Hóspede querendo reembolso

Bruna470
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Hóspede querendo reembolso

Olá!
meu terceiro hóspede após muitas trocas de mensagens quer uma parte de reembolso, fora da plataforma por coisas que ele não gostou na casa, exemplo:
a ducha elétrica ele não conseguia fechar a torneira e não esquentava muito. Fui pessoalmente lá e mostrei como era.
a torneira da pia do banheiro não tinha um jato forte. Chamei uma pessoa e troquei a torneira.
o ar condicionado da sala não estava funcionando, chamei uma pessoa mas tinha uma peça que precisavam achar e não a encontraram.
a máquina de lavar depois de não sei quantas usadas eles falaram que manchou minhas toalhas de azul. (isso acredito que tenha sido excesso de sabão em pó).
falaram também que não tem móvel para guardar roupas. Tenho um armário e tenho araras, mas isso mostra nas fotos.

Acredito que de todas as questões, só não consegui solucionar a do ar porque eu disse que não dependia só de mim. O serviço nessa parte aqui na região é bem lento e escasso.

meus outros dois hóspedes não tiveram problema algum.
então eu não sei como prosseguir no momento. 😞

4 Respostas 4
Adilson58
Level 2
Paraíba, Brazil

Nossa @Bruna470 que tanta exigências... 🥺! Sinto muito. Mas, por sua análise, é justo o reembolso? Confesso que tive um problema bem menor que esse relacionado a limpeza, ofertei uma limpeza adicional o mesmo não aceitou, então, segurei, mas, claro que cabe a você análise.

Bruna470
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Sinceramente? Eu não acho justo o reembolso. Os outros hóspedes adoraram a casa. 

me sinto injustiçada porque eles ficaram 15 dias e agora estão querendo esse dinheiro? Porque lá no meio da estadia não pediram para sair e acharam outra casa? 

com a função da troca da torneira e registro do banheiro que eles quebraram eu também gastei um dinheiro. 

A faxineira agora (contratam ela duas vezes para limpar a casa para eles) me disse que as manchas certamente sao do protetor solar colorido que eles usam. Na hora não parece mas quando lava a mancha fica.  Além do mais ela disse que eles trocaram os móveis de lugar, colocaram microondas no chão… 

não sei se por terem manchado minhas roupas de banho e cama estão alegando então que outras coisas não estavam ok na casa.

estou pensando em dizer para que depois que saiam e eu veja a situação da casa que podemos falar sobre algo, talvez mais estaduais futuramente ou 10% do valor que pagaram. 

Bruna470
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Eu ainda mandei uma cesta de café da manhã para eles 😞 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Bruna470 

Que chato!!!

Já viu que vc está numa sinuca de bico, né? Se correr o bicho pega, se ficar o bicho corre.

Agora é tentar conter os danos da melhor forma, porque eles virão, infelizmente.

Primeiramente, em sua terceira reserva não era pra ter tanto BO.

Pode ser que o hóspede, sabe-se lá porque, quisesse cancelar a estadia e usou de má-fé pra obter o reembolso. 

No entanto costumo dizer aqui que a sabedoria de um anfitrião é antever e prevenir possíveis BOs.

E, principalmente, "não deixar o rabinho de fora" um dito da minha época. 

1. Ducha elétrica: se há um "macete" pra usá-la, isto deveria ter sido passado previamente ao hóspede em forma de instrução, tanto no "Guia da Casa" como impresso, plastificado e pregado atrás da porta do banheiro.

2. Torneira do banheiro: colega, aqui vc se complicou de vez. Outra coisa que levo como mantra "Começou errado, fatalmente vai terminar errado". Desde que esteja "funcional", vc não tem que modificar sua casa pra atender exigências esdrúxulas.

Amanhã virá um outro e reclamará que o jato está forte demais...

Que o sofá é macio demais...

Que a casa tem muito branco...

Pegue no cabresto de sua função como anfitriã e não fique na mão de hóspede.

3. Ar condicionado: aqui é necessário averiguar porque um ar condicionado estraga já na terceira reserva. Se foi má instalação, mau uso...

Minha sugestão... sala é local de integração com os demais cômodos, muitas portas, janelas e muito vidro, e ainda tem a cozinha aberta com churrasqueira.

Receita pro desastre. 🤦🏼‍♀️

O Ar funcionará ao extremo pra dar conta de gelar esse ambiente.

Deixe apenas nos quartos (antever e prevenir BOs).

4. Toalhas manchadas: Não foi sabão... muito provavelmente o hóspede misturou com alguma roupa cujo tingimento não é de "cor firme".

Aqui não sei se entendi bem. O hóspede lavou as toalhas da acomodação? Enxoval da acomodação é sua responsabilidade.

Havendo necessidade, deve-se combinar a troca do mesmo por outro limpo

Máquina de lavar disponível em acomodação é apenas para o hóspede lavar.

suas próprias roupas. 

Fica a dica...

5. Móvel para guardar roupas: Sem comentário... (corrobora a coisa da ma-fé)

Então colega, há meios, dentro da plataforma (nunca fora), de vc fazer o reembolso. 

Da mesma forma há meios tbm de vc solicitar reembolso pelas toalhas manchadas.

E vc tbm pode simplesmente negar.

Seja qual for sua decisão, tem a Avaliação. E, infelizmente, o hóspede tem a faca e o queijo na mão pra detonar no comentário e rebaixar a nota.

Então vai aqui a derradeira dica. Minha experiência mostrou que, no Airbnb,  ganha quem primeiro faz a denúncia. 

Não deixe que uma situação irregular se torne algo ainda pior. 

Com essa atitude beligerante do hóspede já era pra vc ter entrado em contato com o Suporte, relatando os acontecimentos, pedindo orientação. 

Isso já cria um registro que pode lhe servir, mais adiante, caso o hóspede resolva fazer uma denúncia. 

Então é isso...

Espero ter ajudado.

Fucarei na torcida pra tudo dar certo.

Nos mantenha informados. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias