Problema com hospede

Problema com hospede

O hospede infrigiu algumas regras, levou mais pessoas do que o reservado, queimou um item da cozinha e deixou o apartamento totalmente bagunçado, exigi uma indenização e por não ter gostado, escreveu uma avaliação negativa.
Antes de terminar a hospedagem tinha me perguntado se eu alugava por fora para o carnaval e que tinha gostado muito do local, tenho a conversa no whatsapp, então a avaliação foi totalmente para prejudicar visto que cobrei a "indenização" dela.
Como posso reverter?

13 Respostas 13
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Michelle3953 

Essa situação é uma das diversas brechas existente na ferramenta de avaliação que tanto prejudica a nós, anfitriões. 

Já cansei de falar aqui, a ferramenta de Avaliação, do jeito que está, é uma faca pendurada acima da cabeça do anfitrião.

O hóspede mal intencionado, tem a faca e o queijo na mão pra detonar os anfitriões. 

 

Essa indenização foi através da plataforma ou tratada pelo WhatsApp?

Vc acionou o Aircover?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Michelle3953 , que situação desagradável....

 

Você entrou em contato com o suporte pela avaliação difamatória?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim, o suporte respondeu que não há violação no que ela escreveu, tipo "é a opinião dela", mesmo eu tendo print no whatsapp onde ela elogia.
Já abri chamado de novo e ninguem me responde.

Oi @Michelle3953 

Nem espere msis que isso.

Mesmo que te respondam, darão a mesma resposta "copia e cola".

Se não infringiu a Política de Avaliações que nada ou quase nada protege o anfitrião, somente o Airbnb, não apagarão. 

Mesmo que vc tenha provas que é mentira, mesmo que eles te dessem nota baixa porque vc não tinha cavalos para fornecer (acredite, aconteceu com uma colega anfitriã aqui da CC), eles te dizem que "não fazem a apuração da veracidade das informações".

Então tecnicamente o hóspede pode mentir adoidado que tudo bem!

E nem adianta ter todas as provas nas mensagens do chat (onde eles mesmos recomendam manter toda a comunicação) que não estão nem aí

Que dirá do WhatsApp!!!

 

 

 

Oii
Pelo Whatsapp mas ela nao pagou e avaliou mal de proposito, eu acionei o suporte e não fizeram nada, foi direcionado para o suporte de comunidade de hóspedes e ele encerrou dizendo que o comentário não vai contra as regras e ninguém mais me respondeu, abri outro chamado e nada ainda.
Como faz pra acionar o Aircover?

Oi @Michelle3953 

O Airbnb sempre alerta para não fazer transações ou pagamentos "por fora". 

Para que vc possa ter alguma proteção e respaldo da plataforma, tem que fazer uso exclusivo dela para as tratativas com os hóspedes.

 

Para acionar o Aircover existe um ícone na plataforma, ou o faça através do Suporte.

No entanto o anfitrião tem até 14 dias após o check-out ou o descobrimento do dano (o que vier primeiro) para isso.

E para as quebras das regras (como hóspedes a mais), tbm o suporte deveria ter sido contatado, imediatamente. 

Vc seria orientada sobre as providências a tomar ou, dependendo da situação, o próprio Airbnb tomaria as devidas providências, até com o cancelamento da reserva sem ônus pra vc.

Com o contato e o registro da situação, haveria mais chances da avaliação ser considerada "retaliação" e o Airbnb apagá-la 

 

Não adianta deixar o prazo passar pra depois tentar alguma ação com a plataforma. 

Há regras e procedimentos a serem seguidos.

Sugiro a leitura atenta dos Termos de Serviço. 

Acompanho aqui muitos situações problemáticas dos anfitriões, porém fica nítido que, muitas delas, poderíam ser evitadas se o anfitrião estivesse por dentro dos Termos de Serviços que, aceitamos, ao nos cadastrar na plataforma.

 

Já a coisa da Avaliação é totalmente injusta e disfuncional, mas o Airbnb nada faz pra corrigir.

O hóspede pode mentir o qto for que nada acontece, oois o Airbnb diz que "não faz a apuração da veracidade das informações".

Se lá não tiver nada que viole as Regras da Avaliação, o Airbnb não apagará

É isso...

Pendo da mesma maneira. Uma hóspede que o gps a levou para outro sítio e está a querer abrir no sítio errado, depois me contactou e cheguei a esta conclusão. Resultado deu-me uma estrela no checkin e 3 na comunicação. Baixou-me consideravelmente a pontuação. Basta a opinião de um hóspede para que tudo o que nós construímos ir abaixo. Não concordo de todo

Olá @Gabriela897 , eu no inicio tive esse problema, porque a rua onde tenho os Alojamentos, nao é considerada como rua (apesar de ser e existir como morada), o que acontecia é que os hospedes vinham com as indicações do GPS e iam sempre para a outra rua e andava sempre á procura deles porque andavam perdidos. Bem, resolvi a questão com um Pdf com todas as indicações e fotos e texto com todas as indicações (  🙂 Do tipo Just for Dummys). e envio dois dias antes do dia de check-in para que tenham tempo de ler uma primeira vez, para terem uma ideia do percurso. E desde ai vem todos parar ao sitio certo. Os que por regra me ligam são em 99,9% dos casos que não leram. 🙂 E ao longo do tempo, dou-me conta que tenho de fazer este tipo de coisas para quase tudo nos Alojamentos... Deixar tudo escrito, discriminado tim-por-tim... e fotos adicioniais. 

De inicio achas que seria pessimo este tipo de tutoriais basicos, mas com o passar do tempo, os reports, as ideias que nos vao dando, damos conta que é a melhor forma.. Deixo a ideia. Cumps. 🙂

Oi @Erico1177 

Eu tbm faço isso.

Duas das minhas propriedades ficam na serra, na zona rural e, nem após a reserva, o mapa do anúncio mostra o local com precisão. 

O "alfinete" fica numa área branca, sem nenhuma indicação.

Tampouco consigo deixar um endereço pois as propriedades rurais daqui não têm endereço. E a "Localização" por GPS tbm não funciona. 

Aí bolei um tutorial com fotos e roteiro das etapas do caminho. 

Deu super certo!

Dos mais de 200 anfitriões que já recebi nestas 2  acomodações, somente 1 se perdeu porque teimou em usar o GPS.

Abraços!

Dinamara2
Level 4
Porto Alegre, Brazil

@Michelle3953  Sinto muito por essa situação, esses dias tomei uma avaliação negativa totalmente injusta e também fiquei sem saber o que fazer.  Vou acompanhar aqui pra entender quais as providências podemos tomar. O suporte deu algum retorno para você? 

Ola,
O suporte não deu suporte 😞

Reinaldo63
Level 9
São Paulo, Brazil

Olá, @Michelle3953 

Não há um único anfitrião que já não tenha passado por algo parecido.

Baseado na minha experiência, quando não há danos materiais significativos, eu não cobro nada.

A maioria dos meus hóspedes deixa o apartamento em ótimo estado. Alguns não. 

Semana passada eu tive um hóspede na minha casa na Ilhabela. Muito simpático. Jovem médico. Eu já sabia que não ia deixar a casa em bom estado. Jovem, 30 anos, solteiro e médico...

Pois bem. Um dia depois da saída dele, ele me ligou.

_ Bom dia Reinaldo. Tudo bem?

_ Bom dia Guilherme. Tudo bem.

_ Tudo certo lá na casa?

_ Tudo certo Guilherme.

_ Olha, nós tentamos deixar o mais "arrumado" possível. Fizemos o nosso melhor.

_ Ok Guilherme. Tranquilo.

 

Resumo da história: se eu tivesse falado ou demonstrado para ele que a casa não tinha ficado em bom estado, ele certamente teria me avaliado mal. No mesmo dia da ligação dele, o mesmo fez uma excelente avaliação. 

Quando o hóspede é descuidado com meu imóvel, eu coloco assim no meu celular junto ao contato dele: NÃO ALUGAR MAIS. Pronto.  

Já entendi que eu devo fazer assim: faço o melhor para oferecer um boa experiência para o hóspede. Aqueles que foram "sacanas" e não me avaliaram, eu aguardo chegar no último dia do prazo  para avaliar e dou aquela "descascada" na avaliação. Caso encerrado.

Quando você pede algum valor pelo material avariado, as coisas começam a complicar.

Tem hóspede que liga: Sr. Reinaldo..., quebrei uma taça, quebrei um copo, aconteceu isso, aquilo.  Eu digo assim: "Não se preocupe. Acidentes acontecem. Só espero que você não tenha se machucado. "

Para mim é mais barato repor um item do apartamento do que sofrer por uma avaliação negativa. A avaliação negativa trás muito mais prejuízos. 

É triste chegar a esta conclusão. Mas não podemos ser hipócritas. 

Se você como consumidor for a uma loja e acidentalmente quebrar algo, você não é obrigada a pagar. Como eu lido com a hospedagem como se de fato fosse um negócio, tem coisas que eu tolero, pois ligo a "chave" do Código de Devesa do Consumidor. 

Sim, eu já cobrei hóspede por danos materiais. Nas regras da casa o hóspede não pode fumar.  Uma vez, o  pai dos jovens que estavam em meu ap permitiu que eles fumassem narguile e queimaram o tapete, a poltrona até furar o estofado e um móvel.  Ele me pagou o tecido e o serviço para o tapeceiro e pagou por outro tapete. Mas o móvel... ficou queimado mesmo...

Outro hóspede também pagou por um enchimento de massa e pintura de uma porta que o cachorro dele danificou. Este hóspede jurou que faria uma avaliação negativa. A famosa chantagem. No outro dia de manhã após a chantagem, eu coloquei a seguinte frase no status do meu celular: "Você pode me prejudicar. Você pode me difamar. Mas eu não permitirei que você tire a minha paz."

Resumo da ópera: na mesma manhã ele me enviou uma mensagem dizendo que não teve uma hospedagem boa, pois não estava bem. A esposa dele estava com problemas e eles se desentenderam. Me pediu desculpas e pagou pelo ocorrido. E eu  aceitei as desculpas. Disse que compreendia e esperava que ele pudesse retornar e aproveitar melhor da estadia.

Sabe @Michelle3953 , tem coisas que não tem preço. E a paz é uma delas.  

 

Oi @Reinaldo63 

Obrigada por compartilhar, realmente seu modo está corretíssimo, vou agir assim.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias