Preços inteligentes

Preços inteligentes

Bom dia comunidade

Gostaria de saber exatamente como funcionam os preços inteligentes, isto porque logo no inicio tive um problema em que não tive outra alternativa senão cancelar a reserva tendo-me sido cobrado cerca de 90€ por isso.

Falei com a airbnb e o que me foi dito foi que tinha existido qualquer problema como um bug e que por isso indicou 10€ para uma reserva de um apartamento com a capacidade de 6 pessoas em que o valor por dia era salvo o erro 200€.

Fiquei muito triste com o acompanhamento da situação pois para além de ter de pagar 90€ pelo cancelamento da reserva ao cliente ainda fiquei uns poucos de dias bloqueada ser receber reservas desta plataforma.

Gostaria de colocar essa possibilidade pois creio que é mais otimizada, porém gostaria de saber como fazê-lo tendo a absoluta segurança de que a base diária para o cliente nunca poderá ser de forma alguma inferior a 200€, pois trata-se de alojamento inteiro.

Se me puderem esclarecer agradeço.

@ Graça Pinto

@Graça Pinto

15 Respostas 15
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Graça-Maria0 

Costumo dizer que o "preço inteligente" é burro, não tem nada de inteligente. 

Mesmo sem bug, dificilmente ele aplica preços acima do mínimo, mesmo em alta temporada ou datas festivas como Natal e Ano Novo, por exemplo. 

A grande maioria dos anfitriões experientes não faz uso.

O melhor é vc estipular um valor fixo que considere adequado podendo usar, ou não, as diversas configurações de descontos (semanal, mensal) ou preço diferenciado para o fim de semana.

Para algumas datas especiais como as festas de fim de ano ou qqr evento na sua região, vc pode estipular valores diferenciados, manualmente, direto no calendário.

Como sua casa tem capacidade para 6 hóspedes, ainda te aconselho a fazer uso da "Taxa para hóspede adicional".

Vc calcula sua diária para 2 pessoas (casais são os hóspedes mais frequentes) e estipula a taxa para além de 2.

Dessa forma sua acomodação tbm ficará na mira de casais e grupos menores, tendo maior visibilidade e rotatividade. 

Vc deixará aberto e preparado apenas o número de quartos e cômodos de acordo com o quantitativo de hóspedes reservado, ficando os demais trancados sem acesso. 

Isso deverá estar bem claro na descrição do anúncio. 

E nunca faça cancelamento de reserva fechada.

Havendo qqr problema, contate antes o Suporte para aconselhamento. 

Ainda assim, penso que comprovado ter havido um bug, não deveriam ser aplicadas as penalidades a vc.

Acho que é uma questão que merece ser revista.

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que decidiu.

Muito Obrigada por seu esclarecimento. Fui realmente bem lesada mas enfim já passou. condidero-me uma boa anfitriã e para além disso minhas classificações tanto no airbnb como no booking são muito boas. Acho que vou anuir à sua sugestão.

Obrigada mais uma vez

@Graça Pinto

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Graça-Maria0 e @Denise583 , sempre que eu vejo aqui na Comunidade em português anfitriões comentando que não gostam do preço inteligente me lembro dessa postagem na Comunidade em inglês de anfitriões que gostaram e souberam usar bem a ferramenta... Sempre quis fazer uma versão aqui em português para dar outra visão sobre isso!

Deem uma olhada (acho que tradução para português está disponível 🧐) e me digam oque vocês concordam ou não também! Fico sempre muito curiosa porque nessa conversa o feedback foi super positivo!

https://community.withairbnb.com/t5/Help-with-your-business/Festival-A-Smart-Pricing-Journey/td-p/11... 

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Bom Dia Comunidade

Inicialmente pensei que seria boa solução atender à informação da  @Denise583 no entanto ao tentar modificar a situação dei-me conta que estaria a alugar quartos e não a totalidade do apartamento. O que pretendo de facto é alugar a totalidade do apartamento  aos hospedes sem que estes tenham de compartilhar  o alojamento com outra pessoas que não pertençam ao grupo. Gosto que o grupo se sinta inteiramente à vontade como se estivessem em suas casas.

Quanto aos preços inteligentes creio que não sei lidar bem com isso. O meu alojamento como é alugado inteiro o preço base do mesmo nunca poderá ser inferior a 220€/noite o que dá um valor de 36€/pessoa/noite, como não cobro outras taxas julgo ser um valor mais que justo. Como inicialmente comecei com preços inteligentes e fui bem lesada tanto monetariamente castigada com agenda bloqueada, não vou arriscar mais, primeiro porque considero falta de ética ter de anular uma reserva feita mas que era de todo impossível ter aceite a mesma, como sujeitar-me a situações que já experimentei e que não gostei de todo, pois me senti deveras injustiçada.

Por isso julgo mais prudente continuar neste modelo.

De qualquer forma obrigado pelos vosso interesse e esclarecimentos.

Bom fim de semana

@Graça -Maria

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Graça-Maria0 

Percebo que vc não entendeu minha sugestão. Não sugeri a vc alugar quartos, apenas fazer uso da taxa para hóspede adicional, calculando o preço base para casal.

Vc continuaria na modalidade "espaço inteiro" só não precisaria disponibilizar todos os quartos, leitos e banheiros, é isso.

É muito mais difícil conciliar a disponibilidade de um grupo maior para organizar uma viagem, ficando restritos à férias, feriados e datas especiais. 

Casal são os hóspedes mais frequentes e a maior rotatividade poderia compensar.

Mas foi apenas uma sugestão e cada um sabe da sua dinâmica e necessidade. 

Aproveitando, percebi um conflito na informação sobre o número de camas. 

No anúncio diz 6 camas, mas no detalhamento de "Onde vc vai dormir" vc listou 8 leitos: 3 camas de casal (1 para cada quarto), e mais 3 camas de casal e 2 sofás na sala.

Contudo não vi as 3 camas na sala. Onde estão? 

E vc realmente disponibiliza os sofás para dormir? São sofás comuns ou sofás-cama?

Abraços!

Hei Denise ainda bem que me alertou, muitíssimo obrigada. Agora vi que o anúncio estava incorreto. O alojamento apenas possui 3 camas de casal ou seja 6 pessoas e na sala os sofás não são sofás-cama. A capacidade é mesmo 6 pessoas. Já rectifiquei espero agora estar tudo correto.

Quanto á outra situação já percebi e penso fazê-lo no entanto acho que vou telefonar para a airbnb para me ajudar pois tenho receio que algo não fique devidamente correto e que depois surjam problemas, mas julgo ser uma boa opção.

Mais uma vez um muito obrigado pela valiosa ajuda , um abraço e um bom fim de semana.

@Graça-Maria0 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Graça-Maria0 

Vi lá, agora está bem claro.

Que bom que pôde arrumar a tempo.

Eu que agradeço sua acolhida à minha ajuda.

Em relação à taxa para hóspede adicional, vc pode fazer um teste, por um tempo, e voltar atrás sempre que quiser.

Abraços!

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Olá @Laura

Eu estava lendo o feedback da Ann sobre preço inteligente, eu concordo com ela, mas, você tem que realmente saber qual é o seu preço mínimo, somente assim você garante esse valor, porém esse ideia deveria aumentar ate o seu teto máximo estabelecido, mas isso não ocorre corretamente, porque o algoritmo só entende que precisa aumentar o valor da diária se a demanda aumentar, e isso pode ser muito tarde quando se pensa num feriadão, datas festivas, etc.

Também sou adepto a valorizar o seu espaço, mesmo que isso reduza pouco minhas reservas, mas no fim das contas os ganhos são maiores, os meus são sempre mais caros que meus vizinhos ou anúncios parecidos próximos, será porque o meu aluga mais que o deles.

E eu já comparei com os meus anúncios iguais do mesmo apartamento com nomes diferentes, mas é o mesmo imóvel, o algoritmo sugere preços diferentes, então não existe uma lógica, é aleatório.          

A melhor forma é você fazer o sua calendário com seus valores e ir mexendo conforme a necessidade, e isso sim é algo que o algoritmo entende para te levantar nas pesquisas, o teu anúncio tem que estar em movimento o tempo todo, anúncio parado, fica pro fim da fila.

Abraço a todos 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

HMMM, interessante @Marcelo951 ....

Mas essa opção por exemplo de feriados e grandes eventos por exemplo não dá para mudar diretamente no calendário e deixar essas datas fora da zona dos preços inteligentes?

Oque eu acho que é positivo tirar dai é que o sistema já fica em alerta e aumenta os preços mesmo quando o anfitrião não está ciente, por isso que eles falaram que essa ferramenta foi tão útil!

Porque como também fala ali na conversa o preço também aumenta de acordo com a demanda, mas tem muitos hóspedes que reservam com quase um ano de antecedência!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Sim @Laura é possível alterar qualquer data mesmo estando no sistema inteligente, mas aí esta o ponto, porque o anfitrião se acomoda e esquece de movimentar o anuncio, mas para aqueles que só tem aquele imóvel e está bom assim, perfeito, mas os que são mais ousados não serve.

E essa questão de reservas futuras, o algoritmo não faz essa leitura lá na frente, eu por exemplo tenho reservas para abril/24, se eu não ficasse atento que vai acontecer um campeonato no meu bairro teria reservado com preço bem baixo. 

E só reservei bem porque a maioria não abre o calendário com antecedência. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Laura

Concordo com as colocações do @Marcelo951 . Na prática, a ferramenta não corrige de forma adequada, nem os valores (ficando, qdo muito, pouca coisa acima do mínimo) ou sequer acerta as datas (feriados e eventos especiais).

Isso é fruto de minha experiência pois fazia uso, no início. 

Nunca os valores chegaram nem perto da metade da diferença entre o mínimo e o máximo. 

Acredito mesmo que seja uma falha do algoritmo. Não sei em quais critérios ou estatísticas ele se baseia, mas basta ver que muitas das notificações automáticas que recebemos, fruto de avaliação de algoritmo, não refletem a realidade.

As que chegam pra mim são tão esdrúxulas que nem faço conta delas.

Um exemplo disso é a observação que vem no anuncio, um pouco mais abaixo do título. 

Frequentemente está escrito algo do tipo:

"Esta é uma das poucas acomodações em Carrancas que oferece estacionamento gratuito."

Grande mentira!!!

Vc conheceu Carrancas e sabe que todos têm estacionamento gratuito. Não exisre um só estacionamento pago em toda Carrancas.

De qual estatística esse algoritmo se baseou, é uma incógnita, mas já dá pra se ter uma ideia do grau de "eficiência" das análises que fundamentam o algoritmo, né?

E digo e repito, o melhor "algoritmo" que a plataforma poderia fazer uso é ouvir seus anfitriões, principalmente os Superhosts mais experientes. 

Muita bateção de cabeça, muito conflito e desgaste, e muita propaganda negativa poderiam ser evitados.

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Gente, que doideira isso do estacionamento cumadi @Denise583  🤯 (PS: fiquei até assustada quando você mandou um " Oi @Laura " .....fiquei meio " oxi, cadê o cumadi sô???" 😂😂😂😂 

Realmente, no que? Será que nos anúncios em que é mencionado estacionamento já que muitos nem colocam? 🧐

Pois é, sempre fiquei em cima do muro com essa ferramenta, essa minha colega é anfitriã e AMA os preços inteligentes, e nessa conversa ai de cima tem gente que gosta também, mas como o @Marcelo951 , falou, tem que estar sempre em alerta porque se só deixar rolar talvez seja muito tarde pro algoritmo ver que houve um aumento na demanda...

Cada anúncio é único e muito particular, acho que essas ferramentas todas são para ajudar, ma existem tantas particularidades que vai entender.... 

Existiria assim então algum caso em que essa ferramenta pudesse ser util? Estou fazendo o advogado do diabo aqui para ver oque a gente pode espremer disso 😅 

-----

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Cumadíííííííssima @Laura 

Vc sempre será minha digníssima e especialíssima CUMADI!!!

Foi um lapso...

Escrevo as resposta numa correria só e depois é que me dou conta do tanto de erros que foi.

Pena que temos tão pouco tempo pra corrigir. 

Pois é cumadi.

Sempre alguma coisa vai funcionar pra alguém. 

Mas é público e notório que a maioria não faz uso, principalmente os mais experientes que já se deram conta do (mau) funcionamento da ferramenta. 

A maioria que usa, certamente são novos ainda experimentando.

Logo se darão conta...

Todos os anúncios de Carrancas mencionam o estacionamento gratuito.

Acredito que seria pra ajudar, mas acabam caindo no descrédito tamanha insensatez que costuma ser praticada.

Cada ferramenta presente na plataforma tem seu mérito, umas mais, outras menos. O lance é que quase todas são mal pensadas, mal estudadas, acredito que muito se deve por sua fundamentação ser baseada tbm em algoritmos e não numa experiência real.

Isso resulta em infinitas e reiteradas brechas que deveriam ser corrigidas com a maior urgência, mas se perpetuam indefinidamente.

Entendo que a plataforma é uma startup de funcionamento on line, mas é importante entender que na ponta final dessa cadeia está uma acomodação real, com serviços pessoais e gente de verdade.

Então é importantíssimo nos ouvirem!!!

Realmente não dá pra confiar em estatísticas e algoritmos.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Hahaha até estranhei quando não vi um cumadi ali no comentário @Denise583  🥹

Eu acho que a maior questão é que como toda plataforma, oque é feito e decidido é para atender um maior número de pessoas, nunca vão conseguir agradar e atender todo mundo em nada...talvez a que você ache sem sentido é a que pessoas no outro lado do mundo lá no Japão acham o máximo, vai saber não é  🤷🏽‍♀️

Lembra das comodidades loucas que existem? Aquilo surgiu de algum lugar, de alguma necessidade com certeza!

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias