Avaliação Superhost

Marcelo6
Level 10
State of Minas Gerais, Brazil

Avaliação Superhost

Boa noite pessoal será que podem me ajudar. Tive 2 hospedes que são garotas de programas, usaram por alguns dias o apartamento para fins não contratados o pessoal da segurança do condomínio detectou a atividade e me avisou e já abri um chamado junto ao airbnb. Consegui resolver o problema coisa que era para o airbnb fazer afinal para que pagar a taxa? Mas o mais agravante não é isso deram a possibilidade das hospedes me avaliarem e nunca recebi um nota menor de 4,5 elas me deram 1 e me tiraram de ser superhost alguém já passou por isso e consegui resolver se sim poderia passar os caminhos.

Para ajudar o que já fiz entrei em contato via reserva, via email sempre ficam passando de atendente em atendente e ninguém resolve.

Obrigado 

Ajudar só fortalece a comunidade
8 Respostas 8
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Marcelo6 ,

Sei exatamente o que vc está passando.
Aconteceu o mesmo comigo agora em Janeiro.
Nunca tive uma nota diferente de 5* e uma hóspede, por pura retaliação, me deu 1*.
Minha sorte é que, como tenho mais de 100 avaliações 5*, na média não me prejudicou a ponto de me fazer perder o status de Superhost, mas caiu a nota do espaço em questão.
O Airbnb está na vanguarda da logística e tecnologia qto à sua atuação no setor de hospedagens, contudo qto se trata de suporte e tratativas, principalmente no tocante aos anfitriões, deixa muito a desejar.
É inegável que a avaliação/comentário é uma ferramenta de grande importância dentro da premissa do Airbnb que é criar um Comunidade com os mesmos princípios e objetivos baseada na HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA.
Contudo, para que esse objetivo seja alcançado é de suma importância agir, de forma eficaz, contra aqueles que estão em desacordo com estes objetivos.
Infelizmente não é o que se vê.
O Airbnb preconiza que as avaliações/comentários devem ser ÚTEIS, INFORMATIVOS e NÃO PREJUDIQUEM a comunidade e estabeleceu uma "Política de Avaliações".
Só que ao lermos com atenção os termos dessa política, vemos que ali só estão previstas proteção à empresa e à sua forma de atuação, como um todo. Nada ali se reflete em alguma proteção real e eficaz aos seus "parceiros", principalmente aos anfitriões, que são a parte diretamente atingida pelas avaliações.
Aliado a isso, ela tem como premissa a "não apuração da veracidade" e, com isso, injustiças são cometidas a torto e à direita, pois somente são apagados os comentários que infringem essa "Política" e, como consequência, pontuações são rebaixadas e status de Superhost perdidos, como foi o seu caso.
A falta de isonomia é tão gritante que mesmo àquele hóspede que recebeu algum tipo de punição por terem sido constatadas irregularidades em sua conduta, lhe é dado o direito de avaliar e, o que é obvio e esperado, o faz por retaliação e rancor.
Até há como fazer uma contestação a uma avaliação, é seu direito e o aconselho mesmo a fazer, assim como uma reclamação formal através da Central e sua própria avaliação a essas hóspedes.  Lembrando tbm que vc tem o direito de resposta ao comentário, onde vc poderá refutar muito das mentiras escritas.

Mas não vá tenha muita expectativa pois tal comentário, não afetando diretamente à "política" (e à empresa), não será removido e ficará lá manchando todo um histórico de dedicação e cuidados do anfitrião.
Há uma permissividade tóxica, travestida de "imparcialidade".
Esse descaso, permissividade e falta de apoio por parte do Airbnb, irá encher a Comunidade de gente má intencionada e afastar os superhosts, que são justamente os que dão credibilidade à plataforma.
Uma reestruturação de sua "Política de Avaliações" e Suporte se faz urgente, fca claro e evidente que há um grande déficit no suporte e no apoio aos seus parceiros.
Algo urgente precisa mudar!!!

Depois nos conte o resultado da contestação, se decidir por fazê-la.

Boa sorte!!!

Marcelo6
Level 10
State of Minas Gerais, Brazil

@Denise583 É bem isso mesmo mas qual o caminho a ser tomado acho que tomei todos os caminhos possíveis secando todas as possibilidades. O que entristece é que ninguém resolve  já estou no 6 atendente.

Ajudar só fortalece a comunidade
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Marcelo6 

Os caminhos são exatamente os que relatei.

Denunciar o hóspede; fazer um comentário honesto e detalhado no perfil dele; deixar uma resposta ao comentário que ele te fez, refutando todas as mentiras; solicitar ressarcimento pelos danos e custos extras, resultado da má conduta do hóspede (Aircover) e solicitar a retirada da avaliação. 

Como disse, vc tem mais chances de conseguir o Aircover do que a retirada do comentário mas, vai que...

Porém tem alguma coisa estranha nessa situação.

Hj entrei em seu perfil e, semelhante a mim, vc tem em torno de 100 avaliações como anfitrião, portanto não entendi como essa nota foi suficiente pra te tirar o status de Superhost. 

A minha nota 1* acabou diluída na média e continuei com a avaliação geral nota 5*. 

O que baixou foi a nota do espaço que caiu de 5* para 4.73*.

E, até onde sei, a avaliação de Superhost é feita de 3 em 3 meses e a última foi em 4 de Janeiro e a próxima será em 4 de abril.

Portanto, qdo isso aconteceu?

A coisa não bate!!!

Acho que seria interessante vc averiguar isso com detalhes.

Procurei tbm o comentário da hóspede em questão e não achei. O comentário mais recente é de Janeiro.

Boa sorte!

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Marcelo6 !

Bem chato essa situação relatada por vc, mas, o que tinha que ser feito creio que vc já fez, reportando tudo ao suporte para providências. 

Fui lá no teu perfil para entender melhor a demanda, percebi que seu anúncio tem nota de 4,83, então, no meu entender, mantendo essa pontuação até abril, vc será superhost.

Também fui nas tuas avaliações recentes e a única que vi que bate com o que vc está informando é de uma hóspede de dezembro/21, cheguei a essa conclusão por conta de sua réplica que não recomenda ela para hospedagens, mas o comentário dela foi positivo para vc.

Tentei acessar, pelo app, o perfil dela, mas dá erro, isso pode estar acontecendo por consequência de suas denúncias ao site das práticas dela em seu espaço, ou seja, o site já pode ter suspenso ou tirado da plataforma o perfil dela.

Conte com a minha solidariedade e, podendo ajudar, também conte comigo. 

Fabrício:)

Olá @Denise583 !

Concordo com tudo que você disse.

Realmente estamos sem nenhum tipo de suporte. Eu tive uma situação que passei recentemente que a hospede exigiu pagamento de R$300,00 reais para sair do imóvel.

Eu tive que pagar para evitar o transtorno com o condomínio e devido ao fato que agora eles podem bloquear locação de Airbnb, entendo que teremos um período sombrio a frente. Visto que o Airbnb não é capaz de resolver este tipo de situação.

Karina35
Level 1
São Paulo, Brazil

Boa noite, estou na  mesma situação.  Um comentário negativo (e injusto) entre 36 positivos me desclassificou como Superhost.  Não consigo mais alugar. Já tentei de tudo. Abs

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Karina35 

Como vê, é uma situação extremamente injusta que vem prejudicando muitos anfitriões. 

Difícil encontrar algum que ainda não tenha sido prejudicado por uma avaliação injusta, que o Airbnb insiste em deixar publicada, apesar de "lavar as mãos" ao não fazer "apuração a veracidade das avaliações".

Sua Política de Avaliações é ineficaz e tóxica na medida em que permite que esta ferramenta, tão importante, seja usada para fins excusos.

Fica aqui mais um desabafo e mais uma veemente solicitação para que p Airbnb faça algo com urgência!!!

Taíza0
Level 5
State of Santa Catarina, Brazil

Precisávamos ter uma regra para poder avaliar, tanto o hóspede ou o anfitriões.  Os que tivessem problemas poderiam abrir chamado e nenhum dos dois poderia avaliar, assim todos seriam alcançados na regra. Tive o mesmo problema, ganhei 1 na limpeza 😞  que chato, é difícil recuperar os pontos perdidos. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias