelo airbnb não tenho sucesso em gerar reservas  minha última locação pela plataforma foi em dezembro, onde estou pecando no airbnb gostaria de ajuda.

6 Respostas 6
Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Dayvson0 

Seguem minhas sugestões:

- Acho que você deve incluir mais fotos internas, há mais imagens externas, isso pode impactar a precisão do seu anúncio. Tenha pelo menos duas fotos de cada cômodo, com atenção aos detalhes e, ao mesmo, proporcionando uma visão fidedigna de cada ambiente.

- Vi que seu calendário está fechado a partir de maior, foi uma opção de configuração no calendário ou realmente está reservado? Imagino que, no caso de espaços para férias e feriados, as pessoas queiram reservar com mais antecedência, outro ponto negativo para conseguir reservas. O mínimo, nesse caso, seria o calendário aberto com três meses de antecedência.

- Levar enxoval e roupa de banho é um outro problema, reavalie essa política, pois ninguém gosta de viajar com volume de roupas de cama e banho, especialmente se for em família. Se houver alguma acomodação no mesmo perfil que ofereça isso, certamente as pessoas vão preferir essa praticidade.

- Por fim, verifique se os seus preços estão coerentes com os da região:

Em menu => ocupação e taxas => preço por noite

Role a tela para baixo e veja que há um gráfico. Em comparar, escolha anúncios parecidos.

Vou chamar colegas mais experientes para também verificarem essa situação: @Denise583 e @Carlos-Alberto64 

Olá! obrigado pelo feedback. com relação ao enxoval  o flat fica localizado num hotel fazenda na cidade de gravatá, e eu moro em Recife no hotel   a área urbana mais próxima fica a 20 minutos,   então é complicado  disponibilizar enxoval já  que no caso não tem como substituir por um limpo, fica complicado a logística,  eu não tenho problema  com relação ao  booking enquanto a isso.

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

olá @Dayvson0 e @Regina1105 

Vi seu anúncio e vou mandar meu pitaco.

Concordo 100% com as observações de Regina.

Suas fotos da parte interna são poucas, em geral escuras, com enquadramentos tortos, sem im ponto de foco claro, com detahes cortados.

Você fala em 4 camas mas só vi 1 cama de casal que aliás não aparece inteira em nenhuma foto. Onde vão dormir 5 pessoas? E vão todas usar o único banheiro? Não precisa responder para mim. Precisa pensar no fato que o hóspede que pesquisa e vê seu anúncio vai se perguntar isso porém não vai perder tempo te mandando mensagens para saber, simplesmente vai passar para outro anúncio.

Você diz que a piscina é privativa mas eu acredito que seja do condomínio. SE assim for precisa corrigir porque pode levar a reclamações por parte de hsóspedes e penalizações.

O título que você definiu basicamente repete o que já está no cabeçalho da airbnb. Use esse curto espaço para chamar a atenção do hóspede para algo especial, único, atraente.

5 pessoas nesse espaço me parece um pouco demais.

O algoritmo de pesquisa da airbnb não está preocupado se o hóspede vai alugar esse ou aquele alojamento, está preocupado se o hóspede vai alugar pela airbnb ou se vai para outra plataforma. Por isso favorece os alojamentos :

1. que alugam com frequência - não é seu caso - porque estima que tenham mais chances de ser reservados
  2. com excelente classificação (é seu caso) 
  3. com fotos de boa qualidade que são analisadas por IA (não é seu caso)
  4. com fotos tiradas por fotógrafo da airbnb (não é seu caso)
  5. com detector de fumo e CO que a airbnb fornece de graça - não é seu caso
  6. com extintor - é seu caso
  7. que mostrem uma boa relação numero de hópedes/espaço (não é à toa que pedem para indicar os m2 do alojamento) - não me parece ser seu caso
  8. com estratégias de precificação coerentes - não é seu caso já que o preço para 1 é o mesmo que para 5
  9. com promoções e/ou com preços competitivos porém alinhados com a concorrência (não sei se é seu caso) 
  10. com comodidades imprescindíveis como água quente, e o que chama de "básico": roupa de cama e banho, travesseiros, papel higiênico e gel de banho - fora a água quente, não é seu caso
  11. com check-in e out razoáveis e flexíveis - parece ser seu caso
  12. com AC onde necessário - é seu caso
  13. com dados/info/fotos que são atualizados frequentemente pelo anfitrião - não sei se é seu caso
  14. com disponibilidade razoável no calendário de datas - não é seu caso pois a partir de maio está bloqueado - porque não vai perder tempo mostrando alojamentos que não podem ser reservados
  15. Não é certo mas é razoável que verifique se os bloqueios no calendário são para reservas na própria airbnb ou não (portanto de outras plataformas) - parece ser seu caso - e empurre o anúncio para o fundo dos resultados

Você tem alugado pouco pela airbnb pelo tempo que está na plataforma. Precisa começar a alugar mais para criar um histórico positivo. 

A maioria das reservas na airbnb é para casal ou casal + 1. Com sua estratégia de precificação talvez você afaste essas reservas. O preço até me parece baixo para 5 (precisa ver o que a concorrencia na região pratica) mas não faz sentido ser o mesmo para 1.

E o algoritmo não perdoa.

Enfim, pense no que eu e as colegas comentamos e veja o que quer fazer.

abs

Carlos

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Dayvson0 

Atendendo ao pedido da colega @Regina1105, chego pra tentar te ajudar.

Não conheço o Booking profundamente, só de "ouvir falar" e, pelo que ouvi, é uma plataforma menos exigente, principalmente sobre regras e o comportamento do hóspede, além de outros quesitos mais específicos. 

Já ouvi dizer que o Airbnb é melhor para o anfitrião (melhor proteção) e o Booking melhor para o hóspede (maior lberdade). 

Então, da mesma forma que atrai alguns, é rejeitado por outros.

No geral, o público do Airbnb procura um lugar com aquela vibe de casa (como é a proposta original do Airbnb), com quintal privativo e não compartilhar área de lazer, piscina e etc., ou teriam escolhido hotel, que ainda viria com o bônus de Serviço de Quarto e café da manhã.

Tbm preferem não carregar roupa de cama e banho.

A maioria do público do Airbnb, pelo menos os de boa fé, responsáveis e que não trazem problemas; gostam das regras, das avaliações e de toda a dinâmica mais "amarrada", pois isso evidencia cuidados e responsabilidade por parte do anfitrião e da plataforma, o que lhes dá maior segurança.

Devido a isso, e tbm à existência das diversas Políticas de Cancelamento, são mais cautelosos ao fechar uma reserva. 

Sendo assim, já há um público "formado" para cada plataforma

Pode ser que sua acomodação esteja mais alinhada com o outro público devido aos apontamentos dos colegas @Carlos-Alberto64  e @Regina1105, com os quais concordo plenamente.

Além disso no anúncio diz que vc hóspeda há 2 anos, mas tem poucas reservas. Apenas 6 avaliações, não tem título de Superhost, sua acomodação não tem os selos de "Preferido dos hóspedes" e nem o "Top".

Então isso já liga um alerta (a coisa do público mais cauteloso) 

E devido à sincronização dos calendários, uma vez fechando reservas na outra acomodação, automaticamente fecha no Airbnb, impossibitando as reservas por alí. 

Então colega... levei a análise para uma outra linha de possibilidade.

Junto aos conselhos dos demais colegas, resta a vc analisar e averiguar o que pode estar acontecendo. 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

Abraços!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Dayvson0 , depois nos conte se essas sugestões foram úteis pra você, espero que te ajude!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Boa tarde, conheço uma Influencer que mora em Fortaleza, ela pode fazer parceria ficar no imóvel tirar fotos, gravar vídeos e divulgar no Instagram, acredito que possa trazer visibilidade para o imóvel. Se quiser ajuda com ideias e para administrar,  estou disponível para ser Coanfitrião, sou do RJ

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias